Empresa substituiu uma equipa por IA. Depois, foi procurar programadores no LinkedIn
Uma empresa de software despediu toda a sua equipa de desenvolvimento para substituí-la por Inteligência Artificial (IA). Os resultados, contudo, não foram os esperados...
O receio de que os sistemas baseados em IA roubem os postos de trabalho aos seres humanos surgiu, desde logo, com o lançamento do ChatGPT. Embora o desenvolvimento da tecnologia estivesse a ser conduzido há várias décadas, os utilizadores comuns viram nesse e noutros chatbots - que, entretanto, surgiram como cogumelos - uma verdadeira ameaça.
Apesar deste medo que foi sendo disseminado, até por especialistas da área, uma empresa canadiana não teve grande sorte na temida substituição.
Conforme partilhado pelo jornal TechGiG, o programador e fundador de uma empresa de desenvolvimento de software despediu toda a equipa de desenvolvimento, substituindo-a por três sistemas de IA. Estes iriam, em teoria, fazer o trabalho da equipa humana, com menos erros e em menos tempo.
Numa publicação no X, Wes Winder partilhou, orgulhosamente, que havia despedido toda a sua equipa.
Alguns dias depois da publicação, contudo, o empresário publicou uma oferta de emprego no LinkedIn, discretamente, procurando candidatos com perfil para desenvolvimento de software.
Algum programador web que seja bom com React/ Remix/ Supabase e esteja à procura de algum trabalho extra? Posso ter trabalho para vocês. Respondam com o vosso portefólio/ trabalhos recentes e eu entrarei em contacto.
Claro que as respostas ao anúncio, que ficou viral no Reddit, após a primeira publicação do empregador no X, não tardaram a chegar, dando contexto aos potenciais candidatos que viam a oferta de emprego.
De facto, declarações de grandes nomes da indústria tecnológica já tinham apontado que as grandes empresas tecnológicas não estão a apostar na IA como substituto, mas como elemento complementar.
Especificamente, Mark Garman, diretor-executivo da AWS, e Jensen Huang, diretor-executivo da NVIDIA, duas das maiores empresas tecnológicas envolvidas no desenvolvimento de IA, já afirmaram que, graças à tecnologia, os engenheiros de software não precisarão de programar, no futuro, pois uma IA fá-lo-á por eles na língua mais adequada.
O CEO é mais burro que a Inteligência Artificial
Continuo a preferir a Inteligência Artificail que a Ignorância Natural
Foram orgulhosos em admitir a asneira que fizeram e não chamaram quem despediram?
Fantástico
Porque achas que voltariam ou que ainda estavam livres? Canadá não é igual à tugolandia
+1
Os capitalistas não são suficientemente inteligentes para usar e fazer a manutenção da IA, quanto mais para a produzir. E quem tiver os capitalistes na mão tem o mundo na mão. Espero que os informáticos despedidos ajustem bem contas com o capitalista que estupidamente pesou que conseguia sacar tudo para ele.
Os capitalistas não são suficientemente inteligentes para usar e fazer a manutenção da IA, quanto mais para a produzir. E quem tiver os capitalistes na mão tem o mundo na mão. Espero que os informáticos despedidos ajustem bem contas com o capitalista que estupidamente pesou que conseguia sacar tudo para ele.
+1000
Para além do código de fonte, aproveitem
e coloquem também os segredos de negócio da empresa e outros dados confidenciais.
Programadores sao totos de linux e a IA vai substitui los. Quem fica sao os que sabem comunicar bem e sao populares e bonitos como eu. Os linux totos vao extinguir se
Lol.. uma coisa é verdade, o mundo é dos bonitos
Realmente você é perito a comunicar baboseiras.
A IA também vem ajudar as pessoas bonitas, que não sabem escrever e apesar de serem comunicativas, têm défice, de inteligência.
Mas a IA pode tornar uma pessoa bonita e menos inteligente em alguem mais erudito, mas nao vai tornar os totos mais interessantes e bonitos. Logo o ricardo tem razao, a IA vai acabar com os feios totos do linux
Caladinho eras poeta, não se programa só em Linux…
Esta notícia só me faz pensar que os capitalistas selvagens se pudessem ter escravos, teriam.
Só não lhe contaram ainda que quem compra os produtos dos capitalistas selvagens são seres humanos e seres humanos que precisam ter dinheiro para comprar os produtos dos capitalistas selvagens. ACORDEM.
Cada vez me convenço mais de que há 4 grandes males no mundo:
– Socialismo e Comunismo
– Capitalismo Selvagem
– Nacionalismos
– Ultra nacionalismos
Se eliminássemos esses males do mundo a terra seria quase um “paraíso”
Tens de eliminar as religiões e todos os fundamentalismos que gravitam à sua volta. Aí sim, talvez estivesses próximo.