Guerra Irão: imagens de satélite mostram a dimensão dos danos nas instalações militares
Após o arranque da sua ofensiva militar, os Estados Unidos da América (EUA) e Israel não tardaram a atingir a liderança do Irão. Com os ataques ainda em curso, imagens comerciais de satélite estão a proporcionar uma perspetiva única da dimensão dos danos causados às instalações militares iranianas em todo o país.
A campanha militar dos EUA e Israel começou com um ataque diurno, deixando um rasto de fumo a erguer-se do complexo do ayatollah Ali Khamenei, após o ataque que matou o líder supremo do Irão.
Os EUA e Israel continuaram a atacar alvos em todo o país, com relatos nas redes sociais e nos órgãos de comunicação a contarem que numerosas bases e complexos militares foram atingidos por todo o Irão.
O país respondeu com ataques em várias zonas do Médio Oriente.
Além dos alvos em terra, os EUA terão afundado nove navios da marinha iraniana, conforme partilhado por Donald Trump, numa publicação na sua plataforma Trurh Social.

Fumo sobre a base naval de Konarak, no sul do Irão, este domingo. A base foi um dos centenas de alvos das forças norte-americanas e israelitas em todo o país. Crédito: Planet Labs PBC, via NPR
Apesar de o Comando Central dos EUA não ter confirmado imediatamente esse número, declarando apenas ter atingido um navio de guerra iraniano atracado num porto, diversas imagens de satélite mostram embarcações em chamas na base naval de Konarak, no sul do Irão.
Segundo a National Public Radio (NPR) dos EUA, as imagens revelam danos numa base aérea próxima, onde hangares reforçados foram atingidos por munições de precisão.
Verificaram-se, também, danos numa base de drones na mesma região.
- Uma imagem captada no sábado mostra um navio em chamas na base naval iraniana de Konarak.
- Abrigos para aeronaves na base aérea de Konarak foram atingidos por munições de precisão.
Irão continuará a combater a "agressão estrangeira"
Entretanto, o Irão lançou numerosos drones e mísseis em direção a Israel e a instalações militares norte-americanas, no Bahrein, Kuwait e Qatar.
Ainda que muitos dos drones tenham sido intercetados, vídeos nas redes sociais mostram que alguns conseguiram ultrapassar as defesas aéreas e causar danos em países vizinhos do Golfo. No Dubai, por exemplo, destroços de um drone iraniano danificaram o icónico Burj Al Arab, segundo um comunicado do governo.
Dubai's Burj Al Arab is burning gently. pic.twitter.com/t2j5vV0C71
— Iran Military Monitor (@IRIran_Military) February 28, 2026
À NPR, no domingo, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Esmail Baghaei, declarou que o país continuará a combater a "agressão estrangeira" e a "dominação estrangeira".
Imagem: NPR






















O governo dos U.S.A. nem ao próprio povo dá satisfações, não passam de um bando de criminosos amorais.
E tu que não viesses apoiar ditadores. Os Iranianos não parecem muito tristes com a operação e assassinato do supremo lider, apenas para variar a esquerda do ocidente é que se espuma toda com a liberdade dos povos…
Pessoas como tu mereciam umas férias num desses países que tanto defendem os regimes.
Completamente falso, nunca apoiei tal ditadura.
Não? Então porque são o EUA uns criminosos amorais? Quando foi com a Venezuela tiveste a mesma reação…
Direitos humanos, programa nuclear, financiamento de N milicias, etc…. Razões para o ataque são inúmeras !
Que o povo do irão faça a revolução internamente é assim que a democracia floresce, os americanos estão-se a borrifar para o povo do irão, se fosse feita a vontade completa do trump o irão ficava uma cratera de vidro, matavam o povo transformando-o em cinzas.
Esta solução de bombardear e invadir não respeita o direito internacional e só torna o mundo ainda mais perigoso mas claro america first…
populaçao sem armas contra 600 mil militares com armas e tanques?
as ultimas manifs foram 30k mortos que se saiba e não foi nenhuma revolução foi só barulho
É preciso dizer ? Diz-me um única guerra ou conflito que tenha entrado os U.S.A onde eles não tenho nenhum interesse financeiro. Não tens.
O estado unidos passam a vida nisto, tal como o Israel, que não manda em nada e é o “bully”..
programa nuclear? Financiamento de milícias para derrubar governos e causar instabilidade?
Mas é precisamente isso que os EUA fazem há décadas..
Mais uma vez, Trump assume o controlo para tornar o mundo num lugar mais seguro… Francamente, os EUA deviam sair da NATO e deixar que outro ditador, Putin, esmague a UE.
