Maioria gosta do formato da Telescola, mas acha que deveria haver melhoramentos
A telescola foi o formato encontrado para que as crianças e jovens estudantes conseguissem dar continuidade ao acompanhamento dos estudos. Assim, a partir da televisão, os professores tentam de modo mais dinâmico e interativo lecionar as matérias escolares. Por sua vez os alunos assistem diretamente das suas casas e efetuam os trabalhos propostos.
Uma vez que percebemos haver opiniões distintas por parte das pessoas em relação à telescola, decidimos criar uma questão que sondasse o que a maioria pensa. Agora trazemos todos os resultados.
Como está a encarar a Telescola?
Finalizada a questão da passada semana, segue agora a divulgação de todos os resultados.
Recebemos no total 1.579 votos e, com 29% das votações, a maioria dos leitores refere que gosta do formato da Telescola mas deveria ter alguns melhoramentos (465 votos).
Já 27% considera que este formato é uma excelente alternativa e que está a correr muito bem (422 votos).
Por sua vez, um quarto dos leitores diz que a Telescola é razoável, mas que não é o ideal (399 votos). Apenas 19% dos votantes diz não estar a gostar nada e acha que este formato não trará resultados (293 votos).
Resultados em gráfico
A Telescola foi anunciada no início do mês de abril, quando estávamos a passar pela fase mais sufocante da pandemia da COVID-19. O objetivo é ser uma alternativa o mais adequada possível ao encerramento das aulas presenciais nas escolas portuguesas.
Assim, os alunos do 1º ao 9º ano têm acompanhado as matérias escolares diretamente na televisão, através de canais públicos como a RTP Memória. Podem ainda rever os conteúdos e ter acesso a matérias, através da plataforma #EstudoEmCasa.
No entanto, se não respondeu a esta questão, diga-nos agora como está a encarar a Telescola.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Já comprou algum produto falsificado, tendo ou não conhecimento?
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Já comprou algum produto falsificado, tendo ou não conhecimento?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser uma excelente plataforma educativa mas peca na inexistencia de acessibilidade, ou seja, nao existem legendas nos videos, barrando o ensino a toda a criança com dificuldades auditivas. Apesar de já ter sido contactatos, a RTP e a DGE, para alertar a colocação de uma plataforma suplementar com legendas, continuo sem entender porque a RTP nao poe a andar o gabinete que possuem… Alegam falta de tempo… Contudo fazem traduções de estrangeirismo sem demoras! Continuamos a espera deitados que as legendas apareçam…
Neste caso nem é preciso escrever tudo, basta reconhecimento de voz e ir editando os erros mas enfim
Precisamente! eles tem conhecimento desses softwares de Captioning! Parecem nao querer trabalhar! Todas as criancas iriam benificiar das legendas pois também incentiva a leitura e aprendizagem da ortografia!
Só por curiosidade tentei fazer exatamente isso só para ver quanto tempo demorava a “legendar” um excerto de uma aula. Ainda usei o SPEECH-TO-TEXT para gerar as legendas e depois foi só meter no YouTube para sincronizar com o audio automaticamente.
Aqui vai o excerto para verem o resultado.
https://youtu.be/lHD4wCl7cCE
Demorei cerca de três horas. Tendo em conta que foi a primeira vez que tentei fazer algo do género as outras aulas deverão demorar apenas uma fração do tempo. A única correção que foi preciso fazer foi em “… décima aula…” que o software percebeu “…decimal…”
Nota: Demorei bastante tempo só para descarregar o video original do site da RTP.
EDIT: Este link deve funcionar por favor ignorem o meu último comentário.
Só por curiosidade tentei fazer exatamente isso só para ver quanto tempo demorava a “legendar” um excerto de uma aula. Ainda usei o SPEECH-TO-TEXT para gerar as legendas e depois foi só meter no YouTube para sincronizar com o audio automaticamente.
Aqui vai o excerto para verem o resultado.
https://youtu.be/dVbcoL2mLwE
Demorei cerca de três horas. Tendo em conta que foi a primeira vez que tentei fazer algo do género as outras aulas deverão demorar apenas uma fração do tempo. A única correção que foi preciso fazer foi em “…décima…” que o software percebeu “…decimal…”
Nota: Demorei bastante tempo só para descarregar o video original do site da RTP.
Luis, no Webcaptioner por exemplo, a transcrição foi esta “OLÁ BEM-VINDO A 10ª AULA DE PORTUGUÊS DO ESTUDO EM CASA “, é mais preciso. A RTP possui um Gabinete de Acessibilidade mas não o põe em pratica. e eles são mais que Pro no assunto. Alegam que os videos tem de ser postos Online no #estudoemcasa, prontamente e sem demora, de forma a seguir o plano estabelecido pela Direcao Geral da Educação. Sugerimos a legendagem dos videos com mais tempo, em vez de ser no dia, e noutra plataforma mas até hoje ainda não se pronunciaram. Parabéns pela sua iniciativa de qualquer forma!
Aquilo que é lecionado é com certeza em menor quantidade e qualidade do que seria na escola presencial, claro que a maioria gosta.
Parece um comentário tipico de um professor info-excluido…
O ministério já veio dizer que setembro será para aquilo que não ficou aprendido este ano. Se a tele escola é assim tão completa…
Mas há uma forma muito simples de se saber se sou “info-excluido” ou não. No dia 26 de junho, fazem-se testes de avaliação presenciais, com exatamente o mesmo conteúdo que seria colocado no teste noutro ano letivo qualquer. E analiza-se os resultados, com certeza iriam revelar-se pérolas da sabedoria.
Óbvio que é só um cenário hipotético, relaxa sr incluído…
Um abraço.