76% não acha que o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos
O teletrabalho surgiu como uma forma de as pessoas e as empresa conseguirem manter as suas funções numa altura em que a pandemia da COVID-19 tomou conta das nossas rotinas e da forma como realizávamos as nossas tarefas. No entanto, alguns estudos suscitam a dúvida sobre se este formato de realizar o trabalho é ou não eficiente.
Desta forma, questionámos os nossos leitores sobre se consideram que o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos. E a grande maioria respondeu que não, ou seja, grande parte dos votantes não considera que este formato de trabalho torne os trabalhadores menos eficazes nas suas funções.
Considera que, no geral, o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.974 respostas obtidas.
E a grande maioria, com 76% dos votos, responderam que NÃO consideram que o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos (1.499 votos). Já os restantes 24% são da opinião de que o trabalho feito em casa faz com que os trabalhadores, no geral, produzam menos do que no trabalho realizado em condições normais (475 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.
A ideia para esta questão surgiu dos resultados de uma recente pesquisa da Microsoft onde se concluiu que 85% dos patrões consideram que o trabalho a partir de casa não é tão produtivo. E esta é uma opinião completamente oposta à da maioria dos funcionários. E nos comentários ao artigo desta questão pode ler as dezenas de opiniões sobre o assunto, onde muitos leitores mostram as vantagens do teletrabalho, embora também salientem que tudo depende das funções a desempenhar.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se considera que, no geral, o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Já atualizou o seu PC para o Windows 11?
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Já atualizou o seu PC para o Windows 11?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não faço teletrabalho, uma vez que a minha profissão é de foro presencial, no entanto, compreendo perfeitamente que as pessoas em teletrabalho tenham melhor desempenho em casa, pois não andam com stress de levantar cedo a correr e ir deslocar-se para o trabalho e no final do dia repetir o processo, se bem que está muito melhor acomodado e não tem de andar com distrações e melgas a controlar (Chefes) a toda a hora.
Isto resulta bem pois as empresas poupam com esta modalidade, só mesmo um patrão dos tempos dos Afonsinho é que diz o contrário, é melhor andar a controlar as pessoas e sempre em cima delas que o trabalho vai andar mais depressa, resulta em precisamente o inverso.
Mas pronto Portugal no mercado de trabalho o pensamento ainda é da idade da pedra, e quando surge uma empresa a querer modernizar os métodos de trabalho e tem sucesso, nunca é bem vista pelos dinossauros.
Eu falo por mim, no escritório tinha muito mais distrações sem contar com as saídas pra lancha, pequeno almoço, almoço, cafés, conversas com este e com o outro sobre nada relacionado com trabalho.
Em casa não, até porque muitas vezes estou a tomar o pequeno almoço enquanto trabalho, e as vezes na pausa do almoço vou responder a alguma MSG
O Teledescanso é otimo.
Correto. Penso o mesmo. Longa vida ao TT!
É algo que não me posso pronunciar porque a minha vida profissional não é compatível com teletrabalho…
Entao esse comentario e so para dizer algo? Mais valia ficar calado
E porque é que não o fez?
O teletrabalho não é para todos, porque também exige que existem em casa condições para tal.
Também é preciso que a família esteja preparada e entenda que existe alguém em casa que está a trabalhar…
É tudo muito bonito teletrabalho…
Mas a realidade é que uma empresa que acaba de contratar um funcionário novo, para uma função.
Ou o funcionário já tem um bom background e sabe o que vai fazer e já o sabe fazer ou então, é uma contratação inútil.
Da parte do novo funcionário que vai exercer funções, é complicado, é contratado para teletrabalho, e vai ter formação com quem??
Como vai saber ligar com a burocracia interna da empresa?
A quem vai ter de ligar??, Etc
Para quem já tem 3 ou 4 anos na empresa é fácil, estar em casa, já sabe a quem ligar, o que vai fazer e como o fazer.
Para um funcionário novo… Está fd-#+€.
Ou então está sempre a melhor o chefe dele, com 40 mil problemas, e no fundo vai ser o chefe a fazer tudo e a perder mais tempo.
Depois o chefe não atende, etc etc
Quanto se tiver no escritório sempre dá para pedir ajuda ao colega do lado, etc.
