Cheque de 125 euros: Adulteração do IBAN no portal? AT já se pronunciou
O IBAN foi ou não adulterado no portal das finanças? O tema dos apoios extraordinários, que envolvem o pagamento de 125 euros e também o pagamento de 50 euros por cada filho continua a ser notícia, em especial por causa de uma possível alteração do IBAN de vários contribuintes.
As reclamações, por parte dos contribuintes, de adulteração são muitas e nesse sentido a Autoridade Tributária já se veio pronunciar.
Autoridade Tributária não tem qualquer evidência da adulteração do IBAN
Segundo revela o JN, a Autoridade Tributária não tem evidências de que haja "qualquer eliminação ou adulteração dos IBAN constantes no cadastro do Portal das Finanças". O Fisco garantiu ontem que a funcionalidade para o registo do número de conta está "a funcionar com normalidade e sem nenhum constrangimento". O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, garante que não houve falha de segurança.
O Portal da Queixa continua a receber "inúmeras reclamações" de contribuintes indignados que denunciam que o IBAN foi alterado sem consentimento no Portal das Finanças e que por isso não receberam o apoio extraordinário de 125 euros até ao momento.
Contactada pelo JN, a GNR garantiu não ter queixas sobre o assunto. Já a PSP admite ter recebido "comunicações de cidadãos". No entanto, por não se tratarem de "competências policiais", os casos "são reencaminhados para as instituições devidas". Também a Associação Portuguesa de Bancos afirma não ter "reclamação sobre o tema".
A AT alerta, contudo, que possam verificar-se situações em que o contribuinte não tenha registado nenhum IBAN no cadastro do Portal das Finanças, tenha efetuado esse registo com um IBAN que já não utiliza (eventualmente por encerramento da conta bancária em causa) ou tenha, entretanto, indicado um IBAN diferente especificamente para efeitos de reembolso de IRS.
Caso não tenha recebido este mês, este procedimento das transferências bancárias vai repetir-se durante os próximos seis meses. Se ainda não sabe se vai receber os apoios extraordinários, pode consultar aqui para ver de imediato.
Este artigo tem mais de um ano
A culpa é das bruxas, ja cheira a haloween, então deve ser isso. Edp lucra 518 milhoes, galp lucra 608 milhoes, AT não se passa nada. O povo adormecido recebeu 125€ e ta todo contente por serem comprados.
A EDP lucra 518 milhões mas nao foi em Poortugal, aí teve quase 180 milhões de prejuízo.
WTF!?!
Manuel EDP entendes ? Electricidade de Portugal. Essa empresa esta filiada noutros paises ? As coisas que uma pessoa aprende. E a EDP dar prejuizo e para rir.
É com estes eleitores que Poortugal tem de lidar
https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/lucros-da-edp-mantem-se-apesar-dos-prejuizos-em-portugal-dispararem-para-181-milhoes
As coisas de fato aconteceram e são muito graves.
Agora explicar como aconteceu para pedir desculpas aos portuguesas era o mínimo que podiam fazer.
Já estou mesmo a ver a desculpa que vão dar e quem vão culpar como sempre
Desculpa… se a culpa fosse deles. Se terceiros têm acesso à conta, por saberem a senha, que culpa tem a AT?
Se fosse por terceiros terem acesso a contas era giro e era fraude, eu até nem me importava que terceiros tivessem acesso à minha conta da AT e pagassem acima de 6k de IRS todos os anos que bem me custa abrir mão de dinheiro que custa a ganhar para pagar impostos excessivos que nenhum retorno me trazem.
Isto foi claramente um erro informático de algum script que fizeram e não correu conforme esperado, os casos são demasiados para ser outra cosia qulquer. De qualquer forma só lhes ficava bem explicar e pedir desculpa.
Parece estar muito bem informado … pode esclarecer-nos o que sabe sobre esses scripts?
