WannaCry: A origem deste ataque poderá estar na Coreia do Norte


Destaques PPLWARE

80 Respostas

  1. helioM says:

    De onde mais poderia ser…..

  2. André roque says:

    Com a tensão que existe entre a Coreia e o Trump, vir fazer este tipo de afirmações para a net vai criar mais atrito… O Trump vai aproveitar para lançar mais uns litros de gasolina para a fogueira para ter a desculpa que tem de apagar o fogo com água …

  3. True says:

    Um bode expiatório já existe, agora é só carregar no botão vermelho e fica a coisa resolvida.

  4. jm says:

    Alguém me pode dizer se consegue fazer actualização com o windows update?

  5. Rui says:

    O que é irónico no meio disto tudo, é que a wikileaks, esse bastião da liberdade, permitiu que isto e muito mais aconteça, ao divulgar documentos secretos da NSA e da forma como “furam” sistemas informáticos………

    A liberdade de informação é muito linda, mas tem destas coisas……..

    • Carlos do Carmo says:

      Se a NSA tivesse reportado a falha ‘a Microsoft em vez de a usar para beneficio proprio, isto nao teria acontecido…
      A NSA so reportou a falha, quando as suas ferramentas que faziam uso da falha ficaram comprometidas…

      • Rui says:

        E achas que só a NSA é que usa falhas de segurança informática? Achas que um ataque desta escala é feito por meia dúzia de carolas que trabalham de graça?
        Vou colocar-te uma questão, imagina que alguém divulga para todo o mundo a forma exacta de produzir uma bomba nuclear. Certamente passavamos todos a estar mais bem informados, mas pergunto eu, passavamos a estar mais seguros? Pois……

        • Carlos do Carmo says:

          Ficava-mos mais bem informados sim.
          Quanto ‘a seguranca, e neste exemplo especifico, teria-mos o mesmo nivel de seguranca. Particulares nao conseguiriam produzir bombas atomicas. E Estados fora do ‘Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares’ ainda tinham que prestar um certo respeito ao conselho de seguranCa da UN. xD
          Boa tentativa Rui. Tenta outro exemplo.

          • Rui says:

            Mas há algum país do conselho de segurança da ONU, que tenha receio do que decide?
            Olhe, então vou secalhar dar-lhe uma novidade que desconhecia….. quando a Rússia anexou a Crimeia (Ucraniana), logo a seguir as famílias da altas patentes Russas refugiaram-se todas para lá dos Urais, na Sibéria! Sabe porquê? Olhe que não era com medo de um contra-ataque da Ucrãnia! Recearam que os americanos contra-atacassem com mísseis nucleares (porque as coordenadas dos alvos a atingir, não é muito difícil de perceber que todo o ocidente da Rússia desapareceria!!!!!).
            Agora imagine que essa informação passava para a opinião pública…… devia ser bonito o resultado!

          • lmx says:

            Rui…
            Ainda me dizem que navego um bocado… o Rui consegue ir ate alfa centauro so com um litro…
            Grande fantasia 😀

          • Miguel says:

            Se consideras que bloquear o acesso à informação é solução isso justifica as politicas da Coreia do Norte que bloqueia tudo o que é exterior apenas para salvaguardar os interesses que considera óptimo… o problema é definir esses limites.

          • Paulo Santos says:

            ó Car-los do Car-mo…..

          • Flash Gordone says:

            *ficavamos *teriamos. não tens mesmo noção do que dizes, aposto que adoravas que o teu vizinho te mandasse uma bomba nuclear para dentro de casa

      • Helder says:

        A Microsoft detectou a falha, e lançou a correcção ANTES do Wikileaks ter bazado a informação.

    • Pérolas says:

      A lógica tem coisas esquisitas: Então, a mãe descobre que o filho tem um problema grave e não lhe diz nada, anos a fio! Um “bom samaritano” descobre e informa o filho! E o culpado é o “bom samaritano”? Como dizia o outro “E o burro sou eu???” Enfim, com mães destas quem é que precisa de inimigos…

      • Pérolas says:

        Aparentemente, todos estão a desempenhar as suas incumbências o melhor que sabem, mas, no fim, no fim, todos têm culpa no cartório. Até os utilizadores!!!

      • Rui says:

        Lê o que escrevi ao Carlos Carmo e responde-me à pergunta que deixo. Há coisas que não devem ser do domínio público, por isso existem serviços secretos. Se eu divulgar falhas informáticas que podem provocar prejuízos incalculáveis, eu posso lavar as mãos como Pôncio Pilatos e dizer que nada tenho a ver com as consequências da informação que eu transmiti?

