DIGI leva ao aumento das reclamações nas comunicações
As reclamações sobre o setor das comunicações voltaram a subir no 1.º trimestre de 2025, invertendo a tendência de queda que se registava desde o 1.º trimestre de 2023.
Vodafone foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos
No total, a ANACOM registou cerca de 27,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 8% (cerca de 2 mil reclamações) do que em igual período de 2024.
Esta subida foi impulsionada pelo aumento de 13% das reclamações sobre comunicações eletrónicas, que estavam em queda desde o 3.º trimestre de 2023, para 17,8 mil reclamações no primeiro trimestre do ano. Para a subida, terá, em parte, contribuído a entrada da DIGI no mercado no último trimestre de 2024, que contabilizou 1,1 mil reclamações no período em análise.
A Vodafone foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos (33% do total, cerca de 5,9 mil reclamações, +11%) e tem a segunda maior taxa de reclamação, com 1,7 reclamações por mil clientes.
A NOS foi o segundo prestador de serviços mais reclamado no primeiro trimestre de 2025 (31%, cerca de 5,5 mil reclamações, -8%), mas apresenta a maior taxa de reclamação, com 1,9 reclamações por mil clientes. Este prestador foi o único entre os principais a reduzir o volume de reclamações neste período.
A MEO foi o prestador que registou o maior aumento (+14%), com 4,7 mil reclamações apresentadas contra este prestador (26% do total de reclamações do sector), e apresenta a menor taxa de reclamação, 1 reclamação por mil clientes.
A DIGI representa já 6% das reclamações do sector, com 1,1 mil reclamações registadas no 1.º trimestre de 2025 e um aumento expressivo face ao período anterior (+104%). Registou-se ainda um aumento acentuado das reclamações contra a NOWO (+69%) face a igual período de 2024.
Obrigado Digi por teres vindo para abanar estas águas que estavam paradas, mal cheirosas e caríssimas.
Depois q tenho Digi só tenho boas razões para agradecer.
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Não és portanto um dos 1,1 mil clientes que reclamaram
não sou cliente da DIGI, só sei o que me contam, e neste momento todos os conhecidos que mudaram para a DIGI, seja apenas móvel ou serviço TV, já rescindiram e regressaram aos anteriores operadores
tiveram azar
Olhe que não, olhe que não! Aliás… fui beta tester… tenho 4 cartões Digi, aguardo rescisão com o NOS que está em fim
De fidelização e tenho cá o router da DIGI desde outubro sem pagar um cêntimo e sempre com serviço top. Bem ou menos bem a Digi veio democratizar o cartel instalado! E agradeço. Aliás … meter me em fidelizáveis de Sousa nós nunca mais! Por isso se esses seus conhecidos voltaram ao mesmo é pq são b****!
Também fui beta tester e tirando uma situação no início em que fiquei sem comunicações no estrangeiro (compreensível porque serviço de roaming era precoce), só tenho boas razões para continuar! Pago menos, tenho mais dados móveis e menor intermitência da fibra comparado com a operadora anterior.
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Verdade amigo é só difamação com intenção de denegrir que veio para fazer a mudança!
Sou cliente digi e posso dizer que estou satisfeito com o serviço prestado.
Mais clientes = mais reclamações.
está é a frequência certa
Seria interessante saber a taxa de reclamação por mil clientes da DIGI também.
Na minha opinião este é o dado mais interessante de comparar visto que nos dá uma probabilidade de ter um problema ao usar o serviço.
Não sei se seria possivel, mas a apresentação da ‘gravidade’ da reclamação, taxa de reclamações resolvidas e tempo até resolução são dados interessantes.
Mais importante seria validar/invalidar as reclamações.
Tanta reclamação inicial ridicula por pessoas que nem clientes eram e que reclamavam.
Ui….há tema para alongar e bem
Exatamente! Além de ser normal numa operadora que está a dar os primeiros passos! Daí a dizerem , como um user refere aqui que todos os amigos voltaram ao que tinh antes… valha me deus! Com a oferta que há agora nunca mais me
Metia em fidelizacoes de 2 anos!!
A Digi fez uma publicação no LinkedIn há 3 semanas a dizer que tem um total de 750 mil clientes ativos. Por isso, se teve 1100 reclamações significa que teve 1,47 reclamações por mil cliente. É só fazer as contas. A MEO teve 1 reclamação por mil clientes
A única reclamação que tenho da Digi é não terem vindo mais cedo para Portugal.
