Mistério na Internet: TV antiga causa problemas na rede durante 18 meses
A culpa era da TV! O mistério durou vários meses e não foi fácil perceber o que se estava a passar. Aberhosan, uma pequena vila com 400 habitantes, pertencente ao país de Gales, tinha um problema com a banda larga/Internet. Todos os dias, por volta das 7 da manhã, a rede começava a ficar lenta e ficava mesmo inoperacional.
Após vários meses de mistério lá se percebeu que a culpa era de uma TV antiga. Mas afinal qual o impacto da TV?
Os engenheiros com mais experiência de empresa Openreach tiveram que se transformar em autênticos detetives para resolver um mistério de 18 meses que atormentava as ligações de banda larga dos residentes da vila rural de Aberhosan, perto de Machynlleth, País de Gales.
TV velha criava fenómeno conhecido como SHINE
Durante meses, os habitantes de Aberhosan (e também nalgumas comunidades vizinhas) tiveram problemas com a conectividade de banda larga, todas as manhãs a partir das 7h00. O problema tornou-se num mistério e não estava fácil a sua solução. Foram realizados diagnósticos à rede, trocados cabos da infraestrutura, mas o problema manteve-se.
Foi então que um engenheiro local, Michael Jones, pediu ajuda à Openreach que é a organização responsável por toda a infraestrutura de interligação de lares e empresas no Reino Unido à rede nacional de banda larga e telefonia.
Tendo esgotado todas as outras possibilidades, decidimos fazer um último teste para ver se o problema estava a ser causado por um fenómeno conhecido como SHINE (Single High-Level Impulse Noise), em que a interferência elétrica emitida por um aparelho pode impactar o funcionamento de redes de banda larga.
Usando um analisador de espectro, andamos pela vila debaixo de uma chuva torrencial às 6 da manhã na tentativa de encontrar um 'ruído elétrico' que suportasse a nossa teoria. E às 7 da manhã, em ponto, ele apareceu! O aparelho detectou uma grande onda de interferência eletromagnética na vila.
A fonte do sinal era inesperada. Segundo Jones, "a origem do ruído era uma casa na vila. Descobrimos que às 7 da manhã, todas as manhãs, um dos moradores ligava uma TV velha, e a interferência gerada por esta conseguia mesmo tornar inoperacional a banda larga de toda a vila.
De acordo com a Openreach, desde que a TV velha foi desligada nunca mais a rede de banda larga apresentou problemas.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja alguém teve de oferecer uma TV nova
Tendo em conta os custos desnecessários que tiveram, dar uma TV nem que fosse OLED ou Qled topo de gama teria sido mais barato.
Se isto chega aos ouvidos das nossas operadoras, vão dizer que a má qualidade de internet que temos é culpa da nossa tv lá de casa
Apaguem este artigo! Depressa.
Eles não andam a dar uma TV? Não é a Vodafone que está com essa campanha? Olha que por cá tb deve haver algumas velhas a interferir!!
No cabo (HFC) é o pão nosso de cada dia. E não precisa de ser. Transformadores, telefones sem fios. Tudo o que injete ruído nas frequências de retorno irá provocar um aumento de ruído na corda, mas isso é algo monitorizado pelas operadores e facilmente identificável com medidores de campo adequados.
Mesmo. Até fiquei admirado como é que demoraram tanto tempo a perceber que era um problema de portadora rf
É normal começarem-se os diagnósticos pelo mais óbvio.
A introdução é tão longa que quando de facto começamos a ler algo de produtivo, o texto chega ao fim. 90% bla bla, 10% artigo
Não se conseguiu escrever tudo no título em maiúsculas.
🙂
Genial.
hehhee muito bom
Winner!
Boa resposta. Os miúdos agora querem tudo moído sem conteúdo.
Perderam um leitor, puseram dezenas a sorrir…
Valeu a pena
Se o xoninhas vai embora só porque lhe deram atenção numa resposta, olha que não se perde grande coisa. Peace.
Vítor, dava-te ouro se tivesse!
Ui… amanhã vou começar a caça as tvs antigas aqui na aldeia
Da TV não. Mas dos microondas, vidros, espelhos, azulejos vidrados, equipamentos infravermelhos, ou que emitam sinais ir ou 2.4ghz como telefones móveis. Outros equipamentos eléctricos. Equipamentos elétricos ou ligações em curto circuito sim.. são tudo situações que influenciam um parque informático caseiro, principalmente se for WiFi.
É mais por fontes comutadas não blindadas que não obedecem às normas europeias, tipo do chinês, ou fontes já avariadas com condensasores abertos. Na TV os amplificadores de linha/ mastro em cabos de rf calcinados pelo sol ou com a malha aberta (blindagem) é o prato do dia. E as famosas plcs, se não tiverem os filtros activos na página do software, também são um belo problema.
Ou me fazem presidente da junta de Aberhosan, ou eu LIGO A TV e nao a volto a desligar mais! NUNCA MAIS!!! 😀
exatamente…se tivessem analisadores de espectro adequados ao trabalho que fazem já tinham detectado o problema á muito tempo….o problema é que nem quem faz , nem quem fiscaliza, nem quem projecta tem este tipo de aparelhos pois são dispendiosos..
Bem improvisado consegues “caçar” o gato com uma pen SDR. Eu acredito que eles queriam dizer analisador de espectro na vez de medidor de campo, se bem que pode ser a mesma coisa
SDR hoje em dia estão a mudar isso, conheço alguns profissionais que para alem dos dispositivos fornecidos pelas empresas, usa um SDR a fazer de analisador de espectro, por ser mais abrangente e conseguir melhor os reportes que precisa.
Neste caso, eles eventualmente, para ser perceber melhor como detectaram, é com analisador de espectro, que efectivamente é um mediador de campo. Pode não ter que ser um profissional, já esiste na internet quem tenha adaptado uma pen SDR barata para fazer de analisador de espectro até determinadas gamas de frequência
Interessante. Coisas por vezes tao simples complicam tudo. Faz lembrar aquela do microondas que as antenas viradas para o espaço detetavam como um ruído vindo das profundezas do universo.
Coisas ‘simples’ depois de terem sido encontradas.
Se começava sempre as 7 da manhã porque foram trocar cabos e outros testes desnecessários? Ve-se logo que era algo que era ligado a essa hora. Era só investigar o quê. Se for como ca, foram 18 meses mas so la meteram os pes 3 vezes.
E alguém que mande examinar o velhote que ligava a tv que deve estar radioativo.
Um técnico da EDP que conheço contou-me uma história de uma avaria numa escola onde os alunos de repente começavam a apanhar choques elétricos, do tipo estavam no duche dos balneários e os choques começavam de maneira aleatória. Fizeram uma série de testes à instalação da escola e à rede eletrica do local e não descobriam nada.
Levaram meses a descobrir o problema. Havia uma casa antiga que ficava a centenas de metros da escola e que a instalação elétrica não tinha diferencial. Quando o velhote ligava um aquecedor, os alunos começavam a fritar. A EDP instalou um diferencial e acabou-se o problema 🙂
… O pior do problema, não foi o problema em si, mas sim a resolução a engenheiro,… desligar-se a TV e pronto, em vez de arranjarem um meio de o sinal de Internet funcionar. Se fosse eu com a idade que o sr. deve ter e sem perceber de Internet não desligava a TV.
Só resulta em países e com pessoas civilizadas.