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Apoio de 125 euros: Muitos contribuintes indignados por causa do IBAN

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sabe-se lá says:

    Eu tinha os campos completamente em branco!
    Aconteceu a alguém reparar que o IBAN que lá estava não era o seu e o apoio aparecer “pago”? O que fazer nesses casos?
    Isto parece que o estado não queria dar tudo de uma vez, e então arranjou maneira de dar uma parte este mês, dar outra parte aos que já corrigiram pro mês que vem, e quem está “confiante nos dados”, vai ficar a espera até… sei lá.

    • David Guerreiro says:

      Não é possível, porque a AT verifica na entidade bancária se o IBAN está associado ao NIF do contribuinte, se não estiver, é recusado.

  2. Manuel da Rocha says:

    99,99999% dos que se queixam é porque nunca fizeram o IRS por si próprios, pagam a outros para os fazer, como recebiam o reembolso na conta bancária, estava tudo óptimo.
    Desde 1 de Janeiro de 2022, pelo RGPD, o NIB indicado no impresso de IRS, é validado pelo Banco de Portugal. Só é anexado ao perfil do NIF, se o contribuinte for solteiro e sem filhos. Daí que um casal com 2 filhos, o colocar o NIB (ou confirmar) valida para o 1 titular. Ao separar pelos 2, a conta não tem o casal como titulares. Daí que o primeiro fica com o NIB validado, o segundo fica sem NIB, apesar de o poder lá ver no site, não é titular da conta, vai lá ver um “não validado”, caso o tente alterar, sem fazer qualquer alteração.
    É preciso que o NIB (o IBAN leva o PT50) seja DO NIF!!! Um casal que sempre tenha o NIB no IRS, tendo uma conta em que um é titular o outro movimentador, não permite que o segundo receba o apoio. Como medida preventiva as finanças usam um NIB de bloqueio que ao ser enviado para o banco, devolve a TB como inválida. Mais recente é quem foi enviar NIB que não é seu, o sistema permitia e na validação verificava que o NIB não era daquele NIF. Assim removia-o e ficava em branco.
    E não liguem aos 9650000 trolls que andam por aí a anunciar “Já recebi 1500 euros, levantei, assim as finanças não podem tirar de volta.”
    E lembrem-se que mesmo depois de processada, pode demorar 96 horas a chegar à vossa conta

    • naodigo says:

      Eu sempre fiz o IRS por mim (é dificil a brava), sempre recebi o IRS na conta, nao tenho filhos e solteiro, o meu IBAN estava em branco, conheço mais pessoas com o mesmo problema

    • Paulo Pedroso says:

      Vou-lhe dar dois exemplos, uma colega de trabalho recebeu 125€ pela segurança social não tem nada da página segurança social a receber já ligou para lá e não sabem o motivo mas não pedem de volta, e ainda recebeu 125€ das finanças referente ao ex marido (divorciada à mais de 20 anos) e não tem nada em comum …
      Mais casos, vários familiares (todos solteiros) em que o iban estava confirmado e hoje (dia 26) apareceu nova informação iban por confirmar… claramente não é normal …

    • MCakaZim says:

      n inventes. sou eu que faço o irs a muitos anos e sempre recebi o reembolso direito. desta vez a titulo curiosidade por causa desta noticia, fui ver se o iban estava certo e estava um diferente e um de banco diferente. logo estas 99,99999% errado

    • Fusion says:

      tal como os testemunhos acima, estas enganado, sempre fiz o IRS por mim, e adivinha? campo em branco na segurança social e nas finanças

    • Hélder says:

      Boa tarde,

      Qual é a fonte ao afirmar “99,99999% dos que se queixam é porque nunca fizeram o IRS por si próprios”?

      Há mais de 15 anos que faço IRS por mim, há muitos (senão desde sempre) que tenho o meu IBAN associado, há duas semana o IBAN estava lá… e há +/- dois dias estava em branco… (solteiro e sem filhos)

      O estado já devia ter deixado de usar o conceito NIB e sim fazer sempre referência ao IBAN… que se não me falha a memória até houve há muitos anos alterações legais por causa disto a nível da faturação…

      Quem recebeu dinheiro indevidamente vai ter de devolver, não interessa se já gastou ou não…

      Em relação à tranferência (que presumo ser SEPA) são 3 dias úteis.