Andas armado em chico esperto, tratando todos por burros, mas te pergunto uma coisa, como sabes que terceiros têm ou tiveram acesso às contas? porque esses mesmos terceiros de que falas não usufruíram do reembolso de 2020, 2021 ? Só tiveram interesse nos 125€ ? Achas que todo o mundo usa a password 123456789 ? fala por ti e não pelos outros.
O problema é mesmo esse… 99,9999999% dos queixosos são SEGUNDOS TITULARES NO IRS!!!!
É que eram, quase 8 milhões, em 2020, que não tinham o IBAN registado, quer fosse porque não eram titulares (ser titular é diferente de poder movimentar ou usar apps) ou por a conta já não existir há muitos anos.
Empresários em nome individual são menos de 1% que tem o NIB nas finanças… porque é tudo para pagar. Como não recebem, nunca se importaram em dar o NIB.
Sei que gostas de números, pois estás sempre a vir com estatísticas (neste caso sem provas), mas vou te dizer o seguinte, sou uma pessoa cuidadosa, não sou daqueles que deixam andar, portanto, verifiquei o meu IBAN depois da divulgação do governo, após saber que algumas pessoas tiveram esse problema fui de novo verificar e para o meu espanto ja nao estava o meu IBAN. Já agora, não sou segundo titular a que estas a referir e tambem aqueles que eu conheço e que tiveram o mesmo problema tambem não o são. Devo fazer parte desses 0.1% que teve azar.
David mesmo terceiros que tinham acesso a conta ia fazer o que ? Mudavam o Iban ou removiam e qual seria a vantagem disso ?. Ainda falta culparem tambem os hackers.
E quando as transferencias foram efetuadas e recebidas por outras pessoas? Eles fizeram uma ganda borrada e estavam a espera que os contribuintes todos fossem corrigir os IBANS. Eu fiz double check e nao tive problemas. Mas pelo menos 1 situação muito proxima, que recebeu 2 apoios.
Não é possível isso suceder. A conta bancária de destino tem de estar associada ao NIF do contribuinte, se for lá colocada uma conta de outra pessoa é recusado, simples quanto isso. Eu sei disso há muitos anos. E sei como? Há muitos anos atrás, a primeira vez que adicionei um IBAN no Portal das Finanças o mesmo foi recusado. Fui à entidade bancária tentar perceber, e o que me disseram é que era uma conta que foi aberta quando era criança e não tinham lá o NIF, e como tal a AT pediu e como não foi possível comprovar que o IBAN me pertencia foi recusado. O banco adicionou o NIF, voltei a solicitar a associação do IBAN e já deu.
Ninguém pode receber por outros. Há 4 coisas que a AT exige que sejam iguais: NIF, Nome, Data de Nascimento e o NIB. Se 1 destes for diferente a TB é devolvida.
Desde 2016 que é obrigatório ter o NIF confirmado por qualquer banco. Basta esse para impedir que alguém saque 7000000 euros como andam por aí a dizer nas redes sociais.
Claro que a AT está a pronunciar que não tem a culpa…nem esperava outra coisa…
Imagina se arcassem com o erro…era o caos total…
Isto contado ninguém acredita…
Será que a malta dos vistos golden já receberam todos?
Esses recebem porquê? Duvido que grande parte deles tenha rendimentos de trabalho aqui, e ainda duvido mais que tenham rendimentos brutos até 2700€. Para ser-se rico com visto gold não é com rendimentos mensais de 2700€, isso é certo.
Precisamente, residentes com visto gold na sua grande maioria não tem rendimentos em PT, como tal recebem pela SS os 125€, conheço alguns nessa condição.
ERRADO!!! ISSO É MENTIRA!!!
Para receber pela SS é OBRIGATÓRIO RECEBER UM SUBSÍDIO E/OU ESTAR INSCRITO NO CENTRO DE EMPREGO.
Os dos vistos GOLD que estão a receber são os que apresentaram IRS cá, como não residentes, por terem algum rendimento cá, como o arrendamento de propriedades urbanas ou rurais.
