Xbox 360 e Windows 7 retirados do mercado alemão
Ordena Tribunal alemão devido a guerra de patentes
A guerra de patentes já não é um assunto de agora, e aqui no PPLWARE esse já foi um assunto bastante falado, nomeadamente entre as marcas Samsung e Apple, ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Desta vez a guerra de patentes aconteceu entre a Microsoft e a Motorola Mobility, e o tribunal decidiu que a Motorola tem razão, e a empresa de Steve Ballmer terá que retirar as consolas xBox 360 e o SO Windows 7 de todas as prateleiras do mercado alemão.
O tribunal de Mannheim, na Alemanha, decidiu ontem, quarta-feira dia 2 de Maio, que a Microsoft havia infringido as patentes da Motorola Mobility e ordenou que a empresa de Steve Ballmer retire as consolas de jogo XBox 360 e o sistema operativo Windows 7 de todas as prateleiras do mercado alemão.
O juiz responsável pela decisão, Holger Kircher, referiu que a Microsoft havia violado um acordo feito com a Motorola Mobility que se encontra em processo de ser adquirida pela Google, sobre o uso de um determinado software de compressão de vídeo em alguns produtos com o Windows 7 e a Xbox 360.
Já na semana passada, outro juíz da International Trade Commission nos EUA, havia referido que a Microsoft tinha violado patentes da Motorola, ao usar as ligações sem fios e funções de compressões de vídeo na Xbox 360.
No entanto a Microsoft disse que “A Motorola está proibida de aplicar a decisão hoje, e o nosso negócio na Alemanha irá continuar, enquanto apelamos sobre a decisão” referiu em comunicado. Isto sucede uma vez que um juíz americano de Seattle concedeu à Microsoft uma liminar de ordem restritiva e temporária contra a Motorola Mobility na Alemanha, o que significa que a Motorola está incapaz de impor restrições a produtos de software da Microsoft no país, depois da audiência de 17 de Abril.
Segundo David Howard, membro do conselho geral da Microsoft, referiu por email à Reuters “A Motorola prometeu tornar as patentes disponíveis para a Microsoft e outras empresas, em condições justas e razoáveis […] A decisão de hoje, significa que a Motorola não pode proibir a Microsoft de vender os seus produtos, até que o tribunal se decida se a Motorola cumpriu a sua promessa.”
No entanto, parece que a decisão do juiz alemão já se faz sentir na Microsoft, uma vez que a empresa já se encontra a alterar o centro de distribuição de software da Alemanha para a Holanda, país onde não será proibida a distribuição dos seus produtos.
Ainda assim, autoridades da União Europeia já abriram duas investigações para apurar se a Motorola faz ou não cobranças pelo uso das suas patentes em produtos de empresas concorrentes. As empresas de tecnologia têm investido muitos milhões de dólares na compra de patentes que depois podem usar de forma defensiva mas também ofensiva, contra a concorrência, em tribunais de todo o mundo. [Reuters]
Qual a sua opinião acerca desta guerra de patentes? Terá a Motorola razão, ou haverá também várias empresas que apenas utilizam as patentes para denegrir a concorrência?
Este artigo tem mais de um ano
Desculpa estar a ser mais papista que o Papa, mas tens uma gralha:
“O tribunal de Mannheim, na Alemanha, decidiu ontem, quarta-feira dia 2 de Maio, que a Microsoft havia infringido as patentes da Motorola Mobility e ordenou que a empresa de Steve Ballmer retire as consolas de jogo XBox 260 e o sistema operativo Windows 7 de todas as prateleiras do mercado alemão.”, no XBox 260… 🙂
Check.
Os consumidores é que perdem…
O pior é que essa é a verdade…
Está a ser demais estas lutas de patentes..
Tira os olhos do teu umbigo e irás descobrir um mundo novo..
Eh, isto não é mais do que a Google, que é quem controla a Motorola, a querer matar o H.264, depois do fiasco que o WebM está a ser.
Infelizmente para eles, o tiro vai sair-lhes pela culatra e mais dia menos dia a Comissão Europeia espeta-lhes com uma multa de vários biliões.
