Amazon é acusada de orientar os consumidores para os artigos mais caros
A Amazon foi acusada de redirecionar intencionalmente os utilizadores da sua loja online para artigos mais caros, a fim de obter receitas suplementares. Numa ação coletiva intentada no tribunal federal de Seattle, EUA, a empresa fundada por Jeff Bezos foi acusada de violar as leis de proteção dos consumidores nos EUA.
O algoritmo da Amazon esconde as opções mais baratas, com prazos de entrega mais rápidos, quando escolhe o que mostrar na sua "Buy Box". Os queixosos afirmam que os compradores escolhem as opções sugeridas pela loja em 98% das vezes, acreditando falsamente que são os produtos mais baratos.
O algoritmo beneficiaria aqueles que participam no programa Fulfillment By Amazon. Trata-se de um esquema que permite a vendedores terceiros subcontratarem a gestão logística oferecida pela loja online.
É do interesse da Amazon que estes vendedores tenham mais vendas, porque muitas vezes pagam "taxas elevadas" por vários serviços, diz a queixa apresentada por dois residentes da Califórnia. Estes serviços incluem o armazenamento de stocks, a embalagem dos produtos, a expedição e o tratamento das devoluções.
Embora identificando ostensivamente a seleção que os consumidores fariam se considerassem todas as ofertas disponíveis, o algoritmo Buy Box da Amazon favorece de forma enganosa os lucros da própria Amazon em detrimento do bem-estar dos consumidores.
Afirmam os queixosos. Por conseguinte, pedem uma indemnização pelos danos sofridos desde 2016.
O algoritmo da Amazon e as suas outras queixas
A Amazon, que vende mais de mil milhões de artigos, foi acusada várias vezes de favorecer os seus interesses com táticas injustas. Em 2020, por exemplo, a gigante escondeu produtos de concorrentes que podiam ser enviados mais rapidamente do que o seu sistema oferecia. A Amazon reconheceu que isto estava a acontecer, mas argumentou que se tratava de uma falha do sistema.
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (Federal Trade Comission - FTC) também acusou a Amazon, no ano passado, de utilizar um algoritmo secreto para aumentar sistematicamente os preços dos seus produtos. A empresa criou um algoritmo secreto com o nome de código interno "Project Nessie". Desta forma, a empresa identificava os produtos cujo preço podia aumentar e que, presumia, seriam copiados por outras lojas.
A Amazon começou a testar este sistema em 2010 e utilizou-o até, pelo menos, 2019. Só em abril de 2018, a empresa utilizou este método para definir os preços de mais de 8 milhões de artigos comprados. A estratégia, no geral, rendeu mais de mil milhões de dólares, disse a FTC. A comissão observou que esta foi uma das várias medidas ilegais que a Amazon implementou para aumentar os seus lucros.
A Amazon reconheceu a existência do algoritmo. Mas Tim Doyle, um porta-voz da empresa, disse na altura que a FTC "descaracterizou" a ferramenta. Argumentou que o algoritmo servia para evitar que os preços se tornassem "tão baixos que se tornassem insustentáveis". Doyle afirmou que o sistema já não estava a ser utilizado.
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Coitadinhos, a Amazon vai aniquila-los em tribunal. Foram sugeridos produtos e compraram? Isso é tudo culpa de quem comprou que não tem controlo nem sabem fazer pesquisas. Então se forem ao AliExpress até choram em saber o quanto mais caro pagam na Amazon pelo mesmo “lixo”.
Questão trabalhas para a Amazon???, Quanto é que é a comissão que recebes das vendas???
O outro utilizador foi um pouco brusco mas não deixa de ter a sua razão.
Isto é basicamente o equivalente a processar X loja de roupa porque comprei o casaco de 500 euros que estava na montra e não me dei ao trabalho de “dar scroll” pela loja e procurar pelos casacos de 15€…
Até concordei com os outros processos porque é inegável que a Amazon tenta á força toda por as suas próprias marcas em destaque, e embora seja também em parte (muito) culpa do utilizador por mais uma vez não investirais na pesquisa do produto até co concordo que eles sao agressivos quando têm um produto semelhante ao que se procura.
Agora isto parece me pura preguiça, processo de quem quer tudo na mão em segundos, processo “á americano”, se assim o podemos dizer
Mesmo discurso e nada acrescentas-te, deves ser outro que recebe comissão de vendas da Amazon como o outro…
Nem disfarçam…
E tu é que acrescentas para além de vir com falacias e melgas os outros?
Mas pronto como pelos vistos também tens preguiça para ler mais que um parágrafo eu resumo te. Isto é um processo movido por pessoas que são preguiçosas, ao ponto de não poderem ir á segunda página da pesquisa mesmo em produtos que lhes vão custar dinheiro. Se até as lojas físicas tentam por os produtos mais caros, de forma mais visível para os clientes (perde 1 minuto no Google e rapidamente verificas que isto é uma estratégia fe marketing), claro que as loja online também vão tentar destacar aquilo que lhes dá mais comissão.