Gostas muito de dizer que os outros estão errados já percebi, mas digo-te já que conheço 3 casos que receberam e não deviam ter recebido. 1 com salário superior a 4000€ bruto, trabalhador em Portugal por conta de outrem. Outro emigrante, nem sequer está em Portugal. Outro, este não conheço diretamente mas é pai de um colega que entrou com visto gold e também recebeu.
Na tua opinião é tudo mentira. Tal como é mentira a borrada que a AT fez com os IBANS e não quer dizer que fez.
Acredito mais na AT do que nas pessoas que se estão a queixar…
Conheço muita gente que “inventava IBANS” para dar a AT com a desculpa de “O Estado não tem nada de saber das minhas contas, do que tenho ou do que e onde gasto…” e/ou que com medo de “coimas” inventavam… isto tudo porque não pagam nem recebem IRS (os famosos desempregados que trabalham por fora, ou que recebem ordenados mínimos com +2/3 ordenados por fora)…
Agora que é para receber, já todos querem ter o IBAN certo…
Resolvessem o problema (que criaram) antes, e já não reclamavam.
Eu sempre tive a mesma conta bancária e os dados sempre corretos na AT, não precisei sequer de validar (apenas conferi por causa destas notícias)… demorou um pouco… mas ontem já lá estava!
A mim pouco me importa os 125€ pois não me acrescenta nada na carteira, tanto que vou dar esse valor.
O que importa é que sempre recebi o IRS na conta bancária e quando fui validar, o IBAM estava vazio.
Tal com eu, conheço mais uma pessoa na mesma situação.
Ora se eu nao mexi no IBAN, quem foi?
Bem…
O que sei é que o IBAN é uma área do portal que tem de ser validado.
O IBAN da declaração de IRS é o da declaração, e pode ser mudado todos os anos diretamente na declaração, e essa alteração não é refletida da área IBAN, ou seja, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Portanto no seu caso, o portal estava correto, i.e., recebes o IRS para o IBAN da declaração, mas nunca tinha sido confirmado o IBAN no portal, por isso de estar vazio….
Mais…
O meu exemplo…
Eu e a esposa temos uma conta conjunta que é o da declaração de IRS, onde recebemos o reembolso. Contudo, cada um tem o seu IBAN pessoal na área do IBAN, assim, eu recebi na minha conta e ela na conta dela. Não foram 125+125 para o IBAN da conta conjunta.
O problema é quem é o primeiro titular da conta bancária. Na declaração de IRS basta 1, dos 2, ser titular e a TB é realizada. Neste caso é obrigatório que cada NIF seja titular. Conta conjunta não quer dizer que você esteja como titular da conta. Basta estar como movimentador para poder assinar e mexer na conta bancária. Se a sua esposa é a primeira titular da conta, o IBAN foi validado para ela, para si foi removido.
So pode ter sido trabalho interno. Nenhum de nos vai mudar ou remover o iban a seu belo prazer. Mas obviamente que ninguem vai assumir culpas, mas tambem nao divulgam o que realmente aconteceu. E para ver se a agua continua a correr sem ninguem dar por falta disso.
naodigo,
Muito provavelmente , foi alguém que trabalha na AT ou SS que limpou ou adulterou os IBANS…é óbvio!
Algum artista a tentar canalizar esse dinheiro para a sua conta.. o que me parece estranho é que iria ser apanhado..
A outra opção é alguém ter entrado nas contas da AT e SS, e ter provocado estragos propositadamente..
Ambos os casos são crime e devem ser tratados como tal pelas autoridades…
320mil portugueses inventaram que o IBAN tinha desaparecido ou estava incorrecto queres ver… até porque plataformas publicas têm fama de funcionar muito bem lol
Claro, é típico do tuga arranjar forma de culpar os outros pelas suas asneiras. Não pagam as portagens das SCUT a horas, depois é culpa do concessionário por mandar a coima. É sempre culpa dos outros.
