“Daqui a dois anos, o spam estará resolvido”, disse Bill Gates… em 2004!
O spam é uma verdadeira praga, entupindo não apenas as caixas de e-mail, mas os nossos telefones, com chamadas pouco pertinentes. Se o sabemos, é porque Bill Gates estava errado quando, em 2004, previu que o problema seria resolvido em dois anos. Na altura, a solução parecia muito viável...
A previsão foi repescada pelo TechSpot, que recordou a ousadia de Bill Gates, então chefe de software da Microsoft.
No Fórum Económico Mundial de 2004, em Davos, o agora magnata partilhou aquela que poderia ser, na sua perspetiva, a solução para o spam.
Daqui a dois anos, o spam estará resolvido. A longo prazo, o [método] monetário será dominante.
De entre algumas soluções possíveis dadas por Bill Gates, na altura, duas envolviam exigir que os remetentes resolvessem quebra-cabeças computacionais, algo semelhante ao que hoje conhecemos como proof-of-work.
Contudo, aquela em que depositava mais confiança era um sistema monetário no qual os remetentes de e-mails pagariam uma pequena taxa, semelhante a um selo, mas digital, para enviar uma mensagem. Contactos confiáveis, como amigos e familiares, poderiam ser isentos dessa taxa.
Desta forma, os e-mails deixariam de ser enviados em massa, para longas listas de contactos. As marcas e empresas teriam de ser mais criteriosas, apostando em envios com mais propósito.
Como sabemos, spam não foi resolvido...
Ainda segundo o TechSpot, nos anos seguintes, o problema não se viu resolvido.
Em 2007, aliás, o spam atingiu níveis recordes, estimando-se que 10,8 mil milhões de e-mails de spam foram enviados, ultrapassando as 10,5 mil milhões de mensagens legítimas.
Entretanto, em 2008, o tráfego de spam atingiu o pico, quando representou aproximadamente 92% de todo o tráfego de e-mail, de acordo com o Relatório Anual de Segurança de 2009 da Cisco.
Em 2025, várias fontes mencionadas apresentam números menos graves, mas concordam que o spam ainda representa cerca de 40% do tráfego global de e-mail, com apenas um declínio gradual a longo prazo, em vez de uma queda acentuada.
Por exemplo, a Statista diz que o spam representou cerca de 46% do tráfego global de e-mails em 2024 e 2025, e um relatório da Kaspersky concluiu que representou 47%.
Além disso, embora o Gmail, uma das plataformas de e-mail mais utilizadas, alegue bloquear mais de 99% do spam, phishing e malware que chegam às caixas de entrada, a verdade é que esses contactos ainda passam, frequentemente.
Apesar da ousada previsão de Bill Gates, a verdade é que, hoje, ainda se batalha contra o spam, com a agravante de os utilizadores estarem expostos a métodos mais sofisticados.
Leia também:























https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6955512410308775936
O teu website não suporta ligação “force https”? lol? E não, as horas estão corretas.
https://i.imgur.com/JokPpGL.png
É comediante..
Não percebi. O link acima foi parar a algum comediante?
Estou a falar do teu suposto serviço e “website” que não funciona, nenhum outro website deu esse alerta… só o teu. Achas normal?
Ah, ok
Agora sem a piadinha (que já deverias ter evitado) posso justificar.
O projeto estava alojado em um serviço muito caro e este mês optei por o tornar mais simples. Ainda não tive oportunidade de criar um novo website, até porque não sou uma empresa e o site apenas vai servir para publicar o meu trabalho como oferta de desenvolvimento a quem desejar.
Mas o essencial para já está no link do Linkedin. Os propósitos e o caminho para o whitepaper.
Um abraço.
Diria que depende muito do serviço de email que tenham, tenho notado que 99% vai para SPAM correctamente o que não acontecia há alguns atrás, por isso sim os sistemas evoluiram.
Exato. Alem de te obrigarem a ter de suportar o “peso” de tudo o que nao queres, eles libertam-se da responsabilidade de danos causados no destinatário. Sem contar com a possibilidade de emails verdadeiramente importantes poderem lá cair.
Depois vendem-te a ideia de que tens um pasta que te liberta de “receberes” spam quando te vez obrigado a repescar algo que passou pelos filtro indevidamente. Na verdade recebes e muito, apenas nao fica visivel na tua pasta de entrada.
P2T coloca o onus da responsabilidade na origem e so recebes se demonstrares interesse, o que coloca o incentivo a não abusar das caixas de correio dos destinatários e nao enviares ficheiros comprometidos sob causa de seres rastreado.
Volvidos mais de 20 anos continuamos com o SPAM acrescido da praga de publicidade nas páginas de internet.
Continuamos é com técnicas spam cada vez mais a avançadas, colocamos em spam e passados uns tempos , o mesmo está de volta á entrada…
Ainda não acertou uma
Ai Bill. Aconselho-o a mudar de bola de cristal.
a nível corporativo recebo zero spam, temos 3 niveis de protecção antispam, ultima vez que vi spam foi em 2021 e foi porque durante o covid ficou muito agressivo.
a nível de endereços pessoais, apple tenho 1 email de spam por mês se tanto, microsoft idem, google (tenho gmail desde a private beta) diria que recebo uma dezena por dia e isto já com gestão da caixa, classificar tudo bem classificado, fazer unsubscribe e block ao que é preciso, etc.
ou seja, continuamos com spam porque não se adoptaram a medidas que o bill gates dizia que iriam acabar com o spam
A quantidade de dados que podem e se deseja que circulem, é um mal necessário para quem vive deles. Porque raio essas instituições iriam querer ter uma ferramenta funcional e eficiente para acabar com o spam?
É como um governo socialista que embora se mostre interessado em mostrar a bandeira da moralidade social como principio, é de interesse deles que nunca acabe porque um beneficio retirado das mãos dos coitadinhos, retira votos para se manterem no poder.
Portanto, não são as instituições centralizadas que poderão ter a solução.
Começa por ele.
Parece o Musk. Prometer é fácil!
Só cai quem quer!