É impressão minha, ou isto é uma retaliação pelo facto da microsoft querer ganhar dinheiro com todos os androids vendidos ?
Não creio! A microsoft continua a ganhar com a venda de androids.. não é por isto que o deixa de fazer..
Mas pode equilibrar um pouco a balança.
Isto é uma treta. Já é tempo de a propriedade intelectual ser opensource, poderá haver limites, mas isto é ridículo.
O futuro, a evolução vem da cópia, do melhoramento dessa cópia, tal qual a evolução da terra, ou agora teremos de pagar ao BIG BANG alguma coisa por usarmos alguma coisa que ele deu. lol
Esta treta das patentes não deixam é a tecnologia avançar!
Enfim… btw, ali em cima diz Xbox 260 e suponho que fosse 360 😉
Epah, o resultado de toda esta luta poderá significar uma pequena travagem na evolução tecnológia, mas não é esse o principal problema.
A questão das patentes é deveras importante, especialmente num mundo em que cada vez mais, alguns querem viver à custa de outros. Acho muito bem, quando devidamente comprovado, que os culpados por roubo de ideias sejam chamados à razão (ou à justiça).
Agora quando as questões começam a ser meramente politicas ou questões de Grupos Financeiros é que a linha entre a Verdade e a Não Verdade começa a ficar demasiado esbatida.
Isto ta mal para a Microsoft dps do tribunal dos states ter decidido optar pelos serviços cloud da google agora vem mais isto.
isto do clouding quando entrar em funcionamento definitivo é que vai ser muito á frente
Da ultima vez que vi “(…)Motorola Mobility que se encontra em processo de ser adquirida pela Google(…)” não é sinónimo de que a Google já está a controlar a Motorola Mobility.
Mas isto se calhar sou só eu…
E não, a Motorola Mobility ainda não foi adquirida, a Google ainda só recebeu as devidas autorizações dos USA e da UE.
Desculpem a ignorância, mas não é suposto quer o Internet Explorer e Windows Media Player não fazerem parte do Windows 7 E, versão Europeia?
Pelo menos, lembro-me no que diz respeito ao Internet Explorer, que a Comissão Europeia proibe a Microsoft de o incluir na versão Europeia. Como tal, como é que é possível que ordenam a sua retirada, quando o Internet Explorer e Windows Media Player supostamente não fazem parte da versão de venda a retalho?
Agora já podem. É de certa forma engraçada ver a MS uns cêntimos por mais de 2000 patentes relacionadas com o H.264 e que a Motorola exija cerca de 20€ pelas cerca de 50 que tem.
Otima noticia !!
Assim para quem joga no XboxLive como eu, sao menos 1s amadores a jogar ! lolol
Quem se segue ? UK ? Espanha ?
Oh pa… Sem comentários, acho que as xbox e o serviço online nao vao ser retirados a quem ja os adequiriu .
É pouco provável que a motora aplique a medida do tribunal alemão. Já li em algum lado que a motorola só pretendia compensação pela quebra de patentes.
E por outro lado, se cancelassem as vendas da microsoft, todos os consumidores entravam a protesto, tanto quem tem xbox, que irira querer novos jogos, quem precisa de windows e aplicações da MS, iria sofrer muito. Por isso, não é possivel que isso aconteça.
Pasmaceira de noticia e de fontes.
Só para o caso, vivo na Alemanha =).
Pasmaceira de notícia porquê?
Pasmaceira de fonte onde?
Vives na Alemanha.. e?
e… continuo a achar que o que fazem melhor é publicidade em forma de noticia.
Antes demais, usa o bom senso, olha bem para o que escreveste e diz-me se isso pode algum dia ser verdade.
Acho que temos perspectivas muito distintas da vida.
E o que é curioso é que não é a primeira vez que referes que fazemos publicidade em forma de notícia.
