OpenAI poderá sair da Europa se as regras impostas pela União Europeia incomodarem
Com uma presença cada vez mais forte da IA na Europa, os legisladores estão a preparar regras a aplicar a empresas como a OpenAI. Esta última é a responsável pela solução que mais interesse tem revelado, mas já veio estabelecer as suas regras. Sairá da União Europeia caso não as possa cumprir.
OpenAI ameaça que pode sair da Europa
O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou que a empresa que lançou o ChatGPT pode estar a considerar deixar a Europa. Esta decisão será colocada em prática se a empresa não puder cumprir os próximos regulamentos de inteligência artificial que a União Europeia está a preparar.
Sam Altman disse que tinha "muitas preocupações" sobre a Lei de IA da UE, que está a ser terminada pelos legisladores. Os termos dessa lei foram alargados nos últimos meses para incluir novas obrigações para os criadores dos chamados "modelos de fundação". Estes são os sistemas de IA de escala alargada que alimentam os serviços como o ChatGPT e o DALL-E da OpenAI.
Além disso, como parte do rascunho da Leia da IA que foi revelado, as empresas que criam ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, vão ter também de revelar qualquer material protegido por direitos de autor usado para desenvolver os seus sistemas.
Lei de IA da União Europeia será a razão
Há ainda a necessidade de fornecer detalhes sobre o projeto, incluindo o poder de computação necessário. Também devem informar sobre o tempo de treino e outras informações relevantes relacionadas ao tamanho e poder do modelo. Estas informações são um dos trunfos da OpenAI e o que poderá levar a que saia da Europa.
Ao fornecer esta informação, caso seja tornada pública, poderá ajudar a sua concorrência. No passado teve esses dados acessíveis, mas com o interesse da sua solução, a OpenAI acabou por limitar o acesso e assim proteger-se quando começou a ter uma vertente comercial associada.
Não se sabe ainda como a empresa e o seu CEO, vão reagir no futuro próximo na Europa. Dependerá da forma como a Leia da IA for definida pela União Europeia e como isso impactar a OpenAI E o seu modelo de negócio, cada vez mais interessante financeiramente.
Este artigo tem mais de um ano
Graças a Deus. Acabem com essa porcaria. Ninguém precisa de inteligência artificial.
+1
é isso e para fazer fogo ainda deves usar dois paus. Se não percebes o potencial que esta tecnologia tem informa-te. Agora uma empresa como a openai ou qualquer big tec ficar amuada lol é para o lado que eu durmo melhor.
bom argumento! mereces o salario minimo!
À vontade! Pode sair já hoje!
AI, um sistema criado para acabar com a classe trabalhadora. No futuro serão os robós a fazerem as tarefas todas, e nós não seremos nada mais do que “adereços” neste mundo.
Não sei quem é que concorda com isto.
Não somos “adereços”, temos um Criador que nos fez à sua imagem. Esqueçam as coisas do mundo e liguem-se Ele.
Pois pois. Como se isso existisse. Ainda deves acreditar no pai natal também.
Agora relativamente à IA, é uma tecnologia com muito potencial que temos de aprender a tirar partido para não ficarmos mais para trás.
Tens o direito de acreditares no que quiseres, assim como eu. Tens fé no homem e na ciência e eu tenho em um Criador.
Boa viagem e não voltem
O que se sabe:
A UE está a preparar legislação reguladora da IA. A lei ainda está a passar por revisões, mas na sua redação atual pode exigir que grandes modelos de IA, como o ChatGPT e o GPT-4 da OpenAI, sejam designados como “alto risco”, forçando as empresas por trás deles a cumprir requisitos adicionais de segurança. A OpenAI contesta que sejam de “alto risco”.
O que disse Sam Altman, CEO da Open AI, na 4.ª Fª, após uma reunião com os legisladores da UE:
“Se pudermos cumprir, faremos, e se não pudermos, deixaremos de operar na UE … Vamos tentar. Mas há limites técnicos para o que é possível.”
Na véspera, ele e outros fundadores da Open AI, tinha comparado a inteligência artificial à energia nuclear e voltado a pedir regulação e que “Tem de existir o equivalente à Agência Internacional de Energia Atómica para inspeccionar novos sistemas de inteligência artificial” (uma “Agência Internacional da Inteligência Artificial”, digo eu).
Os EUA estão a preparar regulação, a UE também, a China por certo também. Convinha haver articulação nisto. Uma AIIA não é mal pensado.
Quando li a notícia lembrei-me logo de uma criança pequena que faz birrinha só porque não lhe fazemos a vontades todas.
O que disse o CEO da OpenAI foi: “Se pudermos cumprir [com a legislação da UE, ainda em revisão], faremos, e se não pudermos, deixaremos de operar na UE … Vamos tentar. Mas há limites técnicos para o que é possível.” Isso corresponde ao título da notícia: “OpenAI poderá sair da Europa se as regras impostas pela União Europeia incomodarem”?
Essas big techs nao tem etica, nao tem respeito, usam nossos dados sem consentimento, trabalhar para uma empresa dessas é o mesmo que trabalhar para o fim e mal da humanidade, para o diabo. Deviam ser dissolvidas. Esse Sam Altman ja mostrou que nao tem caracter e moral nenhuma depois que falou que o Elon Musk “se preocupa muito com o futuro da humanidade”, ou seja ele nao esta nem aí, nao se preocupa. Esse cara é um irresponsavel, uma crianca, “armou a bomba”, agora os outros inocentes pagarao por isso no futuro.
Se instalares um tradutor no browser concebes perceber o que está escrito. O que disse Sam Altman: “Para dizer uma coisa positiva sobre Elon, acho que ele realmente se importa com um bom futuro com a AGI (inteligência artificial geral)”.
“Quero dizer, ele é um idiota e o que mais você quiser dizer sobre ele — ele tem um estilo que não é um estilo que eu gostaria de ter para mim”, disse Altman a Swisher. “Mas eu acho que ele realmente se importa, e que se está a sentir muito stressado sobre como será o futuro para a humanidade.”
Usando a inteligência natural geral, conclui-se o contrário do que dizes – Altman elogia Musk por se importar com o futuro da humanidade, por ele também se preocupar.
A união europeia, a concorrer para ser a cauda da europa.
Felizmente existem VPN´s e os cidadãos europeus nao se têm de vergar só porque os legisladores wokes europeus acham servem para alguma coisa.
Então até o investimento tuga na área esta em risco ..
Bem, o Estado não cumpre com N de coisas e talvez esta seja só mais uma …
Se é para virem com exigências poderem já ir embora.