  3. pH says:

    A verdade é que também me deparei com falta de IBAN no portal das finanças, quando o mesmo sempre esteve lá. Não só eu, como a maioria dos familiares/amigos.
    O que é mais estranho para mim, é que as pessoas que conheço que não vão receber o apoio, não houve alteração de IBAN, enquanto que os que vão receber, praticamente todos tiveram problemas. How convenient…

    • Daniel Oliveira says:

      O facto de colocarem o IBAN na declaração anual de IRS, e nesse mesmo receberem o reembolso, não o classifica como confirmada para todas as operações. Alias caso tenha débitos diretos com as as finanças (algo que aconselho) tem de fazer a validação desse mesmo IBAN. Logo, por fazerem o IRS há 15, 3, 50 ou 20 anos, ser sempre o mesmo NIB e agora IBAN, não garante a validação do mesmo, a não ser para o operação especifica a que se refere (reembolso de IRS após contas feitas).
      Já aqui referi, que correram emails e fóruns onde constavam links que apesar da sua semelhança ao portal das finanças, nada mais faziam que ceder os dados a terceiros! nunca acedam a nada através de links, por mais fidedignos que lhes pareçam, e até podem ser!

      • Guilherme says:

        Carissimo, dispensamos propaganda socialista neste fórum

        • Daniel Oliveira says:

          Não se trata de propaganda, nem entendo onde possa ter visto isso! mas ao contrário dos minions ventureiros, passistas e outros que vêm para aqui propagandear falsidades. tento apenas elucidar e transmitir a verdade! não do género “rádio moscovo fala verdade”

  4. Tiago says:

    De referir que uma grande parte da população dá a password a contabilistas e outras entidades para “fazer o IRS”. Acredito mais que sejam estas pessoas a aproveitarem-se da posse das passwords de outros contribuintes do que ser o próprio estado ou funcionários dos serviços de finanças a alterarem o IBAN.

    Para estas pessoas que estão a passar por esta situação recomendo que atualizem o IBAN e de seguida alterem a password de acesso ao portal das finanças e que verifiquem posteriormente se o IBAN se mantem ou se foi alterado.

    • luisa says:

      Mais um iluminado que agora acha que foram os contabilista que resolveram ganhar o bónus de natal mais cedo!!

    • Profeta says:

      Tiago estou tramado as minhas contabilistas vao dar-me o golpe. Obrigado pelo aviso lol. E um caso tipico, a culpa e de todos menos do estado. Ate os hackers entram ao barulho.

    • David Guerreiro says:

      Isso não é possível, porque se colocas um IBAN de outra pessoa, o mesmo é recusado, pois a AT vai verificar se esse IBAN tem o NIF do contribuinte. Caso não tenha é recusado. Portanto podem colocar o IBAN do contabilista, do vizinho, etc que vai ser recusado e não vão receber os 125€. A não ser que tenham conseguido abrir conta no banco com o NIF desse contribuinte… mas aí já entramos em fenómenos do Entroncamento.

  5. Nuno says:

    Na 2a recebi e nunca mudei o nib da conta e tenho contabilista. Ou erro do sistema ou ha algo se passou com os nibs não lá estarem. Se sempre la estiveram acredito que muitos caso a razão é do proprio comtribuinte.

  6. andre says:

    Gostei da inocência
    “Não consigo entender como uma entidade estatal,….”
    Quando a realidade demonstra que por ser entidade estatal a probabilidade de dar problemas é maior.

  7. Rui says:

    Não consigo perceber a razão do procedimento ser executado todos os meses (diga-se 1 vez por mês). O procedimento devia ser executado todos os dias, para aumentar a satisfação de quem ja alterou o IBAN, e dessa forma levar à diminuicao do número de casos pendentes de resolução a cada dia que passa.

    • David Guerreiro says:

      Ah sim, imagina a avalanche de pedidos no sistema SEPA todos os dias a tentar fazer novas transferências… as pessoas é que têm de fazer as coisas antecipadamente.

  8. Dark says:

    Existe de facto algo errado, que deve ser explicado. Eu recebi o valor numa conta que já não utilizo alguns anos. Conta essa que já tinha substituída pela nova, na qual recebo o IRS e trato de assuntos com a segurança social nos últimos 7 anos. Se já tivesse cancelado essa conta andava sem saber o que tinha acontecido. Algo se passa e com dolo. Porque razão puxaram uma conta com 7 anos de inatividade e a escreveram na minha área das finanças. Por acaso tenho os prints de quando actualizei tudo além dos pagamentos de IRS e Seg Social.

  9. DavidM says:

    Após ter ido verificar, constou que no campo do NIB da minha esposa e do meu filho, indicava “12345678912345…”, nem era o campo em branco. nunca foram preenchidos, segundo sei, se o campo nunca foi preenchido não deveria constar nada ou seja “zero”.
    Enfim…

  10. J Martins says:

    Cheira-me que alguém fez asneira da brava na area DEV e agora ninguém quer admitir ter sido um problema informático. Ou, pior, se não foi asneira foi deproposito porque o IRS e outros impostos mexem sempre com o IBAN e nunca vi estes problemas e agora com uma simples “devolução” de 125€ feita pelo grande e benevolente Costa, já temos IBANs a desaparecer, IBANs trocados, etc..

