PplWare Mobile

Fim do MEO Cloud! Serviço deixa de funcionar a 15 de março de 2026

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Andava a ser usado para esapalhar malware, cheguei a ver e-mails com malware alojado na MEO cloud.

  2. shadow says:

    E que alternativa válida recomendam?

  3. App All says:

    É para isto que pagamos os datacenters. lol

  4. Fim_Dinheiros Europeus says:

    Quais os motivos?
    centro de dados da Covilhã ?
    Alitce, vai conseguir “desnatar” algo mais e a caminho?

    • Byte says:

      Motivo: Inteligência artificial

    • Zé Fonseca A. says:

      Não havia clientes, foi um flop desde o início, tem custos e a MEO está em redução de custos, precisam de aumentar margens para serem vendidos

      • Mário says:

        Só por ser nacional é mau não é?
        Para mim, dos melhores serviços de partilha que existiu até hoje.
        Rapidez e simplicidade.

        • David Guerreiro says:

          Não é por ser nacional, simplesmente não é rentável para a Altice manter a operação.

        • Zé Fonseca A. says:

          Não sei se é bom ou mau, foi um flop porque não teve sucesso, não pegou, a MEO não pode rentabilizar e tinha de acabar com o serviço

          • Zé da Quinta says:

            A ideia nunca foi ter sucesso nesse serviço, se fosse teriam investido em melhorias da plataforma para a colocar em linha com as restantes.

          • Mário says:

            Porque regra geral, o pessoal não gosta do que é nacional.
            A meocloud em termos de desempenho até era muito boa.
            Há uns dias falaram me nisto: https://www.hetzner.com/storage/storage-box/

            Alojado na Finlandia ou Alemanha. Não sei se serve o vosso propósito!

          • Zé Fonseca A. says:

            A ideia era comercializar como qualquer serviço de cloud, X espaço gratuito e depois planos pagos, não investiram porque não teve tracção e porque tiveram problemas pelo caminho, o Baza foi constituído arguido, foram comprados pela altice que afundou a PTi em Aveiro que era de onde vinham todos estes desenvolvimentos, agora foi toda a gente constituída
            arguida, a altice anda a vender operadoras em vários países para ficar só com a divisão francesa, como não quer vender barato está a tentar aumentar EBITA e reduzir despesa, com projectos afundados e com pessoal, só em 2024-2025 já foram mais de 1000 para a rua

      • Paulo T says:

        Se tivessem feito publicidade do meo cloud teriam ganho fortunas, o serviço funciona melhor que as alternativas. Se tentarem criar um base de dados access noutros fornecedores cloud incluindo onedrive, … não vai resultar se não desabilitarem o servico de Sincronização, mas no meo 5 estrelas.

    • Manuel da Rocha says:

      Custos dispararam 600000%, desde 2020.
      Maioiria, das empresas cloud, andam a subir preços, a 50%, ao ano, para irem cobrindo, despesas extra.
      Outra utilização, foram as criptomoedas. Maioria, dos clientes, usavam serviços cloud premium (vários casos a pagarem 600 milhões de euros, ao mesmo operador, anualmente), para ajudar, na mineração. Com a paragem, bem abaixo dos 500 milhões de dólares, por cada BTC, muitas operações, colapsaram.
      A MEO era, muito pouco, usada. Creio que foi, em 2019, que desactivaram, a API, usada para mineração. Daí para cá, custos dispararam, loucamente, e é previsto subirem, no mínimo, 5000%, até 2030. Daí que, vale mais usarem servidores, para outras coisas, que rendem mais.

  5. Rui Almeida says:

    Eu bem disse aqui que isto acontecer. DISSE OU NAO DISSE? FUI O PRIMEIRO DEEM O MERITO POR ISSO !! EU SOU O SANGOKAN, LEMBRAM SE??

    • Manuel da Rocha says:

      Já tinha informações, que em 2021, a MEO, quis acabar com a cloud. Só não o fizeram, porque, com a covid, ganharam algum dinheiro. Passou, clientes desistiram…
      Quando se perde dinheiro, há que encerrar.

  6. Pedro António says:

    Mega nz, para arquivo, 20gb grátis e 100gb, 11 euros anuais.