Para quem foi empurrada à pressa para o mercado até está a portar-se muito bem.
Exato! Gostava de ver qualquer operadora do cartel nesta posição para ver como iria ser! Apenas aguardo que a DIGI chegue à minha zona de residência!
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Obrigado DIGI por me fazeres poupar 400€/ano.
A única reclamação que tenho é que já deveriam ter chegado há mais tempo.
E é devido a isso que as outras operadoras até aumentaram os preços nas low cost. É porque a Digi não lhes está a causar transtorno. A perda de clientes é residual. O consumidor português é péssimo para si próprio, paga mais só porque sim, é desconfiado, averso à mudança. E as operadoras sabem disso, e vão continuar com os preços caros.
Se não há Digi onde moro, que remédio tenho eu senão manter o operador que tenho?
Há que esperar…
Mas há muitos com cobertura e não mudam, nem no fixo nem no móvel. Aliás, não conheço ninguém com Digi fixo, e há cobertura em toda a cidade.
Lembre-se que as operadoras andaram agressivamente a quase forçar os clientes a renovarem os seus contratos, pelo que até 2026/ 2027 pouca gente irá mudar para a DIGI… o que é bom, para ver se corrigem os problemas que têm e se melhoram a rede até lá.
E há aqueles que não mudam só por ser mais barato, mais depressa mudaria por um serviço mais caro mas melhor
se conhecer alguem com digi a menos de 20km em linha reta e visivel que aceite partilhar a rede, com uma Ubiquiti PowerBeam consegue ter internet fixa em casa..
Primeiro a DIGI tem de chegar com fibra aos lugares onde já há outros operadores. E depois, as fidelizações abusivas de 24 meses, algum dia terminarão. É nessa altura que se deve falar se a DIGI “vale ou não vale”. E aposto todas as fichas que “vale”…
Pagar contratos, para esperar 8 anos!!! (É esta a previsão da DIGI, para onde moro… só “no mínimo, em 2033-2039 teremos serviço fixo na sua zona, pode usar os nossos serviços móveis, usando o router XXXXXXXXX sem fios por 339 euros (pagamento único ou 9 euros mensais, sem contrato, deixando uma caução de 300 euros, devolvida, quando cancelar o contrato e nos enviar o router)”.
Além de que, vi a péssima experiência que foi o apagão. Vários colegas ficaram sem acesso móvel, até 3 de Maio. A DIGI nunca explicou porque, tinham chamadas/SMS mas, o acesso 5G não funcionava. Só quando funcionou, receberam sms a avisar, sem mais explicações, nem compensação.
A Digi não cobrou esse dia sem serviço!
Lamento mas foi enganado. A DIGI não faz esse tipo de contrato.
algum agente que faz fraude, não existe essa oferta na DIGI
também já me tentaram vender painéis solares da EDP com condições que não estão no site da EDP
os agentes também fazem fraudes.
Não tenho razão de queixa da DIGI. Já da Vodafone….Temos de dar tempo ao tempo. As operadoras que já estão em PT á anos têm reclamações, por isso o facto de a DIGI ter entrado á meses não é desculpa.
Obrigado DIGI!
Aqui em casa a poupança é de 60% nos serviços contratados!!
Pelos que conheço (que devem ser 1 por 60000 milhões, baseados nos comentário daqui), a razão para a DIGI receber tantas queixas, foram 2: demoram 30 a 90 dias, a cancelar contratos ou o apagão.
4 pessoas, da margem sul do Tejo (não sei se será razão), viram o serviço móvel DIGI estar a funcionar mas, só com chamadas/SMS. O 5G (ou outra internet móvel) não funcionou até dia 3 de Maio. A empresa dizia que estavam a analisar o problema, sem mais explicações, que seria resolvido “o mais breve possível”.
A única explicação, plausível, que encontrei é que a empresa usa antenas MEO, em Almada e Seixal. A única antena DIGI, está em Alcântara e aquelas 4 pessoas, fizeram a travessia, durante o apagão. Por alguma razão, o sistema DIGI, bloqueou o serviço móvel naquela antena, não permitindo usar, nas que tem acordo de utilização.
Na parte fixa, só daqui a 8 anos(!!!), na melhor das hipóteses, ditos pela própria DIGI, é que tem previsto instalar, rede fixa, onde resido. É que só instalam o serviço móvel e há uns routers, deles, que custam 18 meses, de mensalidades, para usar o cartão para base wifi. Não obrigado.