Das duas uma, ou não percebes nada de marketing, ou não sabes o que é trabalho sério… e com jeitinho os dois.
ele deve estar a referir-se às noticias tipo jornal da noite da tvi
Isto das patentes é mesmo uma guerra sem nexo… A Apple “cansou-se” das guerras com a Microsoft e foi o melhor para o consumidor e, já agora, para eles mesmos. Entretanto a Apple virou-se para outros e agora viram-se todos uns aos outros, agora até se prometem patentes e depois volta-se com a palavra atrás. Mas há uma coisa que eu acho estranho, como é que a MS, com tanta patente (segundo já li, é a empresa com mais patentes) não contra-ataca, não tenho dúvidas que no meio de tanto software e hardware é quase impossível não haver ninguém a usar “propriedade intelectual” da MS. Não estou bem dentro do assunto, mas parece-me que a MS nestas questões é um pouco mais inteligente (tipo com o Android). Ou será que estou enganado e afinal eles também andam a processar os outros só que as noticias não têm tanto impacto como “Xbox 360 e Windows 7 retirados do mercado alemão”?
Mas no final de contas, O que sao patentes?!?
Patentes é o registo que te dá acesso a teres propriedade/direitos sobre algo. As patentes previnem que terceiros copiem, produzam e se apropriem de produtos/marcas/ideias que são tuas.
Isso quer dizer que toda a informação tem dono?!?! :O
Sim claro, se o dono decidir registar a respectiva patente…
Algo de novo?
Tanto a informação como a criação/método tem de ter um dono/criador…
😉
não tarda com isto das patentes compras um produto por pais, em portugal compras uma xbox na espanha ps3, frança wii, uk iphones….
E os chinocas continuam a facturar com cópias baratas e imitações de marcas conhecidas e ninguém diz nada…………..lol
Isso deve-se a cultura asiática onde não é reconhecida propriedade intelectual. Lá não há patentes. Todos são livres de copiar e produzir o que quer que seja.
Carraio porque é que em vez de gastarem milhões em tribunais e advogados, não investem a ter ideias e por as mesmas em prática?
… Acho que como ser humano já à muito que vendemos a nossa ‘alma’ ao diabo do dinheiro.
A todas os ‘especialistas’ de patentes e afins… Continuem a criar e produzam produtos de qualidade que o pessoal compra!
É como a velha história dos IPads, a apple não os ‘inventou’ já existia o conceito à muito tempo e mesmo alguns tablets… Agora a apple conseguiu ‘realizar’ esse conceito (independente das alternativas/equipamentos melhores ou piores no mercado).
P.S. Usei a Apple como exemplo, não sou fã…
Agora ver se começa pela a Alemanha a aparecer mais utilizadores GNU/Linox (a moda do Stallman) 🙂
Concordo
Serva
Farto-me de rir com isto!
Enquanto o homem pensar
Que é melhor do que outro homem,
São como cães a ladrar:
Não deixam comer, nem comem!
António Aleixo
De facto uma citação de alguém que eu muito admiro , ela é muito assertiva e tem um tal espectro que até doí só de pensar em todo o seu significado , excelente a tua citação @Nelson N
Cumprimentos
Serva
Isto das patentes já se está a tornar ridiculo e um sério entrave à evolução e desenvolvimento tecnológico e humano.
Em primeiro todas as patentes deviam ter um tempo máximo de “vida” que nunca devesse ultrapassar os 3 anos e mesmo assim dependeria do caso.
E segundo as patentes nunca deveriam poder ser vendidas, para evitar monopólios e situações destas.
Isto para não ser extremista e acabar com elas de vez ou atribui-las apenas aos individuos que as criaram e não a empresas.
Patentes são patentes. Acho bem a situação das patentes. e é por isso que a tecnologia evolui!
Ninguem quer estar a dar dinheiro aos outros, e estimula a criação de novos métodos tecnológicos e “filosofias”.
A quem diz que quem sai lesado é o consumidor… neste caso, penso que é situação temporaria.
Mas é apenas a minha visão.
Por vezes a guerras até fazem boas consequências.
Concordo! se não houvesse patentes claro que não evoluiria-mos a nível tecnológico ou a qualquer outro, agora também me parece que de facto a patente deveria ter um tempo de vida, como asa patentes dos medicamentos, findo o qual, passaria a ser de utilização livre(genéricos).
Três anos parece-me pouco, dado que pode não ser suficiente para rentabilizar o investimento (desde o registo da patente à sua efetiva comercialização ainda ha a fase de produção…)