Conheça a RadioGPT! Uma estação de rádio com emissões conduzidas por IA
O impossível não parece constar no dicionário da Inteligência Artificial (IA) e temos percebido que consegue atuar em várias frentes e adaptar-se a uma larga variedade de contextos. Agora, com investigação, textos e vozes da sua autoria, a tecnologia chegou à rádio.
Só o futuro desvendará se a IA vai, ou não, substituir os trabalhadores humanos, nos muitos postos de trabalho que existem pelo mundo. No entanto, a tecnologia tem, efetivamente, assumido vários papéis e dado de si em várias áreas. A mais recente? O mundo da rádio.
A Futuri está a revolucionar a indústria do áudio com o lançamento da RadioGPT - a primeira solução mundial de conteúdo de rádio baseado em IA.
Depois de ver que o ChatGPT foi capaz de escrever ensaios completos e de dar resposta a perguntas complexas, a Futuri, uma empresa de tecnologia de Cleveland, em Ohio, Estados Unidos da América, decidiu testar o seu talento para a rádio.
Conforme adiantou, num comunicado, "a RadioGPT combina o poder da tecnologia GPT-3 com o sistema Futuri de descoberta de histórias e conteúdo social baseado em IA, TopicPulse". Além disso, a empresa planeou um sistema que utiliza "tecnologia de voz para assegurar uma experiência de rádio inigualável para qualquer mercado, em qualquer formato".
Introducing Futuri's RadioGPT™, the world’s first localized radio content powered entirely by artificial intelligence.
Read the full press release here: https://t.co/u2RflAUJv4
— Futuri (@FUTURIinc) February 23, 2023
Através da tecnologia GPT-3, esta rádio analisa a atualidade no Facebook, Twitter, Instagram, e em mais de 250 mil outras fontes de informação, de modo a identificar os tópicos que são tendência num determinado local. Depois, produz um guião para ser utilizado durante a emissão, transformando-o em áudio, e pode ser treinada para assumir vozes de personalidades existentes e conhecidas.
A RadioGPT pode gerar mensagens sociais, blogs, e outros conteúdos para plataformas digitais relacionados com o conteúdo que está no ar, permitindo que as estações de rádio utilizem os áudios transmitidos em publicações, em tempo real.
Para a criação da RadioGPT, a Futuri contou com parceiros como a Alpha Media, nos Estados Unidos da América, e a Rogers Sports & Media, no Canadá.
Este artigo tem mais de um ano
Assustador.
A Radio Orbital em Lisboa também tem um funcionamento semelhante, se bem que não é (ainda) AI por de trás – eles não têm radialistas e é tudo automatizado.
antes uma rádio automatizada como a Orbital, que as demais no panorama português que são “80% publicidade, 10 conversa da treta e apenas alguma música”