“A única explicação, plausível, que encontrei é que a empresa usa antenas MEO, em Almada e Seixal. A única antena DIGI, está em Alcântara e aquelas 4 pessoas, fizeram a travessia, durante o apagão. Por alguma razão, o sistema DIGI, bloqueou o serviço móvel naquela antena, não permitindo usar, nas que tem acordo de utilização.”
Foi a única explicação que encontraste? Brilhante. Mas já agora, for the record, a Digi não usa antenas da Meo
Talvez use as torres onde está a MEO, mas também usa as torres onde estão as outras operadoras móveis, depende de local para local.
Nem sequer têm routers para 4G. Isso de andar a propagar informações falsas.
E não usam antenas da MEO mas sim circuitos da Meo, são coisas diferentes.
E todas as operadoras usam.
Não percebo porque alguém colocaria Digi em vez de Uzo fibra, Amigo fibra ou Woo fibra. As marcas “brancas” dos 3 operadores principais têm preços em conta, 3 meses de fidelização e têm a mesma qualidade, porque estão assentes sobre a mesma rede. Até os routers que instalam em casa são os mesmos. Porquê mudar para um operador que só dá problemas? (como provado no portal da queixa e em vários fóruns).
A única coisa boa que a Digi trouxe foi fazer baixar os preços, mais nada. O serviço em si é fraquinho. Nem a porcaria dum IP público dedicado conseguem oferecer (CGNAT).
A Digi serve para utilização básica mas mais do que isso…
Os operadores só têm essas ofertas de baixo custo nos locais exactos onde está a DIGI fibra, nos restantes locais “misteriosamente” a oferta comercial está indisponível. Se “ninguém” mudar para a DIGI os operadores tradicionais até podem decidir acabar com as ofertas de baixo custo.
IPv4 está esgotado, não é como se a DIGI pudesse adquirir IP’s (só se for os IPv6, que desses não há falta!)… e mesmo que possam adquirir IP’s provavelmente serão em pequenos lotes que não serão suficientes para todos os clientes.
nas outras zonas, só os canais da retenção é que propõem essas ofertas
é insistir que acabam por vender UZO em zonas não existe DIGI
“A *única* coisa boa que a Digi trouxe foi fazer *baixar os preços*.”
A *única* coisa, é só a *MELHOR* coisa, e por isso, devias agradecer a esses “alguéns” que não percebes, porque estão a fazer com que muita gente possa usufruir de preços baixos menos nas outras operadoras.
Sem DIGI, não havia preços baixos. De nada.
Sim, se todos fossem como o Byte Bandit, ninguém escolheria Digi. E como tal a Digi não existiria..consequentemente, tudo estaria na mesma em Portugal. Há que dar tempo. Estabilizar toda a operação, que foi feita de empurrão.
Só dá problemas? Já tive todas as Operadoras em Portugal..problemas em todas, sem excepção. e não.
Em Espanha, há actualmente cerca de 9 milhões de clientes Digi. Tudo leva o seu tempo.
Em boa parte é por zonas. Em certos locais funciona uma melhor que a outra, já tive que mudar de operadora por causa disso. Também já morei num local onde nenhuma operadora móvel funcionava decentemente e onde agora finalmente há bom sinal móvel com a DIGI. Na empresa onde trabalho, tivemos um contrato com a NOS durante anos e anos e sempre foi uma batalha hercúlea. Mil e um problemas, mas não haviam alternativas. Para desligar, ainda mais problemas e uma desorganização total entre a parte contratual, a comercial e a parte técnica. Tive de chegar ao ridículo de chamar cá um técnico para lhe mostrar que o cabo estava desligado na entrada do prédio (coletivo) porque o santo tinha 44 ou 45 ordens de desligação em cada tomada do edifício. Já não somos clientes há uns 2 ou 3 anos e continuamos a receber faturas a zero e 500 mil emails promocionais, que estamos sempre a pedir para cancelar… enfim. Não largam… Agora temos contrato com a MEO e está cada vez pior. Se termos um serviço pessoal é caro e complicado, ter um contrato (ou no caso da empresa vários) comerciais é um pesadelo total. Ainda na semana passada estive reunido por causa disso. Tínhamos gestor comercial externo e até conseguíamos ter as coisas +/- afinadas. Obrigaram-nos a passar para gestor interno da MEO e é o degredo total. Eu já sugeri ao big boss passar pelo menos os móveis para a DIGI, até porque não é com o “plafond” para equipamentos da meo que lá vamos…
Infelizmente as outras operadoras será questao de tempo até tb nao oferecerem IP publico.
