Fim da partilha de passwords na Netflix está a arrastar a empresa para tribunal
O fim da partilha de passwords na Netflix não foi bem recebido pelos utilizadores. Estes queriam manter esta prática instituída há vários anos. Agora que este é um dado adquirido, os utilizadores voltam-se para os tribunais onde os casos crescem, com os queixosos a querer apenas que possam voltar a partilhar as suas passwords com os familiares.
Netflix arrastada para o tribunal
O fim da partilha de passwords pela Netflix, em 2023, levou este serviço de streaming mudou o cenário e trouxe muito descontentamento dos utilizadores. Estes revelaram que ponderaram abandonar a plataforma. A verdade é que os dados mostram que isso foi revertido e os assinantes cresceram nos últimos meses.
Agora, e 1 ano depois desta mudança, o Netflix volta a ter problemas e será levado a tribunal por um conjunto alargado de utilizadores, em ações separadas. Estes casos acontecem no Brasil, onde 943 clientes deram entradas com casos na justiça.
Os queixosos pretendem, na sua maioria, apenas uma compensação. Querem passar a poder usufruir da possibilidade de partilhar a password das suas contas sem qualquer limitação. Estes processos decorrem em pelo menos seis estados. São Paulo tem a maior concentração, com 250 deles, mas o Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco completam a lista de locais.
Partilha de passwords é a causa dos casos
Apesar de estes processos registados em tribunal, ainda não houve nenhum julgamento relacionado com as acusações feitas à Netflix e à sua alteração das regras de partilha de contas e passwords. O primeiro caso registado aconteceu no fim de maio de 2023. O mais recente, até ao momento, aconteceu no passado dia 26 de junho.
Estas ações alegam que a Netflix não tem como prever que as passwords não são partilhadas entre familiares. Um exemplo é o processo que decorre no Tribunal de Justiça de São Paulo, onde um subscritor afirma que a sua filha não consegue aceder à Netflix na TV do seu quarto. É pedida uma indemnização de 850 euros (5 mil reais) e que a Netflix seja obrigada a aprovar a divisão das passwords da sua conta.
Desde que o fim da partilha de passwords começou, a Netflix teve um aumento de 78% no número de pesquisas por cancelamento de assinatura. A verdade é que, globalmente, esta mudança acabou por ser benéfica para o serviço de streaming, onde o número de novos assinantes cresceu para novos máximos.
enquanto o número de assinaturas mostrar que a Netflix fez bem, é apenas idiota querer que eles façam o oposto.
Ou seja, cancelem as SU scriçoes durante algum tempo, o que é que a o tece de pior?
poupam dinheiro e a empresa ver-se-á obrigado a ponderar… ou então o gado continua a alimentar e continua tudo na mesma.
Roubam e ainda reclamam, surreal. A seguir deve colocar um operador em tribunal porque estava a partilhar a net com o prédio todo e cancelaram-lhe o contrato.
Primeiro podes partilhar a net com o Prédio todo, nao te impede de fazer isso, conheço vários condóminos em Portugal que têm 1/1Gb simétrica onde esta ligada à portaria do condomínio que depois com bastidor passa para os restantes apartamentos.
Roubar o que ? foi a própria netflix que incentivou à partilha de contas e depois mudaram as regras a meio do jogo.
Te garanto que muito provavelmente no brasil vai perder os processos, estas a falar num mercado com 220 milhoes…
Paulo Pedroso faça uma pesquisa ou leia o contrato contrato vodafone D.1 Uso do(s) serviço(s) pelo Cliente
1. O serviço prestado no âmbito deste contrato
deve ser utilizado apenas para os fins a que se
destina, obrigando-se o Cliente à utilização do
serviço de acordo com as condições de
exploração regulamentadas e acordadas, sendo
responsável pelo bom e atempado cumprimento
do presente contrato. O Cliente compromete-se a
não utilizar, nem deixar utilizar por terceiros,
Nos casos, como apresentado pelo Paulo Pedroso, a internet é do condominio. Logo quem faz parte do condominio pode utilizar a internet. Não são terceiros. Há vários casos assim.
Certíssimo.
Nos espaços geridos pelo condomínio todos têm acesso à internet.
Obrigado pela clarificação mas referia-me ao mesmo que o Pascoal escreveu – partilhar Internet, contratada a nível individual, e partilhá-la pelo condomínio.
Leia, o que eu escrevi, a internet é do condominio e usada por todos os condominos, não há nada de errado.
Não mistures as coisas.
Não se trata de roubo. Tu tinhas direito a 5 equipamentos independentemente do sítio a própria Netflix fez publicidade com a partilha de contas. A questão é que acabaram com isso e agora pagas e não podes partilhar a conta com o teu filho que está noutro país.
Terem permitido acesso, pela mesma conta, em locais diferentes, não significa que tenham promovido a partilha da conta a terceiros. Também não significa que tal acto tenha sido permitido pelo contrato. Esses pacotes sempre foram publicitados para serem usados num contexto familiar.
Nenhum tribunal vai dar razão a esta queixa.
