Cabo submarino entre Portugal e Brasil já está em pleno funcionamento
A EllaLink anunciou há cerca de um ano a chegada do seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração a Fortaleza, no Brasil. Este cabo liga diretamente Portugal e o Brasil, a partir de Sines, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes.
A Equinix, empresa de infraestrutura digital, e a EllaLink anunciaram recentemente a "entrada em pleno funcionamento do primeiro sistema de cabo submarino de alta velocidade" entre a Europa e a América Latina.
Cabo submarino permite um ganho de 50% em termos de desempenho
Instalado pela EllaLink entre os 'data centers' International Business Exchange da Equinix em São Paulo, Lisboa e Madrid, o novo sistema "permite um ganho de 50% em termos de desempenho entre o Brasil, Portugal e Espanha, quando comparado com as rotas de dados anteriores que transitavam pela América do Norte, revela a empresa em comunicado.
A Equinix diz que foi selecionada pela EllaLink "devido à experiência da empresa no fornecimento de infraestrutura submarina de última geração, bem como graças ao seu denso ecossistema" de redes, 'clouds', provedores de serviços financeiros e de tecnologias de informação.
De acordo com a empresa, "99% do tráfego intercontinental passa por cabos submarinos, sendo que apenas 1% do tráfego é transportado por sistemas de satélite". O valor do mercado global de cabos submarinos deverá ascender a 22 mil milhões de dólares em 2025, "mais do que o dobro de 2019", esperando que atinja "os 30 mil milhões em 2027".
Carlos Paulino, diretor-geral da Equinix Portugal, referiu que...
Lisboa é um dos principais 'hubs' de cabos submarinos do mundo, interligando Portugal a África e América do Sul. O nosso 'data center' de Lisboa (LS1) está estrategicamente localizado, possuindo conectividade direta a todos os cabos submarinos em Portugal, sendo ideal para as empresas que pretendem usufruir destas autoestradas submarinas de forma simples e eficiente
[O EllaLink é um projeto] muito importante para Portugal, sendo também relevante por permitir à Europa um maior controlo sobre o tráfego global da Internet".
Além das comunicações, este cabo internacional de comunicações que vai interligar Portugal ao Brasil tem a capacidade de deteção sísmica.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Significa que vamos passar a receber ataques mais eficazes por parte dos brasucas?
Ya
só se for os habituais ataques verbais
Ou nós brasileiro receberemos mais ataques vindos da India, China e Russia né? Isso que não estou considerando nem paises próximos à Russia e China que também disparam diversos ataques DDoS e dissiminação de RANSOM e BOT
Agora os vídeos dos youtubes brasileiros vão ser carregados mais rápidos, aproveitem 🙂
Vamos passar a ouvir Samba com mais qualidade
A união europeia e investidores privados financiaram a empresa,
existia um cabo que ligava a America de Sul à Europa “atlantis 2” mas vai ser descontinuado até ao final deste ano,
uma das grandes vantagens é que nos dias de hoje informação para chegar ao Brasil tinha de ser passado pelos Estados Unidos que supostamente estariam a interceptar o trafego e com este cabo novo ficamos independentes dessa ligação.
Como assim? Equinix é uma empresa dos EUA… podem continuar a interceptar na boa. Se fosse uma empresa 100% brasileira ou 100% portuguesa a conversa poderia ser outra, mas assim os EUA continua a ser capazes de interceptar tudo e nem têm de meter uma intercepção no cabo físico já que têm uma empresa deles a tratar do tráfego… mas provavelmente os EUA e Rússia já meteram umas caixinhas de intercepção (e eventual corte das fibras para o caso de ser necessário), e talvez também os Chineses.
Brasil e Portugal poderiam ter mais umas quantas ligações independentes em fibra óptica, que beneficiariam sobretudo a América do Sul por terem acesso a mais pontos de partilha de tráfego mais baratos na Europa.
Mas para o Brasil seria ainda melhor ter ligações directas também a Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido e Alemanha… para ter mais diversidade de pontos de acesso (redundância).
o cabo vai diretamente de sines, madeira>cabo verde> ilhas canarias> fortaleza,
e vai aumentar
Não sabes mesmo o que dizes, quando ao interceptar tráfego, só asneiras, precisas de um pouco de conhecimento de redes para vir comentar.
Depois a grande vantagem económica deste cabo nada tem a ver com a Europa já que na Europa ninguém está interessado em produtos brasileiros que tipicamente são tidos como segunda categoria, o grande interesse aqui é para as multinacionais chinesas que têm N interesses económicos no Brasil.
Eu sou PT e vivo na suiça, e aqui tem produtos brasileiros, carnes e frutas por exemplo, e tbm já viagei para a frança, holanda, Alemanha e UK, e a produtos Brasileiros lá, já portugueses quase nunca vi pra ser sincero só n’a espanha e mesmo assim…
Ahah a verdade é que apesar da confusão política daquele país ainda produzem MUITO mais que nós!
É um país maior e mais rico
Como soa estranho nao achar com facilidade os que se intitulam PT viver ou morar na velha Cuba e agora na nova Venezuela e prizes aliados so comun….
Por que sera hein?????
O cara diz que é de segunda categoria ao mesmo tempo que a UE, incluindo Portugal estão entre os maiores compradores desses produtos de “segunda categoria”. Um atestado de ignorância
Estás a chamar aldrabões então às agências que documentaram que o fazem e que veio a publico por whistleblowers e black hats.
Não sejas negacionista. Informa-te.
Assim a Europa diminui a dependência aos EUA e Portugal aumenta a sua importância geoestratégica.
A Europa é que aumenta a sua importância geoestratégica através de Portugal.
Talvez não saibas mas a soberania de Portugal já se foi.
Estranho esse debate entre Brasil e Portugal. São países diferentes, os dois com pontos positivos e negativos. Nem sentido vejo quando comparam os países, sendo Portugal um país da Europa e
o Brasil um dos maiores países do mundo em extensão territorial e o diversidade natural… a maior diferença dos países é a origem histórica, e nesse caso chega a ser cómico ver Portugueses com tanto preconceito com Brasileiros, afinal, boa parte do que é o Brasil se deve a forma como Portugal colonizou o País. Hoje se vê no Brasil, com todos seus problemas políticos e sociais, muito mais produção e riquezas que Portugal, e não vejo Brasileiro discriminando nenhuma outra nação. Os brasileiros vêem Portugal como um povo aliado, e também como a fonte de origem de seu povo. Quem fala do Brasil como algo ruim, provavelmente nunca conheceu o país de fato, até pq, precisariam viver muitos anos para conseguir conhecer um país tão grande e rico só repleto de belezas.