União Europeia estará a trabalhar em sistema de reconhecimento facial sem precedentes
O reconhecimento facial sempre foi um tema delicado para as autoridades europeias que, até aqui, tem usado sistema como impressões digitais ou ADN, para identificar pessoas. No entanto, um sistema de reconhecimento facial a nível europeu estará a ser desenvolvido com uma base de dados a uma escala sem precedentes.
A sua implementação, no entanto, não é consensual e os reguladores apontam muitas críticas ao sistema.
Reconhecimento facial ao serviço das autoridades europeias
A União Europeia está a preparar-se para usar o reconhecimento facial em larga escala. A atual base de dados utilizada pelas autoridades europeias que inclui impressões digitais e ADN, deverá integrar milhões de rostos de cidadãos europeus.
A iniciativa foi anunciada pela Comissão Europeia no final do ano sob o nome de Prüm II, em que o plano passa por modernizar o sistema policial dos diferentes estados-membros que colaboram na partilha de informações associadas a criminosos.
Esta inclusão de uma base de dados para reconhecimento facial em larga escala tem vindo a ser uma das exigências de vários países, no entanto, a posição dos reguladores poderá ser um entrave para a sua aplicabilidade.
Ainda em outubro passado, o Parlamento Europeu pediu a proibição do reconhecimento facial em espaços públicos, sendo esta apenas uma decisão que vai ao encontro de algumas limitações no uso de certas tecnologias.
Na nova proposta, não fica claro que a União Europeia se continue a opor à sua utilização. É evidente que a evolução da tecnologia traria inúmeros benefícios às autoridades, no entanto, a sua utilização indevida não deixa de ser um problema.
A maior infraestrutura de vigilância biométrica do mundo
Ella Jakubowska, advogada da organização European Digital Rights (EDRi), refere que o que está a ser criado é a maior infraestrutura de vigilância biométrica que já se viu no mundo. Documentos de abril de 2021 indicam que a Hungria possui uma base de dados com 30 milhões de fotos, a Itália com 17 milhões, França com 6 milhões e Alemanha com 5,5 milhões.
Este sistema de reconhecimento facial estaria à disposição da Europol e das várias forças policiais nacionais. Conforme descreve a proposta, o Prüm II autorizaria o uso de reconhecimento facial retrospetivo, baseado em imagens de câmaras de videovigilância, redes sociais e fotografias policiais.
A União Europeia alega, no entanto, que apenas imagens de rostos de criminosos suspeitos ou condenados podem ser trocadas. No entanto, o conceito de "suspeito" é muito interpretável e facilmente poderá ser contornado e até levar a abusos.
O sistema de reconhecimento facial europeu poderá entrar em vigor em 2024 e terá um orçamento estimado de 93 milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
A actual Uniao Europeia precisa de ser desmantelada ou de uma reforma profunda!
E então, e seria substituída pelo quê?
Uma autocracia? Uma anarquia? Qual é a melhor solução do que a actual?
Porque desmantelar só porque sim seria ligeiramente pior!
Person of Interest…
UI, no que se estão a meter, o reconhecimento facial só funciona bem na raça branca, por exemplo na negra há grandes dificuldades. Vai haver logo situações de acusações de racismo, etc.
Adenda num branco com uma enorme barbicha e sem ir ao barbeiro uns mesitos também não funciona, isto é, por experiencia própria :)!
O único dado seguro é o ADN …Portanto toca a inventar um leitor de ADN suficientemente pequeno para difusão em largo expecto de dispositivos.
Tinham de aparecer logo estes comentários racistas.
Funciona há anos na China, mas agora de repente só funciona bem na raça branca.
E ter barbicha muda tudo LOL Estes sistemas usam a cara, não as barbichas ou o cabelo.
Mesmo com óculos e chapéu são capazes de detectar um cidadão.
Helena o meu comentário não tem nada de racista, apoio-me em fatos. Já instalei n equipamentos de reconhecimento facial e outros sensores biométricos, câmaras de elevada resolução e sei bem do que estou a falar. Quanto á glorificação da China só deve ser para rir, uma ditadura e dos povos mais racistas com os quais já me cruzei, nas inúmeras vezes que tive que visitar por questões de trabalho. E sensores de reconhecimento facial nunca vi, mas tb não vou desmentir pq só conheço o sul da China. E acrescento, mais devido ao meu trabalho estive em cidades e locais aonde os ocidentais, os tais brancos, raramente é lhes concedido essa possibilidade. Não confundir câmaras da treta, que isso os chineses tem com fartura, com SRF. E para finalizar o objetivo desta iniciativa da EU, com um horizonte de 5 anos é para aprofundar esta tecnologia que ainda esta a dar os primeiros passos, demorará anos e anos que os sensores e a AI tenham capacidade para distinguir com exatidão um ser humano a um custo suportável para a difusão em larga escala.