    Acho curioso que eu não tenho nada a receber e o meu iban continua impecável..

    • Fo says:

      Burrice de programação da grossa, até estou a imaginar o que fizeram. users.getAllBankAcounts -> Order By DateAdded ASC -> get(0) e preencherem os dados do IBAN em todas as contas na AT sem qualquer tipo de validação!
      Por isso é que transferiram dinheiro para uma conta que já fechei e agora não sei onde vou buscar o dinheiro. P(/%/(%/%u!!

  11. B@rão Vermelho says:

    Por acaso também nos anos que recebo do IRS vai para a minha conta, mas agora estranhamente aparece um nib que desconheço de quem seja, até fui fazer uma transferência de 1 cêntimo para o referido nib para ver se aparecia o nome do titular da conta e foi automaticamente cancelado pelo meu banco, sei que só é pago se o nib estiver em nome do contribuinte, caso contrário esse pagamento é suspenso e o mais estranho foi também o contacto telefónico associado a minha conta não sei de quem seja e a mora que foi alterada a pouco mais de um mês também estava numa morada antiga minha que ainda nem CC avia na altura.

  12. Sergio says:

    Era mais útil falarem sobre como o cidadão pode apresentar queixa por alteração dos seus dados, do que estarem a noticiar a mesma coisa.
    Fica aqui o site, https://www.cnpd.pt/cidadaos/participacoes/ , para quem achar que viu a sua proteção de dados violada.

  13. mr. t says:

    recebi hoje o “el contado” e não tive de alterar o iban que estava registado na plataforma das finanças há vários anos… não conheço ninguém que tenha tido problemas devido ao misterioso desaparecimento 😛

  14. Santosu says:

    Se fosse para pagar 125€ à AT o IBAN estava correto, nem permitia alterações, agora como é para dar, o caso é diferente.
    Pessoalmente, acho que todos estes problemas com IBAN’s só demonstra a falta de segurança dos nossos dados.
    Devia era ser enviado por vale dos correios e ficava resolvia.

  15. PT says:

    Houve vários artigos a chamar a atenção por causa dos iban e a exemplificar o que havia a fazer. Para variar o tuga deixa tudo para a última, depois corre mal e a culpa é dos outros …

    • Naodouonome says:

      Tudo pra última? Sempre tive a minha conta bancária associada nas finanças, agora deixou de estar? O meu problema não são os 125€ mas sim o estado ter feito porcaria com as contas.

  16. Tania says:

    Há pessoas que ainda não entenderam que podem fazer IRS e por lá o iban e esse não corresponder ao que está no site??
    O valor pago e para o IBAN que está no processo das finanças e não para o que colocamos no IRS que pode ser o mesmo ou não.
    Depois há histórias da prima e da vizinha que são irreais. Mas cai quem quer
    E basta ler algumas das queixas para saber que são treta…
    Não digo que não possa ter acontecido. Mas em muitos casos é treta mesmo.
    Ora vejamos alguém diz que apareceu um IBAN de alguém que vive em Lisboa. Como é que a pessoa saiba a menos que conheça o dono do IBAN?

    • Naodouonome says:

      E ainda não percebeste que quem se está a queixar deixou de ter esse iban associado? quem faz o meu IRS sou eu, sei perfeitamente onde estava configurado o meu IBAN

    • David Guerreiro says:

      É isso mesmo, as pessoas acham que por colocarem o IBAN no campo da declaração do IRS, o mesmo está associado no Portal das Finanças… Só que tem débitos diretos ativos da AT é que pode ter a certeza que o mesmo está associado, pois sem isso não há como fazer débito direto.

  17. jorgeg says:

    acabei de falar com um xuxalista alquimista e ele dizem que tem uma arvore de fazer notas e ouro na sede xuxalista!

  18. O revelador says:

    Esta malta toda quer os 125€ quando antes criticava o governo.

    Ca para mim ja receberam e querem receber de volta.

    Vão mas é trabalhar.

    Eu não recebi porque trabalho e esforço -me no duro.

  19. deeppurple says:

    Pimenta no c% dos outros é refresco. É a ilação que tiro dos comentários de quem acha que as reclamações é de gente burra.
    Outra e que o Estado é negligente com os dados dos contribuintes. Um erro grosseiro que devia fazer rolar cabeças mas não… tudo de permite nesta república de bananas.

  20. Vinagre says:

    Isto sei de certeza que é certo:
    – Quando se preenche a Declaração do IRS preenche-se o campo do NIB/IBAN – que só serve para o reembolso do IRS dessa declaração.
    – Este IBAN não substitui o que consta (ou não consta) do processo do contribuinte.