ERRADO! Pare de espalhar desinformação!!!
Os 320000, quase todos, tinham IBAN que já não usam há muitos anos!!! (São mais de 630000 segundo números actuais.) Outros porque faziam o IRS, ia a conta de um, nunca se importaram em registar os NIB individuais (ou de uma conta em que ambos sejam titulares). Daí ficarem azuis porque recebem o IRS e achavam que bastava um ser titular para receber os 2.
Eu há já vários anos que recebo o IRS na mesma conta e tenho o IBAN validado na área do IBAN. Ambos somos titulares dessa conta que está registada. Essa conta desapareceu e a que apareceu foi a primeira conta que usei para entregar o meu primeiro IRS quando ainda nem sequer era casado. Conta essa já fechada.
Estás a dar numa de entendido mas estás a mandar tiros ao lado. Obviamente foi algum script mal feito (ou vários) na BD da AT. Não há outra explicação plausível.
Queria ver se dizias o mesmo se te acontece-se a ti
para quem não percebeu, estava a ser ironico 🙂
com todo o respeito, mas vou te dizer o seguinte, eu todos os anos faço o IRS de 4 familiares meus, e já la vão 10 anos, nunca tive problemas com reembolsos, os IBANS ja estavam confirmados, ainda este anos recebi o reembolso sem problemas, desta fez fui confirmar de novo o meu IBAN e de dos 4 familiares e para o meu espanto so encontrei 1 IBAN registado e coincidência ou não é o único que não ira receber os 125€, portanto, nao acredito nessa historia da AT. Voltei a confirmar o IBAN e ja la vão uma semana a aguardar confirmação.
vai uma semana…
Faço mais de 7000 IRS anualmente, sabe qual é o problema? Quem tem rendimentos categoria C-D-E-F , em 99% das situações nunca recebem reembolso. Daí nunca dão o NIB.
Outros dão NIB que escrevem na declaração. Desde 1 de Janeiro de 2019, que as normas do RGPD exige que seja o contribuinte a introduzir o NIB na área de perfil fiscal. Fiz em todos os que me pediram para confirmar, durante o mês de Setembro, muitos não tinham NIB e umas dúzias até tinham os NIB que anulam a TB. Em todos o problema era o NIF não ser titular da conta bancária. E há os que tinham NIB antigo que pagaram IRS durante 2 ou 3 anos, ou não entregaram, por estarem desempregados, o que usam agora não é aquele. Resolvi tudo, ainda não tive a sorte dos 8336540 que por aí andam a dizer que receberam 6000 vezes os 125 euros.
Explica lá (eu e 300.00 somos tótós e lerdos) (apenas conferi por causa destas notícias) fiz precisamente o mesmo que tú, surpresa: estava lá outro IBAN.
Quando sairam as noticias deste apoio fui ver o meu IBAN,CORRECTO.
Então como explicas?
Também há quem não pague nem receba reembolso de IRS, mas só com salário mínimo e sem nenhuns por fora. É preciso ter consideração pelas pessoas…
Bom comentário. De facto o problema não é da AT. Muitos dos problemas foram causados pelas pessoas por colocarem IBAN errado e até alguns inseriram o antigo NIB…..
Nao é nada disso, a culpa é de alguém mas não das pessoas terem trocado os iban’s,o meu próprio iban estava trocado e nao fui eu
A mim tudo impecavel, nao tive de fazer nada e o dinheiro entrou hoje. Talvez o problema nao seja do portal…
320mil portugueses inventaram queres ver…
320mil que nem devem saber o login do portal das finanças. E como nem lá vão nem sabem se têm o IBAN correto.
Eu não recebi nem vou receber os 125€, mas tenho familiares que vão receber, e quem lhes trata dos assuntos relacionados com Finanças e Segurança Social sou eu.