Isso é descrição de uma empresa extremamente mal gerida e que não sabe o que anda a fazer.
Na minha empresa desde a pandemia está praticamente tudo em teletrabalho, contratamos dezenas de pessoas e ninguém teve problemas desses.
Eu mudei de emprego durante o confinamento e não tive esse problema
amigo isso tem nome, chama falta de gestão mais nada, as coisas bem geridas isso nem sequer serve de desculpa.
Eu mudei de emprego em plena pandemia, nunca estive em presencial e foi 100% pacifico.
Eu notei alguns problemas no inicio da pandemia (malta do IT e RH foram apanhadas de surpresa) mas não foi nada que não tivesse sido resolvido em algumas semanas para novas contratações.
Não é dificil, é só o recrutador ou chefe dizer assim: olha o teu superior é o fulano x, está aqui o email dele para contacta-lo por teams ou ele a ti. Se tiveres problemas com burocracia pergunta ao teu chefe ou manda email ao fulano y.
Todos têm direito a querer as melhores condições de trabalho possível e devem ter oportunidade de escolha.
Muitos são contra o teletrabalho, o melhor que fazem é falar com a entidade patronal e dizer que querem trabalhar diariamente no escritório. Assim lutam por melhores condições.
Claro que não acham. Só o patronato tuga, burro como tudo, e algumas chefias intermédias, igualmente burras como tudo, pensam assim.
O comentador “iMF” (o nome diz tudo) deve viver no século XIX pois nunca ouviu falar em novas tecnologias. Nem sei como usa a Internet. Burro!
Bem, deves estar há muito tempo em teledescanso, perdao, teletrabalho…
E quando os vizinhos estão em obras durante o dia?
E quando estão a fazer obras ao lado do escritório durante o dia?
E então qual é o problema, se estiver na empresa a situação não é igual, não vale apena andarem a tentar que tudo tem sempre solução.
E qnd o escritório fica ao lado de uma rua cheia de trânsito, camião, motos, etc e a cada do funcionário fica num local tranquilo?
E como trabalhar com o nosso vizinho que é viciado em sexo?
(sarcasm mode)
juntas-te a ele
tenho umamigo que esta chateado por voltar ao escritorio, ja que antes passava a jogar o dia todo no pc ao lado e agora ja nao da
Se o amigo jogava no PC ao lado mas mantinha a produtividade, entregava as coisas, e a eficiencia não diminuiu, qual é o problema? O interesse para a empresa não é produtividade e entregas?
Depende de quem paga as entregas. Se tem tempo para isso, está com pouco trabalho e ou vai embora ou trabalha noutros projetos.
Se trabalha fora de horas para compensar o tempo de jogatana, é incompetente na gestao do tempo ou precisa de acompanhamento profissional porque nao está bem da cabeça
Uma das vantagens do teletrabalho é poder fazer uma gestão do tempo. Se o trabalho é feito da mesma forma e prazos cumpridos não vejo qualquer problema.
Peter. Se sou pago para fazer trabalho x eu faço o trabalho x. Não preciso fazer o y também. Se o Peter é supervizor e pensa dessa forma então explica porque é que muitas das saidas das empresas são por causa de gestão e relacionamento com superiores e não propriamente por causa de compensação ^_^.
Já agora por curiosidade faço esta pergunta às pessoas que “tele-trabalham”. Vocês ao fim do mês recebem mais só pelo facto de trabalharem em casa gastando a vossa eletricidade, água e serviços de Internet?
Ou seja, recebem valores adicionais ao vosso ordenado para “tele-trabalharem” ou continuam a ganhar exatamente o mesmo?
É apenas mesmo só por curiosidade que pergunto porque eu por muito que gostasse não posso “tele-trabalhar” a menos que tivesse robots a “jardinar” por mim e claro estivesse em casa a comandá-los… 😀 😀 😀 😀 😀
Eu sou pago mais 45€ por estar em teletrabalho. É pena que nem todas as empresas façam o mesmo que a empresa onde trabalho.
Obrigado pela resposta…
RJCA, nos 5 anos que já ando em teletrabalho não notei aumento significativo nos custos em casa.
