IA está a destronar a forma tradicional de pesquisa na Internet. Como?
A pesquisa alimentada por Inteligência Artificial (IA) parece estar a conquistar, de forma colossal, os utilizadores, de acordo com uma nova análise da Adobe. Esta concluiu, de entre outras coisas, que o tráfego para sites de retalho proveniente de fontes de IA generativa aumentou 1200%, nos Estados Unidos da América (EUA).
O conceito de "Google it" está muito presente e a forma tradicional de pesquisa parece estar a ser positivamente potencializada pela tecnologia do momento, a IA.
De acordo com um relatório da Adobe, as interfaces de conversação com IA generativa estão a mudar a forma como os consumidores agem online.
No geral, a análise mostra um aumento significativo nos sites dos EUA a partir de fontes de IA generativa.
IA melhorou a experiência de quase todos os utilizadores inquiridos
Durante a época das compras de fim de ano, a Adobe observou o primeiro aumento significativo do tráfego de IA generativa nos sites de retalho dos EUA (medido pelos compradores que clicam numa hiperligação).
Entre 1 de novembro e 31 de dezembro de 2024, o tráfego de fontes de IA generativa aumentou 1300% em comparação com o ano anterior - o tráfego de IA generativa aumentou 1950% relativamente ao ano anterior na Cyber Monday.
Curiosamente, a tendência permaneceu para além da época festiva.
Em fevereiro de 2025, o tráfego de fontes de IA generativa aumentou 1200% em comparação com julho de 2024. Isso mostra a mudança no comportamento do consumidor num período de sete meses.
Além disso, embora o tráfego de IA generativa permaneça modesto em comparação com outros canais, como pesquisa paga ou e-mail, o seu crescimento tem sido notável, duplicando a cada dois meses desde setembro de 2024.
Na análise da Adobe com 5000 consumidores dos EUA, 39% usaram a IA generativa para fazer compras online, e 53% pretendem fazê-lo este ano. As tarefas de compras para as quais os consumidores estão a utilizar a IA generativa incluem:
- Realização de pesquisas (55%);
- Recolha de recomendações de produtos (47%);
- Procura de ofertas (43%);
- Obtenção de ideias para presentes (35%);
- Procura de produtos exclusivos (35%);
- Criação de listas de compras (33%).
A Adobe concluiu, também, que os consumidores provenientes de fontes de IA generativa apresentam um envolvimento 8% superior, comparativamente aos consumidores provenientes de fontes de tráfego sem IA, incluindo pesquisa paga, afiliados e parceiros, e-mail, pesquisa orgânica e redes sociais.
Aparentemente, os consumidores provenientes de fontes de IA permanecem no site durante mais tempo.
Estes visitantes navegam, também, em mais 12% das páginas por visita, com uma taxa de abandono 23% mais baixa.
Isto demonstra o valor das interfaces de conversação nas compras online, que parecem ajudar os consumidores a estarem mais informados e confiantes nas suas compras.
Escreveu a Adobe, acrescentando que 92% das pessoas que usaram a IA para fazer compras disseram que ela melhorou a experiência, e 87% disseram que é mais provável que usem a IA para compras maiores ou mais complexas.
Segundo a Adobe, as informações do Adobe Analytics baseiam-se em transações diretas online, mostrando o impacto da IA generativa na economia digital.
As informações sobre o retalho, por exemplo, baseiam-se na análise de mais de um bilião de visitas a sites de retalho nos EUA, um volume de dados superior ao disponível para qualquer outra empresa de tecnologia ou organização de investigação.
Um inquérito complementar a mais de 5000 inquiridos nos EUA fornece uma camada adicional de contexto sobre a forma como os consumidores estão a pensar na IA no seu dia a dia.
Tudo muito interessante, mas estudos independentes provam que, em média, as diferentes “inteligências artificiais” respondem com citações erradas, fontes erradas e, pura e simplesmente, “informação” inventada em 60% dos casos.
https://www.cjr.org/tow_center/we-compared-eight-ai-search-engines-theyre-all-bad-at-citing-news.php
isso não quer dizer que não sejam usados na mesma.. vais dizer que agora o ser humano se preocupa com esses detalhes..
As IA gratuitas erram muito…
Não gosto logo à partida de tudo que é artificial!
Nesse caso lamento, nasceste tarde demais 😀
também nasceste na era do silicone?
Da minha parte nunca irei usar a IA…seja em que moldes fôr!
A IA é como outra ferramenta qualquer. Imaginando que inventam uma ferramenta que aplica paredes de pladur em metadade do tempo. Mas dá algum trabalho a aprender. Quem diga que nunca vai usar, daqui a 5 anos vai perder o trabalho para os que usam…
Mas se já és reformado, ou vives a conta de subsidios, é tranquilo. Até podes deixar de usar internet se quiseres.
daqui por 10 anos os motores de pesquisa vão ser todos IA based.. por isso já foste.
a google já iniciou os testes com alguns users
Aí está um bom tema. Como serão os carros daqui a 10 anos quando a IA for incluída na gestão do desempenho do veículo?
E como será daqui a 20 anos com a computação quântica?
Idealmente não terias ninguém a conduzir, os carros falavam entre si e nunca havia acidentes e até poderias circular a velocidades bem superiores
Sim e esse será o cenário ideal. O ser humano não foi talhado para conduzir, isso é diariamente comprovado. Por isso, quando foram máquinas a conduzir e a comunicarem entre si, teoricamente os acidentes por erro humano acabam.
As AIs não são perfeitas mas de momento já uso mais o ChatGPT do que o Google.
bom a larga maioria das minhas pesquisas por informacao hoje em dia sao baseadas na ai sinceramente. eu sei… erros, problemas etc… mas quem saiba fazer crosschecks isso é a mm coisa que uma pessoa andar a busca de informacao. A ai nao é perfeita e tem defeitos … sim claro… e nos humanos nao temos tb?