Dito isto, mal foi anunciado que era necessário registar o IBAN tanto na AT como SS, tratei logo do assunto. Após ter lido relatos da troca dos IBANs, dia sim dia não acedia à conta deles e verificava o IBAN. Recentemente um dos meus familiares avisou-me que tinha verificado a conta na AT e que estava lá como pagamento efectuado, mas que no entanto o IBAN estava errado.
À última da hora o IBAN misteriosamente foi trocado.
O mesmo acabou por aconteceu a outro familiar, pagamento efectuado e IBAN alterado.
Isto tudo quando eu tinha confirmado e verificado o IBAN durante dias.
Lol que rica ajuda coitados
Acho que precisam rapidamente de pedir ajuda ao professor Karamba, anda por aí um espírito maligno.
320 mil pessoas pouco informadas ou com poucos estudos. Depois a culpa é sempre dos outros, que neste caso é o estado.
Eu gostava era de ver provas que os IBAN’s foram efetivamente alterados, até agora não vi nada, é tudo especulação. O que não falta por aí é gente muito distraída e sem cultura financeira que faz tudo à balda, e depois quando as coisas não acontecem como queriam é que dão por isso das asneiras que fizeram.
Tu és um caso à parte, o meu po acaso estava correto, mas o da minha mulher estava certo e passado uma semana estava um completamente diferente, falei do caso ao meu irmão foi verificar e tinha como NIB 123456789 seguido d outros numeros, foi logo ver o da esposa também estava errado. Mas como disse tu és um caso especial.
Toda a gente mente mas alguns mais que outros. O sistema que válida o campo IBAN não tem a capacidade de fazer isso que afirmas. Os colaboradores da AT também não o podem fazer. Ou outras pessoas têm as vossas credenciais de acesso ou fizeram alguma coisa mal. Eu pelo que vejo no comentário, falas em NIB…se colocaste o NIB em vez do IBAN a coisa pode correr mal….
último IRS foi transferido para conta, estava la o IBAN, agora nao está. a ultima vez que entrei nas finanças foi para saber o valor total do IM e pagar por MBNET, que nem fica no mesmo separador!
Fui queres ver que alterei os dados?
ya, o pessoal andou a inventar queres ver…
Sim, andaram a inventar….
Queria ver acontecer ctg.
Da maneiro como falas Deves ser das pessoas q la trabalham e agora estão a culpar os inocentes.
Só para que fiques com essa certeza, aconteceu com IBAN da minha esposa e da minha sogra.
Confirmei todos os IBAN’s antes do inicio de Outubro, entrei em cada conta individualmente e validei todos.
Quando vi as noticias sobre as possíveis alterações fui revalidar, conclusão:
A minha esposa tinha o seguinte IBAN 12345678901234567890
A minha sogra tinha um IBAN que não sei onde foram buscar…
Estas esclarecido? ou fazes parte do gangue!?!?!?!?
Isso não é possível. A aplicação que válida o IBAN não tem essa capacidade. Não foi encontrado um único caso que comprove que isso aconteceu. Todas as alterações no campo IBAN são registadas numa base de dados inviolável.
São os tais que também caem nos golpes de phishing do Crédito Agrícola e depois culpam o banco pelas suas asneiras.
Sei de um caso de um casal que se divorciou há mais de 10 anos, e que no Portal das Finanças tinha uma conta conjunta que nunca fecharam, mas que a mulher já não usa, e que ela esqueceu-se de alterar no Portal (porque os reembolsos do IRS iam certo para o IBAN que ela punha na declaração). Resultado: os 125 de euros de ambos vão para essa conta e a mulher ficava a arder se o ex-marido não lhe tivesse dado os 125 euros. O que conta é o IBAN que está no Portal, só se não houver IBAN no Portal ou não estiver confirmado é que se passa ao IBAN da declaração de IRS.
O clássico erro informático volta a atacar, e no fim não foi ninguém…
Se fosse para penhorar as contas bancarias a AT descobria os IBAN corretos
Isso é uma estupidez. Não há interesse nenhum nisso.
