MB WAY: enviou de dinheiro para o número errado?
O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar e pedir dinheiro. A solução é bastante flexível, mas tem algumas lacunas. E se enviou dinheiro para um número errado?
Devolução do valor pago erradamente por MB WAY...
Não é muito normal que tal aconteça, até porque os utilizadores têm os números dos destinatários gravados. No entanto, aquando de novos números, ou números que são para fazer pagamentos pontuais, pode acontecer que o número fique mal registado e acabamos por fazer uma transferência para a pessoa errada.
A plataforma MB WAY não tem nenhum mecanismo de cancelamento de transferências, até porque as transferências são normalmente imediatas.
Segundo a SIBS, as transferências efetuadas através do serviço MB WAY só poderão ser canceladas caso a transferência se encontre no estado pendente. Para devolução da mesma, sugere-se que se contacte o destinatário afim de regularizar esta situação. Neste caso, apesar de ser algo normal, nem sempre o destinatário poderá mostrar-se disponível para devolver o valor. Num primeiro contacto, quem recebeu o dinheiro poderá até pensar que se trata de uma burla, por isso tente enviar o comprovativo da transação por WhatsApp, por exemplo.
De salientar também que atualmente quando se fazem transferências por MB WAY aparece o nome do destinatário do dinheiro.
Em alternativa, poderá expor a situação junto do seu banco, apesar que não há muito a fazer. A devolução do dinheiro enviado por engano pode ser apenas uma questão "de boa fé" de quem o recebe. É verdade que existe em Portugal o crime de "Apropriação Ilegítima", mas cada caso, é um caso.
Conselho: Esqueçam esse dinheiro depois de se aperceberem que se enganaram, claro podem entrar em contacto com a pessoa e tentar reaver o dinheiro, podem pedir ao vosso banco para emitir uma carta para o destinatário devolver o valor (30€-50€ este serviço de comunicação) mas a verdade é que no máximo apenas conseguem fazem uma queixa (sem custo), fica 3-4 anos a “cozinhar” e a pessoa paga o dinheiro de volta se nenhum tipo de juro no melhor dos casos.
Mas malta que não queira devolver o dinheiro normalmente não tem nada em nome próprio ou rendimento que em que se possam penhorar, então uma ação de penhora (com custo entre os 250€-2000€ suportados pelo lesado) por meio de um agente de execução também não servirá de nada porque não haverá algo para penhorar.
Estamos em Portugal afinal de contas…
Ou seja nesse caso o crime compensa ? Realmente deviam agilizar melhor todo esse processo.
Crime? Agora uma pessoa receber dinheiro, limitado a 500e max, porque vocês não souberam copiar 9 algarismos?? Mas os 21 ou mais do NIB já conseguem com facilidade… depois de confirmarem umas 20Xs.. incrível miúdos!
Apropriação ilegítima, mas tal como referido no artigo, cada caso é um caso.
Além de que numa transferência bancária podes sempre decidir por não fazer uma transferência imediata, sendo que nesse caso dá-te tempo para contactares o banco e cancelar a transferência.
A exemplo, eu muito raramente faço transferências imediatas, por norma faço agendamento de transferência para o dia útil seguinte precisamente para no caso de haver erro poder cancelar, mas isto sou eu… além de que agora o MB e o Homebanking é obrigado a mostrar o nome do titular da conta do destinatário, pelo que a probabilidade de me enganar numa transferência bancária com NIB/IBAN é muitíssimo menor actualmente.
onde está o crime? lê outra vez o artigo.
Devolução para o mesmo número não vai necessariamente para a mesma conta se ele tiver várias contas associadas na app do mbway, pode escolher em qual quer depositar. Logo aqui: lavagem de €. Depois alguém vem ter com vocês.
No meu caso foi grave e a culpada é claramente a MBway, que sacudiu as culpas todas para os Bancos. Vou passar a explicar: Eu fiz uma transferência para um número que pensava ser de um vizinho, e a aplicação dava como aquele nº (que estava correcto) tivesse MBway, mas na realidade não tinha! O problema é grave, porque as operadoras telefónicas fazem “recondicionamentos” de números de telefone passados alguns anos, e parece que esse número estava erradamente na base de dados de um banco Millenium BCP e da MBway. A transferência foi feita e nem o meu vizinho recebeu o dinheiro, e nem nenhum de nós consegue saber quem é a pessoa (pela protecção de dados). Embora tenha feito queixa no meu banco CGD, o Millenium nunca responde! Ficaram-me com o dinheiro!!! Com esta nova legislação, passamos a saber o nome da pessoa e por isso estejam atentos!!!! Qualquer novo telemóvel (por exemplo para um filho) pode já ter uma conta de MBway associado num banco, porque eles nunca atualizam os dados!!! É grave, É uma falha de segurança! Mas as operadoras de telemóvel, os Bancos e o Banco de Portugal não parece querer saber!
devia ser uma fortuna
250€ já custa!!!
