Vodafone e NOS juntam-se por uma melhor rede móvel em Portugal
Vodafone Portugal e a NOS assinaram hoje uma “Carta de Intenções” com vista à celebração de um acordo de partilha de ativos móveis de abrangência nacional. O objetivo passa por garantir uma maior eficiência e rapidez na cobertura do território nacional.
As operadoras acreditam que o acordo a celebrar se traduzirá num maior benefício para os seus Clientes, melhorando a cobertura nacional e a qualidade do serviço prestado.
Vodafone e NOS em sintonia para atacar o 5G
De acordo com o comunicado, a Vodafone e a NOS garantirão total independência na definição e prestação dos serviços aos seus Clientes, Nesse sentido não será partilhado espectro e manter-se-à o controlo estratégico de cada uma das redes de comunicação.
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal referiu que...
Esta parceria trará benefícios significativos aos nossos Clientes, aumentando a confiança nos serviços que prestamos e fortalecendo a concorrência no mercado de telecomunicações, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da Sociedade Gigabit em Portugal
A Vodafone sempre defendeu, em prol de uma maior dinamização do mercado e em benefício dos Clientes, modelos de partilha de infraestrutura, sendo este acordo uma extensão da parceria celebrada com a NOS em 2017. A manutenção desta parceria tem subjacentes princípios de racionalidade económica, eficiência e rapidez no deployment da rede, manutenção da independência estratégica e uma total orientação para a qualidade do serviço prestado. A Vodafone acredita que desta forma contribuirá para aumentar a competitividade de Portugal neste mundo cada vez mais digital.
A Vodafone e a NOS negociarão em regime de exclusividade com vista a atingir um acordo definitivo em junho de 2020. De recordar que as operadoras têm já uma parceria em vigor, celebrada em setembro de 2017, para a partilha recíproca de infraestruturas.
Para Miguel Almeida, CEO da NOS...
Esta parceria permitirá melhorar a qualidade dos serviços prestados pela NOS, reforçando assim a confiança dos nossos clientes, ao mesmo tempo que reforçamos a concorrência no mercado português mantendo integralmente a independência estratégica.
Com este acordo, a NOS renova o seu compromisso de investimento na criação de condições que, não só permitirão às empresas portuguesas prepararem-se para responder ao desafio da transformação digital, mas também às famílias que terão assim a oportunidade de escolher as melhores ofertas e um serviço de excelência.
Consolidamos, deste modo, o princípio que sempre defendemos de um modelo eficiente no desenvolvimento de redes de última geração e demos mais um passo muito importante no nosso compromisso com Portugal e com os portugueses, de construção de uma Sociedade Digital
A parceria/anuncio é uma resposta à ANACOM no que diz respeito ao desafio lançado para partilha de infraestruturas para o 5G. De fora desta parceria fica a operadora MEO.
Este artigo tem mais de um ano
Na Rede Movel a Nos bem benefeciar imenso já que é uma das suas lacunas mais evidentes comparado com a concorrencia
Hummm….. isto….. ainda vai dar 😉
Enquanto isso os clientes NOS HFC vão desesperando com 20Mbps de upload em pacotes de 1Gbps de download.
GG Altice.
Preferia a Meo e Vodafone juntas do que a nos ao barulho… A Meo devia ter sido a primeira a sugerir parceria com a Vodafone
Eu também.Concordo plenamente consigo.
Concordo também
E as ações da isabel santos na nos como assinante da nos espero que ela saia da nos, senao nao gosto da nos e saio eu. Estou atento
lol
Acho bem…
Se este reunir de forças,esta sinergia der frutos acho muito bem.Mas tenho as minhas dúvidas quanto ao efeito que isto possa ter.
Tudo muito bonito, mas na minha zona mal apanho 4G e ja estamos sem televisao e net ha 8 horas, ou seja em uma noite gastei 2GB de dados por cukoa deles…. começo a ficar farto da vodafone.. fibras de 100 150mb e mal apanho 50 mb com cabo lan e tou smo con quebras na net.. tanto tenho 80 de upload como passado segundos ja 10 upload, é uma veegonha
Sem defender a Vodafone, mas isso aí cheira-me a fibra dobrada demais, ou corrompida. Tente ver por onde o cabo passa, pra ver se está tudo nos conformes. Mas claro, se a Vodafone não lhe presta bem o serviço, deve reclamar com certeza.
Sem dúvida que isso é problema na sua ligaçã, basta a fibra trilhada atrás de um móvel por exemplo.
Verifique se está tudo conforme, e se for preciso reclame!
Bom era uma quarta rede, agora parcerias e junções, não vejo benefício ao cliente.
Só vejo benefício com o aumento de concorrência. Assim o benefício é o corte de despesas para as operadoras, o cliente irá pagar sempre o mesmo.
Dado que os preços são claramente combinados. Sem tirar nem por.
Pois era bom, mas pelos vistos isso para já não deve ser “possível”. Vamos ver se a MásMovíl, lá de Espanha, lança uma rede fibra para a Nowo, e uma rede móvel, e ver se ela se vai aproveitar disso para se expandir.
