China quer calar jornalismo de investigação. Há mais uma baixa importante
Desde a entrada em funções do Presidente Xi Jinping, a China tem visto o controlo dos seus meios de comunicação social aumentar. Um novo relatório revela que a Caixin foi eliminada da lista de agências e organizações noticiosas do país.
A China publicou, recentemente, a lista atualizada dos fornecedores de notícias que estão autorizados a ser republicados pelas plataformas do país.
De acordo com um relatório da Bloomberg, a Caixin, a principal revista financeira da China, foi eliminada da lista das organizações noticiosas cujos conteúdos podem ser republicados online por outras plataformas. Esta saída fez-se notar aquando da partilha, pela China, da lista atualizada, que surge após o país reprimir vários setores, de entre eles os meios de comunicação social.
Ao contrário da maioria das organizações noticiosas do país, que são geridas pelo Estado, a Caixin é financiada por privados. Da mesma forma, também o independente The Economic Observer foi retirado da lista.
Desde que o Presidente Xi Jinping entrou em funções, a China tem conhecido um estreito rigor no controlo dos meios de comunicação social e da liberdade de expressão, no geral. Antes disso, já os estrangeiros British Broadcasting Corp. e The New York Times haviam sido proibidos pela China de disponibilizar notícias e conteúdos impressos.
Agências noticiosas eliminadas têm "mau desempenho diário"
Agora, a Cyberspace Administration of China decidiu eliminar a Caixin da lista de agências e organizações de notícias autorizadas. Isto significa que, a partir de agora, as plataformas online não poderão republicar os seus conteúdos, disponibilizando-os em sites agregadores de notícias, por exemplo. Por sua vez, os utilizadores terão de aceder ao site ou aplicação oficial para ter acesso.
De acordo com a Cyberspace Administration of China, as agências ou organizações noticiosas foram eliminadas da lista, porque “já não cumprem os requisitos, têm um mau desempenho diário e não têm influência”. Nesse sentido, o objetivo passa por manter a “seriedade e credibilidade” da lista.
Segundo o Associated Press, a Caixin é muito conhecida na China por ser um dos meios de comunicação social mais corajosos do país, na medida em que pressiona os limites impostos pelo governo. Afinal, é um grupo conhecido pelo jornalismo de investigação, altamente direcionado para a corrupção e outras questões politicamente sensíveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se fosse só o jornalismo de investigação que eles querem calar… e lamentavelmente, esses tiques estão a chegar aos países europeus, Portugal incluído, e até à América… cortesia, em grande parte das Big Tech..
Continuem a comprar made in China carrega otario
Até parece que estás com um equipamento que não tem nada chinês a fazer esse comentário.
Eu sou um dos que alertava a anos para um dos perigos do Mundo a China enquanto muitos só acreditam no papão dos Russos, mas aprece que estão abrir os olhos alguns…
Aqui não é preciso calar jornalismo de investigação porque já morreu há muito xD
RTP é do PS, a SIC é comandada pelo irmão do António Costa, a TVI recebe uns cobres vindos dos impostos do povo.
Será que ninguém consegue ver isto? Onde andam os verdadeiros democratas?
Temos a CmTV… pera 😐
O Costa calou a Sandra Felgueiras mesmo antes das legislativas e ainda está no poleiro, mais tarde andou a comprar os media com o Nosso dinheiro…será Portugal uma ditadura!?
E o Costa calou outra, que não me lembro do nome agora.
Até lhe telefonou a ameaçá-la…
Quem não se lembra da novela Manuela Moura Guedes vs Sócrates?
Ao menos na China dizem ao que vão, aqui é tudo encapotado.
Acaba por ser pior…
Os 15 milhões para a Comunicação Social(ista) tinham um preço.
Só um otário é que pode pensar que esses 15 milhões foram dados sem contrapartidas…
Basta ver os jornais e TVs, todos comprados.
Uma visão aos objectivos democráticos do PS ,PCP e Bloco de Esquerda.
Liberdade de expressão apenas para opiniões permitidas. Em frente rumo ao fascismo do bem!
É um gosto ver todos estes especialistas em política nacional e internacional a brindar nos com tanta sabedoria! Alguns até são videntes e todos sabem o motivo das coisas estarem assim!! Génios PPLWARE tem muita sorte que estes crânios gastem um pouco do seu tempo aqui a dar opinião! E todos ganham! Eles falam ( dá pra ver que adoram ) o PPLWARE tem mais visualizações, comentários, partilhas, e os outros todos ganham um espetáculo de comédia gratuito !
🙂 Admirável é como é que há “gente” que ainda acredita que existe “democracia” e “liberdade” 🙂 seja onde for nesta “planeta” 🙂
É o chamado combate à desinformação e negacionistas