Uma aliança que pode mudar tudo: NVIDIA em negociações para investir na OpenAI
A NVIDIA está em discussões para investir até 30 mil milhões de dólares na OpenAI, como parte de uma ronda de financiamento que poderá avaliar a empresa de Inteligência Artificial (IA) em 730 mil milhões de dólares antes do investimento.
Conforme foi confirmado pela CNBC, a NVIDIA está em discussões para investir até 30 mil milhões de dólares na OpenAI.
Este investimento é descrito como diferente do acordo de infraestruturas de 100 mil milhões de dólares que a OpenAI e a NVIDIA anunciaram, em setembro, segundo uma fonte familiarizada com o assunto, que pediu anonimato por se tratar de conversações confidenciais.
Segundo essa fonte, os 30 mil milhões não estão ligados a metas específicas de implementação.
O anúncio de setembro, que abalou o setor tecnológico e desencadeou uma série de acordos de infraestruturas, descrevia uma estrutura na qual a NVIDIA investiria na OpenAI ao longo de vários anos, à medida que novas instalações de supercomputação fossem entrando em funcionamento.
Na altura, à CNBC, uma fonte disse que o primeiro investimento da NVIDIA, no valor de 10 mil milhões de dólares, seria aplicado quando o primeiro gigawatt estivesse concluído.

Sam Altman, cofundador e diretor-executivo da OpenAI, empresa que introduziu a IA ao público, através do ChatGPT.
Agora, segundo a fonte, embora este investimento de 30 mil milhões de dólares seja diferente do que tinha sido previsto em setembro, a NVIDIA poderá decidir participar em rondas futuras alinhadas com esse modelo.
O acordo de 30 mil milhões, noticiado pelo Financial Times primeiro, ainda não está finalizado e os detalhes permanecem sujeitos a alterações.
Investimento de $30 mil milhões pode substituir o anterior
Segundo a CNBC, têm surgido dúvidas sobre o estado do acordo de infraestruturas de 100 mil milhões de dólares entre a OpenAI e a NVIDIA, sobretudo depois de o Wall Street Journal ter noticiado, em janeiro, que o acordo estaria "em suspenso".
Além disso, a NVIDIA já tinha afirmado, no relatório financeiro trimestral de novembro, que "não existe garantia de que venhamos a celebrar acordos definitivos relativamente à oportunidade OpenAI ou a outros potenciais investimentos".
O Financial Times, por sua vez, noticiou que o investimento de 30 mil milhões de dólares na OpenAI substituirá o compromisso de longo prazo de 100 mil milhões de dólares acordado pelas empresas no ano passado.

Jensen Huang, presidente e diretor-executivo da NVIDIA. Em outubro do ano passado, a empresa, fundada por si, em 1993, tornou-se a primeira empresa cotada em bolsa a ultrapassar a marca dos 5 biliões de dólares em capitalização de mercado, reforçando a sua liderança no setor da IA.
Uma aliança que pode mudar tudo
Apesar da incerteza em torno destes investimentos, a potencial aproximação entre a NVIDIA e a OpenAI ganha especial relevância por juntar duas das forças mais influentes da atual revolução da IA.
De um lado está a empresa que domina o fornecimento de hardware avançado, cujos processadores se tornaram a base indispensável para treinar e operar modelos de IA à escala global.
Do outro, a organização que encetou a chamada era da IA, com o ChatGPT, e responsável por alguns dos sistemas de IA mais avançados e amplamente utilizados no mundo.
A convergência entre quem constrói a infraestrutura computacional e quem desenvolve os modelos que definem o futuro tecnológico pode acelerar de forma inédita a inovação, alimentando a ideia de que a próxima fase da IA pode ser extraordinária.





















Para investir? Para investir … ainda mais.
Com exceções, como a Google, a bolha da IA tem sido alimentada pela Nvidia – por exemplo, a NVIDIA investe na OpenAI, a OpenAI compra à NVIDIA o hardware e sistemas para a sua IA com a promessa de lhe conceder rendimentos futuros … até esses rendimentos não aparecerem, a NVIDIA ter que reconhecer as perdas do investimento e o castelo de cartas se desmoronar. Não é só a NVIDIA e a OpenAI que formam a bolha da IA, de “pescadinha com o rabo na boca”.
https ://pt.euronews.com/business/2026/02/16/analise-gastos-colossais-em-ia-da-big-tech-podem-esmagar-soberania-de-dados-europeia
este é bom para ti
A OpenAI está com modelo de negócio muito arriscado. Investimentos gigantescos e as receitas não estão a cobrir o que previam. Se falhar a NVIDIA vai sofrer as consequências s será como a estória de dois macacos quando caiem à água afogam-se os dois abraçados.
a NVIDIA tem o tabuleiro todo para jogar, os riscos que corre são pequenos
Na bolha da IA compara-se a NVIDIA com a Cisco & Oracle bolha dot.com
Há de facto uma grande diferença porque a NVIDIA, além de vender “fiado” à OpenAI e outras (financia-as para lhe comprar os equipamentos, com a perspetiva de terem receitas futuras) também vende a grandes empresas com elevada liquidez (Microsoft, Google, Meta), ou seja, a essas, vende e vai receber (porque registar lucros de vendas e depois não receber é um negócio que dura pouco). Enquanto a Cisco & Oracle vendiam hardware e software a empresas .dot, nascidas do nada.
Mas o negócio da IA está todo alavancado, em receitas futuras esperadas, enquanto as despesas atuais continuam a ser muito superiores às despesas atuais.
Se a bolha rebentar – há quem diga que o se está a mais, ou que falta saber é quando – a NVIDIA, que está no centro da bolha, vai ser duramente atingida. basta que as vendas tenham uma quebra acentuada e o valor das ações despenca.
sim, QUANDO acontecer vai ser duramente afectada, no entanto de todas é a corre menor risco nesta bolha porque é a que tem menor exposição ao risco, os contratos que está a fazer não é de GPUs que já entregou, é de GPUs que ainda vai entregar ao longo dos próximos 5 anos, o maior impacto será precisamente na sua avaliação, mas tal como no dot.com todas levaram embate grande, será uma nivelação do mercado e não o afundar de apenas uma ou duas empresas..
curiosamente quem menos está a investir menor risco corre, que é o caso a apple.. ironia do destino quem está mais atrasado na corrida pode ser quem venha a ganhar corrida 😀 😀 😀
Com o prejuízo anual da openAI e o fim da parceria com a Microsoft, a openAI vai acabar na falência e não são 30 mil milhões que vão tapar o buraco financeiro
estamos a contar com isso
É isso e bolha imobiliária
Ainda com essa cantiga? Nunca vi bolhas imobiliárias com 8 anos, é verdade que o mercado está overpriced mas não está numa bolha, existe uma sobrevalorização no máximo de 15%, quando tiveres casas suficientes no mercado esses 15% são ajustados, mas é só isso
E UE a continuar o cirto das teorias do país das maravilhas.