TSMC controla a produção de processadores de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem sido um dos temas mais badalados nas notícias tecnológicas, mas para o seu funcionamento são necessários equipamentos sofisticados e avançados. E segundo as recentes informações, a gigante TSMC controla a produção de processadores de Inteligência Artificial.
TSMC é líder em chips IA
Apesar de muito se ouvir falar da Nvidia quando o assunto são os equipamentos para a IA, parece que o poder está todo do lado da taiwanesa TSMC. Segundo as recentes informações, a popular fabricante de semicondutores é a que controla a produção de processadores de Inteligência Artificial.
Segundo o canal asiático DigiTimes, a TSMC produz alguns dos processadores mais complexos para máquinas de IA e HPC (Computação de Alto Desempenho) para marcas como, por exemplo, a Nvidia, AMD, Inter, Tenstorrent, Cerebras e Graphcore. Também algumas das mais poderosas e complexas placas gráficas, como a A100 e H100 da Nvidia, que suportam altas cargas de trabalho de IA e HPC, foram produzidas pela taiwanesa, tal como a linha de CPUs profissional EPYC e as GPUs Instinct da AMD.
Como seria de esperar, a TSMC não revela quanto ganha com a venda destas gráficas e processadores especializados para a Inteligência Artificial, entre outros segmentos avançados, mas estima-se que estejamos a falar de vários milhões de dólares.
E uma vez que as fabricantes rivais, como a Samsung Foundry e a GlobalFoundries, estão muito atrás da taiwanesa, é seguro dizer que a TSMC é a que controla praticamente todos os produtos criados para IA. Os envios de placas gráficas de IA são também dominadas pela empresa de Taiwan, sendo que a Nvidia lidera com 90% dos pedidos e a AMD conta com os restantes 10%.
Este setor ainda deverá crescer muito mais nos próximos meses e anos e, como tal, as fabricantes devem estar preparadas para a produção de hardware que responda às necessidades deste e de outros mercados.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Digitimes
Neste artigo: chips, IA, processadores, TSMC