Quantcast
PplWare Mobile

Vodafone: Há contactos a aparecer nos telemóveis dos clientes! O que se passa?

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Tomaz says:

    Muitos clientes continuam sem conseguir receber chamadas!
    A informação de ontem à tarde que a rede 3G para voz está totalmente reposta não é correcta, e as pessoas continuam incontactáveis por chamada de voz desde 2ª à noite, comprovado nas zonas de Lisboa e Coimbra.

  2. No entanto, says:

    Eu na segunda feira, por volta das 20h30, 21h00, tentei instalar uma VPN manhosa no meu portátil, que estava ligado a uma rede Vodafone. Ela não fez o que eu queria (ver conteúdos no KODI), mas não sei o que puderá ter feito….
    Isto pode ter aberto “as portas” para a Vodafone ter sofrido o ataque, e eu ser cúmplice sem querer, ou estou a viajar muito devido á minha falta de conhecimento do que um software manhoso pode fazer?
    (pergunta séria)

    • irritadiço says:

      Nada disso, tu e muitos fazem isso. Isso é corriqueiro. Há coisa mais importantes que podem motivar estes ataques. Por exemplo, existe um ou mais provedores de IPTV portugueses que têm como ISP a Vodafone e como é óbvio estáão todos em baixo. Ora estes ditos provedores IPTV oferecem os canais premium a muita gente e sendo o ISP vodafone, instituições anti-pirataria podem ter pedido informações privadas à vodafone sobre estes clientes e a vodafone borrifou-se, então atacaram a fonte via DDOS.

      Um ataque DDOS nunca poderá ser feito de fora para dentro, até pode mas é muito mais difícil ter êxito, tem de ser dentro da rede interna da vodafone. Alguém entrou lá “físicamente” usando engenharia social e usou vários computadores ou aparelhos para fazer o ataque, todos eles ligados na rede interna da vodafone bem configurados remotamente para usarem os recursos uns dos outros ao máximo. E a fonte até pode ser um raspberry pi com aquele linux que nós sabemos dentro do autoclismo de um dos WC da vodafone a fazer o ataque, desde que esteja dentro da rede interna e com privilégios de administrador, que não devia ser fácil, mas algum dirigente ou funcionário com privilégios de administrador descuidou-se na vida pessoal e PIMBA…

      Isto é muita letra e pouco sumo, mas assim de repente digo-vos que vai demorar até estarem a funcionar a 100% e estas empresas tipo Vodafone, NOS, MEO e outras sofrem ataques destes diariamente mas fora da rede interna, o problema é quando o ataque é feito de dentro…

      • No entanto, says:

        Fico mais descansado.

      • Ze das Quintas says:

        Sim embora não concordando muito que o DDOS não tem tanto efeito de fora para dentro, foi sem sombra de duvida um ataque com alguem com acesso interno a empresa, bastaria sim senhor um raspberry PI montado num wc da rede interna da empresa para ter acesso root, muito similar ao ataque do Mr Robot

      • Cyber says:

        O problema é que pode ser usada a rede externa para aceder a rede interna e ficar lá sem ser detectado enquanto são escalados privilégios de utilizadores até conseguir provocar danos na rede interna

      • TideMáquina says:

        Tomaste a medicação ao pequeno almoço? Um RPi sozinho não tem como fazer uma rede inteira ir abaixo, deixa de ver séries lol

    • Carlos Almeida says:

      Não fique preocupado que não deve ter sido por sua causa que a Vodafone foi atacada.
      O quase total apagão na rede não deve ter origem na sua VPN

    • Saraivada says:

      Já viu o transtorno que causou? Faça o favor de se entregar às autoridades.

      • No entanto, says:

        A brincar a brincar, ainda ponderei ir lá com o portátil explicar a situação…

        • Samuel MGor says:

          Não se preocupe!! Quase todos usam VPNs!! Este ataque foi um ataque de RansomWare falhado!! Volto a frisar que NÃO foi através da sua VPN.

        • cat says:

          Se está tão preocupado e com tanta vontade, sempre pode lá ir confessar que usa um serviço de iptv ilegal. Acredito que receberá uma multa, a qual poderá servir de expiação para os seus pecados. Em alternativa, vá ao padre que ele lhe manda rezar umas quantas avé marias. Fica bem mais barato !