Sim, não há comunicação ou cooperação por parte das operadoras quando um numero é cancelado ou reativado. Se o número não for retirado pelo utilizador ficará lá sempre registado até que volte a ser registado noutro lado.
Para além disto já vi (E pensava que era impossível e até cheguei a duvidar da pessoa) que ligavam para o numero de telemovel da mulher e atendia outra pessoa que não conheciam de lado nenhum, e a mulher ali ao lado com o telemóvel… Pensei eu que só podiam estar a alucinar xD Até que um dia liga-me uma pessoa qualquer a dizer que estava a retornar a minha chamada, fiquei às aranhas porque nesse dia não liguei para ninguém! Alias, quase nunca uso chamadas. A pessoa jurou a pés juntos que tinha a minha chamada não atendida nos recentes do tlm dela e apenas fez o “re-chamar”. Isto já me aconteceu por duas vezes! Ou seja há alguém a usar os números em duplicado, não sei como mas é a única explicação.
Pior do que isso…a MBway é que na app dá indicação que aquele número tem MBway, quando o número já está atribuído a outra pessoa. As bases de dados dos bancos estão desactualizadas e não comunicam com as operadoras. Daqui a uns tempos, irá estar uma confusão de números associados a MBway que pertencem a pessoas diferentes. É ridículo!!!Bastava que o MBway fosse cancelado se não tivesse uso durante o mesmo período em que as operadoras não podem reaproveitar os números. Um período de “nojo” em que ambos tinham de cumprir.
Toda a informação que tinhas era que o nº tinha MBway. Só essa. É como enviar o valor para um NIB errado e justificar-se com “mas o € caíu, a cinta existe!”. O ERRO FOI TEU. Cresce
Tenho email da MBway (após a queixa) com essa justificação e queixa no Banco ainda por receber resposta! O caso é real e aconteceu-me… o erro foi da MBway.
As operadoras já têm isso como
é óbvio, no mbway duvido que venhas a ter, ninguém devia ser permitido trocar de número, só empresas
Lol.. grande filme, nem é “possível”
Como sabe que a pessoa jurou a pés juntos?
E o facto de juntar os pés torna a jura mais verídica?
Confirmo. Eu já por duas vezes paguei para i número errado porque o estabelecimento deu o número errado. Numa das vezes um jantar de 18€ ficou o dobro porque tive de voltar a pagar para outro número. Contactei a Sibs, o meu banco, o Banco de Portugal, enviei mensagem ao número que recebeu o dinheiro e ninguém conseguiu fazer absolutamente nada. Disseram para colocar o polícia ao barulho que não faz absolutamente nenhum sentido por 18€ que depois devo ter de pagar o trabalho da polícia. Ainda bem que agora dá para confirmar o nome da pessoa, é um pouco melhor. MbWay é prático, mas um erro e já foste porque não há mesmo nada a fazer, não é pouco, é mesmo nada.
Essa do restaurante também a apanhei. Jantar com a namorada, fui pagar, tudo ok, 3 dias depois recebi um telefonema que o pagamento não tinha sido validado e que iriam apresentar queixa ás autoridades. Da minha conta o dinheiro saiu e passou para um mbway que foi dado na máquina do restaurante.
Fui lá, disseram que o erro foi meu tinha de pagar novamente. Paguei mas, dirigi-me à esquadra e apresentei queixa e as provas. Nem 2 semanas depois, milagre, o dinheiro, do primeiro pagamento, voltou à minha conta a partir de um Revolut. Só depois de contactar a polícia, soube que um funcionário do restaurante anexava um cartão revolut, temporário, ao serviço do Mbway. Como eram valores pequenos, ninguém se queixava e terá roubado milhares de euros. Fui o primeiro a fazer queixa e terei sido o único a recuperar o dinheiro, sem que me dissessem como ou porquê. Sempre fiquei na ideia que terá sido a pessoa a quem fui pagar, a segunda vez, pois a devolução do valor terá sido activada nesse mesmo dia, só que demorava, até, 21 dias, a chegar ás contas nacionais.
