DuckDuckGo apanhado a dar permissão à Microsoft para usar software de monitorização
DuckDuckGo é um motor de pesquisa americano popular pela sua aposta forte na privacidade dos utilizadores. Contudo, segundo parece, no melhor pano cai a nódoa. Um relatório apresentado agora põe em xeque o foco de privacidade da empresa por causa de um acordo com a Microsoft. A cooperação permite à empresa Redmond continuar a seguir os utilizadores na plataforma.
A plataforma tem fama de bloquear o software de monitorização da Google e Facebook, entre outros. Mas agora foi descoberto que a Microsoft, supostamente, terá "via verde".
Como relatado pela Bleeping Computer, o investigador de segurança Zach Edwards publicou no Twitter que "enquanto o DuckDuckGo bloqueia os localizadores Google e Facebook, permitiu que os localizadores da Microsoft continuassem a funcionar".
You can capture data within the DuckDuckGo so-called private browser on a website like Facebook's https://t.co/u8W44qvsqF and you'll see that DDG does NOT stop data flows to Microsoft's Linkedin domains or their Bing advertising domains.
iOS + Android proof: ⛈️⚖️ pic.twitter.com/u3Q30KIs7e
— ℨ (@thezedwards) May 23, 2022
Os testes mostraram que o navegador permite software de monitorização relacionado com os domínios Bing e LinkedIn, mas bloqueia todos os outros localizadores.
O tópico de Edwards chamou a atenção do CEO da DuckDuckGO, Gabriel Weinberg, que disse que o navegador permite intencionalmente que os localizadores da Microsoft sejam sites de terceiros devido a um acordo de sindicação de pesquisa com a Redmond.
Quando carrega os nossos resultados de pesquisa, fica completamente anónimo, incluindo anúncios. Para anúncios, trabalhámos com a Microsoft para proteger os cliques dos anúncios. A partir da página de anúncios públicos, 'Microsoft Advertising does not associate your ad-click behavior with a user profile'.
Para bloqueio de localizadores sem pesquisa (por exemplo, no nosso navegador), bloqueamos a maioria dos localizadores de terceiros. Infelizmente, o nosso acordo de sindicação de pesquisa da Microsoft impede-nos de fazer mais com as propriedades da Microsoft. No entanto, temos pressionado continuamente e esperamos estar a fazer mais em breve.
Disse DuckDuckGO CEO Gabriel Weinber.
Embora não pareça muito importante uma vez que, tecnicamente, os utilizadores não são seguidos, o foco da DuckDuckGo na privacidade coloca a visão da empresa em xeque. Ou a empresa assegura transversalmente tudo em relação à privacidade, ou então não oferece privacidade.
Após a Bleeping Computer ter publicado os tweets, a DuckDuckGo enviou uma declaração à publicação onde era dito que será mais clara com a parceria Microsoft e que continuará a melhorar o direito dos utilizadores à privacidade:
Sempre tivemos o maior cuidado em nunca prometer o anonimato durante a navegação, porque isso francamente não é possível, dada a rapidez com que os localizadores mudam a forma como trabalham para escapar às proteções e às ferramentas que atualmente oferecemos (...).
Do que estamos aqui a falar é de uma proteção acima e abaixo que a maioria dos navegadores nem sequer tenta fazer - ou seja, bloquear scripts de seguimento de terceiros antes de serem carregados em websites de terceiros. Porque estamos a fazer isto onde podemos, os utilizadores ainda estão a obter significativamente mais proteção de privacidade com o DuckDuckGo do que se utilizassem Safari, Firefox e outros navegadores (...).
O nosso objetivo tem sido sempre o de proporcionar a maior privacidade possível num único download, por defeito sem quaisquer configurações complicadas.
Em resumo, o que é dito é que a privacidade total é uma utopia, e o que se vê é uma espécie de privacidade "mais ou menos".
Este artigo tem mais de um ano
Bussiness as usual…
Qual privacidade….! Caiem que nem patinhos…
Eu fui um deles que acreditei mas ha mais de meio ano que mandei o pato dar uma volta.
Um projecto falhado, dou-lhes mais meio ano para desaparecerem!
Voltaste ao Google?
Só tem medo de ser monitorizado quem anda onde não deve.
Que não deve, não teme!
