MEO anuncia novo Router Fiber GateWay com WI-FI 6
Foi em 2017 que a MEO lançou no mercado o poderoso Router Fiber GateWay. Este equipamento foi considerado um dos melhores dentro dos equipamentos oferecidos pelas principais operadoras.
A MEO anunciou agora o novo router Fiber GateWay com WI-FI 6 (made in Portugal, produzido pela Altice Labs em Aveiro). Este equipamento estará disponível já no próximo ano para os clientes MEO em Portugal.
A Fiber GateWay com WI-FI 6, sendo uma novidade mundial no conjunto de características que apresenta, é um dos primeiros no mundo a recorrer a esta tecnologia, a que se junta uma solução de Smart Mesh WiFi, o que permite uma nova liberdade no acesso à Internet dentro de casa bem como uma experiência enriquecida com WiFi.
Quais as vantagens de ter Wi-Fi 6 ?
- Mais velocidade (com um aumento de aproximadamente 40% na velocidade de pico)
- Velocidade média consegue ser cerca de 4 vezes mais rápida por utilizador em ambientes de elevada densidade de dispositivos
- Maior número de dispositivos ligados, triplicando o número de utilizadores concorrentes e melhor capacidade de gestão de terminais
- Mais eficiência e menor consumo de energia - o aumento da eficiência e a menor latência de rede irão proporcionar um melhor desempenho nas aplicações que necessitam de informação em tempo real, nomeadamente nos jogos ‘online’, realidade virtual aumentada, monitoria de tempo real e aplicações críticas.
Novo Router Fiber GateWay vem com controlador EasyMesh
A EasyMesh permite utilizar de forma inteligente extensores de Wi-Fi dentro de casa. Desta forma é possível uma maior cobertura, maior alcance e “roaming” entre extensores sem queda de sessão ativa. A comunicação é segura com a gateway e descoberta e configuração automática de novos extensores. Os extensores desenvolvidos pela Altice Labs estão disponíveis na norma Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6.
Além do Wi-FI 6 e controlador EasyMesh destaque para o suporte para RDK-B (Reference Design Kit for Broadband). O RDK-B é um pacote de software Open Source que permite novas funcionalidades e serviços, provenientes de desenvolvedores no mundo inteiro possam enriquecer o ecossistema da casa conectada.
MEO vai ajudar a ter o melhor acesso à Internet
Esta evolução é ainda acompanhada por uma nova plataforma de gestão na Cloud que auxiliará os Operadores a fornecerem uma melhor qualidade de experiência sobre o serviço Wi-Fi. Capaz de diagnosticar proativamente situações que afetem a qualidade do sinal e cobertura, esta plataforma suporta também processos de gestão autónoma do Wi-Fi, assim como a capacidade de investigar e despistar problemas.
Foi ainda desenvolvida uma aplicação móvel para Android e iOS, que permite um controlo do Wi-Fi dentro e fora de casa, introduzindo ainda novas possibilidades de controlo parental, de visualização topológica de rede, aferição da saúde e desempenho da rede Wi- Fi, assim como serve de guia para os utilizadores na instalação dos extensores, identificando os locais ideais para a sua localização.
Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal,
Este é o resultado de uma estratégia muito clara da Altice Portugal de aposta na inovação, na investigação e no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciadores, também através da promoção e partilha do conhecimento.
Altice Portugal e Altice Labs são sinónimo de progresso e avanço tecnológico, chegando a mais de 35 países e 250 milhões de utilizadores. A Altice Portugal é a empresa que mais investe em I&D em Portugal, num total de mais de 86 milhões de euros, com 700 engenheiros altamente qualificados em busca incessante por soluções tecnológicas para as necessidades das pessoas e empresas. Uma estratégia materializada também na criação e continuidade do Altice International Innovation Award, o maior prémio de inovação do país, que conta este ano com a terceira edição, e que distingue projetos tecnológicos de Startups e Academia de várias geografias do grupo Altice.
Esta nova Fiber Gateway é desde agosto disponibilizada aos clientes da Altice em França, prevendo-se para o próximo ano a sua disponibilização em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Que metam o router onde o sol não brilha, se nem sequer existe cobertura para pessoas que vivem no litoral e com fibra a poucos quilometros
+1, passa fibra a 200 metros e nao me querem fazer puxada…
Garanto que fazem a puxada, se compensar monetariamente.
Oferece-te para pagar, e vês que tratam de abrir a estrada e tudo!