Isto faz me lembrar a musica de apoio a seleção. Pouco importa pouco importa se tenho o iban bem ou mal, vamos e la gastar o guito, do nosso Portugal!
Sortudos os que receberam. Eu fico a ver navios.
É esta a «justiça» social, os que não recebem, são os que pagam, para os restantes receberem.
Eu também não recebo. Acho-me um pouco mais sortudo (e também por pagar mais impostos), vá-se lá saber porquê.
Mais uma vez a culpa morre virgem.
Pois claro!!!
bem isto anda ‘para aqui um imbróclio que ninguem se entende sobre uma coisa que tem a mais fácil das soluções … o problema é que caso queiram ou não queiram a AT de distraída não tem nada as pessoas é que pensam que a enganam com os IBANs mas não … ou seja quando entregam as declarações de IRS muitos metem lá um nib de contas que ou são abertas só para isso ou para a AT não ficar a saber de outros assuntos .. e o que sucede é o seguinte como a AT tem que confirmar perante o banco de portugal se a conta é realmente do titular do contribuinte a resposta que recebe é que sim ( MAS) TAMBÉM INFORMA QUE ALÉM DESSA O MESMO TEM MAIS 3 OU 4 ( creditos impréstimos cartões continentes bem se a gente for a ver bem ALIÁZ basta a gente ver certas pessoas abrirem a carteira que cartões de créditos não faltam ::: muitos faltam é o dinheiro mas pronto por isso o melhor que teem a fazer é irem diretamente as finanças e resolverm o problemas dos ibans
Não me parece que haja assim tantos contribuintes vítimas. Estranho que neste espaço ainda não tenha aparecido uma vítima a dar a sua opinião ou testemunho.
Eu e a minha namorada fomos vítimas.
E a maior parte dos meus amigos e colegas de trabalho também.
Nós tínhamos confirmados os nossos ibans mal se começou a falar sobre o apoio, e estavam direitos, tanto que foram o mesmo do irs, o mesmo há anos.
De repente, no dia do reembolso, o meu estava apagado, e o da minha namorada estava outro nib desconhecido.
Andas distraído.
Tanto testemunho que por aí anda.Volto a repetir o que já aqui escrevi. Quando este apoio foi anunciado, entrei no portal para confirmar os IBAN cá de casa,CORRECTOS. Passado algum tempo e para saber como estava o pagamento verifico que os IBAN estavam errados.Já estás mais satisfeito?
Grandes palhaços, esta AT.
Fdx, queres ver que nenhum funcionário deles também teve o mesmo problema? Devem ser mesmo anjinhos.
Mas pronto, retificam, pagam nem que demore, e nós contentes esquecemos o assunto!
Siga ver a bola!!!
bem já vi que isto aqui é como andar a partir pedra com um martelo de plastico … que a gente bate bate e a pedra continua sempre na mesma … antes de mais primeiro teem que ir ver o programa que o governo lançou sobre esta ajuda dos tão falados 125 EUROS porque caso não saibam toda a gente vai receber quer tenham dívidas ou não … e depois é assim … na AT ou segurança social caso as tenham ela sabe … agora vamos ao externo da AT que quer dizer o quê outras dividas que possam existir daí a confirmação dos ibans …e o que se passa é o seguinte por mais ibans que lá metam e a AT vá confirmar eles são rejeitados façam como já lhes disse tanta vêz peçam uma declaração ao banco e vão lá diretamente confirmar a conta … porque hoje ralham por causa dos 125 EUROS … deixem chegar a janeiro e depois vão ver o que veem para aqui dizer … isto é se tiverem a mesma coragem que teem agora … e outra coisa é verdade não se esqueçam de tambem confirmarem perante a AT as notificações e citações no mesmo portal … agora o que tenho mais a dizer … que aqui os espero daqui a uns meses …