Partilha ai todas as tuas senhas, sff…
Mais um prego nos linux users que ja não sabem como justificar as suas mas escolhas. O gooogle e o melhor e todos os que falam em privacidade e usam alternativas acabam a ter os mesmos problemas mas um pior serviço
Startpage
Kernel linux e as suas distribuições continuam a ser melhor na mesma…
“Mais um prego nos linux users”?????????????? Please explain.
O que é que duckduckgo tem a ver com linux users?
O que tem o duckduckgo a ver com Linux?
Pareces um bocado desinformado sobre motores de busca, browsers ou sistemas operativos….
Esta notícia não é sobre motores de busca ou sistemas operativos. Se reparares bem, o teste é ao browser duckduckgo (versão mobile), e o programa usado para capturar os dados é o pcapdroid (disponível no fdroid).
Aprende primeiro, antes de atirares pedras 😉
O teu comentário tinha tudo para um bom exemplo de “não é assim que se faz”.
podes mudar o nome e desaparecer
Se fossem mas é pastar em vez de andarem a enganar os clientes!!!
Desinstalado. É pena, no entanto.
Usar procurx.pt
não me digas que tu desinstalas-te por causa de uma noticia do pplware ahahah que doença
Todos nos monitorizam por isso uso Google. Ao menos tenho os melhores resultados com as suas apps. Não vale a pena.
Monitorizado por monitorizado ao menos que seja por um europeu. https://www.qwant.com
Aqui o que importa é o browser, não é o motor de busca. O próprio browser deles é que não bloqueia tudo. Neste caso, de nada importa o motor de busca usado.
Na verdade, há notícias de que isto não tem só a ver com o browser, mas também a ver com o motor de busca e independente do browser
Esqueçam a privacidade online! Acham que as empresas estão preocupadas convosco?
Os dados valem dinheiro mas quem tiver medo de ser monitorizado (algo quase impossível de evitar) pode ir para a floresta Amazónia viver com as tribos. E mesmo aí…
Como a gente é enganado. Prefiro o Pato mesmo. Isso é contra espionagem…
E mesmo o starpage ….
Veremos os próximos capítulos.
E mesmo qualquer um dos outros ….
Das duas uma, ou passam a ser considerados crime esse tipo de politica abusiva ou pratica e a ter penas super hiper pesadas, ou as próprias pessoas se afastam destas ” tecnológicas maravinhas do engodo e da burla e suas violações constantes dos direitos mais basicos ” …
O povo tem que se decidir, e as instituições com responsabilidade têm que mostrar o que realmente são os valores que defendem, ou se são também eles uns vendidos …
Penso que se dizer para esquecerem a privacidade online será o mesmo que dizer esqueçam o online…
Já agora, os dados recolhidos, São e sevem também e não só para se avaliar o investimento sem risco e isso pode criar monstros em todos os sentidos… e qualquer Estado ou pais ficar em maus lençóis…
Como dizia o outro para bom entendedor meia palavra basta…
Alternativa em conformidade com regulamento europeu. É motor busca europeu :
QWANT
Recomendado
Todos vendidos ! Uma tristeza !!!
Como motor de pesquisa não tenho duvidas que continua a ser uma boa alternativa ao google, mas felizmente há outros, startpage, searx…
Há pessoal que tem a paranoia de estar a ser monitorizado, “ao meu deus! vão-me apanhar!” e depois usam serviços manhosos e às vezes são hackeados. Enfim…
… o duckduck não usa o bing????
e os mapas da Apple
Aqui usa-se o Qwant
“Em resumo, o que é dito é que a privacidade total é uma utopia, e o que se vê é uma espécie de privacidade “mais ou menos”.” Basta as pessoas se convencerem disto de uma vez e por todas e pronto.Quais VPN’s,TOR’s,etc,etc,etc !! Não há hipótese.
Um pato com uma pedra no sapato!
Em resumo, o que é dito é que a privacidade total é uma utopia, e o que se vê é uma espécie de privacidade “mais ou menos”.
Não!
” privacidade total é uma utopia, e o que se vê é privacidade na navegação mas não na pesquisa já que DDG faz uso do motor da Microsoft.” Tudo o resto faz diferente da Google. Protege a privacidade do utilizador fora o que pesquisa. Tudo o resto, navegação esta protegido.
Só usei uma vez naquela de saber se a pesquisa era muito diferente do google…e era igual… agora depois disto quero ver os defensores do duck a dizerem que era bom…
No mundo da internet é tudo igual…por isto tudo, eu já lá estava e vou continuar a estar, mais vale estar no mundo google…