E se os autocarros utilizassem câmaras para combater o estacionamento ilegal?
O que acha desta ideia? Não será, ainda, para Portugal, mas os autocarros Metro, em Los Angeles, utilizarão câmaras alimentadas por Inteligência Artificial (IA) para combater o estacionamento ilegal.
A IA já era, antes, utilizada para vários fins sem que déssemos conta, por não associarmos determinadas possibilidades à tecnologia. Agora, temos conhecido, mais proximamente, as suas aplicabilidades e percebido que pode ser adaptada a quase tudo, facilitando, em muito, alguns processos.
Desta vez, a notícia chega dos Estados Unidos: em Los Angeles, os autocarros Metro utilizarão IA para multar os veículos que estiverem ilegalmente estacionados nas faixas dedicadas a si.
De acordo com a Metro, o programa ficará operacional no final de 2024, dois meses após sensibilização da comunidade, de modo a garantir que o público está informado sobre os objetivos, o calendário e os efeitos da nova iniciativa. Os testes, porém, estão previstos já para este verão.
O governo informou que os condutores terão um período de 60 dias, durante o qual poderão familiarizar-se com o sistema. Os avisos que ocorrerem nesse período serão apenas informativos e não constituem motivo para quaisquer infrações.
O programa, desenvolvido pela tecnológica Hayden AI, visa melhorar os horários dos autocarros, aumentar o número de passageiros e resolver problemas de mobilidade.
No ano passado, aliás, a empresa recebeu a aprovação do conselho de administração da Metro para instalar 100 sistemas de câmaras ao abrigo de um acordo de 11 milhões de dólares. O contrato teve início em dezembro e prevê-se que esteja em vigor durante cerca de cinco anos.
Este programa surge, na sequência de uma infração de estacionamento, que fez o Departamento de Transportes de Los Angeles detetar uma falha no sistema.
Câmaras ajudarão a detetar e multar estacionamentos ilegais nas vias dos autocarros
Tendo a aplicação das novas regras de estacionamento em vista, serão instaladas câmaras no interior dos para-brisas dos autocarros Metro para procurar carros estacionados nas faixas de rodagem e nas paragens de autocarro. No ano passado, o Conselho Municipal autorizou uma coima.
De acordo com a Metro, cerca de quinze das câmaras serão instaladas em autocarros das linhas 212, que viaja de Hollywood/Vine para as estações Hawthorne/Lennox via La Brea Avenue, e 720, que viaja de Santa Monica para o centro de Los Angeles via Wilshire Boulevard. Além destas, também, alguns autocarros das linhas 910, 950 e 70 de San Pedro, no centro de Los Angeles.
O diretor de crescimento da Hayden AI, Charles Territo, explicou que, embora as câmaras de segurança alimentadas por IA procurem continuamente carros estacionados ilegalmente, o sistema foi concebido para registar apenas quando se nota uma possível infração.
Espero q sim, a começar pelos elektros q circulam na faixa de BUS impunemente a atrasar a vida a milhares de pessoas.
Os eléctricos não podem circular na faixa de bus, só na Noruega.
Essa electrofobia anda a ficar preocupante.
A noticia reporta-se Los Angels,
que fica na Califórnia q tb autoriza EV’snessas faixas..
Pois, também não é verdade.
Pago um traçado ao tuga que tiver a coragem de implementar isto aqui na tugalândia.
Em braga vão começar a fazer isso…para já as multas vão ser em modo de alerta para os condutores, mas caso seja um sucesso, as multas viram reais e a doer.
Apoiado. E a seguir câmaras para os ciclistas para denunciar os que estacionam nas ciclovias e os que ultrapassam sem deixar o 1,5 metros de afastamento.
E a seguir câmaras para os carros filmarem a esmagadora maioria dos ciclistas que não pára nos sinais vermelhos! Ou os ciclistas que andam lado a lado a empatar o trânsito, quando podiam facilitar e ir um atrás do outro, causando embaraço ao trânsito.
E os ciclistas em contra mão multarem todos os carros que vêm contra eles
Entre as medidas que fazem sentido esta é perfeitamente aceitável enquanto combate ao estacionamento abusivo.
Aqui só é multado quem quer!
E se nos tornassemos todos polícias uns dos outros? Denunciantes profissionais tal como na Alemanha nazi e alguns casos dos 48 anos da ditadura em Portugal?
Que vergonha.
Isso é o seu acontece num civilização responsável, assim todos cumprem as leis, pagam poucos impostos, poucas multas e tudo funciona bem, já que uns não têm de suportar os erros e vontades de outros.
Não posso estar mais de acordo. Quanto mais polícias e mais denunciantes menos criminosos. E perseguir malfeitores com o apoio dos cidadãos não tem nada a ver com ditadura.
Na Alemanha, cuida-se do bem estar do povo. Se algo está mal, participa-se e as autoridades tomam conta do caso. Cá deveria de ser feito o mesmo.
Agora essa das câmaras com o tal IA, não estou muito de acordo. Preferia que equipassem os autocarros com para-choques de aço e resolviam-se muitos problemas…