        • Pérolas says:

          De facto tem a sua lógica e a sua verdade!!! E de facto não podes “fugir” das consequências das tuas acções! Agora, isto é uma faca de dois gumes! Na realidade o que o rebanho quer é viver descansado poder falar abertamente e não ser incomodado, e como se sabe, manter os lobos afastados não é tarefa para cordeiros… Dito isto, é complicado tomar decisões e desde que o bem comum e a liberdade individual estejam assegurados inocência no rebanho é realmente felicidade. Agora, o modelo de negócio da M$ é um dos grandes responsáveis por esta trapalhada toda e vai haver cada vez mais empresas e particulares a virar-lhes as costas.

          • Rui says:

            E que alternativas temos? A UE já deveria ter pensado nessa ENORME dependência. Não dependemos só do petróleo (que tantas guerras origina)……
            Já que defendem tanto o linux, porque é que a UE não financia uma versão segura e relativamente económica à alternativa Windows/Microsoft?

          • lmx says:

            Rui,
            Porque a EU está refém de uma coisa que se chama NATO, que é controlada por uma potência Mundial 🙂
            E se reparares os EUA já andam a morder ps calcanhares aos Alemães…vês as multas á volkswagen

            Não é assim tão simples, e agora com um Presidente Americano nacionalista pior ainda para nós..

          • Rui says:

            Os 2 maiores inimigos da UE chamam-se EUA (basta ver a quantidade de economistas americanos que vaticinam o fim do euro e da UE, muito antes do Brexit……… porque será?) e a Rússia. Por razões óbvias, é muito mais fácil uma superpotência subjugar individualmente 1 país isoladamente do que 27! E quer a Rússia quer o EUA sabem que a UE é a maior potência económica, mas é um pigmeu no exterior (fracos militarmente), mas tudo isso muda se os líderes europeus decidirem criar um exército único, com uma única linha de comando. Se isso algum dia acontecer, o mundo vê nascer de um dia para o outro uma superpotência militar que rivaliza com qualquer dos países e…… nessa altura pode-se questionar para que é que é preciso a NATO para defender a Europa. O Putin nunca vai permitir isso, por isso financia partidos extremistas por toda a Europa para destruir a UE por todos os meios……

  6. Blob says:

    Os interesses em fazer uma guerra com a Coreia do Norte são demasiado óbvios….

  7. Jota says:

    Nao sabia que a NSA trabalhava para a Norte Coreia… 😉

    • Rui says:

      Não sabes que a benemérita wikileaks divulgou os “modus operandi” da NSA e dessa forma disponibilizou meios para qualquer pessoa mal intencionada atacar qualquer alvo eficazmente?

  8. Miguel Nóbrega says:

    Que conveniente….

  9. Carlitos says:

    Eu não acredito muito que tenha sido a Coreia do Norte. O que se esta a passar neste momento é o que se passou com o Bush e o WTC, ele teve de arranjar uma desculpa para poder atacar e é o que se está a passar. Os Norte Coreanos podem ter muitos defeitos, mas eu não creio que este ataque seja proveniente deles. Eles estão demasiado ocupados com as ogivas nucleares.

  10. andre says:

    Duvido muito, os chineses foram dos mais afectados e eles não iam arriscar comprometer as boas relações que têm com a China…

  11. maxim says:

    Só $70k? pensava que iam ganhar bem mais

  12. Gomes says:

    Coreia do Norte? Really? Até pode ser verdade mas na minha óptica existe 5% de probabilidade nisso. Apenas mais uma notícia para desculpar a invasão à Coreia do Norte…

    • Rui says:

      Não vai haver invasão nenhuma. As centenas de milhares de soldados que a Rússia e a China deslocaram para a fronteira com a Coreia do Norte, inviabilizam qualquer ataque americano. O Gordo pode fazer qualquer disparate, excepto mandar mísseis nucleares armados!
      E mesmo na hipótese de os EUA atacarem, nunca iriam invadir o país (provocava imensas baixas), o assunto era resolvido de outra forma. Por terra, a Rússia e a China já têem quase meio milhão de soldados prontos a ajudar a Coreia do Norte.
      Claro, para protegerem a democrática Coreia do Norte…….. sabes, o mundo não é tão linear como pensamos, nem os americanos são santos, nem os demónios que os pintam, tens a Rússia que é bem pior (basta veres o que o querido líder Putin faz aos adversários dele….. são abatidos misterioramente…… sabes, ele não perdeu o que aprendeu quando era operacional da KGB, actual FSB………..)
      O mundo é um tabuleiro de xadrez, onde os tubarões controlam tudo (EUA, Rússia e China)…… e estes não deixam que a União Europeia siga em frente ou tenha sucesso, porque não querem perder o domínio do mundo……. por isso é que a Europa tem sempre estas quezílias internas que pretendem a sua destruição (a quem será que interessa a implosão da UE…….)

