ALERTA: Não pague nenhuma fatura para a Entidade 21 800
As burlas informáticas são cada vez mais e também mais elaboradas. No Pplware temos tentado alertar para todos os perigos e ameaças que circulam. Milhares de pessoas estão a receber mensagens no telemóvel para pagar uma dívida à EDP que, afinal, não têm. Tenham cuidado.
EDP: Atenção também às faturas em papel
Não é novidade nenhuma que os piratas informáticos usam todo o tipo de recursos para tentar fazer vítimas. Seja via e-mail, SMS, nas redes sociais... tudo vale para se conseguirem dados pessoais, e dinheiro. Uma nova ameaça está a circular em nome da EDP, e o engodo chega via SMS. Se recebeu um mensagem a indicar que deve regularizar o pagamento de uma fatura em falta, certamente que está perante uma fraude. A entidade indicada é a Entidade 21 800, mas a EDP Comercial utiliza, para os clientes residenciais, as entidades 20174 e 23013.
Além das SMS, esta fraude está também a chegar via e-mail e até em faturas em papel, em envelopes que são desviados, onde a entidade foi substituída pela 21 800.
À entidade 21 800 corresponde uma empresa holandesa.
O número de fraudes (ou tentativas) a clientes da EDP aumentou nos últimos meses, segundo informação do CM, citando fonte oficial da empresa. No primeiro trimestre do ano, registou-se um aumento de 20% face a dezembro, com 160 casos mensais comunicados à empresa. A EDP disponibiliza uma secção no site a explicar as dinâmicas nas várias tentativas de fraude conhecidas em seu nome. Estejam atentos, comuniquem todas as tentativas de burla às autoridades nacionais.
Este artigo tem mais de um ano
Todo o cuidado é pouco
Eu recebi do CTTEXPRESSO E EDP-C o seguinte SMS:
Caro(a) cliente, a sua encomenda LV235119920CN encontra-se retida na alfandega. Actualize as suas informações com a maior brevidade possivel e ectue o pagamento. acesse https://ctt-expresso.com
Essa encomenda nem sequer vai para Portugal, seguindo o código de rastreio.
A malta cai que nem patinhos.
A entidade 21800 é a entidade da PMEDICS, que é a empresa que o PayPal contratou para fornecer os carregamentos de contas a partir do sistema Multibanco.
A empresa em si, não é uma fraude. Quem usa o sistema é que é fraudulento.
Falta agora o próprio PayPal tomar conhecimento destas situações, o que duvido que esteja a acontecer.
Essa entidade é usada pelo PayPal para carregar as contas. Por causa destes casos essa entidade está bloqueada na maioria dos bancos, o que impossibilita o uso deste serviço, mesmo que para fins legais.
Espero que o PayPal rapidamente crie uma entidade nova para repor o serviço, dá imenso jeito.
A entidade 21800 é completamente legitima……..corrijam o artigo…….
http://mediamedics.nl/
e
http://onlinepaymentplatform.com/
Kanaalweg 1, 2628, Delft
Ambos os links são da mesma empresa onlinepaymentplatform.com. A empresa dessa morada Kanaalweg 1, 2628, Delft é uma empresa de construção de motores:
https://www.maritime-database.com/company.php?cid=69342
Mesma morada e empresas diferentes…. hmmm cheira que onlinepaymentplatform.com não é muito legitima.
Então pplware? Não fizeram o trabho de casa?
Essa entidade é do PayPal. Basta a EDP apresentar queixa que facilmente se sabe quem é. Quase de certeza que é alguém que está cá e fala português que está por traz do esquema
A referencia pertence à MediaMedics e o dono é Richard Straver. Esta empresa é muito usada por burlões e como alguém disse:
“Quanto à entidade 21800, trata-se de uma empresa holandesa com morada na Kanaalweg 1, 2628, Delft que usa os sites mediamedics.nl e onlinepaymentplatform.com. É esta a empresa que vende códigos de entidade aos burlões através da criação de “pagamentos na sua plataforma” de forma “fácil e flexível” (conforme se lê no seu site).”
fonte:
https://observador.pt/opiniao/referencias-multibanco-fraudulentas-banco-de-portugal-e-sibs-tem-que-agir/
Existem queixas na DECO de várias empresas que burlaram pessoas e todas essas empresas usaram a entidade 21800
A empresa referida não tem sede física na morada Kanaalweg 1, 2628, Delft pois essa morada pertence a Roelfzema Ingenieurs.
Essa empresa é basicamente como a HyPay Portuguesa ou a IFThenPay também.
Esta empresa é usada pelo PayPal para se conseguir carregar uma conta através do Multibanco.
A empresa é legítima, as pessoas é que não.
Legitima!! A MediaMedics que é dona da onlinepaymentplatform.com tem uma queixa na DECO por burla no valor de 280 euros.
Eu vou explicar novamente como o processo pode funcionar:
No PayPal, tens uma opção que te permite carregar a conta através de uma referência Multibanco, como se fosses pagar uma fatura do Estado, da Luz, da MediaMarkt, etc. Essas referências já existem à algum tempo no mercado.
Ora bem, sendo assim, se eu passar essa entidade, referência e um montante acima de 10 euros, QUALQUER pessoa que faça o pagamento está a carregar a MINHA conta do PayPal.
Aí é que começa o esquema. A pessoa pensa que está a pagar a identidade X, Y ou Z e está na verdade a carregar uma conta do PayPal de um burlão.
Se o pessoal se informasse ANTES de fazer as coisas, o processo seria diferente. Qualquer um pode procurar por uma entidade online, descobrir o que faz, etc. E com certeza a EDP com o seu tamanho não iria usar terceiros para fazer o processamento das referência, digo eu.
Mais uma vez, a empresa é legítima, o PayPal ao permitir o carregamento das contas por Multibanco foi de boa fé, mas como as pessoas são, sempre arranjam maneira de burlar as coisas. Sendo assim, a empresa é legítima, as pessoas é que não. Ponto.
Para deixar ainda mais contexto, deixo uma captura de ecrã da página de carregamento:
https://cdn.highcloudservices.eu/brunoxing/pplware/25%2004%202023/carregamento-paypal-mb.png
Se estas tentativas de fraudes são conhecidas há tanto tempo, pergunto onde andam as autoridades policiais portuguesas e europeias? Quem beneficia verdadeiramente dessas vigarices? Se os nossos impostos não pagam o trabalho dos policiais para procurarem e prenderem esta gente, então os nossos governantes são também compinchas de quem procura roubar-nos!…
Hoje, 11 de Setembro fui vítima de uma tentativa de fraude. Por isso, só agora tomei conhecimento e me manifestei sobre o assunto.
Hoje fui vítima duma fraude através do Watsup.
A entidade era a 21800. O esquema foi o seguinte:
Entraram no Whatsup e falaram comigo como se fosse aminha filha que está no estrangeiro. Disseram que ela tinha perdido o telemóvel e deram-me um numero português: o 961 301 635.
Como se fosse aminha filha disseram que era uma urgência e para lhe enviar uma determinada quantia para a seguinte entidade e referência:
Entidade: 21800 Referência 335 823 889.
E estavam-me a pedir mais dinheiro. Porém desconfiei pois disseram-me “já ligo-te” e a minha filha não dá esses erros de portugês.
Entidade 21800 é de uma conta do PayPal. Convém sempre reportar às autoridades competentes sobre o tema.
Como é possivel? Já passou um ano e acabo de receber uma sms com esta tentativa de burla com esta entidade.
E vai sempre receber. Esta entidade é usada pelas pessoas para carregar com saldo uma conta do PayPal.