          • No entanto, says:

            Muito agradecido! Vejo que tomou a sua dose diária de sarcasmo.
            Fico feliz que siga os conselhos do médico 😉

  3. czarito says:

    Confirmo também a TV off na zona de Braga

  4. Str says:

    A primeira reacção pública por parte das empresas é tranquilizar os clientes garantindo que os dados dos mesmos não foram comprometidos, mas também já aconteceu dias depois virem desculpar-se dizendo que afinal os dados também foram roubados. Esperemos que não seja o caso. Mas só daqui a mais uns dias saberemos a extensão dos estragos.

  5. Pedro says:

    Acredito que este problema apenas se verifique a clientes iOS que deram permissões de acesso a lista de contactos à aplicação my Vodafone

  6. Jorge says:

    Sempre tive isso no telemóvel. E acho que só acontece no iPhone.

  7. Diogo says:

    Os contactos estão relacionados com campanhas de Marketing.

  8. Tiago says:

    Em Barcelos ainda não tenho TV, e tanto faço chamadas e recebo, como não consigo

  9. Nuno F. says:

    Ao ver esta notícia, fui ver os meus contactos e, de facto, lá está esta lista toda de números…

  10. Aléxis C. says:

    Eu na Alemanha, continuo sem conseguir aceder às redes 3g, 4g e 5g desde segunda feira. Tenho só acesso muito básico através de edge o que é insuficiente para a maioria das apps funcionarem. :/

  11. Nuno Ferreira says:

    Até ver um exemplo na minha mão não acredito. Não existe protocolos para criação externa de contatos.

  12. S says:

    Bom dia. Eu já tinha visto esses contactos no meu telemóvel antes do ataque de ontem e já tinha reportado isso à Vodafone. Só reparei nesses contactos há cerca de uma semana

  13. Bill says:

    Box de TV off.

  14. Narciso Miranda says:

    Fui ver…e nao tenho nada no meu…

  15. Nuno Silva says:

    Clientes Lycamobile também com os serviços em baixo, visto funcionar em cima da rede Vodafone.

  16. SteveRobs says:

    Que sucata de segurança!

  17. dptmateus says:

    Bom dia,

    E o número +972 3-9786661 que me aparece na listagem com o nome da Vodafone, também é da Vodafone? O indicativo parece ser de Israel.

    AHAHAHAHAHAHAHAA

  18. Ricardo says:

    Tenham medo… muito medo!
    Isto é o resultado de anos e anos de génios a procurar buracos por onde entrar…
    Todos os emails que voçês abrem de phishing e que ahhh afinal era virus… e que não fizeram nada de especial na altura… voilá… 🙂
    Agora que os Lapsu$ também se estão a aproveitar de tudo e todos para se publicitarem ai isso estão….

  19. Carlos Almeida says:

    Será que o maravilhoso ADSL da Vodafone está a funcionar?
    Eu tambem pensai que não havia até ver um a fazer uploads a 500K

  20. sergio says:

    Isso prova que as operadoras todas, vendem os nossos dados a operadoras terceiras de marketing.
    Nesse caso alguns números são da vodafone outros são empresas de marketing ou call centers marketing associados à vodafone.
    Os nossos contactos valem imenso dinheiro pá.
    O Facebook e Watsapp também vendem os contactos.

  21. jhonathan@jhonathan.com says:

    Gostaria era de abrir my app vodafone ter minhas faturas pagas por 10 anos!

  22. Ainda não tá!!! says:

    09 Fev 16:46
    Além dos serviços de TV ainda intermitentes continuam inativas comunicações de e para a Rede Fixa da Vodafone.
    Para quando um Serviço de Apoio obrigatoriamente GRATUITO para os ISP’s?
    Lembro ainda que as antigas linhas fixas analógicas funcionavam mesmo em situações de falta de eletricidade local e hoje em dia os telefones fixos não funcionam mesmo que tenham 100% de carga de bateria, pois em situações de emergência a rede eléctrica é das primeiras a falhar.

  23. Tá quase mas ainda não tá! says:

    Além dos serviços de TV ainda intermitentes continuam inativas comunicações de e para a Rede Fixa da Vodafone.
    Para quando um Serviço de Apoio obrigatoriamente GRATUITO para os ISP’s?
    Lembro ainda que as antigas linhas fixas analógicas funcionavam mesmo em situações de falta de eletricidade local e hoje em dia os telefones fixos não funcionam mesmo que tenham 100% de carga de bateria, pois em situações de emergência a rede elétrica é das primeiras a falhar.

    09 Fev 16:46

  24. Samuel MGor says:

    Alerta:
    Os ataques vão continuar até que alguém os pare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.