Como está a cobertura 5G em Portugal? Este mapa mostra-lhe tudo
As comunicações móveis são cada vez mais importantes para a vida moderna, seja ela em tempo de paz, ou mesmo num conflito como estamos a assistir. Possivelmente desconhecemos na nossa localidade que tipo de cobertura temos de rede móvel, já para não falar noutros pontos do país. Mas... no que toca ao 5G, como estamos por cá?
Esta plataforma, que já conhecemos há alguns anos, mostra-nos com detalhe o serviço prestado no que toca ao sinal da rede móvel.
Fala-se muito no 5G em Portugal e em muitos lugares nem 4G ainda existe. Contudo, nota-se já o esforço das operadoras para levar a "nova rede móvel" aos dispositivos dos portugueses.
Quer saber se a sua rua, localidade ou concelho tem sinal de rede móvel e que qualidade oferece? Então conheça o nPerf. Esta é uma ferramenta que, com um design simples e intuitivo, permite-lhe verificar com um nível de detalhe incrível o serviço prestado por algumas das principais operadoras de comunicações do país.
Como funciona?
O mecanismo é muito simples. Na parte superior inclui uma barra com quatro separadores.
Na primeira deve especificar o país, na segunda o operador sobre o qual pretende fazer a consulta e nas duas restantes tem de assinalar se está interessado na rede de cobertura ou nas velocidades de receção.
O primeiro dado que deve selecionar para o mapa mostrar os dados é a empresa fornecedora. Este mapa pode ser mostrado no modo clássico ou no modo satélite.
Conforme é mostrado, a plataforma nPerf só oferece dados da Vodafone, MEO, e NOS. Com o operador marcado, poderá verificar os pormenores no mapa.
Rua a rua, cidade a cidade, que "internet móvel" tem disponível?
O serviço identifica a rede de cobertura com cinco cores. Azul corresponde a 2G, verde a 3G, laranja a 4G, vermelho a 4G+ e roxo a 5G.
Ao procurar a sua rua ou o local para onde deseja ir de férias, por exemplo, verá marcada numa cor ou outra, sempre dependendo do tipo de serviço oferecido pela operadora naquele ponto específico.
A grande vantagem do nPerf é ele permitir comparar opções. Além de poder ver o serviço prestado pela empresa que contratou para o seu serviço, pode também verificar o que os outros operadores oferecem.
Os dados correspondem às medições dos utilizadores do nPerf, site que oferece testes de velocidade para ADSL, VDSL, cabo, fibra e satélite.
De facto, se olhar para o canto inferior esquerdo do mapa, verá uma caixa na qual a ferramenta detalha o número de dados recolhidos em cada uma das áreas, desde quando e também a data da última atualização, incluindo o dia e a hora.
As medições armazenadas são feitas pelos utilizadores da aplicação nPerf, em condições reais e diretamente no sítio. Se quiser participar, basta descarregar a app nPerf para o seu smartphone.
Quanto mais dados houver, mais completos serão os mapas. A nPerf refere que os dados de cobertura são atualizados automaticamente a cada quinze minutos.
A ferramenta também permite baixar dados de cobertura ou teste em formato CSV.
E como está o 5G em Portugal?
Conforme sabemos, Portugal começou a implementar o 5G praticamente atrás de todos os países da Europa. No entanto, as operadoras já começaram a disponibilizar esta nova tecnologia nalgumas zonas do país.
Conforme podemos ver no mapa, a zona de Lisboa e um pouco pelo litoral norte têm já alguma cobertura, mas ainda longe da cobertura que vemos noutros países da Europa.
As promessas dizem-nos que o 5G traz consigo toda uma nova realidade: será capaz de suportar mil vezes mais tráfego do que as redes atuais e a uma velocidade 10 a 20 vezes mais rápida do que o 4G.
Este artigo tem mais de um ano
Escolheram como imagme principal, Portugal Continental e Espanha, quando deveriam ter colocado Portugal Continental e as regiões autónomas, que é Portugal, e não a peninsula ibérica. Mas provavelmente nem devem saber onde ficam as regiões autónomas, porque lá também vivem Portugueses e também têm 5G.