      A Coreia do Norte é apenas 1 peão, nada mais……. quando a China e a Rússia quiserem o gordo sai do poleiro.

      • Arlindo Pereira says:

        +10 alguém que consegue ver o que realmente se passa. O macron já foi beijar a mão à Merkel, a Alemanha bem quer mandar na Europa. E a França dá o mau exemplo. A Europa só vai ser realmente forte quando os países deixarem de pensar no seu umbigo e pensarem na Europa como um país único. Uma só não. Nação europeia. Forças armadas únicas. Moeda única, etc.

        • Rui says:

          O problema é que os países não querem perder mais soberania para a Europa. E por todo o lado os países levantam a voz contra a Europa, sem saberem que estão a fazer o jogo das grandes potências actuais! Uma Federação, seria o mais sensato! Também sonho com um exército único! Os milhares de milhões de euros que se poupavam se tal acontecesse….. haja políticos com eles no sítio, como Delors, Helmut Koln, etc….

    • Pérolas says:

      Aquilo lá não é coisa que se resolva com “cheguei, estou aqui e agora quem manda sou eu”e o menino fica de castigo, se for assim é melhor nem se pôr lá os pés, pois, só existe mais uma opção que é transformar aquilo num “parque de estacionamento”. Creio que o problema é do tipo em que o filho é complicado e só quer a atenção e reconhecimento dos pais…. Psicologia barata, mas, não deve andar longe da verdade. Nada que um bom abraço não resolva 🙂

    • O Desconfiado says:

      Btw para entender melhor o teu comentário, de onde vêm esses 5% ? Baseaste-te em que números ?

      • Rui says:

        São ideias à político Tuga, fala e julga que todos os que o ouvem não vão confirmar se o que afirma é verdadeiro ou não…..
        Resumindo, na cabeça do Gomes, a probabilidade da Coreia do Norte ser a responsável é de apenas 5%………… portanto não são os culpados…… mesmo sem ter nenhuma base para tal!

  13. falcaobranco says:

    Realmente tem que ser confirmado porque já ontem tinha visto que a origem vinha dos EUA… mas vamos ver as proximas horas para ver o que vai dar!!

    Realmente foi um ransomware muito forte mesmo…..

  14. Xfera says:

    Eu acho que a Coreia do Norte é responsável pela eleição do Trump 🙂

  15. Toni Ribeiro says:

    Curiosidades:

    Até ao momento já foi pago mais de 57 mil euros em resgates.

    13.60446741 BTC
    9.61447592 BTC
    14.48574741 BTC
    ——————-
    37.70469074 BTC ~ 57.240 Euros

    Dos 3 endereços conhecidos.

  16. KitKat says:

    Só serve para aumentar a retórica contra a Coreia do Norte. Notícia totalmente infundada sem provas reais.
    Afinal o código do Wannacry/Eternalblue está disponível para qualquer pessoa.

  17. KitKat says:

    Para além disso, sendo a China aliada da Coreia do Norte, é totalmente disparatada esta notícia.

    • Rui says:

      Pois, pois, a Inglaterra tem a mais antiga aliança connosco e não foi isso que impediu que ela nos declarasse guerra no final do século XIX, se não abandonássemos as terras que ligam Angola a Moçambique……..
      O mundo é muito mais complexo do que qualquer um de nós imagina. Eu não acho disparatada a ideia da responsável ser a Coreia do Norte, apesar de não ter certezas nenhumas, vou lendo e aprendendo 🙂

      • Helder says:

        Essa analogia só lhe tira a razão. Pegando no mapa cor de rosa a que se refere, neste contexto: Grã-Bretanha = China; Portugal = Coreia do Norte.

        O lado mais forte irá exercer sempre poder sobre o mais fraco quando entender necessário. Razão pela qual Portugal sempre baixou as calças face aos britânicos, que por conseguinte foi o que manteve esta aliança de pé por tanto tempo.
        Isto para dizer, tal como Portugal, a Coreia do Norte nunca faria algo para minar a relação que tem com o seu grande amigo entroncado de pavio curto.

