Vodafone cria site com informações sobre o ciberataque
Como é do conhecimento geral, a Vodafone foi vítima de um ciberataque com o objetivo principal de destruir! O CEO da operadora referiu que o objetivo do “ato criminoso” era claramente tornar a rede indisponível.
Para manter os clientes sempre informados, a Vodafone criou agora um site com informações sobre o ciberataque.
O site criado pela Vodafone disponibiliza toda a informação que tem sido publicada pela comunicação social. Este site tem ainda como objetivo esclarecer dúvidas dos clientes e também um conjunto de questões frequentes.
De acordo com as informações mais recentes, a Vodafone informou às 18:30 que a prioridade do dia de hoje tinha sido a estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa, que tem relevância para todos os clientes, mas em especial para os clientes empresariais. Desde a hora de almoço que foi iniciada de forma gradual o restabelecimento deste serviço, o qual tem vindo sustentadamente a ganhar estabilidade.
Esta é a última informação da operadora, que agora passou a ter um site com todas as informações que partilha publicamente.
Relativamente aos contactos que começaram a aparecer nos telemóveis dos clientes, a operadora esclareceu que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone.
Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing. O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone. A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque.
Informação Ciberataque - Vodafone
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Este artigo tem mais de um ano
Ah tal existe um site… Que e qual…?
Existe mas perdeu-se copy and paste
https://www.vodafone.pt/informacao-ciberataque.html
Sempre foi
Opá.. então apagam os meus comentários altamente construtivos só pot terem uma opinião diferente da vossa.. e isto pode estar aqui?!?! vou reunir os printscreens e avançar para tribunal
a APP my Vodafone não funciona neste momento
Estamos lixados, ou temos mesmo sistema informático fraco em Portugal, ou temos Nabos à frente.
Hoje foi os sistemas da CUF
Isto agora é todos dias.
Pudera, ficaram lixados por perder a final do Futsal, agora vingam-se com os cyber ataques.
Não é só em Portugal, é no mundo inteiro. São “pequenos testes” para o apagão mundial.
Vejam os eventos feitos pelo forum económico mundial, eles sumulam o que VAI acontecer…
Acontece o mesmo… há 12 anos consecutivos.
A diferença é que só agora tem sido falados. A Altice foi vítima de um ataque semelhante na França, há menos de 3 meses. Ontem foi a Movistar. E milhões de servidores são atacados diariamente… maioria das vezes sem provocar danos, só à procura de entradas.
O problema não é só o sistema informático ser fraco ou não. O problema é que quem lidera muitas destas empresas não tem interesse em gastar muito dinheiro nestas questões (porque mais segurança e mais qualidade de serviços pagam-se), preferem ter lucros de milhares ou milhões por ano, depois às vezes existem destas surpresas!
Trabalho no ramo e sei que acontece disso, muitas empresas preferem contratos mais baratos com empresas de informática em vez de pagarem mais um pouco e ter tudo bem feito. Pode ser que agora acordem para a vida e percebam que é importante investir nestes pontos
Hoje Laboratórios Germano de Sousa, as empresas portuguesas que aprendam com isto, está na hora de investirem a sério na segurança informática.
As empresas sabem… 100% dos sistemas informáticos tem biliões de biliões de formas de entrada. A diferença é a forma de recuperar de um ataque destruidor e a forma de procurar alguma operação estranha aos serviços gerais.
Empresas preparadas e com capacidade de backup, conseguem recuperar em 48 horas. As que não tenham essa capacidade ou exijam investigações sobre como entraram no sistema, pode demorar meses.
Sim sem dúvida.
Que estes eventos sirvam de lição para muita gente, principalmente para lideres de algumas empresas “grandes” que não levam estas questões a sério.
E informar sobe eventuais reembolsos ou desconto aos clientes concernente ao período que foram afetados?
A VODAFONE e não só, deviam ser multados em milhões pelo que aconteceu.
Pouco investimento em segurança, só pensam nos lucros.