Como comentado aqui acima, não entendo como com os outros clientes ás dezenas a receberem chamadas a dizer pra voltarem e pagar de novo, senão iriam ligar ás autoridades, a única hipótese é o patrão estar metido nisso obviamente e não o querer admitir.
Tendo em conta que não é possível associar contas Revolut no MBWay… história fantástica, hein?
estabelecimento a aceitar transferencias mbway para o numero? lol?
nem em tascas vi isso..
além disso cheira-me a esquema do “”””restaurante”””” para receber duas vezes
Isso resolvia se muito facilmente. Simplesmente era meter todas as transacções num limbo durantes umas horas para percaver os euros. Depois se esta tudo certo a compra era efectuada e o dinheiro era envio para o destinatário.
Oi? E se for para uma emergência? Ou para eu levantar ali num MB? Não é imediato também? Se vai mandar para um nº com 9 dígitos como em PT e se engana mais rapidamente do que um NIB com +21 dígitos??? Vai dizer que não revê o NIB E CONFIRMA umas 3xs antes de carregar em enviar?! Crianças paranóicas nos comments só..
Para além disso se a pessoa não reparou na altura que um dos 9 ALGARISMOS (O NIB TEM MUITOS MAIS!) NÃO VAI REPARAR NESSAS HORAS DE LIMBO… Fecha a app e confia que sabe ler e copiar/escrever 9 algarismos…
corrijam-me se tiver enganado mas o mbway não é para fazer transferencias apenas para os contactos?
podia passar 1000€ para qualquer contacto que tenho na minha lista que tenho a certeza que os iria reaver
Podes não ter na tua lista de contactos. Podes adicionar no momento um número de telefone. Não é obrigatório que tenhas essas contacto gravado.
Mas porque enviaria dinheiro a um desconhecido?
Os serviços que pago têm QR code para pagamento, não há isso de mbway
Tantos cenários. Por exemplo, vais a um restaurante, e por qualquer razão, não levas dinheiro E o proprietário diz-te “não temos multibanco, mas pode pagar para o nosso MB WAY”. Então, dá-te o número e fazes o pagamento. Ele pede-te o NIF e tu recebes a fatura.
Outro cenário: há dias um amigo fez uma pequena festa de anos e a malta juntou-se para lhe dar um presente. Alguns do grupo eu não tenho nos meus contactos, é malta que pedala junta monte acima e serra abaixo, mas não os tenho nos meus contactos. Então, um comprou o presente combinado e cada um enviava o valor correspondente. Eu enviei para o jovem que fez a compra e ele não estava nos meus contactos.
Como estes há muitos outros. E foi num caso desses que uma amiga enviou tinha de enviar à outra 20 euros, para liquidar a sua parte num presente e, por engano e falta de atenção, lá enviou para uma alma qualquer. Essa alma ficou meio desconfiada, a minha colega pediu imensas desculpa, e pediu o dinheiro de volta, e pronto. Está a aguardar 😉 e já lá vai há 3 dias 😀
O primeiro cenário não entendo, não conheço restaurantes sem multibanco, muito menos sem mbway e será possível uma empresa ter o número de telemóvel associado à conta da empresa? Duvido.
O segundo cenário entendo mas não existia uma função tipo split bill, onde cada pessoa recebe a sua parte correspondente a pagar? Nos outros serviços isso é comum, julguei que o mbway também tinha
Não conheces restaurantes sem multibanco? Não deves sair muito então. E usam o MB WAY para permitir ao cliente pagar se não tiver em el contado.
E têm na conta da empresa o serviço associado. Simples. Duvidas o quê?
E mesmo que tivesse a opção dividir a conta, isso coloca os contactos de quem vai pagar no teu smartphone? 😀 cada argumento sem nexo que usas jovem 😀
almoço fora todos os dias e janto fora umas 3 vezes por semana, faz quase uma decada da ultima vez que vi um restaurante sem MB, até tascas, até as mercearias dos indianos têm multibanco hoje em dia, até os zukas dos car wash..
por isso não percebo isso de enviar dinheiro para um numero para pagar um serviço, e a fatura? continuo a achar estranho um NIF empresarial ser permitido na sua conta bancária ter um mbway associado que não seja via TPA.. mas posso estar a ver o filme mal..
com split bill recebes a parte que tens de pagar e aceitas, ou então estás a partilhar com pessoas que conheces e até trocas mensagens o pagamento que elas têm de autorizar
Olha que nunca teres visto um estabelecimento com MB WAY… para mim é estranhíssimo, tantos hoje que usam. Se tiver MB WAY associado à conta da empresa, não dá para justificar fiscalmente a entrada do dinheiro, que deu origem à fatura/recibo?