Quem vai beneficiar vão ser os clientes da NOS, já que vão ver a sua cobertura de rede a aumentar quer em sinal quer em velocidade e estabilidade. Mas depois tem um senão: será que a Vodafone sabe mesmo que há zonas da NOS, em que a antena está saturada 200% (ironia, claro), e que depois com a mudança, pode ela ficar com a antena saturada?? Ou também vai aplicar a PUR??
Também com uma salvaguarda que uma antena da Vodafone estar saturada, deve ser diferente de uma da NOS, pois parece ter mais capacidade para gerir a banda disponível
As antenas não serão as mesmas nem a largura de banda. Cada operador gere a sua antena e o seu “cabo”.
Cada operador terá a sua antena / aspectro.
Eu sei, por isso mesmo que me pergunto se os clientes Vodafone, ao usarem uma antena NOS, não terão por acaso serviço “inferior”, pois acho que todos sabemos que a rede móvel não é um dos fortes da NOS no meu ver
A melhor rede móvel com a pior
Banite
Acho que os comentadores não compreenderam que a partilha se refere à estrutura das torres de comunicações, onde depois cada um dos operadores coloca as suas antenas, cabos e equipamentos para prestar o serviço, cada um aos seus próprios clientes.
No fundo é poupar nas torres, que são muito caras, onde tal for possível… já para não falar que em muitos locais não deixam colocar outras estruturas por isso só a partilha permite colocar a zona com cobertura.
A razão para a MEO/ Altice ficar de fora, ainda por cima tendo uma empresa agora supostamente só para gerir a exploração das torres é certamente que ou querem dinheiro ou as outras empresas não gostam da infra-estrutura da MEO (em mau estado de conservação por exemplo)… se for outro o motivo estejam à vontade para elucidar.
Finalmente um comentário com jeito
A MEO vendeu a infrastrutura a uma empresa de fora, OMTEL.
Ainda o ano passado fizemos os surveys do mesmo.
O objetivo da OMTEL é criar torres que suportam os 3 operadores e alugar o espaço
Os sites da MEO estão piores que podres por isso é que muitos não querem lá ir, ahah
Os da Vodafone e até mesmo a NOS, ainda chegam a estar em melhor estado.
Já agora ,a MEO também venderam a rede Externa ( Fibra) a outra
Vendeu a rede externa*
Typo
Mas vocês sabem o que dizem? A razão pela qual a MEO ficou de fora foi porque não tem necessidade de partilhar com outras operadores já que possui estrutura suficiente para suportar a sua propria Rede e a MEO é a operadora da Altice que irá liderar o processo do 5G no grupo Altice para a europa toda. O que NOS e a VODAFONE estão a fazer é dividir custos e nada mais. E quem vai pagar? O cliente! Porque vai haver zonas de sobre lotação da rede em que os clientes destas operadoras vão ficar sem umn serviço de qualidade!
Isso, “liderar”
A empresa que só agora é que começou a instalar o LTE + enquanto a Vodafone já tinha a muito tempo, ahaha
E para não falar que o 5G no Reino Unido e Espanha, da Vodafone já começou a ser instalado enquanto nós nem sabemos em que frequências irá funcionar em Portugal
Ahh, blyat
Gostei do que li.
A melhor e a pior rede móvel a partilhar infraestrutura. A Vodafone a melhorar a lacuna de zonas onde há falta de cobertura da melhor rede móvel (no geral do país). A NOS ao menos também melhora a cobertura e diminui o sofrimento dos clientes. Não sei que raio andam a fazer mas a diferença da NOS para a MEO e Vodafone é cada vez maior. Apanhar comboio na linha de Sintra e ir até ao Rossi o as velocidades são no mínimo ridículas ou falhas de som nas chamadas.
A Vodafone e a NOS não devem prosseguir esta partilha de estruturas nem estudar as questões técnicas sem consultar os engenheiros que comentam no Pplware.
Que estalo
A melhor e a pior rede móvel a partilhar infraestrutura. A Vodafone a melhorar a lacuna de zonas onde há falta de cobertura da melhor rede móvel (no geral do país). A NOS ao menos também melhora a cobertura e diminui o sofrimento dos clientes. Não sei que raio andam a fazer mas a diferença da NOS para a MEO e Vodafone é cada vez maior. Apanhar comboio na linha de Sintra e ir até ao Rossio as velocidades são no mínimo ridículas ou falhas de som nas chamadas.
A VODAFONE devia ser só a única rede móvel em Portugal e chumbar a MEO de não ter o tarifário móvel pre pago sem assinatura como o Vodafone you
Onde moro não é necessário fazer nada em cobertura, pois a Rede da NOS é bastante superior à da Vodafone, em termos de velocidade era aumentar ou por mais umas antenas que a partir das 19h já se nota a sobcarga.
Pois a rede móvel destas operadoras é uma vergonha mas a Deco não deixa de “dar” prémios à Vodafone.
A da NOS sim.
Agora da Vodafone em maior parte do pais trabalha melhor que o resto
Para onde eu customo ir de Férias que é no Distrito da Guarda, tenho que levar sempre um cartão da MEO pois praticamente não há cobertura da Vodafone e NOS nem 2G só mesmo MEO e na Casa igual e na MEO tenho muita boa cobertura 4G ente os 4 e 5 traços e é num Fundo