Começaram os problemas! Netflix está a falhar na localização dos utilizadores
A data era bem clara e foi a própria Netflix que a definiu. No dia 22 de fevereiro tudo iria mudar e a partilha de contas era um assunto do passado. A verdade é que essa data chegou e aparentemente nada mudou. Aliás, há novos problemas que ninguém esperava, em especial na localização.
Começaram os problemas da Netflix?
A nova fórmula para usar a Netflix é simples. Os utilizadores têm de definir uma localização onde o serviço será prestado, não podendo ser usado fora deste local. De forma excecional e por curtos períodos de tempo poderá ser usada fora, mas sempre com limitações.
Todos os que quiserem ter novos locais para usar a Netflix podem fazê-lo, mediante a criação de um novo membro e o pagamento mensal de 3,99 euros. Muitos utilizadores decidiram simplesmente abandonar o serviço de streaming, procurando alternativas que se mostram até mais baratas.
Moro no distrito do Porto mas a #netflix identifica a minha morada como perto de Mirandela, Bragança...parece-me bem!
— Paulo Morais (@PMVMorais) February 13, 2023
Localização das moradas não bate certo
A verdade é que a Netflix não parece estar já a aplicar qualquer medida que impeça a utilização do seu serviço fora das moradas definidas. A verdade é que há até quem tenha queixas, mas a um nível completamente diferente. Falamos da localização determinada recorrendo ao endereço IP do utilizador.
Vai continuar com a sua conta na Netflix depois do fim das contas partilhadas?
Não faltam casos reportados nas redes sociais em que as localizações determinas estão muito longe do que seria esperado. Assim, e contra o que seria esperado, a localização indicada não bate certo com o que é encontrado pela Netflix, o que pode trazer problemas no futuro. Curiosamente, este é um problema que também acontece em Espanha, onde as mesmas regras foram impostas.
Ahhhh fraquinhos..... Eu moro nos Açores e diz a Netflix que estou em Braga.... Isto sim é que é um router Wi-Fi....
— Miguel Figueira (@MiguelF12238933) February 14, 2023
Problemas em associar um IP às contas
Talvez por existir este desfasamento, que por vezes é de várias centenas de quilómetros, a Netflix ainda não tenha tomado qualquer medida quando ao bloqueio, não sendo conhecidos quaisquer casos. Pode também ser por estarmos dentro do período dado para utilização fora da morada principal.
Seja qual a razão, a verdade é que a Netflix tem de resolver de forma rápida os problemas da deteção das localizações. Os utilizadores podem ver o serviço bloqueado simplesmente porque não estão no que o serviço considera ser a sua morada, determinada com recurso ao endereço IP do operador.
Este artigo tem mais de um ano
Netflix is the new twitter…
Netflix is digging his grave…
its* grave…
Esta noticia não está correta.
O que é pedido não é a morada, mas sim a localização principal e essa localização é obtida através do router do operador e nada tem a ver com a identificação da zona onde está o cliente.
A deteção das contas partilhadas certamente que envolve muitos outros fatores alem da localização. Certamente que analisam e comparam os perfis dos utilizadores, as preferências, as series que estão a ver, os dispositivos usados, as localizações e muitos outros fatores.
Exato, falamos de localização, mas o problema é quando a localização atravessa o oceano ou fica a mais de 100km da morada num dispositivo e noutro já apareça mais próximo da morada, quando ligados à mesma rede. O texto já foi ajustado. Obrigada
Isso não acontece só com o Netflix.
Qualquer site que identifique ou analise a origem do trafego está sujeito à informação do operador, que nem sempre é correta nem tem de ser.
Nos acessos empresariais ainda é pior. O meu está sempre a apontar para a área do Datacenter da PT
seja qual for a explicação, o certo certíssimo é que a netflix diz que eu estou em braga quando eu moro e sempre morei desde o inicio em coimbra. Hi+petese de corrigir? não descobri como.
Aguardo pacientemente para ver quais serão as consequências, mas se elas não forem de acordo com a minha pretensão … adeus, pois está visto que o serviço de apoio ao cliente é inexistente, e sim, falo por experiência própria de me andarem a trocar o nome, desde que sou cliente e nunca o alteraram apesar das promessas de correção e apresentarem sempre imensas desculpas pelo incomodo.
Não foi um tiro no pé, foi um tiro nos dois pés. Ainda bem que cancelei, já foi é tarde demais!
Mortinhos por sairem fora.
Os tipos acham que o cliente doméstico tem IP fixo de operador…
Imagino o gráfico de consumo de produto em queda livre
E quem é que lhe disse que a única coisa que é analisada para saber (ou prever) se uma conta está a ser partilhada é o IP do operador?
Sera que Netflix nunca ouviu falar em VPNs???
Com 30€ resolve-se o problema.
Se a resposta dos 30€ for relacionado com o preço de um raspberry e afins para instalar uma VPN em casa… OK.
Se for relacionado com VPN que se “compra” a serviços externos, não irá resolver o problema meu caro.
Estou a falar VPN ponto a Ponto, “tipo” raspberry, ou GL.iNet
Claro q o utilizador comum vai mesmo por esse caminho… Muito mais fácil é continuar/voltar a usar p2p.
A informação da visualização da localização do acesso de um determinado dispositivo já foi retirada do site.
Apenas é visível a localização no mail que enviam
Eu sou de Aveiro e sou identificado como sendo de Viana Do Castelo.
