Twitter cede à pressão dos acionistas e inicia negociações com Elon Musk
A intenção de comprar do Twitter por parte de Elon Musk tem feito agitar o valor da rede social. Depois de se tornar no maior acionista, detentor de 9,2% das ações, o magnata norte-americano avançou com a ideia de compra num valor total de 43 mil milhões de dólares.
Depois da pressão dos acionistas, as duas partes parecem ter já iniciado negociações.
A empresa Twitter Inc iniciou as negociações com Elon Musk no domingo (24), depois de se ter aproximado de muitos dos acionistas da empresa apresentando detalhes de financiamento da sua oferta de aquisição de 43 mil milhões de dólares.
Esta informação foi avançada pela Reuters que cita "pessoas familiarizadas com o assunto".
Apesar destes avanços nas negociações, aparentemente, não significa que a empresa venha aceitar a oferta de Musk de pagar 54,20 dólares por ação. Significa, no entanto, que o Twitter agora está a explorar se a venda da empresa a Musk é possível e se é de facto um negócio atraente.
Elon Musk quer que o Twitter seja um "plataforma genuína de liberdade de expressão"
Segundo Elon Musk, a rede social, para se tornar numa plataforma genuína de liberdade de expressão, precisa de ser privada, e este tem sido um dos argumentos apresentado aos acionistas que estão a exercer pressão para que o negócio aconteça. Depois do plano de financiamento detalhado apresentado no decorrer da semana passada, os acionistas pediram para que não se "deixasse escapar esta oportunidade".
Na verdade, segundo avança a fonte, a insistência de Musk ao apresentar uma proposta de compra como a "melhor e final", assumiu-se como um obstáculo nas negociações. No entanto, respondendo às exigências dos acionistas, o conselho de administração decidiu recolher mais informação sobre a capacidade de se concluírem as negociações, mas com melhores termos para a empresa, havendo mesmo um aumento da oferta por parte Elon Musk.
Além da pressão já mencionada, neste processo, o dono da Tesla também já ameaçou avançar com uma oferta pública que poderia ser usada para registar o apoio dos acionistas, daí ter adotado uma "poison pill", ou seja, uma medida que impede os acionistas da empresa de cederem as suas ações a qualquer outro investidor.
Este artigo tem mais de um ano
Do ponto de vista dos investidores, é um sonho poderem desfazer-se das acções, porque até agora o Twitter tem sido um “poço sem fundo” para onde atiram o dinheiro e o mesmo parece nunca mais voltar.
Do ponto de vista do investimento do Elon Musk: é uma estupidez. Poderia fazer perfeitamente algo semelhante ao Twitter, por muito menos dinheiro. Em termos de software, pode fazer do zero, ou começar com algo como a plataforma Mastodon.
E com o monopólio do Twitter, se tentassem processar, provavelmente arriscavam-se a um processo por domínio de mercado.
O Twitter tem o que outra plataforma não teria: utilizadores
Verdade, utilizadores terá com fartura… mas o preço está lá nas alturas… e o retorno é duvidoso.
Ele está basicamente a comprar a base de utilizadores e a marca. Começar do zero seria um desperdício. Arrisco até a dizer que o Twitter é provavelmente a segunda melhor rede social de todas, com o YouTube, a ser primeira.
Sim, verdade. Começar do zero seria bem mais barato. Por outro lado sem uma base alargada de utilizadores seria um investimento arriscado à mesma, e pior ainda quando se verificasse que a não censura é mentira, porque terá sempre de existir censura, seja aquilo que a lei determina em cada lugar onde o mesmo pode ser acedido, assim como as próprias regras que cada administração da rede social acha que deve ter.
Fazer um investimento de 0,2% do teu património e’ pouco mais que pagar um almoço a amigos. Assim, ser dono do Twitter por um almoço e’ simplesmente brilhante.
A questão é, Elon Musk pode ter um património enorme, mas traduzir isso em dinheiro físico para comprar algo é outra conversa, será que consegue de facto pagar a “pronto”? Ou vai tentar fazer algum empréstimo? Ou fazer alguma outra marosca financeira?
Grande Musk!
Os iluminados da censura estao em panico!
R.I.P. Twitter
Já desativei a minha conta do Twitter 🙂 Se Elon Musk vai mandar então estou fora!!
adeussssss! Bye,… Bye!!!
É necessário anunciar com quanto tempo de antecedência?
2 segundos!! LOL
Já agora, o Twitter já foi comprado pelo Elon Musk por 41 mil milhões de euros 🙁
R.I.P. Twitter já foste morto e não sabes 😛
cnn+ era um dos assinantes, correcto!
“Ah e tal, isto é uma jogada para ganhar uns milhões na bolsa”… grandes especialistas! 😀