PplWare Mobile

Itália multa Cloudflare por não impedir pirataria no seu serviço

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Tug@Tek says:

    Os sites, que são relatados na notícia, como alegadamente terem conteúdo ilegal, não são certamente da autoria ou propriedade da cloudflare, porque não criminalizar quem efetivamente está a comete um crime?
    Isto é semelhante por exemplo, a culpabilizar um construtor de automóveis só porque quem o comprou um automóvel da marca deste construtor, o usou para cometer crimes.
    Isto é ridículo na minha opinião.

    • Manuel da Rocha says:

      Neste caso, a Cloudflare, recebeu 83400 milhões, desses sites, para lhes prestar serviços, de protecção, de acesso e validações de visitas, para serviços de marketing digital.
      No sentido jurídico, é a mesma coisa que você receba meio milhão, de euros, para usar, o seu carro, para transportar 3 assassinos, depois de eliminarem 60 pessoas. Você não sabe, o que eles fizeram, recebeu dinheiro, para os transportar, do sítio, do crime, para outro lado.

    • Rui says:

      Porque não conseguem, eles não conseguem culpabilizar o condutor do carro então têm de culpar o construtor do carro.
      A itália está a meter se em caminhos apertados qualquer diz sai lhes o tiro ao lado

  2. Carlos says:

    qual a fonte da noticia?

  3. says:

    A ser verdade, Itália só parece ridícula na situação.
    Por essa ordem de ideias mais vale multar a internet por partilha de conteúdo ilegal.

    • says:

      Boas camarada
      Depende das situações. A Cloudflare recebe milhões e milhões para prestar serviços que podem auxiliar a ilegalidade e (quiçá) fecha os olhos. Eu percebo, mas colocam-se a jeito. Há o ter serviços que são usados de forma ilegal por terceiros e há fechar os olhos quando se sabe que estão a ser usados de forma ilegal. Além disso, a cloudflare foi multada por não ter cumprido com ordens de autoridades oficiais italianas para “desativar” acessos a servidores reportados e validados como sendo de conteúdo ilegal.
      Eu sei que o tema é sempre delicado, mas aqui tinha havido ordem expressa para a cloudflare atuar, o que não fez (e não esquecer que continuou a receber dinheiro para prestas os ditos serviços). É um bocado como aquela treta da haver sites sem acesso em PT por “indicação” da IGAC (é a IGAC?) ou lá quem é. Se está na Lei e as operadores não cumprem quando intimadas a tal, levam no lombo…
      E é verdade, a pirataria IPTV qualquer dia dá mais cadeia que roubo com arma… E ainda ninguém se lembrou de ir atrás das plataformas de AI que assentam todo o seu conteúdo em infrações de propriedade intelectual de sites, notícias, redes sociais…. Até (alegadamente) todos os ebooks da loja google e amazon foram “lidos” e espremidos sem que os autores tenham sido compensados um cêntimo. E ninguém vê nada.

  4. says:

    Como já comentei em tempos, quem faz pirataria do IPTV, qualquer diz vão ser considerados altos criminosos da sociedade, o resto é so bons feitores, os culpados de todos é a malta do IPTV. Aos pontos que isto chegou!!!!

  5. Julio says:

    Não é novidade nenhuma que a Cloduflare, é o local de onde são feitos a maioria dos ataques.
    Outros Países deviam fazer o mesmo.

    Não se podem permitir serviços que depois servem para provocar danos graves, aos Países.
    Ou eles controlam quem tem acesso, ou então, devem abandonar esses locais.

  6. Rui Pacheco says:

    torrentfreak

  7. Rui says:

    Nos **Censos 2021**, o INE contratou a empresa americana **Cloudflare** para serviços na plataforma online, permitindo potencial transferência de dados pessoais sensíveis (incluindo saúde e religião) para os EUA sem garantias adequadas contra acesso por autoridades estrangeiras.

    Isso violou o **RGPD** (artigos 44.º-46.º), mesmo com cláusulas contratuais-tipo, por insuficiência pós-acórdão **Schrems II** (2020).

    A **CNPD** ordenou suspensão imediata das transferências em abril 2021 (Deliberação/2021/533) e, em dezembro 2022, aplicou coima de **4,3 milhões de euros** por cinco infrações graves (Deliberação/2022/1072).

    O INE recorreu judicialmente em 2023, mas não há decisão pública final até janeiro 2026 confirmando anulação ou manutenção da multa.

    Eu não os fiz…

    • Jorge says:

      O INE é aquela “instituição pública” que convida os empresários a participar de forma voluntária em inquéritos mensais .. sob pressão de multas avultadas se não participarem.

      • Manuel da Rocha says:

        Não só empresários…
        Este ano, fui premiado, com 2 convocatórias, para inquéritos, anuais, do INE, sobre emprego e despesas semestrais.
        Se falhar, um contacto, sem justificação, posso ter de pagar, de 8000 euros a 500000 euros (valores actualizados, em Novembro, de 2025, para empresas é 10 vezes mais, no mínimo e 1 milhão, no máximo).
        Recebi, as 2 cartas, sem qualquer outra informação. Só depois de contactar, o INE, é que os entrevistadores, me contactaram, a marcar a visita, para responder, aos questionários.

    • Mário says:

      Só diz isto quem não percebe como a cloudflare ou a akamai funciona. Sabem que eles têm servidores em Portugal?

    • Pedro says:

      Pois,
      E essas pessoas devem ir presas, por abusar numa coisa tão fundamental, como a informação das pessoas.
      Ela é pessoal e instrasmissivel, e o estado a guardar essa informação, comprometer-se para com o povo Português a protegela até as ultimas consequências!

      O que dizes Rui, é defacto grave, mas grave mesmo.
      Isso põe o País em risco, inclusivé o nosso sistema Demecrático!

  8. Marcelo Oliveira says:

    O Estado e seus políticos só estão usando essa questão como desculpa para apertar ainda mais a coleira no pescoço do cidadão, o passo seguinte é calar qualquer um que diga algo que eles não concordem.
    A solução real é diminuir o preço cobrado para assistir esses jogos, valores mais acessíveis acabariam com a pirataria muito mais que qualquer outra coisa. Mas isso nunca ocorrerá, porque muitas pessoas (inclusive os políticos) ficarão sem seus milhões.

  9. VAOpoK says:

    E combater moeda contrafeita? Maiorparte é produzida em Itália…

  10. Paulo T says:

    Se eu fosse a cloudflare, comecava a terminar com os contratos com italia, … o mercado não e vantajoso… todos os sites italianos a mercê dos hackers!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.