Há pelo menos 44 casos em que o Estado terrorista Irão atacou os EUA e o mundo. Um deles é o ataque em Beirute, onde morreram mais de 241 militares e Ronald Reagan não fez nada, apenas se foi embora. Chegou a hora da vingança, e Khamenei ordenou a morte de Trump… onde está a indignação mundial? Trump teve de eliminá-lo primeiro.
Bro ditadores, informacao que recebes e da coligacao de guerra Esptein, correto?!
Sabes pq e que este governo Iraniano existe?! o Pq da revolucao Irania?!
Recomendo a limpares esse algoritmo das redes sociais, andas a ver muitas teorias da conspiração….
bro estou a ver que es um fan de Epstein, hilariante e que a verade se chama teorias de conspiracao!
Verdade de quem? tua??? Que fontes tens? Vozes da minha cabeça?
Bullseye, os EUA estão tão preocupados com a liberdade do povo Iraniano como eu estou com as tempestades em Júpiter.
Há Iranianos felizes por verem o seu país a ser atacado?
Há Iranianos felizes por verem centenas de crianças assassinadas?
Onde é que viu essa gente? Num hospício?
Eu acho é que toda esta agressão vai unir o povo Iraniano até esta situação acalmar ou terminar.
Vc sabe como era a vida dos Iranianos no tempo dos Xá?
Não deve saber, porque liberdade era coisa que não tinham, além de muitas outras coisas.
Antes de debitar disparates, vá cultivar-se.
Porque pensa que o Xá foi deposto?
Já sei, era muito bom homem e por isso foi deposto, certo.
Vai viver para Cuba ou para Rússia. Parece que lá estará mais perto dos ideais que parece querer transmitir aqui com essa resposta.
cuba está quase a vender-se aos capitalistas, já não há comida nem combustivel, já estão a depender de ajuda externa
Não me parece. O negócio dos capitalistas não é pagar mais pelo trabalho dos cubanos. É pagar menos. E eles sabem.
primeiro era preciso os cubanos terem trabalho..
comunas são assim, falam mas nem nunca puseram os pés em cuba, maioria nunca saiu da margem sul
Deixa cuba e a Russia fora do conflicto Epstein vs Irao
Rússia? Pode ser Irkustsk?
Adoro Irkustsk.
A Paris da Sibéria, mas sem o lixo de Paris.
Vai patrocinar a minha estada por lá?
Vou já começar a ter aulas de Russo…
Lindas de Irkutsk, escondam-se, pois o PorcoDoPunjab vai para bem junto de vcs.
O povo americano que comece a espernear e tome conta do seu destino e retire os fascistas do poder porque senão vão levar por tabela. https ://www.youtube.com/watch?v=v2Of572fBd8
Só 20-25% dos norte americanos é que apoiam este ataque portanto já começaram as espernear
25%, e só 40% é que reprovam, é normal estes numeros iniciais
Que deus proteja a nação Persa, contra os criadores de cabras do médio oriente, e além fronteiras.
O Irão e milhares de vezes mais democrático do que os EUA, e muitos na Europa.
Tem um Lider, que é professor catedrático, de monta, que é eleito por sufrágio, entre as universidades do Irão.
Agora comparem com os Reis e Rainhas por aqui, na qual o puder passa de pai para filho.
Pois é.
Muito mais democrático.
O PM deles é leito democráticamente pelo povo.
Rezo para que as miudas, cortadas aos bocados, etc, não tenham sentido dor, e que Deus alivia a dor dos Pais, por tamanha aberração.
Espero que se comecem a criar alas de psiquiatria de alta segurança, onde muitos que hoje se dizem deuses, possam amanhã repousar, sem o direito a sair para a sociedade, de forma a garantir segurança ao mundo.
Hoje estamos todos com o Irão!
Viva o Irão.
Além de fechar o estrito de Ormuz, o Irão lançou mísseis sobre israel mas também mísseis e drones sobre vários países árabes. O sentido é claro, levar os países afetados a pressionar os EUA. No meio da confusão, o Kuwait abateu três caças F-15E dos EUA.
abateu por engano, não devem saber gerir anti-aerias e disparam contra tudo o que mexe.
não houve objectivo além de desespero, correu mal que agora vão-se juntar todos e atacar o Irao
Segundo, os media iranianos: 36 Porta-aviões, 640 navios, 23406 aviões e 980 milhões de soldados, inimigos, já foram eliminados.
O mesmo Irão diz que não perdeu nenhum navio, nenhum lançador, de mísseis, foi atingido e que, em breve, irão lançar 7000 milhões, de mísseis hipersónicos, contra alvos americanos, israelitas e europeus.