    • Manuel da Rocha says:

      Depende da utilização.
      Meo Cloud (e mais algumas) permitem partilhas directas. O Mega nem por isso, principalmente nesses serviços (mesmo no premium). São virados para envio e download, em massa.

  7. ShadowMan says:

    Numa era como esta, já deveria existir uma melhor estratégia de mercado. A Europa vive a reboque dos outros, não investe num sistema operativo próprio, não investe em serviços de e-mail, não disponibiliza um serviço cloud como deve ser. Isto já para não falar de Portugal que parece uma aldeia de turismo rural. Por isso é que passamos a vida a ser gozados pelos de fora. A Europa fala, os outros fazem, isso é um problema.

    • David Guerreiro says:

      Não tem serviço de cloud? Tanto o Proton quanto a pCloud são suíças. A Filen é alemã, e a Internxt é espanhola. Só não usa cloud europeia se não quiser. Sistema operativo europeu, tem distribuições Linux europeias, é só escolher.

      • ShadowMan says:

        A proton e a pcloud não são da União europeia, logo não são obrigadas a cumprir as regras do RGPD. Para quem não sabe, as regras de privacidade suíças são um mito e até se deve dizer que a lei Suíça quanto aos dados poderá mudar muito em breve. De tal maneira que a própria fundação proton já planeia deslocar os seus servidores para outros países, como a Alemanha e a Noruega.
        A Internxt tem como público-alvo as empresas, não tanto os particulares, pelo que fica deslocada do comparativo, até porque os preços são bastante elevados.
        Quanto à filen é uma empresa muito jovem, ainda sem maturidade de mercado, o que faz com que dependa de mais da publicidade, só que nessa matéria também não são muito fortes. Confesso que acho que tem um conceito muito interessante, mas tenho duvidas quanto à sua sustentabilidade. A informação sobre a empresa é muito curta, tornando-se muito difícil fazer uma avaliação imparcial. E em matéria de dados, todos nós queremos segurança, confiabilidade. Compreendo os exemplos que dás, mas se fores esmiuçar o mercado europeu, percebes que há muita falta de estratégia nessa área.

      • Rui says:

        Melhor ligar uma pen no router e ficar com uma cloud privada.

      • Paulo T says:

        Filen muito bom, a preço convidativo

      • ShadowMan says:

        isso são alternativas ao gmail enquanto serviço de e-mail e não ao google drive. Tens alguns que podem combinar serviços e disponibilizar um ecossistema muito interessante, mas a maioria desses exemplos foca-se essencialmente em serviços de correio eletrónico.

        • TiagoC says:

          Proton drive – alternativa ao google drive.

          • ShadowMan says:

            É suiça.
            E suiça não é UE. E até existem problemas por causa do Estado suiço querer guardar certos metadados, razão pela qual a fundação proton já pensou deslocar serviços para outros sitios. Isto para além doutras grandes polémicas com a proton.

  8. Nuno says:

    Filen. Localização na Alemanha, com encriptação end-to-end e disponibiliza 10 Gb grátis + 30 Gb após convidar 3 amigos.

  9. LM says:

    Mais uma oferta de Natal da MEO

  10. Transcendez says:

    Mega.io
    Internxt

  11. JS says:

    Desde que recebi o aviso mudei para Terabox com 1Tera de espaço gratuito

  12. Tecnical says:

    Utilizei durante muito tempo. Fazia o que prometia, mas ficou parado no tempo.
    Há uns anos criei um servidor privado em casa com Nextcloud e nunca mais olhei pra trás.
    Ainda utilizo, mas só como backup.

  13. JP says:

    A Meo Cloud era fixe, dava para alojar um site basico de html e apontar um dominio para uma pasta partilhada.
    Foi bom enquanto durou.

  14. Agostinho says:

    E agora que se faz às fotos das páginas alojadas na MEO cloud. Acabam as páginas, com todo o material antigo. Tenho uma página com 22 anos, dez dos quais com fotos na MEO. O que fazer? Mais um arquivo de fotos com historia que deixa de existir.

  15. Agostinho says:

    E agora que se faz às fotos das páginas alojadas na MEO cloud. Acabam as páginas, com todo o material antigo. Tenho uma página com 22 anos, dez dos quais com fotos na MEO. O que fazer? Mais um arquivo de fotos com historia que deixa de existir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.