TÜV 2026: Tesla Model Y tem a pior fiabilidade encontrada em 10 anos
A TÜV publicou o relatório de fiabilidade de 2026 e, pela primeira vez, os carros elétricos foram avaliados. A maioria mostrou-se fiável como os carros a gasolina, mas o Tesla Model 3 e o Model Y foram as exceções. O Model Y ficou em último lugar na fiabilidade entre os veículos com 2 a 3 anos de utilização, com a maior taxa de defeitos registada numa década (17,3%).
TÜV 2026: carros elétricos testados
Diz-se que os carros elétricos são mais fiáveis do que os veículos a gasolina por terem menos componentes móveis. A maioria dos elétricos não possui transmissão, embora alguns modelos de alto desempenho apresentem uma transmissão de duas velocidades. O motor elétrico tem apenas uma peça móvel, o rotor, eliminando assim milhares de componentes que podem partir ou sofrer desgaste num motor de combustão interna.
Esta teoria foi testada este ano, uma vez que a TÜV alemã recolheu dados sobre a fiabilidade dos elétricos. O Relatório TÜV de 2026 baseia-se em informações de inspeção técnica de cerca de 9,5 milhões de carros que passaram pela inspeção técnica obrigatória entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, nos centros da TÜV em toda a Alemanha.
Apesar de as diferenças, o último relatório da TÜV mostra que os carros elétricos podem ser tão fiáveis como os seus equivalentes a gasolina. Este ano, foram aprovados 216 modelos de veículos, incluindo 18 veículos elétricos. No geral, mais de um em cada cinco automóveis (21,5%) não passou na inspeção da TÜV, com os veículos mais antigos a apresentarem taxas de avaria mais elevadas.
Tesla Model Y tem a pior fiabilidade
A categoria mais importante é a dos veículos com 2 a 3 anos de utilização, uma vez que a manutenção e a quilometragem têm um menor impacto na fiabilidade. Os melhores desempenhos nesta categoria foram do Mazda2 (taxa de avarias de 2,9%), Mercedes-Benz Classe B e Volkswagen T-Roc (3,0% cada). Os veículos elétricos com melhor desempenho nesta categoria foram do Mini Cooper SE (3,5%), Audi Q4 e-tron (4,0%) e Fiat 500e (4,2%).
A Tesla voltou a desiludir, com o Model 3 a apresentar uma taxa de defeitos de 13,1% e o Model Y, de 17,3%. Estes resultados são piores até do que os do Dacia Spring, um carro económico. O Model Y não foi apenas o pior carro elétrico, mas o pior na categoria dos 2 aos 3 anos de utilização, que incluía 110 modelos. Entretanto, o Model 3 foi ultrapassado pelo Ford Mondeo como o segundo pior.
TÜV 2026: principais problemas do Model Y
Segundo o relatório TÜV 2026 e a análise que foi feita ao Model Y, os problemas graves apontados concentram-se sobretudo em:
1. Suspensão / eixo
• Desgaste prematuro de braços de suspensão e amortecedores.
• Falhas nas ligações do eixo e da suspensão (achsaufhängung / axle suspension), com folgas e ruídos anómalos.
2. Travões (sobretudo discos)
• Discos de travão com corrosão acentuada ao fim de 2–3 anos.
• Força de travagem desigual entre rodas, podendo comprometer a estabilidade em travagens de emergência.
• Travões mecânicos pouco utilizados devido à travagem regenerativa, o que favorece ferrugem e gripar de componentes.
3. Iluminação
• Faróis desalinhados e problemas de regulação.
• Humidade dentro das óticas e falhas em elementos de iluminação, levando a reprovações na inspeção.
4. Sobredimensionamento de esforços devido ao peso
• Peso elevado do veículo e da bateria a trabalhar a suspensão “no limite”, acelerando o desgaste de braços, casquilhos e amortecedores.
5. Eletrónica e software (fator agravante)
• Forte dependência de software e atualizações OTA; erros de firmware ou ausência de atualizações críticas podem afetar sistemas de assistência e levar a anomalias registadas na inspeção. 