O capitalismo é mesmo assim… funciona à base de lucro.
Já foste a uma loja tentar saber se a tua casa ja está cadastrada no sistema? A mim fizeram a puxada de uma ONT a 350 metros
podes ter fibra, podes é ou não ter PDO ou as fibras estarem todas ocupadas
MEO no caminho certo.
Ainda há esperança para este operador. Nota se a querer cortar com os problemas básicos e recorrentes da PT Telecom.
Até melhorar os routings internacionais mantenho me na Vodafone é claro.
Pergunta básica. Este router vai ter modo Bridge?
Improvável não acham ?
Provavelmente vai ter. O atual já tem
Já o anterior ao anterior tinha 🙂
Agora… será que este vai aguentar mesmo mais ligações?
Eu tinha o fibergateway, mas tive de voltar para o anterior com norma AC, porque o Fibergateway não aguentava com a carga e dava diversos problemas a nivel de voip, jitter, lag, etc.
Ola gosto muito da fiber gateway
Comentários destes vê-se que é um utilizador que só usa para fcb e pouco mais
O Farmville puxa muito pelo meu PC
Tens que por um water cooling, assim já não puxa tanto e podes regar no Farmville
Mais do mesmo…
para vir com os mesmos problemas não quero!
E sim tenho montes de problemas, especialmente nos torrents, puxa-se bem até a tv para!
Deviam trocar pelos ciscos ou huaweis, equipamento com processador bom!
Aqui funciona tudo bem. A TV vai buscar largura de banda a uma vlan aparte. Deve haver aí um problema qualquer…
Tenho problemas no telefone, o router reinicia do nada, se puxar muito pelo giga a TV tem paragens.
Concordo com o que foi dito pelo olhos
Pior router que este não existe
Caso não tenha problemas é porque tem só uns 5 equipamentos ligados.
O fiber começa a borrar-se todo com 15 equipamentos dos quais 6 fazem torrents ao mesmo tempo
Esse problema não afeta um cliente residencial normal. Se tem uma utilização tão intensa talvez seja melhor outro serviço ou equipamento. Pelo que descreve tem uma utilização ao nível de uma pequena empresa.
15 equipamentos ligados simultaneamente dos quais 6 fazem Torrent
15 equipamentos ligados simultaneamente dos quais 6 fazem Torrent simultaneamente … e esperas que uma linha e equipamentos domésticos consigam lidar bem com a carga? LOLOL
És um gênio, deves ser dos “informáticos” que por ter “giga doméstica” pensa pode ter uma dessas a alimentar uma empresa ou centro comercial. Não te preocupes, é comum em Portugal esse tipo de “inteligência”.
Nesta estou contigo. Na Mouche. Á anos atrás, ainda com o cabelo todo e no terreno, fui chamado a uma avaria já com não sei quantas reencidências em que um pirralho de 14 anos com dos primeiros acessos de fibra de 100 megas, a queixar-se que não tinha o contratato. Quando lá cheguei era sobre os torrents, que não tinham sementes… com o dth a 300….
Filmes sem sementes não andam….
A linha aguenta bem, dependendo da configuração dos clientes.
Já o equipamento não…. obviamente.
E a ligação é partilhada e não dedicada!
O meu irmão teve a meo e sei bem do que falam aqui, desistiu logo e foi para tribunal mas… pera lá, a vodafone aguenta e bem, o meu irmão é informático, tem praticamente um datacenter em casa em cima do smartrouter 2.0 e aquilo aguenta bem, está sempre a puxar os 900Mbps e o maximo do upload (faz alojamento cloud) e tem 0 problemas.
Na meo com o fibergateway n aguentava, acontecia o que dizem nestes comentarios.
A “net” só tem de aguentar ligações ilimitadas como a velocidade máxima 24h por dia 7 dias por semana, só se tiver avarias é que temos de aguentar.
A da meo dá, mas sem esse fiber, só com o ONT anterior.
O FIberGateway não presta para nada!! Onde já se viu limitarem 100 portas???