O meu problema com este sistema que é estúpido, é que passo metade do meu tempo entre Portugal e Noruega, cada vez que chego à Noruega tenho que me chatear para ter Netflix e mais ridículo, tenho de me chatear por aparelho!!!!!
Quando volto para Portugal, recomeça a dança, perdi a paciência, cancelei a assinatura, felizmente existem muitas maneiras de ver Netflix.
isto
Conheço muita gente que voltou a recorrer a pirataria.
Sinceramente é tão fácil dar a volta a essas restrições…dese que isto começou activei uma VPN Caseira no meu router e o pessoal acede como se estivesse em minha casa e está feito…a Netflix não tem forma de bloquear.
Tens así um bom tutorial?
Eu sou um deles, algum tempo e sabes o que mais? compensa a todos os níveis!!
O problema foi sempre eles terem começado a incentivar partilha, pois todos sabemos na fase inicial o interesse era angariar clientes, simplesmente criar dependência do serviço, e foram crescendo, mas como é normal começaram a ter concorrência e as coisas começaram a mudar e os lucros deixaram de ser o que eram aliciados a má decisões administrativas, começaram a dar cabeçadas e estratégias para dar a volta à situação passaram para este estrafego que vemos hoje, fim de partilhas, publicidade, pacotes caros, não sei até onde vão querer ir…
A Netflix tem de se adaptar as necessidades dos clientes e não o inverso, quando exigem de mais perdem os clientes…
Simplesmente é caro para os conteudos que oferecem, eu já os madei passear há muito tempo e não me arrependo…
Tenho conta partilhada, sendo que de 15 em 15 dias tenho que ligar ao colega para dar o codigo de confirmação que estou em viagem.
Mas quando não consigo falar com o meu colega, aparece a tal situação para comprovar que estou em viagem, mas uma coisa que reparei, é se receber a notificação da netflix com uma novidade serie ou filme, já me permite ver o filme ou serie sem passar por esse processo.
Entretanto para poder ver mais coisas, aproveito e vou ao menu dos filmes “semelhantes” e continua a dar para ver.
Porque razão acontece isso?
A única forma de dar a volta é o dono da conta criar uma VPN privada e partilhar essa VPN com as outras pessoas, depois todos acedem como se estivessem na mesma rede e deixa de haver problemas.
partilhem ai as vossas contas dos serviços é que não me apetece pagar…. não percebo como tem gente que acha que tem o direito, sendo que os serviços são individuais, querem partilhar com a família ? paguem pela subscrição correta e não individual com a mania do chico esperto, mas vindo do outro lado do atlântico não me admira a mentalidade jeitinho
Ó Zezinho….Zenhinho… Eu cá pago uma conta familia e tenho direito a partilhar com quem quiser da minha familia, tenho uma VPN privda porque nem toda a gente vive na minha casa! Tinha mais que andar a fazer a aturar o netflix e as suas restrições. Assim quem quiser acede e não há cá problemas. E siga para vinho!
a conta familia prevê que tenhas pessoas fora de tua casa, tem um custo, é o que faço para os meus pais e os meus sogros
Eu sei mas isso é se estiverem ligadas fora da tua rede de casa. Eu como já disse várias vezes aqui criei uma VPN em que os meus familiares acedem á minha rede de casa como se estivessem em minha casa, para o Netflix é como se estivessem, logo não tenho de pagar nehum extra ok?
não justifica o esforço, deve custar 2 cafés
e boa sorte com vpns numa apple tv
Esta política foi uma falta de respeito pelos utilizadores que fizeram crescer a plataforma.
Eu comecei a usar o serviço, em modo de partilha de despesa da mensalidade com mais 3 amigos, e mais tarde achei que fazia sentido pagar um serviço à parte para mim, sem restrições na qualidade do vídeo, e também para poder partilhar com a família mais próxima, na altura, já passávamos a maioria do tempo em casas diferentes.
A Netflix sempre aumentou os preços, e houve situações que reduziram a qualidade do serviço oferecido.
O fim da partilha das passwords foi para mim a última gota de água.
Tenho assinatura noutros serviços da concorrência, e neste momento, não tenho intenções de voltar a aderir ao Netflix, Excepto para ver algumas série especificas durante 1 ou 2 meses, mas não volto a manter o serviço por mais 8 anos como fiz anteriormente.
As pessoas são hipocritas…queixam-se tanto que a Netflix continua a crescer…se estão assim tão chateadas com as mudanças deveriam perder subscritores…a verdade é que por muito que digam que não a Netfliz continua a ser o melhor serviço…quanto ás restricoes das contas de familia também resolvi com uma VPN no meu router. (Wireguard)
continua a ter a melhor UI, o melhor serviço esse pertence à apple tv+, o melhor catalogo também
não concordo e tenho os dois serviços. Mas é subjectivo, o que pode ser melhor para mim pode não ser para outra pessoa.
Eu não tenho nenhum serviço de canais subscrito para além do que veio com o pacote 4P.
A razão de comentar aqui, nesta notícia, é por ter uma grande quantidade de ócio neste momento (e tu também, se ainda estás ler isto).