6. Qualidade de produção inconsistente
• Referência a tolerâncias irregulares em alguns componentes produzidos na fábrica de Berlim, o que pode amplificar ruídos, desalinhamentos e desgaste prematuro em suspensão e carroçaria.
O Tesla Model Y foi uma surpresa desagradável no relatório deste ano, apresentando a maior taxa de defeitos registada neste grupo nos últimos 10 anos. Por outras palavras, nenhum outro automóvel apresentou tantos defeitos após apenas dois ou três anos de utilização nas ruas na última década. O relatório TÜV de 2026 não menciona quais os defeitos responsáveis pelo desempenho dececionante do Model Y.





















Para quem se perguntar quais as falhas apontadas, a turbo num artigo identico vai um pouco mais longe :
“Entre os problemas mais comuns nos elétricos destacam-se as falhas nos travões mecânicos, que tendem a corroer devido à forte utilização da travagem regenerativa, e o desgaste acelerado da suspensão, resultante do peso adicional das baterias.”
Fonte:
https ://www.turbo.pt/6416935217/relatorio-tuv-2026-expoe-falhas-graves-no-tesla-model-y/?utm_source=chatgpt.com
Portanto ai já está uma mentira, porque a tuv não alega nada disso.
“tm_source=chatgpt.com”
Curioso é a Dacia estar a passar à frente da bmw. Lool
Curioso, mesmo muito curioso é te esconderes atrás da dacia, quando o artigo é sobre os teslas.
Os dacias são pequenos pah, estamos a ver-te as orelhas.
Esconder de ? só tirei uma conclusão que é bem evidente nos dados.
Não, o artigo é sobre o relatório tuv, aparecem ali várias marcas, não leia apenas o titulo.
A tal teoria do copo meio cheio ..
Cego é aquele que não quer ver certo?
“Lool”
Next..
Não é teoria, é um facto.
Sim, se não vêm isto é porque são cegos.
Ninguem disse que é teoria o facto da Dacia estar à frente da BMW, mas sim a teoria aplicada á visão sobre o que queremos apenas ver.
Mas a tal cegueira que mencionas, é implicita e isso já todos repararam, não te preocupes.
Por fim..
“Next”
Lool
Sniff :'(
Afinal, quais são os principais defeitos do Tesla Model Y?
Segundo o que consta deste relatório, as falhas que colocam o Model Y no fundo da tabela são relevantes. Defeitos em componentes como suspensão, travões, iluminação ou danos estruturais ditam esta classificação.
Os dados desta entidade alemã dizem que um em seis Model Y falha numa inspeção de segurança rigorosa. Em causa não estão problemas relacionados com baterias, piloto automático ou software, mas sim problemas em áreas relevantes para a segurança dos ocupantes.
O relatório fala em eixos de suspensão desgastados, discos de travão corroídos ou gastos e até luzes desalinhadas ou com defeito. Como vês, são detalhes com repercussões diretas na segurança do carro, dos seus ocupantes e até dos restantes condutores na estrada.
O meu Y tem 3anos, 135,000km e até agora absolutamente nada a reclamar no que respeita a fiabilidade, aliás até me surpreende que a suspensão, sendo dura, não dá qualquer mostra de quebra de amortecimento ou barulhos estranhos novos, o barulho que faz e de que me queixo é sempre o mesmo e a partir do km zero.
Por isso, esta notícia é uma surpresa até porque falo de vez em quando com outros possuidores de Teslas nos carregamentos e as queixas são praticamente nenhumas .
Assim, gostava muito que outros possuidores reais de Tesla explanassem aqui as suas queixas sobre os seus carros para perceber se isto é real ou manobra de defesa da indústria automóvel alemã.
Carros com 2 anos já vão á inspeção na Alemanha?
Comento a penas que sites diferentes dão informações diferentes….
Fora isso, o meu Tesla model 3 no estapaco de um ano já teve peças do interior que se partiram do nada e quando foram trocar assumiram logo como estando na garantia e o gajo que estava a trocar deu a entender que era recorrente – er portinhas da consola central que tinham deixado de fechar….
