É possível burlar a Amazon? Sim, mas poderá haver consequências
Para quem compra na Amazon, certamente que já se deparou com um serviço de devoluções muito simples e eficaz. Por isso mesmo, há quem tenha encontrado aqui uma brecha para tentar enganar a empresa em milhares de euros.
Foram 25 os jovens em Espanha que foram detidos por burlar a Amazon, num esquema que envolveu a criação de cerca de 500 contas.
Como enganar a Amazon?
Sendo o processo de devoluções da Amazon tão simples e rápido (com as suas exceções, claro), um grupo de jovens encontrou nele uma forma de tentar ludibriar a plataforma.
O esquema era relativamente simples. Eram feitas compras de produtos caros e facilmente vendáveis, como smartphones ou outros dispositivos eletrónicos. Logo em seguida era iniciado o processo de devolução acabando o dinheiro por ser restituído nas contas dos compradores.
Já os produtos que eram recebidos, nunca eram devolvidos, mas sim vendidos posteriormente em sites de compra e venda.
A burla foi feita com recurso a cerca de 500 contas de cliente no site da Amazon, vinculadas a mais de 400 cartões virtuais para efetuar a compra. Assim que o produto chegava ao destinatário, era então dado início ao processo de devolução. Numa caixa vazia seguia a referência de devolução, como o serviço exige.
O crime resultou na detenção de 25 jovens
O El Mundo refere que foram detidos 25 jovens espanhóis com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, por uma fraude que ultrapassou o meio milhão de euros. Supostamente, a rede era liderada por 6 pessoas, incluindo uma jovem modelo conhecida na Espanha.
O grupo foi apanhado graças ao cruzamento de dados das cerca de 500 contas às quais estavam associadas as devoluções de caixas vazias. A polícia chegou também a quatro moradas de zonas próximas de Madrid, onde encontrou dinheiro, documentação relacionada e muitos produtos roubados à Amazon.
Este artigo tem mais de um ano
Chicos espertos.
Haviam de ser bem pesadas as penas de prisão…
São por causa deste tipo de pessoas que nunca podemos ter coisas boas, depois queixem-se quando o serviço começar a ficar mais rígido com a questão das devoluções.
Com 35 anos é “jovem”?
Até um bandido que há gente sabe quem são cá em Portugal são considerados “jovens” “promessas”
os “velhos” estão cada vez mais jovens 🙂
Quando tiveres 35 anos vais arrepender-te de chamares velho aos gajos de 35 anos AHAHAH vais pedir desculpa… aqui neste comentário.
hehehehehehe
Um dia destes, e a Amazon só devolve o dinheiro depois do bem recebido e conferido por eles.
Um dia destes ?
“Devolução iniciada
O reembolso será processado quando recebermos o produto.“
Abc
Comigo não tem sido assim, mal o estafeta lê o código de barras, eles fazem o reembolso.
penso que já é assim.
pelo menos, comigo, tem sido assim, e em todo o meu historial de compras na amazon, fiz apenas duas devoluções, uma dela era um artigo de apenas 15€, e só mos devolveram, depois de conferirem o conteúdo
Nada disso. Comigo assim que o estafeta da SEUR faz a recolha da caixa e pica o código de barras, o montante é reembolsado, bem antes de chegar às instalações da Amazon
uiii se fossem ciganos a fazer isso…
Sabes qual é a etnia do pessoal envolvido neste esquema?
Como uma modelo?
“Uno de los cabecillas es modelo y se presentó a un concurso internacional de Míster Spain Castilla La Mancha”
No passado as empresas não tinham um bom serviço de pos venda o que as fazia perder muitos clientes pelas injustiças. Atualmente muitas empresas acordaram para essa realidade e têm um bom serviço de pós venda. Essa conquista em prol do consumidor e da própria empresa está sendo posta em causa por conta de burlas. É triste!