Eu sabendo disso, eu que vou desembolsar o dinheiro, é que tenho de ter o trabalho de procurar o melhor negócio para mim. A Amazon não é um “personal shopper”, é uma loja e como tal o que lhe interessa é o lucro não é que tu poupes 99% no produto X.
Acho que não é assim tão difícil de perceber isso. Mas é claro que é mais fácil ir pelo caminho do “Amazon mau, pôs o melhor produto na terceira página quando sabe que eu nem paciência tenho para dar scroll da primeira”…
acrescentaste.
Atenção que meter em destaque determinado produto é diferente de meter à venda a mesmo produto com valores diferente.
Mais uma vez deixa de tentar passar um atestado de burrice aos outros, não és melhor que a Amazon, pelos vistos não sou eu que não sei ler, tu é que não puxas pelos neurônios depois queres fazer de os parvos e os clientes é que são os maus da fita.
Não precisas de ajuda para isso meu caro, basta ver como respondes a toda a gente que discorde de ti…
De resto, não, não sabes ler. Não é burrice, é pura preguiça. A loja é que tem de destacar o que é melhor para ti? Tu que vais gastar o dinheiro é que tens de ter esse trabalho, na minha cabeça claro.
Agora querer tudo de mão beijada é top. A seguir vou processar também por não fazer mais promoções e com maior percentagem de desconto
Quanto é que te pagam de comissão??, conta lá… Que belo vendedor me saíste…
Outra vez arroz? Ao menos sei defender os meus pontos, vossa excelência é só ataques as hominem sem sentido
Bem…ou estás a generalizar demasiado ou não fazes ideia do que dizes.
Amazon também tem “Lixo” mas aliexpres SÓ tem lixo. São coisas diferentes.
Não é bem assim, qualquer das lojas tanto vende artigos que não interessa ao menino jejus como artigos de qualidade mas os valores é onde difere. Embora o aliexpress a malta tem tendencia a ir ao barato mas existe os artigos de qualidade o problema é pagas tanto ou mais como se os comprares cá o que deixa de ser viável.
Agora os artigos destacados não quer dizer que sejam o melhor preço, mas como é natural a loja na pesquisa tem de ser o mais objetiva e não tentar deturpar o catalogo de forma a canalizar os utilizadores para onde é mais caro, é nisso que reside o problema, a empresa não está a ser neutra está a de certa forma a aldrabar o sistema de busca mediante a oferta.
temos hoje em dia até comparadores entre muitas coisas, nem todas as pessoas são leigas nisto, se não estas situações que o artigo descreve não existiam.
Sabes q mais??? “acrescentas-te” acrescentas-te acrescentas-te acrescentas-te. Beijinhos kkkkk
Acredito, no entanto nunca comprei nada “de qualidade” vindo da china, muito por causa de não confiar nos produtos e portanto não arriscar gastar o dinheiro nos mesmos.
A amazon tendo marcas conhecidas e com políticas de controlo de qualidade que não encontramos na aliexpress nem caro nem barato e pelo menos sabemos minimamente com o que contar. Dito isto já la vai o tempo em que compensava comprar na Amazon. Hoje em dia não há grande vantagem a não ser uma ou outra promoção.
Lá está é a tua experiencia, já a minha é bastante diferente, não se vendiam Xiaomi´s na europa quer telemóveis como tablets e mandava vir eu do Aliexpress, nunca tive problemas e alguns deles ainda os tenho guardados e a funcionar que é uma maravilha outro já não porque entretanto vendi, até os meus interruptores de casa de lá vieram, daqueles de touch que toda a gente me dizia que iam durar uma semana, pois bem já lá vão 8 anos e aqui andam eles 10 no total que funcionam que é um mimo, entre outras tantas coisas.
Se tudo é bom? não é, mas também não é tudo mau, os chineses fazem consoante aquilo que é necessário e lhes é pedido, agora a malta quer muitas vezes pagar tremoço e ter marisco e isso não acontece em lado nenhum.
Se for para ser bom é se não for não é, mais que capacidade têm eles para fazer bons produtos e isso só não vê quem não quer.
A experiência acaba por ser semelhante. O meu primeiro xiaomi tmb veio da china (não da aliexpress, sinceramente já nem me lembro de onde) mas foi das poucas vezes senão a única, que arrisquei gastar 150€ num produto desconhecido.
Não há milagres. Se uma coluna JBL custa x e na aliexpress existe uma réplica a metade do preço é garantido que a qualidade não é a mesma. Raras são as situações em que o produto tem efetivamente uma qualidade aproximada. Agora coisas baratas nem vale a pena pensar na qualidade e é mandar vir logo da china que esses sim…são todos iguais.