Tá fixe
Pois…eu vi Netflix no iPad em casa e recebi logo um aviso que andava a partilhar a rede 🙂 , estão tolinhos
Será?
Eu não defini nenhuma localização (recuso a fazê-lo) e até hoje tudo perfeito como antes, Netflix 100% funcional
Estou contigo, jamais vou partilhar a minha morada à Netflix. É informação pessoal e estamos protegidos por legislação. Por outro lado a morada que eles vão ter acesso com base no IP será a morada do operador pq é a única morada pública acessível pela Netflix, vão existir dezenas ou até milhares de contas com a mesma morada quero ver como vão resolver isto…
Obrigado kodi
Pobre TV
Asr obrigado
Em casa todos os equipamentos de acesso são Apple, excessão à TV e ao router. Cada equipamento, cada acesso, remete o utilizador para um canto do país – e são 5 botes Apple TV, vários telemóveis, iPads, etc. Contatado o Netflix, uma trapalhada de informação sem contexto e um conselho “sábio”: aceder via TV smart à Netflix. Mandei o Netflix à fava. Apaguei o primeiro registo de localização, acedo ao Netflix como me apetece e quero ver o que eles vão fazer… certo que avisei que qualquer problema levantado remeterá para contestação – não sou eu que tenho que provar que estou no IP em que me encontro nem tenho que desligar os mecanismos da Apple para proteção de privacidade. Certo é que os equipamentos nunca mais perguntaram se desejo registar a localização
Sou de Lisboa e sou identificado como estando no Porto, muito bom! Ainda bem que já desativei, só tenho os últimos dias
Eu sou do Porto e estava identificado como estando em Lisboa.
Nunca a Netflix ou qualquer outro serviço irão conseguir “fixar” o cliente a um local através do IP ou qualquer que seja o identificador que procurem utilizar.
Nas operadores os servidores de IPv4 são totalmente distintos dos servidores IPv6 por exemplo.
Pode-se ter uma smarttv no Porto e outra em Braga e as duas estarem na mesma sala, até mesmo o próprio router/ont/modem podem ter uma localização atribuída a centenas de quilómetros do local instalado.
A Netflix pensa que aqui é como nos Estados Unidos onde a privacidade é zero, não é perfeita mas certamente que é bem melhor.
É tudo tão simples como aceder aos conteúdos usando o browser e não a app.
Cancelem! É mesmo o melhor a fazer
meus amigos, Stremio…
Há para aqui uma grande confusão com as localizações. Do que li e percebi, a coisa é assim.
A Netflix tem bastante bem identificados todos os dispositivos em que a aplicação foi instalada, com uma dada conta de utilizador. Não sei de cor, mas ha de estar em qualquer coisa como Definições > Dispositivos (da última vez que olhei, na minha conta havia umas dezenas de dispositivos, desde há uma data de anos).
É fácil para a Netflix distinguir os equipamentos que se ligaram regularmente à internet a partir de um certo IP público, enquanto outros se ligaram a partir de outro IP público. (Eu sei que os IPs públicos são dinâmicos, mas não são assim tão dinâmicos, pode conseguir-se essa distinção).
Como é que a Netflix conhece os equipamentos e os IPs? Presumo que obtém mais informação do que a que se consegue num teste de localização como este, em que a informação já é bastante (podem clicar à vontade) : https://www.iplocation.net
Se há uns equipamentos a ligar-se regularmente através de um IP e outros através de outro, sem nunca fazer login no primeiro, facilmente a Netflix conclui que são duas casas distintas.
P.S. Se a geolocazição de um IP diz que está em Braga, quando está no Porto, ou está em Leiria, quando está em Lisboa, não tem qualquer importância. Não se trata de saber onde está localizada fisicamente cada casa, trata-se de saber se são casas distintivas.
Por norma para netflix e outros serviços uso sempre o modo anónimo, nada a esconder mas dá-me mais séries e não fixa tanto as preferencias. Resumindo, tenho mais de 500 dispositivos nos últimos 7 dias. O meu serviço por ser adsl muda de ip de 24 em 24h (infelizmente sem fibra ou hfc) e repara que tenho mais de 300 ip’s diferentes.
Pergunto como vão conseguir “controlar” que sou eu?
relevância zero, não tem implicação nenhuma a real localização.
Isto simplesmente é impossível de controlar sem atirar uma montanha de dinheiro (que não tem, pelos vistos) para cima do problema. É tão facilmente resolvido como instalando um servidor VPN na morada principal… Et violá! Tudo a funcionar. E eles sabem disso…
Até podem aplicar constrangimentos em algumas situações flagrantes, mas não de uma maneira generalizada. A notícia foi uma tentativa de dissuasão, apenas isso.
Basta obterem o MAC Address do dispositivo para no dia em que definiram o IP como casa.
Depois os outros dispositivos tem de se ligar pelo menos uma vez de 30 em 30 dias, ao IP do dispositivo do MAC Adress de definição inicial. Independetemente se o IP mudar ou nao
A culpa é das Operadoras. Estou em Castelo Branco e a minha operadora MEO usa a saída da Guarda, como sendo a minha morada. Mas isso vai variando, algumas vezes ela usa a saída de Portalegre, é a operadora que decide qual o melhor caminho para a saída do meu trafego.
Não consigo entender onde é que as operadoras tem culpa de não partilhar a morada final do cliente, e redirecionar o tráfego da melhor forma….
Eu moro em Lisboa, Algés, colocaram a minha localização em Leiria, é normal isso?