Em cima disso, está repleto de ruídos parasitas em todos os pilares e no interior do tablier….
A detecção de ângulo morto é uma anedota e o auxiliar de e manutenção de faixa só prega sustos (já me quis atirar contra um camião que seguia na faixa contrária).
Mas não sei…. Este relatórios também valem o que valem….
Toda a vida ouvi malta falar mal dos PSA, agora stelantis, mas a verdade é que tive zero problemas em quase 30 anos….
Obrigado… Gostava de saber a versão e ano
Model 3 standard de outubro de 2024
É fan da Tesla ? Não ficou contente?
É hater da Tesla ? Ficou contente ?
Eu fiquei curioso sobre esta observação sua entre um Tesla em Portugal e outro na Alemanha.
Nós aqui não usamos sal para limpar as estradas que têm neve.
Será que este fator não é algo a ter em conta visto que permite aumentar os problemas de um Tesla que anda na Alemanha comparativamente com um que anda em Portugal?
Abraços
Isso é um facto, mas real para qualquer carro que circule em ambos os países….
De facto cá nbão usamos sal. Usamos buracos, até nas auto estradas, é mais finesse!
Tenho 2 S aqui por casa, um de 2014 e outro de 2017. Um com 220 k kMS e outro com 280 kkms
Tanto um como outro já tiveram o problema conhecido na suspensão, que são os pendurais que ganham folga, coisa que é barata subsituir e qualquer um faz, nem precisa de ter alinhamento porque não afeta o alinhamento do carro.
Sempre passaram na inspeção sem problemas e sem notas de problemas a corrigir para a próxima inspeção.
De salientar que um deles foi importado com 5 anos dos Países Baixos.
…as IPO por cá são uma anedota…
Eng⁰ vá dar banho ao cão, sim?
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/IQD8CyVaSxe2IIDc32ALAAAAAa2AZYITGp8X3_IBYfJxerc
Miséria, parece uma debulhadora looolloool
Não é de espantar, a fiabilidade e qualidade de construção sempre foram os aspetos negativos da Tesla.
Volkswagen T-Roc, 3%, espetacular. Parabéns a toda a gente da Autoeuropa.
Tantos artigos a falar da tesla e pessoas a criticar é bom sinal pois e o carro mais vendido no planeta. Um pouco à imagem da apple onde todos criticam no fundo porque todos querem um
Portanto reduzimos a história da industria automóvel á imagem das vendas no ano passado, ou referes-te a outro planeta ?
Quando acabar o ano corrente logo se vê, neste momento só se pode falar do que já passou, e não, não é nenhuma teoria, é um facto.
Claro, o ano corrente mudará de facto toda a história.
“Lool”
Next..
” todos criticam no fundo porque todos querem um”
Se assim fosse compravam, é para isso que serve os créditos, há pessoas que compram carros de outras marcas e mais caros, como explicas que todos querem, isso é conversa da treta, não sei se os Teslas Y são bons ou maus, agora dizer que todos querem é argumento de garoto.
EV mais vendido sim, automóvel não…até a data.
Com o fim dos apoios nos States não deve ficar melhor.
https://pplware.sapo.pt/motores/o-carro-mais-vendido-no-mundo-em-2025-nao-e-um-tesla-nem-byd/
Nã…deixa lá isso.
Feedback que posso dar de 3 Model Y e 2 Model 3, 1 Model S e 1 Model X de amigos e colegas, todos Dual Motor:
– zero problemas de plásticos e afins
– zero problemas de faróis, alinhamento de faróis etc
– conjunto de pneus entre 50 -70.000 km
– travões aos >150.000 km
– ainda nenhum (Model S com mais de 250k km) com problemas de motor ou bateria
Referem que problemas de inspeção devem-se à malta NÃO ter manutenções obrigatórias e como tal acham que não devem ir ver os travões, filtros e afins. Não é coisa do carro! Mas concordo que a marca na Europa devia implementar um controlo cada 2 anos para ver como está tudo: uns são cuidadosos e outros é constantemente em buracos e passeios.
Nem o volante a encarquilhar? Oh diacho…estamos perante um fenómeno.