DIGI é o melhor pelo melhor preço 15 eur 10GB ninguém bate.
Ip publico em 2025? Tenho servidores online com AI local e serviços META na rede digi com dominios associados, não entendo o que seria utilização avançada.
Ainda bem que a DIGI chegou, reclamações da minha parte 0.
Não tenho Digi fibra na minha zona.
Quando o contracto com a NOS acabar, vai tudo embora e só fica a NET fixa, porque não há alternativa.
Telefones móveis vai tudo para Digi.
Aliás, cada um de nós tem dois cartões no telefone, um da NOS e outro da Digi.
Uma nova operadora, novos métodos e muitas alterações de contrato, acho que o aumento de 8% nas reclamações até é pouco. Mas o mais notável é o enorme aumento de reclamações de outros operadores.
Mas pelo que vejo à minha volta, até acho que a descida da NOS não está bem explicada, tal é a macacada que criam para um cliente se desvincular. Tem sido das piores.
Só ainda não sou cliente DIGI porque ainda não chegou cá a fibra (só cabovisão e nãoooooo). Mas a fidelização já acabou, por isso a meo tem os dias contados.
Claro que a DiGi leva ao aumento de reclamações das telecomunicações! Se existe mais uma operadora no mercado é natural que – derivado a ninguém ser imune ao erro – hajam mais reclamações. Tautologia em forma de noticia, ya…!
Agora o que dói mesmo à outras operadoras, é ver uma nova operadora a entrar no mercado com preços dignos e respeitosos do cliente, e … ainda ter margem de lucro e crescimento! Essa é que é a grande dor! O que leva toda a gente a pensar/questionar: Então se estes senhores conseguem fazer estes preços baixíssimos, quanto é que os gulosos das outras operadoras andam a lucrar? Quem tudo quer…
Há mês e meio pedi a portabilidade de um número de telemóvel da Vodafone para a DIGI. Infelizmente ontem fui novamente pedir a portabilidade para regressar à Vodafone. Não me posso dar ao luxo de ter a minha mãe (tem quase 80 anos) com dificuldades em ouvir as pessoas com quem fala e muito menos dar-me ao luxo de lhe ligar e dizer que o número não está atribuído e ela não conseguir fazer chamadas quando isso acontece. Gostava de me manter na DIGI, mas infelizmente o que ouvi antes de ir para a DIGI é verdade.
Esse comentário é tão mas tão suspeito… o típico comentário sentimentalista que nunca ninguém poderá confirmar a veracidade, mas que no processo tem o efeito subliminar de chamar “irresponsável” ao visado. Estamos numa sociedade que já deu muitas voltas, os costumeiros truques já são conhecidos.
Queres a minha morada é isso? O que precisas? Falas demais!
A minha mãe como usa pouco o telemóvel acabou por ser a cobaia. Começou a custar-me vê-la a queixar-se dizendo que as pessoas não a ouviam ou ouviam muito baixo. Além disso, ela às vezes também ouvia mal algumas pessoas. Estes problemas aconteciam essencialmente com as pessoas que tinham MEO. A gota de água foi quando a minha irmã me ligou a dizer que queria contactar com a nossa mão e dava número não atribuído. Eu como sou de outra rede (Vodafone e ela MEO) liguei eu e dava-me exatamente essa indicação. Liguei para o apoio ao cliente da DIGI que me mandou desligar o telemóvel por 2 a 3 minutos e voltar a ligar. Lembro que durante o período em que indicava que o número do telemóvel DIGI não estava atribuído eu fui ao pé da minha mãe (vivo com ela) e tentei fazer uma chamada do número DIGI dela e não conseguia. Isso para fim foi a gota de água.
Eu até aceito que a DIGI ainda esteja com alguns problemas por resolver pois é recente no mercado. Quando a rede DIGI deixar de esses problemas técnicos não terei qualquer problema em regressar à DIGI. Agora vires tu com essa conversa de chico-esperto quem pensas que és? Cresce pá.
Nunca na vida serei cliente da Digi. Com tantas queixas e reclamações que proliferam na net, eu é que não arrisco. Depois há os artistas que o justificam o mau serviço com o fato de ser uma empresa recente em Portugal. Mas acham que eu vou arriscar ficar sem serviços para dar a oportunidade a uma empresa nova? Nunca na vida. Para além disso renegociei o contrato e pago €50 por um 4P 500 Mbitps c/ 3 moveis 200Gb. O mal dos fans da Digi, é que não sabem negociar.