        A China é o seu maior fornecedor de comida, combustível, equipamento industrial, e a maior fonte de turismo.
        Ainda à um par de anos foi inaugurada a primeira linha ferroviária de alta velocidade em Dandong. 70% do comércio a nível nacional passa por essa região.
        A própria internet que usam, é quase na sua totalidade encaminhada a partir da China.

        Posto isto, é compreensível achar-se disparatado que a Coreia do Norte quisesse dar não um, mas múltiplos tiros nos dois pés. É contra-natura cuspir no único prato de onde podem comer.

        • Rui says:

          Acha mesmo isso? Então não conhece o mundo em que vive.
          Já que falamos de guerras, basta referir a WWII, a Rússia fornecia tudo o que podia para a Alemanha de Hitler (quer Estaline, quer Hitler eram ditadores implacáveis), e não foi por isso que a Alemanha caiu em cima da Rússia que era no fundo quem sustentava o esforço de guerra da Alemanha!!!! E a operação Barbarossa, com 2 milhões de soldados, 2.000 aviões e 10.000 blindados contra a Rússia……. não é um pequeno grupinho de soldados! Estamos a falar de 20 divisões alemãs!
          Não acho disparatado que tenha sido a Coreia do Norte, como não acho que tenha sido a Rússia, EUA, China e pouco mais. Este tipo de ataques só esses países (incluindo a Coreia do Norte) é que têem recursos dedicados com esse fim…….
          A China que refere, só ela, tem várias “Universidades” que se dedicam SÓ ÀS NOVAS TECNOLOGIAS! Pesquise lá onde é que estão instalados os maiores supercomputadores e pergunte-se o que é que eles fazem para ocupar o tempo………………..

          • lmx says:

            2 milhões de soldadso???
            Está muito enganado!!
            So en stalingrad, estavam cerca de 3.5 milhoes de cada lado…
            Em Berlin foi a volta de 4 milhões!
            Na Crimeia, foi contra as SS wafen Alemãs, contra a turkia , Romenia, Italia, etc

            Para teres ideia a foça mundial que lutava contra os Nazis…era de cerca de 300 mil soldados…
            nem 10 por cento da força de combatte de um doa slados da batalha…
            A frança para teres ideia foi tomada em 5 dias.A força que ficou era uma força rebelde de guerrilha…
            MAs no entanto os Americanos, Franceses , Ingleses, etc dizem que foram eles que ganharam a guerra…omg.

          • Rui says:

            E na guerra toda foram dezenas de milhões de soldados. Recordo-me bem dessa referência que aprendi à quase 30 anos atrás! Aliás, se verificares, o exército alemão à data nem sequer chegava a 4 milhões.

            De facto o maior confronto da história, deu-se no leste, mas de longe! Onde estavam em luta vários milhões de soldados de cada lado. No ocidente, mesmo quando se deu o dia D, estavam em luta 20 diviões!!!!! Na Rússia estavam a lutar entre 200 a 500 divisões!
            Mas os Russos não são santos nenhuns, aliás até 1941, eram aliados e os principais fornecedores da Alemanhã Nazi!

          • lmx says:

            Na batalha de Stalingrad eram cerca de 3.5 milhões de cada lado e a esperança media de vida era de 24 horas, desde que um soldado entrava fresco e era morto.

            Eles não eram aliados da Alemanha, pura e simplesmente tinham um pacto de não Agressão, que era Illegal, como tal foi considerado pela Duma Russa, como Illegal!!
            No entanto, este pacto e embora não legal, era tido pelo Stalin e pelo Hitler como valido…quer dizer…no fundo era so tido pelo Stalin como válido!!
            O Outro violou o ‘acordo de cavalheiros’, porque não lhe podes chamar lei ou documento, porque a Duma Russa invalidou-o.
            A Russia e a Alemanha tinham muitas trocas comerciais na Altura..e a Russia não queria ir para a Guerra, foi obrigada a força, porque veio a Guerra até ela!
            Mesmo se considerares estrategicamente, a tentativa de tomar a Finlandia, a maioria dos Europeus não sabem nada sobre o assunto. Os Sovieticos tentaram tomar a Finlandia, porque tinham receio que se o Hitler a Tomasse , ficavam demasiado rodeados, este até foi o trigger para o Hitler avançar, porque os Russos Tentaram tomar a Finlandia pensando que eram favas contadas, e com poucas tropas, e sofreram uma grande quantidade de mortos…
            Estas mostraram aos Nazis…que não era boa ideia invadir a Finlandia, mas para o Hitler, mostraram que a União Sovietica era Fraca e a conquista dos seus recursos estava a mão se semear..