César, a imagem não reflete qualquer região em particular, muito menos discrimina seja qual for. Essa tua atitude transmite determinada revolta interna, com a qual nada temos a ver. É apenas uma imagem representativa da plataforma 😉
Sobre o saber onde ficam as regiões autónomas, por acaso sei e adoro as nossas regiões autónomas. Aliás, o Pplware já teve o prazer de ser convidado para vários eventos nalgumas ilhas do Açores, assim como na região autónoma da Madeira. Aaa e também já fomos algumas vezes de férias até lá. 🙂 Portanto, o que dizes não serve para nada. Abraço.
Revolta interna só mesmo contra a guerra, de resto é o facto de ser mencionado Portugal e não ser incluído as regiões autónomas. Ainda bem que já vieram cá de férias, recebemos muito bem as pessoas. Ab.
Partilhamos essa revolta. De resto, sempre que mencionamos Portugal é um todo, não temos necessidade de especificar se é insular ou peninsular. É Portugal. Abraço.
Acho este mapa errado. Tenho NOS e MEO e tenho apanhado 5G na zona interior de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, zona da Serra da Estrela e Serra do Açor, o que no mapa não aparece…
É utilizar a aplicação nesses locais, para a mesma registar tal informação.
Ora nem mais. É isso mesmo.
É como o Joao Ptt diz.
fazer a cartografia tambem
A cobertura da nos dá 10 a 0 as outras duas fogo sim senhora
Em português sff 🙂
Tu entendeste muito bem o que ele quis dizer!
Uma coisa é entender, outra coisa é escrever corretamente.
Epa nunca te enganas e esqueces de meter o acento? Blackbit o polícia do dicionário
A sério, não percebo o que o Clesh quer dizer.
Já me chamaram de muita coisa, agora de “polícia do dicionário” é a primeira vez 🙂
Também tenho a pior operadora nacional, e tenho sinal 5G em imensos lugares, mesmo saindo dos centros urbanos
Este percurso mapeei no passado dia 25 em azeitao
https://drive.google.com/file/d/1AD-DwP1Isp3dfCRMaqjtTabZZNYoTcd9/view?usp=sharing
Para o usuário comum o 5G é uma falácia. As velocidades oferecidas de download e upload som um poucochinho mais rápidas que o o 4GLTE e quase não se nota no uso normal de por exemplo um streaming. No entanto vai ser um bom negócio para as operadoras cobrarem uns Euros mais aos incautos…
De facto ainda está longe do prometido pela tecnologia, concordo.
Eu diria que terão que passar ainda uns 2 ou 3 anos para que o consumidor comum tire vantagens óbvias do 5G relativamente à geração anterior.
E por favor, que as operadores retirem o custo adicional para utilizar o 5G; nem tenho palavras para descrever essa roubalheira.
Como é que o consumidor comum vai tirar vantagens do 5G? Para o consumidor comum o 5G serve para quê?
Não tem a ver exatamente com o tema mas está a ser desenvolvido um mapa através do OpenStreetMap com a localização das antenas das 3 operadoras em Portugal, tendo quase 3000 antenas mapeadas por todo o país. Faltam muitos locais, mas depende sempre de cada um que está a colaborar ir mapeando mais, em especial eu e mais alguns contribuidores.
Deixo aqui o link para possíveis interessados nisto:
https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile_711515#10/38.7792/-8.8948
Boa informação. Obrigado.
Esses mapas pela fraca cobertura 5G devem ser do MEO certamente… ou da Vodafone.
Anedota.
Para ter rede de telemóvel tenho que andar perto das janelas. Muito mal servido de rede MEO na minha zona.
Nem 3G quanto mais 5 G.
Sofro do mesmo mas noutra operadora, mas o meu real problema é a construção da casa, parece um “Bunker” com paredes largas.
À porta, tudo normal
A NOS prolongou novamente o acesso gratuito à rede 5G!!! 🙂
https://forum.nos.pt/novidades-16/oferta-5g-upgrade-5g-28261/index3.html?postid=208646#post208646