PplWare Mobile

Geoespacial: Cobertura de rede da MEO, Vodafone e NOS…e não só

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Anastacio Vitorino says:

    pouco intuitivo, quero fazer pesquisas e é complicado mexer, estou em windows

  2. Paulo Rodrigues says:

    Pois, para mim, foi muito fácil de escolher os locais a pesquizar!
    Basta clicar no botão de pesquisa das redes, em baixo ao centro e depois com a tecla CTRL no local escolhido.
    Surge então uma nova janela com a informação da cobertura das redes nesse local/zona.

  3. bp says:

    Tenho fibra na cssa onde habito desde que a fiz a 3 anos, no entanto no site diz que o maximo é adsl 24Mb…….

  4. Tim says:

    Há algum que diga onde estão as antenas de 5G?

    • Tim says:

      Gostava de perceber onde estão as antenas mais perto de minha casa. Há antenas em todos os postes?

    • Keyboardcat says:

      Isso só é possível se a autoridade reguladora (neste caso ANACOM) disponibilizar os dados de registro de antenas.

      Qualquer operador que transmita em bandas restritas tem que informar a autoridade reguladora sobre a localização de todas as suas antenas, incluído informações relativamente a frequências usadas, potência de transmissão e altitude da antena.

      Cabe depois a essa mesma autoridade decidir se esses dados podem ser facilmente consultados pelos cidadãos. O que faz sentido, visto usarem os “nossos” impostos.

      Por isso podem sempre tentar contactar a ANACOM para fazer pressão para disponibilizarem dados que devem ser públicos.

      Em muitos países europeus essa é a norma. Nos Países Baixos por exemplo esses dados são publicados pela autoridade todos os meses. E baseado nisso várias pessoas fizerem sites para facilitar a consulta num mapa (exemplo https://antennekaart.nl/kaart/4g)

      Por isso a resposta é simples. Para teres essa informação, necessitas que os dados sejam publicados. O que parece não acontecer em Portugal.

      Existem pessoas que tentam descobrir as localizações por elas próprias no terreno, muitas vezes usando aplicações nos próprios telemóveis. Mas nunca é fiável, visto não haverem muitos colaboradores por todo o país.
      Muitas operadoras partilham infra-estruturas e muitas antenas estão escondidas em cima de edifícios com difícil acesso. Já para não falar de ser muito difícil identificar as frequências usadas em cada antena.

  5. JV says:

    Muito giro, mas muito teórico… Ferramenta só informa o que está no papel, ir ao terreno e verificar as condições reais é que não interessa, se não a fotografia iria ficar muito má.

  6. SANDOKAN 1513 says:

    No sítio onde vivo diz-me que a velocidade em upload(serviço fixo)da minha operadora de telecomunicações é de 200 Mbps, quando na verdade usufruo de 400 Mbps. Que dizer… 🙂

  7. Mário Dias says:

    Posso garantir que a o site é muito bonito sim senhor, mas a informação é totalmente errada. Em Carlão (Alijó), o site indica cobertura de rede 5G em todas as operadoras com velocidades enrte os 100 e os 300megas, quando na realidade nem rede há a não ser da MEO e muito fraca… tudo balelas portanto.

  8. mojorisin says:

    o mais fantasio é dizer que na minha rua, tenho ADSL (o que é verdade) Mas com 24 Mbps de upload, é só erros e aldrabices.
    cobertura 5G tenho, mas bem longe dos 300 a 1000 que anunciam, quem me dera que desse ao menos os 300, nunca passa dos 150, quando está bem, porque até anda bastantes vezes abaixo disso

  9. Jose Silva says:

    Trabalho de escritório e folhas excel. Tenho fibra em casa e o site indica ADSL.

  10. João Silva says:

    A ferramenta está toda errada.
    Em mais do que uma zona que eu vi que dizem que tem rede máxima 4G de todos os operadores, nem um apanham. Mas é giro.

  11. indig says:

    caso para dizer…obrigado incompetentes da ANACOM,por continuarem a enganar em prol das do costume…banhadas de incompetentes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.