É possível burlar a Amazon? Sim, mas poderá haver consequências
Para quem compra na Amazon, certamente que já se deparou com um serviço de devoluções muito simples e eficaz. Por isso mesmo, há quem tenha encontrado aqui uma brecha para tentar enganar a empresa em milhares de euros.
Foram 25 os jovens em Espanha que foram detidos por burlar a Amazon, num esquema que envolveu a criação de cerca de 500 contas.
Como enganar a Amazon?
Sendo o processo de devoluções da Amazon tão simples e rápido (com as suas exceções, claro), um grupo de jovens encontrou nele uma forma de tentar ludibriar a plataforma.
O esquema era relativamente simples. Eram feitas compras de produtos caros e facilmente vendáveis, como smartphones ou outros dispositivos eletrónicos. Logo em seguida era iniciado o processo de devolução acabando o dinheiro por ser restituído nas contas dos compradores.
Já os produtos que eram recebidos, nunca eram devolvidos, mas sim vendidos posteriormente em sites de compra e venda.
A burla foi feita com recurso a cerca de 500 contas de cliente no site da Amazon, vinculadas a mais de 400 cartões virtuais para efetuar a compra. Assim que o produto chegava ao destinatário, era então dado início ao processo de devolução. Numa caixa vazia seguia a referência de devolução, como o serviço exige.
O crime resultou na detenção de 25 jovens
O El Mundo refere que foram detidos 25 jovens espanhóis com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, por uma fraude que ultrapassou o meio milhão de euros. Supostamente, a rede era liderada por 6 pessoas, incluindo uma jovem modelo conhecida na Espanha.
O grupo foi apanhado graças ao cruzamento de dados das cerca de 500 contas às quais estavam associadas as devoluções de caixas vazias. A polícia chegou também a quatro moradas de zonas próximas de Madrid, onde encontrou dinheiro, documentação relacionada e muitos produtos roubados à Amazon.
Chicos espertos.
Haviam de ser bem pesadas as penas de prisão…
São por causa deste tipo de pessoas que nunca podemos ter coisas boas, depois queixem-se quando o serviço começar a ficar mais rígido com a questão das devoluções.
Com 35 anos é “jovem”?
Até um bandido que há gente sabe quem são cá em Portugal são considerados “jovens” “promessas”
os “velhos” estão cada vez mais jovens 🙂
Quando tiveres 35 anos vais arrepender-te de chamares velho aos gajos de 35 anos AHAHAH vais pedir desculpa… aqui neste comentário.
hehehehehehe
Um dia destes, e a Amazon só devolve o dinheiro depois do bem recebido e conferido por eles.
Um dia destes ?
“Devolução iniciada
O reembolso será processado quando recebermos o produto.“
Abc
Comigo não tem sido assim, mal o estafeta lê o código de barras, eles fazem o reembolso.
penso que já é assim.
pelo menos, comigo, tem sido assim, e em todo o meu historial de compras na amazon, fiz apenas duas devoluções, uma dela era um artigo de apenas 15€, e só mos devolveram, depois de conferirem o conteúdo
Nada disso. Comigo assim que o estafeta da SEUR faz a recolha da caixa e pica o código de barras, o montante é reembolsado, bem antes de chegar às instalações da Amazon
uiii se fossem ciganos a fazer isso…
Sabes qual é a etnia do pessoal envolvido neste esquema?
Como uma modelo?
“Uno de los cabecillas es modelo y se presentó a un concurso internacional de Míster Spain Castilla La Mancha”
No passado as empresas não tinham um bom serviço de pos venda o que as fazia perder muitos clientes pelas injustiças. Atualmente muitas empresas acordaram para essa realidade e têm um bom serviço de pós venda. Essa conquista em prol do consumidor e da própria empresa está sendo posta em causa por conta de burlas. É triste!