COVID-19: WhatsApp restringe funcionalidade “Reencaminhar”
O WhatsApp é uma das mais populares plataformas de comunicação do mundo. Com o aparecimento do novo coronavírus, que obriga a estarmos em isolamento social, este tipo de plataformas tornam-se ainda mais importantes! No entanto, sendo uma forma fácil de passar informação, estes canais tornam-se também um veículo para as mensagens falsas (fake news).
Para ajudar no combate a notícias falsas, o WhatsApp restringiu a funcionalidade de reencaminhar.
Em plena pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), a grande maioria das pessoas não se podem encontrar pessoalmente com os seus amigos ou familiares. Por essa razão, o WhatsApp e outras plataformas digitais ganharam ainda mais importância na comunicação entre pessoas.
Mudanças no serviço WhatsApp
Para tornar o WhatsApp ainda mais pessoal, foi criado o conceito de mensagens encaminhadas muitas vezes e adicionada uma etiqueta de setas duplas para indicar que essas mensagens não foram criadas pelo contacto que as enviou. Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas. A partir de agora existe também um limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez.
Segundo a empresa, o WhatsApp é um serviço de mensagens privadas e nesse sentido toda a privacidade é importante. No ano passado, numa estratégia de conter a disseminação de notícias falsas, o WhatsApp conseguiu diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo.
A COVID-19 tem levado a que as tradicionais fontes de informação sejam abandonadas. Cada vez mais se procuram informações na Internet, nem sempre de fontes fidedignas, seguras e validadas. Esta plataforma já tinha já canais dedicados à COVID-19, em parceria com a OMS. Agora, estes estão em português e podem ser consultados por todos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pois, desde que começou a quarentena já tive de bloquear muita gente (principalmente os mais velhos) à quantidade de msgs correntes, fake news e msgs de m*rda que recebo diariamente
“Oficial” e “convincente” parece não estar a convencer.
Vai combater as fake news mas tambem vai combater as noticias verdadeiras. Portanto nem vai fazer bem nem mal.
Esta censura toda e a martial law aplicada por todos os paises (algo nunca antes visto na historia desta planeta) so vai criar mais teorias de conspiração (e com razão)
Sinceramente, o Whatsapp anda insuportável. Chego a receber a mesma piada em vários grupos e por pessoas diferentes.
Estou a dias de desinstalar aquilo. Ultimamente é uma ferramenta de encaminhamento de memes (alguns muito engraçados) mas a verdade é que consome atenção demais.
Podes sempre desativar as notificações, não recebes nenhuma até abrires o Whatsapp.
Tens o Telegram, muitos dos teus contactos já devem usar, ou pelo menos ter conta. Muito melhor e até podes pesquisar por grupos com temas do teu interesse / gostos.
Conheco o Telegram e uso.
A função de desactivar não me serve porque fica lá o indicador visual a dizer que há mensagens novas.. acabo pr ir ver e perder o tempo na mesma a vasculhar entre as mensagens de piadas e sem conteúdo real a ver se há de facto alguma coisa concreta para mim ou que mereça a minha atenção.
Só tenho o grupo de WhatsApp sobretudo por causa de um grupo específico do curso da minha turma de Mestrado. 95% das mensagens são trampa, mas há 5% muito importantes.
Os grupos estão completamente atulhados de poluição destas, de piadas e videozinhos de 30 segundos. Os gifs então nem comento.
As pessoas parece que sentem compulsão em encaminhar toda e qualquer porcaria que recebem. Para o mais velhos vão recordar-se que era o mesmo quando o email esta uma novidade… era receber emails com videos a toda a hora. Rebentava com as caixas todas…
O problema é que não há etiqueta nenhuma com as comunicações. É sempre a chutar para todos. 🙁
Quando é assim muda-se para outra plataforma como Signal, Telegram onde os utilizadores são menores e o risco de spam também.
Alem de que grupos de universidade devido a trabalhos e dados sensíveis é sempre uma boa escusa e convencer alguem a utilizar um serviço com mais privacidade.
Voila, Telegram ou Signal. 😉
Sinceramente a mim deixa-me perplexo como podem dizer que são “Fake news” sem qualquer tipo de prova, uma teoria que é uma teoria, é uma fake news. Porque não há provas.
E há alguma prova irrefutável de que essa Fake news é errada ou não verdade? É isto que me deixa perplexo, agora tudo o que vier ai, é fake news! Haja paciência.
Assim como não há provas de que as teorias estão todas corretas, não existe também provas 100% incontestáveis que as mesmas estão erradas!
Uma coisa é “bombeiro, foi apanhado a regar as plantas em sua casa, enquanto devia estar a combater o fogo ” e dentro dessa noticia não ter imagem, provas!
Telegram e Signal a ganhar mais terreno!
Faz 3 semanas que recebi algo no whatsapp a dizer que já morreram 400 mil portugueses devido ao vírus e andam todos a esconder isso, há alguma prova irrefutável de que essa Fake news é errada ou não verdade?
Maioria das coisas são partilhadas, mesmo sem provas e o pessoal come a palha e ainda pede mais.
Acusar ou criar historias sem provas ou fundamento é aceitável, dizer que essas acusações são mentira, ai e ofensivo.
Eu gostaria de solicitar o envio do produto wasp
Então e agora como reencaminho a “pornoxaxada”?!?
Dizer que é fake news é a nova forma de censura. Quem afirma que é? A autoridade? Como se fosse idónea e não manipulável… Há poucos exemplos ao longo da história!
A questão é que até pode ser fake, mas isso sempre houve.
investigue-se, contudo proibir a difusão seja do que for é o princípio da ditadura, sempre será.
Aqui segue um exemplo curioso: https://www.youtube.com/watch?v=h2NmuQW8cjE
Está péssima esta mudança…. Coíbe fake news, mas também notícias verdadeiras… Com isto o aplicativo perde totalmente a funcionalidade de interação social, pois nem mesmo o compartilhamento de conteúdo recreativo entre amigos, permite… Tudo indica ser o momento de procurar outros aplicativos “mais inteligentes”….