Já ouviu falar do “Nihilistic Penguin”? Entenda o fenómeno que está a enlouquecer a Internet
A Internet não demora a recuperar momentos antigos e a viralizá-los. Neste cenário de loucura digital, entenda o fenómeno do "Nihilistic Penguin", que já mexeu inclusivamente com os mercados financeiros.
Hoje em dia, o conteúdo viral faz mais do que entreter, podendo moldar a atenção e o comportamento, bem como potencializar produtos especulativos que valem milhões de dólares em pouco tempo.
Desta vez, a Internet está com os olhos voltados para o "Nihilistic Penguin".
O contexto para "não perder o fio à meada"
Em 2007, um pinguim foi filmado a abandonar a sua colónia e a caminhar sozinho em direcção a montanhas geladas distantes, na Antártida.
A cena foi narrada por Werner Herzog. No seu documentário Encounters at the End of the World, apelidou o animal "Nihilistic Penguin" e descreveu o seu comportamento como invulgar, solitário e quase filosófico.
if this penguin doesn't penetrate your psyche so deeply that you are compelled to finally drop everything & chase your dreams.
then you're doomed forever bro. pic.twitter.com/RoErFNmyGT
— oscay (@oscaytrades) January 23, 2026
Quase duas décadas depois, o vídeo voltou a circular no TikTok, Instagram, YouTube Shorts e X, com uma banda sonora mais dramática.
Pela Internet, as comunidades transformaram a cena num símbolo de empoderamento, da capacidade de escolher um caminho diferente ao da multidão.
Vários utilizadores publicaram vídeos de si próprios a fazer caminhadas na neve, afirmando ter sido inspirados pela cena selvagem.
Curiosamente, onde uns utilizadores veem uma criatura solitariamente excluída, outros interpretam a sua jornada como uma procura por algo melhor.
“Nihilist Penguin”
He is not a nihilist, he is Faustian in spirit, rejecting the logic of safety, aware that life is not about staying, but daring to continue into the unknown https://t.co/8BMZ4RLZFM pic.twitter.com/KcPn5FKTis
— Rock Solid (@ShitpostRock) January 24, 2026
O "Nihilistic Penguin" chegou à Casa Branca...
Amplamente partilhado pelas várias redes sociais, a Casa Branca não desperdiçou o momento.
Numa altura em que o interesse dos Estados Unidos na Gronelândia ocupava as manchetes, as contas oficiais da Casa Branca no X e no Instagram publicaram versões criadas por Inteligência Artificial do meme, mostrando o pinguim a caminhar ao lado do Presidente Donald Trump, em direcção à bandeira da ilha nas montanhas distantes.
Embrace the penguin. pic.twitter.com/kKlzwd3Rx7
— The White House (@WhiteHouse) January 23, 2026
Estas foram seguidas por outra publicação, feita na conta oficial do Departamento de Segurança Interna (em inglês, DHS) dos Estados Unidos, com uma edição pró-Trump do meme original e a legenda.
... e ao mundo da criptomoeda
Conforme explorado pela imprensa dedicada à criptomoeda, a partir da mesma referência viral, surgiram dois meme tokens, com trajetórias que se desenvolveram de forma diferente.
Por um lado, o Nietzschean PENGUIN. Lançado mais cedo, captou primeiro o interesse especulativo. Esse impulso inicial ajudou o projeto a atingir uma capitalização de mercado de cerca de 60 milhões de dólares.
Por outro, o Nihilist PENGUIN, que usou o nome diretamente ligado à interpretação viral original e seguiu um percurso mais discreto. Tem menos detentores, menor atividade de negociação e uma capitalização próxima dos 600 mil dólares.

Preço do Nihilist PENGUIN às 11h do dia 27 de janeiro de 2026, segundo o website CoinGecko.
Apesar destas diferenças, especialmente em termos de capitalização, no mundo da criptomoeda, uma capitalização mais elevada nem sempre define o token mais relevante.
Assim sendo, está aberto um debate sobre qual dos dois PENGUIN token poderá eventualmente ser escolhido, se algum vier realmente a sê-lo.
O impacto da Internet e das coisas que se tornam virais
A Internet tem, cada vez mais, um poder único de transformar momentos aparentemente banais em fenómenos virais capazes de atravessar culturas e gerações.
O que começa como uma simples imagem, vídeo ou meme pode ganhar significado simbólico, criar narrativas coletivas e influenciar comportamentos de forma inesperada.
Esse alcance não se limita ao entretenimento, podendo, também, ter impactos concretos nos mercados financeiros, por exemplo, resultando em ganhos substanciais ou perdas igualmente significativas.
Assim, o mundo online demonstra que a atenção e a criatividade das pessoas pode traduzir-se em valor económico real, mostrando que a influência da Internet já muito além dos pequenos ecrãs.





















O pessoal na Casa Branca é tão inteligente que nem sabe que só há pinguins na Antártida
por acaso há em muitos outro lugares incluindo nas galápagos que são no hemisfério norte.
mas sim os gajos continuam a ser burros como portas porque na gronelândia não há de certeza
Ah sim, é verdade!
O que quis dizer é que não há pinguins no Ártico
Qualquer dia deixa de existir pinguins seja onde for, podes agradecer á nossa preciosa economia mundial! de resto existe algo muito pior na Antártida, The Thing (1982). Junta os miúdos da família para ver este filme maravilhoso que vos vai criar memórias fantásticas!
Grato, não conhecia!
“Seja niilista, gaste seu dinheiro em uma moeda falsa e perca tudo”. Isso tem outro nome: idiota.
Bom para quem tem dinheiro a deitar para o lixo porque quem tinha de ganhar já ganhou com essas memes Pou Pou coins
Nesta era das trevas Kali Yuga o niilismo está realmente a se espalhar pelas mentes até dos jovens, o hiper capitalismo e a virtualidade nas nossas vidas não dá grande espaço para imaginação e crescimento espiritual.
Fica o conselho: tenham uma genuína vontade de saber a verdade sobre a realidade e com isso vão descartar o que não interessa, as ilusões que vos tornam carneiros niilistas!
As respostas ao post da Casa Branca no X são hilariantes (link)
O arquipélago dos Galápagos, rodeado de águas frias, é atravessado pelo Equador. Tecnicamente, os pinguins das ilhas Galápagos a norte do Equador estão no Hemisfério Norte – mas são os únicos. Mas a Casa Branca não faz ideia 🙂
https://x.com/WhiteHouse/status/2014819683757678654?s=20
Pobre pinguim tem de ir a aturar o Trampas.
Isto é tão ridículo…..