Imprensa russa propagou uma notícia falsa sobre a DeepSeek usar “código soviético”
Num momento em que a Inteligência Artificial (IA) ocupa a agenda pública, vemos várias empresas a reivindicar ter desenvolvido o melhor modelo, aquele que é o mais capaz. Na Rússia, a imprensa foi enganada e propagou uma notícia falsa sobre a DeepSeek usar "código soviético".
Um site russo assumidamente dedicado à sátira e ao conteúdo ficcional, de nome Panorama, publicou uma entrevista falsa com Liang Wenfeng, o fundador da DeepSeek, na qual este elogiava os programadores soviéticos.
‼️ Conforme contado pela Reuters, a entrevista afirmava que o código utilizado pela empresa foi criado, em 1985, por uma equipa liderada pelo cientista Viktor Glushkov, considerado o criador do primeiro computador pessoal soviético, na década de 1960.
O matemático desenvolveu, também, uma rede de processamento de dados para gerir a economia soviética. Alguns cientistas russos defendem que essa rede tinha já algumas das primeiras particularidades da IA.
Apesar de falsa, a entrevista viralizou e, além de ter sido apanhada por perfis de redes sociais influentes, foi noticiada pelo canal de televisão estatal Rossiya One, enquanto notícia verdadeira.
Na sua publicação, a Reuters, escreve que a disseminação da informação falsa "reflete a nostalgia da sociedade russa por uma era perdida de supremacia tecnológica".
A União Soviética não era apenas o país mais instruído e avançado. A União Soviética era uma civilização científica e tecnológica.
Afirmou o veterano líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, numa mensagem no Telegram, posteriormente removida.
Atualmente, a Rússia ocupa o 31.º lugar entre 83 países em termos de implementação, inovação e investimento em IA, de acordo com o Índice Global de IA da Tortoise Media, com sede no Reino Unido.
Imagem: Bloomberg
Neste artigo: Deepseek, notícias falsas, rússia
Gastam todos os recursos que têm, financeiros, materiais e humanos na invasão da Ucrânia. Não há para fins civis.
E já não têm dinheiro para fins militares, quanto mais para fins civis. Agora são fornecidos com mísseis pela Coreia do Norte.
Mentira, propaganda é só dos países aliados, alguma vez a China, Rússia, Coreia do Norte e companhia limitada faz ou têm propaganda.