Putin quer que a Rússia coopere com a China no domínio da IA
O Presidente Vladimir Putin ordenou ao Governo da Rússia e ao maior banco do país, o Sberbank, que cooperem com a China no domínio da Inteligência Artificial (IA).
Ao Governo russo e ao Sberbank, Putin disse que está a liderar os esforços de IA da Rússia, de modo a "assegurar uma maior cooperação com a República Popular da China na investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da IA".
As instruções do Presidente russo foram publicadas no site do Kremlin, na quarta-feira, três semanas após ter anunciado que a Rússia iria associar-se aos BRICS e a outros países para desenvolver a IA.
Segundo a Reuters, as sanções ocidentais destinadas a restringir o acesso da Rússia às tecnologias de que necessita para sustentar a sua guerra contra a Ucrânia levaram a que as principais fabricantes mundiais de microchips suspendessem as exportações para o país, limitando largamente as suas ambições em matéria de IA.
De facto, em 2023, German Gref, diretor-executivo do Sberbank, reconheceu que as unidades de processamento gráfico, os microchips que sustentam o desenvolvimento da IA, eram o hardware mais complicado para a Rússia substituir.
Desta forma, estabelecendo parcerias com países não ocidentais, a Rússia procurará desafiar o domínio dos Estados Unidos numa das tecnologias mais promissoras e cruciais da atualidade.
No dia 11 de dezembro, Putin disse que uma nova AI Alliance Network reuniria especialistas dos BRICS e de outros Estados interessados.
Atualmente, a Rússia ocupa o 31.º lugar de 83 países em termos de implementação, inovação e investimento em IA no Índice Global de IA da Tortoise Media, com sede no Reino Unido. O país está, portanto, muito atrás dos Estados Unidos e da China, bem como de outros membros do BRICS, como a Índia e o Brasil.
Leia também:
Isso se a China aceitar prestar auxílio à subserviente Rússia, seja nesse ou noutros domínios.
Não tens mesmo noção do quão ridículo é o teu comentário…
Isto foi o que escreveu o CNews, russo, há pouco tempo:
” A Rússia não foi capaz de produzir chips usando processos tecnológicos modernos – um máximo de topologia de 65 nanómetros está disponível para o país, desatualizado há quase 20 anos. Agora, uma fábrica de 28 nanómetros está em construção, e esse processo tecnológico há muito perdeu sua relevância – o processo tecnológico de 4 nm há muito tempo é dominado e, em 2023, a transição para 3 nm ocorreu.” [Usando a litografia EUV da ASML. Atualmente a transição já é para os 2nm].
A China, usando a litografia da geração anterior, DUV, fabrica chips de 7nm.
A Rússia é um anão no fabrico de chips. E o mesmo quanto à IA e outras tecnologias.
Também eu quero muita coisa.
Se a uniao europeia nao fosse uma porcaria de paises ligados a nada ja tinham encostado a china a parede, mas baixam-lhe as calcinhas aos chinos, a europa é uma lixeira a ceu aberto, mas faz lembrar os aterros do lixo de ha 5o anos atras.
Se calhar voçè deve viver em Marte.
Força….manda o curriculum para a comissão Europeia, eles contratam-te e está o problema resolvido. É tão fácil…eu há com cada um….
baixaram as calcinhas a muito tempo EUA…
isso sim, porque se fossem uma estrutura politica e economica independente…
há muito tempo que não estavamos assim…
PENSEM NA INDEPENDÊNCIA, POLÍTICA ECONOMICA
Olha…outro iluminado…
Pois é só tu é que não és iluminado mas como uma vontade de fazeres campanha para comissão europeia…
Mas tens um problema! Tens dependência politica…
A china desvaloriza os europeus, a europa sao paus mandados da china e dos usa.
Será?
Oh Jorge vai mas é apanhar morangos…
Putin é o tony stark que o mundo precisa mas os americanos recusam dar
Vais viver para a comuna
A Rússia detém excelentes modelos de IA.
São us melhores do mundo nisso, devido á excelente formação em Matemática,Fisica,Quimica.
Agora AI, não é só modelos…é preciso hardware,muito Hardware… e nisso a Russia está bem atrás da China, e muito mais ainda dos EUA.
Gosto muito de ler os comentários dos “especialistas” que acreditam mesmo no dizem sem terem a mínima noção do que falam.
Rússia e China caso não tenham reparado não ficaram parados no tempo como a Europa.
Gosto muito de ler os comentários dos “especialistas” que acreditam mesmo no dizem sem terem a mínima noção do que falam.
Rússia e China caso não tenham reparado não ficaram parados no tempo como a Europa.
Estão na vanguarda no desaparecimento da humanidade.
Será que também é especialista? Pelos vistos há muitos.
Sr Alberto
os seus conceitos anti…
faz-me lembrar (Os descobrimentos Maritimo para a Índia) Todos os novos mundos encontrados eram só SELVAGENS… NÓs sim eramos civilizados. Como tal, tinhamos que impor aquilo que queriamos. Sem nunhumn respeito pelos outros.
O seu principio é idêntico.
Esquece-se que quanto mais massa cinzenta houver, mais possibilidades existe de encontrar soluções.
E NÃO SOU ESPECIALISTA É A LÓGICA
Só falta saber se o Schwarzenegger vai ser chinês ou russo