Cada vez vejo mais a utilização do MB WAY em cafés, restaurantes, barbeiros, etc etc etc… não têm TPA, mas aceitam este tipo de serviço de pagamento.
E se repartires a conta, tens de ter obrigatoriamente todas as pessoas na lista de contactos? Dizes cada cena!!!
e os espertos que enviavam o dinheiro, viravam costas com um produto ou serviço feito e dp passado meia hora iam cancelar o envio?
tem de ser instantaneo e irreversivel(plo menos sem autorizaçao do receptor)
Valores altos (isto é relativo) é arriscado fazer por telefone, eu não faço.
Tem um limite, o MBway de transferência por telemóvel de uns 500euros… Falem quando souberem, apenas
Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar transferências imediatas pelo MB WAY, são: Limite máximo de 750,00€ por operação de transferência; Limite máximo de 2.500,00€ recebidos e enviados por mês; Limite máximo de 20 transferências recebidas por mês.
Valores altos não é permitido, só até 2500€ ou algo do género
Transferi no passado mês de Julho através do MBWAY da app do MBCP a quantia de €500,00 para o número correcto de telemóvel de um familiar meu com conta no Banco CTT. Porém, o valor foi cair numa conta da CGD com o mesmo número de telemóvel mas com nome e nif diferentes. Assim, no sistema MBWAY existe o mesmo número de telemóvel para dois destinatários distintos. MBWAY / CGD / MBCP e VODAFONE contactados em conformidade e todos descartam a sua responsabilidade. Há 2 meses que fiquei espoliado de €500,00 e por tal facto as instituições acima referidas deixaram de me merecer qualquer tipo de confiança. Para mim movimentos via MBWAY ou transferências baseadas só no número de telemóvel do destinatário, como tem sido últimamente sugerido e divulgado, executo o típico gesto do Zé Povinho!!
A pessoa tinha conta no banco Ctt. Mas esse nro associado ao MBway tinha por acaso? Claro que não, senão já teria reparado antes, o seu familiar se usa, o MBway, não?
Um caso igual ao que me aconteceu…. e devem existir mais! a MBway não é de confiança…acredite quem quer.
De facto o mbway tem algumas “falhas”, primeiro porque não há forma de reaver o dinheiro, por exemplo nos primeiros 5 minutos o dinheiro podia ser reavido, segundo não há opção de enviar o dinheiro para um número não existente na lista (devia aparecer no tlm do destinatário um QR code ou assim de forma a poder fazer o pagamento), terceiro não dá para ver o saldo. Pior que isso é uma pessoa raspar 3000 vouchers para ganhar 7€ e depois retiram o dinheiro, ou seja, o mbway agora só serve para pedir dinheiro emprestado.
3000 vouchers para ganhar 7 euros? Não sei o que é mais triste, o tempo passado nisso ou o valor recebido.
Mbway tem confirmação de nome, não vejo qual o drama.
Sempre usei mais paypal e Revolut, tens muitos outros serviços por ai
O aplicativo «MB Way» actua de forma criminosa violando a privacidade do usuário ao colectar e partilhar os dados do usuário e aceder a diversas funcionalidades do dispositivo como por exemplo:
«…Dados que podem ser partilhados com outras empresas ou organizações: Informações e desempenho da aplicação, atividade do aplicativo, dispositivo ou outros IDs, informações pessoais, endereço de e-mail…»
«…Dados que esta aplicação pode recolher: informações e desempenho da aplicação, registos de falhas, atividade do aplicativo, interações de aplicações, dispositivo ou outros IDs, informações pessoais: nome, endereço de e-mail, morada, número de telefone e outras informações, localização aproximada e localização precisa, contatos…»
Fonte: https://play.google.com/store/apps/datasafety?id=pt.sibs.android.mbway&hl=pt_PT&gl=US
Isto é ilegal, é crime, o mesmo acontece com as aplicativos dos Bancos que actuam em Portugal.
Nenhum aplicativo digital precisa de recolher dados ou ter permissão/aceder ao que quer que seja num «smartphone» ou qualquer ou qualquer outro dispositivo móvel para funcionar e disponibilizar os seus serviços.
É obrigação do Estado Português colocar um fim a esta situação.
Ao usar a aplicação estás a concordar com os termos e condições da mesma.
Se não concordas não usas.
Não há nada de ilegal, tanto é que tá à mostra.
parece que os avós nunca disseram “presta atenção ao que dizes mas mais importante, presta atenção ao que fazes…”
“jáfostesssss”
Talvez a fim em vez de afim…