Isso não é verdade, então é porque não sabes como funciona o reconhecimento facial
Eu prescindo de alguma falta de privacidade na rua, em troca de usar câmaras para detetar crimes. É mais eficaz do que a presença fisica da polícia. Como sabemos, furtos de carros e outros objetos, esqueçam, comprem outro.
Fora das grandes cidade, a privacidade é uma treta. Nos meios pequenos toda a gente te conhece e sabe a tua vida.
A inocência das pessoas, a pensar que este investimento vai ser para “detectar crimes” nas ruas. Ahaha.
Amigos, isto será uma China fofinha, onde existirá, tal como já existe na China nos dias de hoje, um score social, onde quem é mal comportado não consegue coisas básicas. Vai ser um fartote…
A UE está a caminho de ser algo que todos devemos ter medo. Regime Totalitário em larga escala onde não haverá liberdade tipo a Rússia e a China.
E em que te baseias pra dizer isso? Lá porque não se paga pra comentar podes pensar antes de falar na mesma.
Que a UE não seja um sistema perfeito até aceito mas daí a dizer que vai limitar liberdade é uma grande distância.
Um exemplo básico que desmente completamente a estupidez que estás a dizer é o espaço Schengen.
Bem, como já se sabe politicos, adv.,get., bac., e mais outras tantas exceções que daram jeito ao sistema…
https://www.cnpd.pt/comunicacao-publica/noticias/videovigilancia-massiva-e-sem-limites/
Parece que preferem a ignorancia, não se entende o porquê de tal lapis, até porque tem tudo com o contexto, enfim , mas cá vai novamente.
Reclaimyourface.eu/portugal-proposed-law-tries-to-sneak-in-biometric-mass-surveillance/
cnpd.pt/comunicacao-publica/noticias/videovigilancia-massiva-e-sem-limites/
Obviamente os governos querem espiolhar ao máximo a vida das pessoas.
Desde o que fazem na net, onde/quando usam €€ com cartões mb, por onde andam.
E agora também usando dados biométricos. Isto bem feito, até vão saber se um gajo vai na rua e está chateado com alguma coisa, por causa das expressões faciais.
Tento evitar ao máximo usar a tecnologia para “oferecer” info minha a quem não precisa dela, mas é uma luta inglória. O futuro está a chegar e a privacidade a desaparecer.
Isto tudo poderia ser usado apenas para o bem, mas a história já nos ensinou o que acontece….
Não se deve esquecer que a net foi criada com um propósito militar, ( Edward Joseph Snowden ) pôs a nu o core dos objetivos. As grandes tecnológicas sempre seguiram fazendo tabua raza dos mais elementares direitos ou obrigações e dai as varias vezes multadas. Politicas abusivas constantes que serviram para deitar a baixo paises acusados dessas mesmas não respeitarem…a escalada contínua com mais do mesmo. objectivo de controlo economico e controlo pelos recursos naturais do globo. A europa fraca nas suas elites como sempre deixa-se ficar por aquilo que a história demonstra.
Não se deve esquecer que a net foi criada com um propósito militar, ( Edward Joseph Snowden ) pôs a nu o core dos objetivos. As grandes tecnológicas sempre seguiram fazendo tabua raza dos mais elementares direitos ou obrigações e dai as varias vezes multadas. Politicas abusivas constantes que serviram para deitar a baixo paises acusados dessas mesmas não respeitarem…a escalada contínua com mais do mesmo. objectivo de controlo economico e controlo pelos recursos naturais do globo. A europa fraca nas suas elites como sempre deixa-se ficar por aquilo que a história demonstra.
Que seja e sirva para detectar crimes como entrega de drogas venda do mesmo que andam a destruir a humanidade mais jovens e inrrequecer á custa dos mais fracos este é um dos crimes ! Á mais como roubar matar acho bem que tudo isto seja limpo de uma vez para sempre.