            É nesta faze que o Hilter resolve tomar a União Sovietica!
            De resalvar que a Finlandia apesar de por medo da União Sovietica se ter tornado meio neutra /meio a Favor dos Nazis, ela nunca foi invadida pelos Nazis!

            O Nazismo nasceu nos EUA em 1904, é um facto!!

            E o Hitler leu precisamente os Livros dos Engenheiros Genéticos que levaram a cabo uma série de Experiencias, com pessoas…coisas macabras…tipo os nazis com os Judeus, e relatavam que efectivamente os Germanicos eram unicos, eram a Raça Ariana.

            O Hitler ficou maravilhado com a literatura Americana dos Estudos na Altura mais avançados Sobre genetica!!

      • Pérolas says:

        Parece que está tudo farto de estar em paz… deviam ver mais filmes e documentários sobre a ww2.

      • Zeze says:

        Segundo uma carta das nações unidas, Cabinda ainda é território Português e não Angolano. E aquilo está cheio de petróleo. Porque ainda não resolveram isso? Angola podia ficar com o território legalmente entregando 30% do petróleo extraído a Portugal. Não precisávamos de mais.

  18. scorreia says:

    O bitcoin com valores mais altos de sempre e estes ataques á escala global.
    Mais alguém acha que estes dois fatos estão interligados a nível de interesse?

    • Toni Ribeiro says:

      Não vejo qualquer relação entre essas duas variáveis.
      Creio que poderias especular sobre isso se o resgate fosse exigido em bitcoins ou seja 300 bitcoins ao invés de 300 dollars.

  19. Helder says:

    Usar a Coreia do Norte como bode expiatório… enfim…

  20. José Rodrigues says:

    Noticias sensacionalistas, é claro que há código norte-coreano, assim como também pode haver russo, chinês, e israelita misturado com norte-americano, toda a gente sabe que hackers usam muito código reciclado. Se eu neste momento quisesse fazer um malware, ransomware, wtv, conseguiria fazê-lo sem escrever uma única linha de código ou então a fazê-lo passar como se outro grupo o tivesse feito, tem sido tudo feito assim ultimamente, principalmente por motivos politicos.

    • Rui says:

      Dou-lhe os parabéns porque acertou em todos os países com poder para fazer isto e muito mais, infelizmente! Mas há mais uns poucos de países malandros que faltam na sua lista 🙂

    • Pérolas says:

      Se o código da M$ não fosse secreto, talvez esta situação não acontecesse, com a magnitude que, recorrentemente, acontece! Como se costuma dizer: “o que é secreto não é bom” e pela amostra junta só estão a validar este ditado vezes e vezes sem conta… Esperemos que num futuro próximo a M$ mude o seu modelo de negócio e passe a open-source e com kernel linux! Já acredito em tudo desde que portugal ganhou o festival da canção….

  21. Francisco Jorge da Costa Moreira says:

    E esse código que é como o dos tais Lazaros não pode ser copiado? Isso não é exactamente um assinatura digital… e não haverá mais worms com essa “assinatura”? Parece-me isso vale tanto como se tivesse a string ‘made in north corea’

  22. Dope says:

    A Coreia do Norte e o Irão são sempre os bodes expiatórios para uma eventual guerra….

    • lmx says:

      Desta vez, toda a gente sabe que o código é Americano, e sabemos bem o que ele visava..

      O Resto…são como é que els sdizem mesmo?…ha é danos colaterias 😀

    • Rui says:

      A Coreia do Norte é só com os testes balísticos a chatear, mas olhe que o Irão……. qualquer guerra no médio oriente é financiada por eles, contra ou a favor de quem quer que seja, eles estão por lá!

  23. Haadok says:

    Exatamente:
    Os EUA são especialistas em encontrar armas de destruição em massa, como ocorreu no Iraque.
    Agora “encontrara” o malware de destruição em massa na Coreia do Norte.
    Já está autorizado o bombardeio preventivo do país.

  24. Nelson says:

    1. este tipos de ataques podem ser, algumas potencias a tentar provocar e arranjar justificação para iniciar algo.

    2. quem este por de trás desses ataques, não tinha noção do tamanho que ia provocar.

  25. Tiago says:

    Sim porque a Kaspersky é uma empresa muito confiável

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.