MB WAY: Jovem de 22 anos detido por roubo de milhares de euros
O MB WAY é um dos serviços mais simples para a transferência de dinheiro. No entanto, este é também um dos serviços mais usados pelos oportunistas para conseguirem roubar dinheiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) deu a conhecer que foi detido um jovem de 22 anos presumível autor de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais.
O MBWAY é a solução MULTIBANCO para fazer compras online e em loja, criar cartões MBNET, utilizar Caixas MULTIBANCO, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos. A tecnologia é sem dúvida fantástica, mas está a ser também usada por burlões!
A PJ procedeu à localização e detenção de um indivíduo com 22 anos de idade, presumível autor de diversos crimes de burla informática. De acordo com o comunicado, a investigação iniciou-se há alguns meses, tendo por base vários casos de fraude perpetrados de forma reiterada, com recurso à aplicação MB WAY.
As várias diligências encetadas culminaram na identificação do suspeito, autor das múltiplas ações criminosas, tendo, posteriormente, sido apurado ser o mesmo ainda autor de fraudes, associadas a compras em plataformas “online”, com recurso a dados de cartões de crédito.
Na sequência da detenção e busca domiciliária procedeu-se à apreensão de vários objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos de forma ilícita. Em causa estará um montante de dezenas de milhares de euros.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E preso, vai? Duvido
…”tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.”
Não é deputado. Claro que vai preso.
Mais uma pena suspensa a caminho? Se tiver mesmo muito azar talvez vá fazer trabalho comunitário.
Era lello?
A maioria dos que faz burlas via MBWay é, este não sei, não consegui encontrar info nem aqui nem em lado nenhu,
Que se lixe a PJ e o MP nestes casos. Uma vez burlaram-me em 160€, fiz denuncia na PSP contra desconhecidos e por eles era até hoje… Mais rápido com o IBAN dei eu com o fdp. Fiz quase 300km e fui-lhe bater a porta, e o anormal fez-se de desentendido. Em vez de seguir o instinto e lhe ir à boca, eu estupido cai no erro de ir pelo caminho do bom samaritano e chamei a PSP para identificar o fdp e anexar a informação à queixa que já tinha feito. Passado 1 mês estava a falar com um magistrado que tinha registos bancários e que me disse que a burla era clara pelos movimentos e que só teriamos que esperar o depoimento dele para formalizar o processo. A desculpa do larápio foi que foi alguém que lhe pediu o IBAN para receber dinheiro, ele levantou o dinheiro e deu-lhe e essa pessoa desapareceu. O registo bancário prova que ele recebeu 160 e levantou logo 150. Não sabia como o identificar o “amigo”. O MP mandou-me uma carta a dizer que com vista a este depoimento e aos movimentos o melhor era deixar cair o caso pois não lhes parecia favorável e corria o risco de perder mais dinheiro do que o que me roubaram caso quisesse ir para tribunal e perdesse.
O meu conselho é, caso tenham a sorte de identificar o burlão, é mascara na cara e taco pelas costas abaixo.
Infelizmente é a esse caminho que a justiça vai ser feita.. sai tudo impune.. e esses artistas sabem disso..
até já agarram nas shotgun da GNR como se não fosse nada.. a GNR dispara e já nem disso têm medo…triste país..
Essa é mesmo a realidade e a tristeza do nosso país, o que está a dar é ser ladrão, temos casa da câmara de graça, subsídios, vamos ao juíz como se nada fosse e não acontece nada.
Mas meu caro, já passou um tempo, ninguém se lembra de si e o gajo merecer aprender baseball!
Sabem a toda… de onde virá essa escolinha toda, enfim.
Custa chegar a esse resultado depois de tanto trabalho mas a história dele pode ser verdade, de tempos a tempos aparece esse tipo de esquema em que alguém arranja pessoal para entrarem depósitos de dinheiro na sua conta, essa pessoa angariada fica com uma parte (comissão), e dá o resto ao “criminoso” mesmo sem o conhecer.
Mas como é que descobriste a morada da pessoa pelo NIB?!
Se com o IBAN encontrou o titular, foi por métodos alternativos não ?
Tem um amigo que trabalha no banco.
Estes artistas podem ser identificados por meros minutos pela PJ .
É mais fácil fechar os olhos e deixa andar
Os tolos que caem nos esquemas…são mesmo tolos…
Se nunca foste enganado chegará o dia. Quando acontecer vais ver que mesmo não sendo o mais burro, também o és um pouco.
No meu dinheiro mando eu. Por ventura não sabes o que eu sei. Mas também este não é o fórum indicado.
Um dia quando menos esperares estás com ele entalado
Como disse aqui ao teu amigo Hugo, no meu dinheiro mando eu. Custa muito a ganhar. Teria todo o gosto em te explicar coisas que certamente não saberás. Olha, cuida-te. E não te esqueças : o teu dinheiro é só teu e és tu que mandas nele, não o contrário.
Assim é que é falar.
Sabes tudo e o resto é tudo burros AHAH
É caso para dizer,o crime compensa.Estes burlões,serão sempre burlões.
Metade dos cidadãos a trabalhar e a outra metade a gamar..A impunidade reina, neste pobre País!Quem vive da trafulhice,dificilmente muda.
Quase 400 mil € já recebeu um “empreendedor” que a cada 06 meses abre uma empresa e cria um site para enganar espanhóis tigas tmitalianos etc…
https://www.deco.proteste.pt/reclamar/todas-as-reclamacoes/todas-as-reclamacoes?referenceId=CPTPT00902628-43
Quando a justiça não funciona mesmo