    Um meu conhecido foi ver o “IBAN do seu processo na AT”, e era de uma conta de há 10 anos, que entretanto tinha cancelado. Por aqui não ia receber os 125€. A solução é atualizar o IBAN – que os 125€ vão aparecer.

    Muita trapalhada que por aqui se escreve resulta de confundirem o IBAN que colocaram na declaração do IRS e o IBAN de outra conta bancária que já tiveram e que é a que está a ser considerada para os 125€.

  21. RicM says:

    A minha hipótese é alguém na informática das finanças fez asneira e precisaram de fazer um restauro dos dados dos contibuintes e foram buscar um arquivo (backup) muito antigo em que muitos não tinham IBAN preenchido ou tinham de contas agora encerradas, ou até de ex-conjuges.

    • w0p says:

      Também equaciono esta hipótese. Um conhecido viu um NIB que já não usa desde 2006 aparecer nos dados, no meu caso ficou em branco.

      Deviam ser transparentes sobre o ocorrido e colocar em pausa a ação das devoluções até correção do sucedido.

      • David Guerreiro says:

        Se assim fosse eu teria sido afetado, pois alterei o IBAN em 2012, e pasme-se… continua o mesmo lá. Se tal backup tivesse sido reposto, o meu IBAN teria regressado ao antigo. Por isso essa teoria vale zero.

        • RicM says:

          Vale tanto como a tua opinião sobre a minha teoria pois excluis a hipótese de não terem sido afetados todos os registos.
          Só como não se passou contigo achas que já não é possível tal coisa ter sucedido; é o mesmo que dizer que, visto que não se encontrou vida em Marte então o resto do universo também não tem.

  22. Nuno Palma says:

    Existem duas situações onde se preenche o IBAN no site das finanças. Quando se preenche o IRS e diretamente no site. Podem nem ser iguais. Daí toda esta confusão. Mas o facto de terem recebido o IRS na conta certa, não quer dizer que tenham o IBAN correto no site. Puseram foi o IBAN correto nos formulários do IRS.

  23. Vinhal says:

    Os portugueses são todos organizados, inteligentes e diligentes, os serviços públicos não os merecem. Atentem ao comentário de Nuno Palma que diz tudo.

  24. Vitor Afonso says:

    A mim também me acconteceu outra coisa. Felizmente o IBAN não foi alterado, contudo apenas pagaram os 125€, ficando em falta os 25€ referentes ao filho (25€ para cada pai), apesar do portal apreseentar a informação que foram pagos 150€. Por onde andam os restantes 25€

  25. Ricardo says:

    A partir do momento que está o IBAN confirmado no Portal das Finanças, é esse o IBAN válido para qualquer operação com a entidade Tributária. Aliás quando se efetua alteração deste no portal, o mesmo não fica válido no imediato, fica a aguardar confirmação do mesmo por parte das autoridades “competentes” junto da entidade bancária por nós indicada através do IBAN. Prova disso é os atrasos originados nos reembolsos do IRS, quando os contribuintes o alteram muito próximo da entrega da declaração anual do dito imposto. Mais, a própria AT avisa que que o IBAN declarado em na respetiva declaração só é válida após confirmação do respetivo portal.
    No meu caso foi trocado, mas por sorte para um IBAN que me pertencia e estava ativo, no entanto não era este que tinha sido alterado para a ultima declaração de IRS.
    Mas a verdade é só uma foram alterados dados numa página sensível, pelos vistos sem autorização dos seus utilizadores. Os dados estão comprometidos e o Governo esconde a gravidade da situação atirando areia para os olhos dos contribuintes ao afirmar que devemos confirmar os dados no Portal da AT, passando a ideia que responsabilização destes erros e atrasos é dos contribuintes e não da AT.

    GRAVE…. MUITO GRAVE!

  26. António José says:

    Se o IBAN se alterou como dizem, não são as finanças que o aterraram, as pessoas que vejam a quem deram a senha de acesso ao Portal das Finanças pois, podem ter sido essas pessoas que alteraram o IBAN sem consentimento, ou então, foram PIRATEADOS, o que também não é de estranhar nos dias que correm… Só dessa forma é possível alterar o IBAN, não culpem as finanças…

  27. Rocha says:

    Por curiosidade e ao ver nas redes sociais pessoas a queixarem-se que o NIB teria sido alterado também fui verificar o meu e não tinha nada a ver realmente. Não percebo como isto aconteceu se ainda em Junho recebi o reembolso do IRS. É o mesmo NIB que uso há anos e nunca alterei. E só eu tenho acesso aos meus dados para entrar no portal.

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