Elon Musk muda de opinião e vai continuar a financiar a utilização da Starlink na Ucrânia
Desde o primeiro momento da guerra da Rússia na Ucrânia que Elon Musk e a Starlink estão presentes. A Internet por satélite tem sido uma ajuda essencial no palco de guerra, sendo financiada pela Starlink.
Depois de na passada sexta-feira ter pedido ajuda ao governo norte-americano para manter este serviço a funcionar, sem o apoio esperado, Elon Musk tomou agora uma atitude e vai continuar a oferecer internet ao país.
Foi através do Twitter, a sua rede social favorita, que Elon Musk revelou que vai continuar a financiar a utilização do acesso à Internet através da Starlink na Ucrânia. Desta forma deixou cair os apelos realizados ao Governo dos EUA para que assumisse o financiamento da sua rede de satélites.
Do que revelou, não vai haver qualquer mudança nos planos da empresa quanto ao serviço essencial que fornece nesse cenário de guerra. A mensagem publicada por Elon Musk é clara e revela que mesmo que perca dinheiro, vai continuar a financiar o governo ucraniano.
The hell with it … even though Starlink is still losing money & other companies are getting billions of taxpayer $, we’ll just keep funding Ukraine govt for free
— Elon Musk (@elonmusk) October 15, 2022
Para além desta mensagem de apoio e da garantia de manter o serviço ativo, Elon Musk enviou mais um recado, agora para o governo dos EUA e outras agências. Falou que irá manter a sua oferta, ainda que "outras empresas recebam milhares de dólares do contribuinte".
Esta confusão surge depois de na passada sexta-feira o criador da Starlink ter vindo a público revelar que "não podia continuar a financiar indefinidamente o sistema existente e enviar milhares de terminais suplementares". Mais tarde reforçou que "não é razoável".
Do que se sabe, em setembro deste ano, a SpaceX enviou uma carta ao Pentágono. Nesta indicava que não podiam continuar a assumir os custos do serviço na Ucrânia. Elon Musk pedia ao departamento de Defesa dos EUA que assumisse o financiamento da utilização do Starlink pela Ucrânia, um valor de aproximadamente 400 milhões de euros para os próximos 12 meses.
A Elon Musk tem contribuído para manter uma cobertura de Internet nas regiões da Ucrânia atingidas pelo Exército russo, tendo fornecido Internet de banda larga a mais de 150.000 estações terrestres ucranianas. O Starlink também é muito usado pelas forças ucranianas para calcular a trajetória dos seus mísseis e geolocalizar os seus alvos.
Este artigo tem mais de um ano
Tretas, está se a tentar fazer passar por coitadinho, 400 milhões é de rir, super inflacionado.
O rei das tretas
Entre este que promete 10 e entrega 1 e a Google a entregar 10 e matar 8, não sei quem é pior…
E dizem que pode vir a ser o próximo presidente dos USA…
Se o presente já é cinzento, o futuro avizinha-se preto!
porque?
Mas recordamo-nos que o Trump foi presidente certo?
Só para ter a certeza…
Não pode:
“…the U.S. Constitution has some pretty strict rules about who can be President. They’re found in Article II, Section 1, Clause 5. According to that section, the President of the United States must:
– be a natural-born citizen of the United States;
– be at least 35 years old; and
– have been a permanent resident of the United States for at least 14 years.”
Muda o “discurso” cada vez que vai à casa de banho…pode ser (muito) rico financeiramente, mas o caráter e a coerência deixam muito a desejar!
+1
+1
Quando apresentou a factura, não se lembrou que a SpaceX recebe 8230 milhões, por ano, por lançar missões para o DoD e para a NASA, incluindo quase 6000 milhões de acesso, gratuito, a equipamento e patentes das estruturas americanas. Neste momento o lançamento de um Falcon 9 já custa 670 milhões de dólares. O Elon dizia que “nem 10 milhões custará daqui a 3 anos” (dito em 2017).
Se fosse para o mercado, até os Atlas lançam a mesma carga por preços inferiores.
Há que elogiar Musk pelo apoio às comunicações da Ucrânia.
Mas por outro lado é preocupante a forma como muda de opinião, assim como a ligeireza com que avança “soluções” para o conflito, para Taiwan, etc. Se calhar o melhor é a Ucrânia e os países que apoiam terem um plano B, porque amanhã muda de opinião outra vez.
Apoio? Ele não está a fazer nada de graça, ou é pago pelos estados unidos ou vai abater essa ajuda nas dívidas ao fisco.
A questão aqui é que mais uma vez os media só se dedicam a fazer copy/past mas pesquisar se é verdade está quieto, não dá dinheiro.
Não só isso, ele esta a aldrabar os numeros.
Numa recente noticia da CNN de uma carta do Musk com os detalhes do “apoio”, apesar de teres disfucado o texto, da para ler que ele esta a considerar 4500$ por mes para o pacote de mobilidade, esse pacote em qualquer outra parte do mundo são + 25$
Ou seja, o serviço que normalmente custa 125$ (ou se pensarmos no premium 500$), ele diz que custa 4500$ na ucrania…
Uma coisa é fazer conjeturas – «ou é pago (…) ou vai abater nas dívidas ao fisco», que não passa de futurologia.
Outra coisa foi a decisão de abrir a rede da StarLink à Ucrânia, colocar satélites ao serviço e ocupar largura de banda que podia rentabilizar noutros mercados. E foram doados uns milhares de recetores pela StarLink, para além dos doados por países como Polónia, EUA, UK.
A verdade é que os ucranianos estão-lhe agradecidos por isso, e no campo de batalha é a única rede que têm.
Nem acredito que o Alon Musk, mudou de opinião, nem parece ser dele 🙂
Noticia será quando mantiver a sua palavra, isso sim é notícia.
Por acaso deu neste fim de semana os reais motivos da recusa dele em continuar a ajudar, o problema é que os Russos estão a conseguir desativar os satélites por meios de laiser e claro que está a ter um custo para a empresa, e ele quer que o governo dos EUA, pagues pelos satélites afetado.
Elon Musk é aquela pessoa que da um presente e depois quer te cobrar o valor do presente.
Elon Musk não tem nem nunca teve qualquer obrigação em oferecer nem os kits nem as mensalidades do serviço à Ucrânia, querer que alguém comece a pagar as contas para mim é apenas natural uma vez que a companhia SpaceX não é só dele, agora os valores que ele diz ter gasto e que pretende agora que outros paguem estão em muito inflacionados, há aqui claramente uma tentativa de aproveitamento da situação.
Os Ucranianos dizem que pagam as mensalidades e inclusive compraram algumas antenas.
Acho que a única coisa que me parece verdadeira é que grande parte do que o Musk diz relativamente a este tópico é mentira. Seja lá qual for a verdade.
nem todos, como mencionei acima o musk ofereceu X unidades e as suas mensalidades, o producto pode ser comprado e pago por individuos.
A piada vem de que esses individuos pagam menos que os 4500$
Fantástico, mais um treta só para ser falado, isto, é tudo negocio, mais nada… Foi tudo só estratagemas para ganhar mais dinheiro.