E mais, respondo ao Tecnico Meo, aquelas centrais sao lixo puro, 70 clientes ligados numa linha 10Gbps em Lisboa uiii
A vodafone tem linhas de 100Gbps para 90 clientes uiii
A vodafone tem uma rede própria, a meo não uiiii
Pois é uiii
ó Sprint da net, já alguma vez estiveste numa central? Tás a confundir as cartas de ADSL com uma PON 🙂
Vai deitar-te, já deu o vitinho 🙂
Oh tecnico meo ve-se mesmo que vive fora da realidade, quando tiver 100 NAS em casa e necessitar de 10gb de rede falamos
Engenheiro redes TAP
a PT tem acessos dedicados para clientes especiais. É preciso é pagar 🙂
Borlas é no Continente
Caso o teu problema no telefone seja ruído e quebras (problemas no jitter), eu passei mais de 1 ano a dizer à Meo qual era o problema e aonde… e só recentemente reconheceram e foram trocar o router para o modelo anterior ao Fibergateway.
Não fiquei a perder nada… tirando que agora volta ao sistema ONT+router.
Bridge funciona, e 0 problemas com o telefone.
O Fibergateway não aguenta com muita carga… depende muito do uso total da rede.
Aqui NOS e routers das operadoras só em bridge! Qualquer que seja o modelo!
Concordo, router péssimo !!
basta 10 equipamentos meus a puxar e bem que a tv tem paragens
Wifi que desliga do nada
Controlo total do isp
nao temos password de admin
esteticamente feio
portas de 1gbps deveria ser de no minimo 2,5gbps
telefone com falhas
pouca memoria
a lista continua…
Já tive um e também não recomendo, routers da MEO só mesmo por que é obrigatório, mais vale ter um outro router para fazer a gestão da rede.
o meu so serve para ter telefone activo. resto o meu asus rog faz tudo e melhor….
Os atuais clientes vão ter acesso ao novo router? Ou é só para os novos?
Óbvio que é só para novos clientes e que instalem o pacote mais caro. Os restantes continuam a gramar comnos thonson com 20 anos
Só para novos clientes
troca por 40 euros + renovação de contrato
isso tem muito que se lhe diga. por norma é só para novos clientes mas muitas vezes depende da capacidade de negociação de cada um
É um facto.
Eu quando instalei a minha fibra, 100MB, trouxeram um modem já usado, cheio de pó e era dos que nem 5GHz tem ou seja, por Wifi jamais apanhava os 100MB.
Contestei, ameacei, nada!
Um dia, deu me na cabeça de falar disso à minha advogada da DECO, sei que 2 dias depois recebo uma chamada a dizer que vinham um engenheiro trocar o modem por algo novo e mais recente, claro que não é o melhor deles (o preto) mas sim o VAC V2 mas prontos, sempre era melhor do que a porcaria que instalaram.
O engenheiro que veio ca trazer disse que vai da forma como falo, se no dia da instalação me recuasse a instalarem devido ao modem, eles acabariam por me dar um em condições mas prontos, calei-me por ser nabo!
Que venha ele cheio de bugs, activa-se o modo bridge (se tiver) e fica só a fazer de ont
Certamente que não vou ter direito a ele, já me deram um todo usado cheio de pó… de 2009… quanto mais esse!
Não sou especialista e gostava de saber se é normal este router gateway o que instalam agora apenas disponibiliza 50% da velocidade contratada através de wifi isto é normal? Os aparelhos em que testo são mate 20x e s10 + com o snapdragon 855 que em teoria tem a norma wifi que vai até aos 1.2GB
No upload não tenho perdas 100/100 só download é que perde bastante. A norma wifi deste router não devia suportar 500mb?
Tecnicolor VAC V2 / FiberGateway contam com os protocolos de transmissão WIFI nas frequências do 2.4 GHz ( WIFI que qualquer Router transmite) e o 5 GHz que e o novo protocolo.
2.4 GHz que na norma mais recente pode transmitir até 300MB no WiFi, só transmite até 165 na realidade, independentemente da capacidade da placa de rede utilizada….
5 GHz vai até aos 1300MB por WiFi, mas não e compatível com as placas de todos os equipamentos existentes
Ligar WiFi e verificar o k que detecta, se placa suportar, detecta os 2 Wifi’s, se a placa não suportar, só a rede 2.4.
Quando comprarem equipamentos, comecem a verificar as especificações do WiFi, tal como aconteceu quando apareceu as redes 4G nos equipamentos….
