Califórnia vai usar IA para combater o trânsito
Mais uma vez, a Inteligência Artificial (IA) mostra-se versátil. A Califórnia anunciou planos para desenvolver soluções de combate ao trânsito baseadas na tecnologia. Mas não só.
De acordo com funcionários da administração da Califórnia, o estado está a trabalhar com cinco empresas para desenvolver ferramentas de IA generativa, utilizando tecnologia financiada por gigantes como OpenAI, Amazon, Google e Anthropic.
Os esforços procurarão resolver problemas como o trânsito desmedido e dar orientações fiscais, promovendo estradas mais seguras e melhores serviços no geral.
Os novos acordos foram tornados públicos pela Califórnia, na quinta-feira, como parte das iniciativas do governador Gavin Newsom para envolver a IA.
Califórnia quer melhorar a vida dos cidadãos com a IA
As empresas iniciarão uma experiência interna de seis meses, na qual os funcionários do estado testarão e avaliarão os produtos apresentados.
Depois, o estado deverá avaliar quais as ferramentas que poderão ser totalmente adotadas no âmbito de novos contratos. De acordo com um porta-voz da administração, todos os instrumentos são considerados de baixo risco, porque não lidam com dados privados ou sensíveis.
Fontes indicam que o governador Gavin Newsom destaca a Califórnia como um centro global de IA, e salienta que 35 das 50 maiores empresas de IA do mundo estão ali sediadas.
O interesse pelo desenvolvimento da IA no estado foi reforçado, no ano passado, quando o governador da Califórnia assinou uma ordem executiva que obriga a investigação de aplicações éticas de IA generativa até este verão.
No âmbito dessa ordem, o estado começou a solicitar que as empresas de tecnologia desenvolvessem soluções de IA generativa para serviços públicos, em janeiro.
De facto, as autoridades estatais e os especialistas afirmaram que, embora o subconjunto da IA que pode produzir novos conteúdos como texto, áudio e imagens seja muito promissor para melhorar a eficiência das agências governamentais, há, também, uma necessidade urgente de a aplicar para controlos e supervisão, no sentido de reduzir riscos.
Segundo as autoridades, o objetivo da abordagem da Califórnia é criar confiança no público. Isto implicará transparência por parte das empresas relativamente aos principais modelos linguísticos que utilizam para criar os seus produtos de IA.
Agora, resta-nos esperar para saber as soluções que as empresas irão apresentar e quais serão, posteriormente, implementadas pela Califórnia.
comecem por SF, uma das cidades mais caóticas onde já conduzi, LA é uma brisa em comparação
nos EUA nada bate Oakland ma friend!!!
mas conduzir em Angola tb é divertido, sobretudo nalguns musseques cuja estrada está mais de um metro abaixo do nível da estrada, sim, leram bem!
Então experimentem no Laos, conduz-se pela direita mas junto às fronteiras com a Tailândia é pelo lado que der mais jeito 🙂
Se querem resolver o problema com o trânsito têm que pensar em transportes públicos que sirvam a maioria da população, e repensar o desenho das cidades já que estas obrigam a andar largos quilómetros para fazer coisas básicas… A IA não consegue fazer nada quando existe excesso de carros
Que soluções sugeres em termos de transportes publicos para agorafóbicos?
Mudarem-se para lugares ermos.
Subsidio para comprarem carro isso sim é mais humano e menos discriminatório.
que lógica mais rocambolesca… Estamos a falar de macrosoluções para resolver um problema de grande escala… o número de pessoas com agorafobia está longe de ter relevância para a escala deste problema
Não há inteligência artificial que compense a estupidez natural de usar o carro em ambiente urbano densamente povoado. Nem é preciso ir à Califórnia, basta Lisboa ou Porto. Um carro ocupa sempre 9 ou 10 m2, alguns ainda mais, no mesmo espaço cabem 15 a 20 trotinetes.
Esqueceste de dizer que apenas vai um ocupante dentro de cada carro, mesmo que seja um carro de 7 lugares, até os pensamentos devem de fazer eco dentro do carro. 🙂
@Grulho, lamento informar mas essa opção de transporte está a contribuir fortememente para os elevados índices de sinistralidade em PT. Incluindo mortes e feridos graves.
Deixará de estar quando houver percurso securizado e separado para toda a parte e fortemente restringido o uso do carro particular, começando pelos 30 kms/h em ambiente urbano. O interesse em mantê-los à viva força dentro das cidades, e ainda por cima a empestá-las com os escapes, no caso dos de combustão, é de crápulas que facturam à pala disso. Esses cedo ou tarde vão perder o poder e ajustar contas com o Povo.
Mais uma vez lamento informar q a tendência não é essa. Por ex. o corredor que havia na Av. de Berna para bicicletas e trotinetes foi destruído para nesse espaço fazerem estacionamentos para carros.
Esses corredores só aparecem se derem votos. Sabes como é, está-se tudo a marimbar para o ambiente e para a segurança das pessoas. O que interessa é poleiro e satisfazer interesses.
acho que não tens bem a noção da praga que é as trotinetes nalgumas zonas, não respeitando sinalização, pedestres e noções básicas de segurança
Ainda não percebeste que a praga acaba no dia em que as trotinetes puderem circular em segurança pela faixa de rodagem sem s ameaça dos carros?
@Grunho, o @Castro falou de nao respeitarem os peões. Não vamos tomar o todo pela parte mas está-se a fomentar a possibilide de circulação sem a mínima noção das regras e isso é perigoso. Uma trotinete lançada não deixa de ser uma arma potencialmente letal.
Trotinetes são boas para os jovens e as pessoas de mais idade que se lixem, não é?
Isto são só génios a dar bitaites.
Em primeiro lugar as pessoas de mais idade também podem andar de trotinete. Depois, elas têm de dar boas condições aos jovens se querem que eles se mantenham cá, começando por ir de borla para o trabalho. Ganhar bem e não gastar.