Pelo meio, ninguém explica o porquê, da base aero-espacial, do Irão, Shahroud Space Center, terá sido invadida, por forças especiais (uns dizem israelitas, outros americanos) que, terão roubado/destruído, todos os sistemas de controlo, dos 4 satélites, iranianos. Há até dados, de observadores europeus, civis, que, 2 desses, estão com motores ligados e irão reentrar, na atmosfera, nos próximos dias. Nem os ocidentais, nem o Irão comentam.
Não sei se era esta a melhor formas de acabar com aquele regime, mas que o regime têm de chegar ao fim isso tem, os Iranianos não merecem tal sorte.
A ser verdade as informações que foram circulando na opinião publica que em 2 dias mataram mais de 30 mil manifestantes e dois dias estas pessoas só mesmo uma morte atroz e dolorosa.
Só gostava de saber como é que este tipo de alucinados se conseguem convencer que é este tipo de brutalidade que um Deus qualquer “aprecia” dos seus crentes,
a melhor forma teria sido não terem esperado 47 anos
Há 47 anos estavam eles todos a fugir, com os amigos deles da Savak (a polícia política do xá) amarrados pelo pescoço a um poste e uma grua a levantá-los.
A melhor forma teria sido não terem aceite o golpe de estado causado pelos EUA e o UK onde depuseram o Mosaddegh, já lá vão 72 anos. Nessa altura era uma monarquia democrática que passou a monarquia absoluta. E em 79 passou a ditadura.
Sim, caso não saibas, o principal causador da radicalização do Irão, foram os EUA e o UK.
nao, o causador está morto, golpes politicos para derrubar regimes faz parte da politica internacional, infelizmente muito menos do que há 72 anos, há países que a cada 10 anos deviam levar uma purga
lol, estou a ver que o Khamenei, o Hitler, o Stalin, o Eisenhower, etc, à tua beira são uns meninos… Não há pachorra para os teus delírios egocêntricos.
Aconselho-te a procurares ajuda, senão tb não vais durar muito com toda essa raiva. De nada pelo conselho.
raiva? sou super zen..
apenas constato factos, não deviam existir países com ditaduras, não deviam existir países com valores contrarios aos valores ocidentais, onde mulheres são propriedade e linchadas na rua se fizerem algo errado..
sim, acho que devia existir uma policia mundial para nivelar todos os países, direitos humanos estão sempre acima da soberania, só os frouxos europeus gostam de ser a policia moral e impingir a sua superioridade moral que permite que estes regimes prosperem decadas a fio
Não, o começo disto tudo (guerras no médio Oriente), nada teve a ver com derrubar regimes, mas sim para ficarem com o controlo do petróleo. E sim, os EUA (do teu idolo Trump) são os principais causadores da radicalização e da maioria das guerras no médio Oriente.
Como não percebes nada de história, fica aqui um bocado para aprenderes:
https ://youtube.com/shorts/GXG0RJ4jp7c
https ://imgur.com/a/uzIxpQJ
Tem graça que o Irão precisa de ser ajudado a mudar de regime, mas a Coreia do Norte não faz impressão ao Trump.
Porque será?
acho que se esqueceram o que Trump fez nas Coreias no seu primeiro mandato…
Basicamen
Basicamente não fez nada, não há petróleo lá e faz fronteira com a China.
E tem bombas nucleares
O pior é que se alguém tentar ajudar os EUA a serem democráticos, caem logo em cima desse País.
É de um cinismo gritante.
A coreia do Norte é mais democrática do que muitos que se dizem democráticos.
Teem um lider do concelho de guerra, e o puder ai passa de Pai para filho.
É uma espécie de Monarquia.
O PM deles é eleito a cada 5 anos de forma democrática.
O Irão o lugar do lider religioso é eleito por sufrágio, feito das universidades.
Ou seja o puder nem passa de Paí para filho, é uma méritocracia.
Depois o PM é eleito de forma democrática pelo povo.
Por aqui, as Monarquias , o puder passa de Paí para filho, não ha votação democrática.
Sabes que por aqui, nas monarquias que passam de pai para filho, existem governos/parlamentos eleitos pelo povo, e os candidatos não são escolhidos pelo monarca, no irão é o “monarca” que decide quem está apto a ser candidato.
Conclusão: as “nossas” são mais demcráticas que a “monarquia” do irão.
jotabê, e quem escolhe os candidatos?
Tcharam…. Ah pois é.
Vc ao votar está a votar nas escolhas de outros e não na sua.
Votou na Von Der Liar? Pois eu não… mas ela está lá.
Mas a União Europeia é uma monarquia? Ou o Iran é uma espécie de UE?, o debate era sobre paises monarquicos, mas…
Votei para eleger dep*tados, que elegeram essa senhora (por acaso o meu voto não ia nesse sentido, mas em democracia a maioria decide)
*Irão*