Não se queixem de supostamente comprarem um topo de gama, chegam a casa, e não suporta o 2 modos de transmissão… Só por ter um bom CPU, muita memória, o resto não seja treta…
Tal como tudo, depende do Equilíbrio Global do Equipamento…
Em termos de Protocolo das instalações MEO, passa-se o Seguinte:
Instalações ADSL – THOMSON TG784n
Instalações Fibra:
Acesso = 200MB
– ONT + Tecnicolor TG789 VAC 2 ( WiFi 2.4/5GHz )
– FiberGateway
Não esperem pagar pouco no acesso e receberem os Equipamentos de TOPO de GAMA em casa, nenhuma operadora o vai fazer, tal como tudo, o dinheiro e k paga o k se TEM…
E não se queixem de acessos lentos, ou falta de capacidade do acesso, quando 90% das Situações, são problemas do Utilizador e não do Provedor de Serviços…
Verifiquem o que tem em casa, capacidade de transmissão máxima WiFi das placas de rede, protocolos suportados ( 2.4/5GHz ), LAN ( ligação cabo de rede UTP ), e utilização total de Largura de Banda Utilizada ( velocidade contratada )…
Exemplo – acesso de 100MB com 10 equipamentos ligados, mas 1 a consumir por exemplo 90% da velocidade, o resto só vai ter 10%, significa que 9 máquinas só vão ter 10MB de velocidade dividida ( acesso de Tartaruga ), depois queixam-se da Operadora…
Há agora mais uma INFO para todos:
Por LEI, estabelecida pela ANACOM, um Operador e Obrigado a Fornecer 70% da Velocidade de Acesso Contratado, excepto ADSL, 3G/4G… (Acessos Fibra)
Verifiquem o que Assinam nos Contratos, muitos têm cláusula que permite fazer baypass da LEI….
Instalações ADSL – THOMSON TG784n
Instalações Fibra:
Acesso Inferior ou Igual a 100MB:
– Tecnicolor TG784n V3 ( WiFi 2.4GHz )
Acesso Igual ou Superior a 200MB:
– ONT + Tecnicolor TG789 VAC 2 ( WiFi 2.4/5GHz )
– FiberGateway ( 2.4/5Ghz )
Acessos com BOX 4K ( não depende da Velocidade )
– FiberGateway ( 2.4/5Ghz )( Obrigatório )
O Wifi 2.4Ghz realmente só ira fornecer 50% da velocidade contratada, 100MB de acesso ( 50 no Wifi ), 200MB de acesso ( 100MB no Wifi ), superior a 200MB ( ate aos 165 no máximo – ate agora não vi mais de 150 ). Configurações dos próprios Router’s, independentemente de Operadora ou Externos… podem testar…
O 5Ghz já vai ate aos 1300MB no Wifi, mas ate agora, não apanhei equipamento nenhum no Mercado com Placa Superior a 350MB, e quem as tinha, com acesso de 1GB, esgotou a placa.
Esta vai para o DIOGO COSTA – “Os aparelhos em que testo são mate 20x e s10 + com o snapdragon 855 que em teoria tem a norma Wifi que vai até aos 1.2GB”
Pergunto-te se só o CPU do equipamento e que controla a velocidade do Wifi, não existe o resto de componentes que limitam a velocidade do Equipamento?
Já agora, 1 PERGUNTA PARA TODOS:
Quando 1 equipamento esta ligado a NET, Wifi ou rede Móvel 3G/4G, Telemóvel, Tablet, PC, Consolas (PS3/PS4/XBox) – ele só esta a consumir a largura de banda que testam ou esta a consumir em 2 plano também?
Tanto entendido na técnologia e ninguém esclarece o Artur Oliveira?
Sabem se as portas são PoE?
O básico da PT telecom é que os vizinhos clientes da Vodafone aqui no prédio usam a mesma fibra que os clientes do Meo. Aqui no prédio só à uma fibra. E + o cabo coaxial que é tecnologia do tempo em que apareceu a TV em portugal. Para ligar as antenas instaladas nos telhados às Tvs de casa, ainda a preto e branco. Que a Nos com uma varinha mágica transformou em “FIBRA”. Andam a atirar com areia para os olhos. Isto é em Portugal mais propriamente em Matosinhos. Se for preciso estou ao dispor para provar com uma visita ao prédio. E ainda dou uma aula de borla sobre tecnologia desde a válvula eletrónica até aos dias de hoje.
As Fibras em algumas zonas são partilhadas por vodafone e meo. Concordo plenamente com a “fibra” da nos.
Boa noite,
Alguém sabe se é possível ligar esse novo extensor por cabo de rede ao router MEO Fibergateway?
Aguardo a instalação deste equipamento até hoje…