Água não mudou praticamente nada. O aumento foi na eletricidade mas aqui é preciso ver o que compensa entre ter bi-horario ou horario simples nas contas ao fim do mês. Por exemplo, no inverno já me compensa mais passar para simples em vez de ter bi-horario.
A internet pago o mesmo quer esteja em casa ou fora de casa por isso, ao nivel de rentabilidade, diria que agora pago o que uso. Antes, com um pacote normal, passando tempo fora de casa para usar à noite ou fim de semana, diria que estava a pagar a mais comparado com o uso que lhe dava (é preciso pensar nestas coisas também).
A empresa onde estou agora por acaso tem um beneficio de mais x€ ao fim do mÊs (taxados em IRS, claro) para ajudar com as contas. Dinheiro é sempre bem-vindo, claro, mas, como já disse noutros posts, eu trabalho muito melhor em contexto de teletrabalho e a minha qualidade d evida mlhorou bastante.
Por exemplo, as empresas odne trabalhei nos ultimos 5 anos eram sediadas no Porto. Eu teria de fazer uns 50-60km para lá chegar. Ao fim do mÊs, em combustivel, portagens apenas iria gastar entre 250-350€ (agora imagina com os preços de hoje em gasoleo..). O que ganhei com essa poupança em tempo e dinheiro é muito superior ao que gasto por estar em casa. Já não perco 2-3 horas por dia só em deslocação (tempo que tenho para mim e para a familia). Já tenho mais 300€ em média do meu lado que não gasto na deslocação e a subida do custo em casa não supera nem de perto isso.
Ou seja, para quem tem condições, não precisa de socializar (ao vivo) para ser feliz no trabalho, e tem a disciplina para trabalhar em casa (é dificil não se distrair, para mim foi no inicio), então teletrabalho é algo fantastico. Eu já não quero outra coisa.
Entendo perfeitamente. Como referi em baixo noutro comentário, no fundo há poupança de gastos traduzidos em €€€ mas o seu patrão não lhe paga mais por isso. Agradecido.
Por acaso o meu “patrão” atual dá-me um extra pelo trabalho remoto (uns 100€) o que não é mau.
No entanto acho que é bom lembrar os contratos de trabalho e o que é acordado com o empregador, isto é:
– quando assinamos por uma empresa já temos o local de trabalho definido. Se for remoto e lá não tem qualquer compensação extra e nós assinamos então aceitamos trabalhar em modo “teletrabalho” sem ser compensados por isso.
– acho interessante que se fale em ser compensado por trabalho remoto MAS quando trabalhar implica uma deslocação já é argumentado “já sabias que a empresa era na localização X e te tinhas de deslocar”.
– temos de deixar de pensar no teletrabalho imposto pelo estado durante a pandemia( ou agora por causa dos custos da energia) e o teletrabalho que, diria, normal.
– Até onde sei, qualquer mudança de local de trabalho implica uma alteração contratual. Ou seja, se no contrato tinha “escritorio x” e o empregador manda para casa então é preciso fazer uma adenda ao contrato; acho que tem de existir acordo ou adenda ao contrato.
No meu caso, por exemplo, em empresas anteriores deram-me a opção de ir para escritorio ou ficar em casa e eu escolhi ficar por casa. Como foi algo tratado entre mim e o meu supervizor a coisa não precisou levar com grandes “legalidades” mas, com o andar do tempo, começou a existir uma necessidade de acertar as coisas devido ao seguro de acidentes de trabalho. Nesse caso, dado ser escolha, não existiu compensação extra.
No meu caso atual o contrato que assinei já tinha como local de trabalho o “mundo” (teletrabalho 😀 ) mas a minha localizaçaõ referencia de escritorio é no Porto. A compensação extra foi algo que adicionaram mais tarde e eu não disse que não; mas não estava no contrato.
Agradecido pela explicação.
Recebo o mesmo mas como não pago as deslocações e a qualidade de vida aumentou exponencialmente nem penso nisso.
Sim claro, menos gastos são sempre bem vindos mas um extra pelo tele-trabalho népia. Agradecido…
O acréscimo parece-me pouco significativo. No entanto terá que ter em conta que evita gastos de deslocação, refeições fora de casa, ganha tempo para saúde e evita o stress da ida-e-volta.
Por mim longa vida ao TT