Trump pediu à CIA que criasse contas falsas nas redes sociais para enganar a China
Quando ocupava o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump terá pedido à CIA - Central Intelligence Agency para criar contas falsas nas redes sociais. O objetivo? Enganar a China.
Segundo uma notícia inédita, publicada pela Reuters, o Governo dos EUA, aquando da presidência de Donald Trump, conferiu autoridade à CIA para concretizar uma operação secreta com o objetivo de influenciar a opinião pública na China, por via das redes sociais.
De acordo com três antigos funcionários norte-americanos, que falaram com a agência noticiosa em condições de anonimato, a operação implicou que uma equipa de operacionais da CIA criasse identidades online falsas para disseminar narrativas negativas sobre o Governo da China nas redes sociais do país.
O projeto começou em 2019 e procurava minar a credibilidade do Partido Comunista da China, bem como a do seu líder, Xi Jinping, a nível mundial. Este dano ia ser concretizado, por via de alegações de corrupção entre os membros do partido e críticas a iniciativas levadas a cabo por ele.
Neste momento, não se conhecem pormenores da operação, não sendo claro o impacto e a continuidade, com a chegada de Joe Biden à Casa Branca. Porém, as fontes confirmam que a informação partilhada se baseava em factos e foi estrategicamente utilizada para pôr em causa o controlo dos líderes chineses sobre a internet.
De qualquer modo, esta operação secreta só reforça as tensas relações entre a China e os EUA. Estas foram já muito apimentadas, durante a presidência de Donald Trump, com a adoção de uma abordagem mais agressiva relativamente aos chineses.
E novidades isso é o que a CIA faz a décadas com o acordo de todos os presidentes, o trabalho na sombra passa por todo o lado até Portugal já sofreu com isso na guerra do ultramar, e também tem dedo na Ucrânia no Egipto e por aí fora em todas essas revoltas, uma que correu mal foi na Venezuela das poucas que conheço que correram mal…
A aliança entre a Federação da Rússia (FR), a República Popular da China (RPC), e o Presidente Trump, avança a todo o vapor.
Preparem-se para a Tempestade.
É a chamada grande Trampa. Espero que leves com ela nas ventas.
Epa eu espero que este gajo nunca esteja á frente de nada relevante novamente. Mas não sei ate que ponto esta notícia o beneficia, os americanos já não estão a achar muita piadas á influência da CIA em todo o lado há algum tempo e desde o “Snowden-gate” ainda menos
Nada mais incoerente com a realidade, de onde tirou isso?
No que toca transforma em trampa, muita trampa para limpar depois deste doente morrer.
Tão amiguinhos que eles são, até cortaram as exportações entre os dois países, por ex: huawei
como se custuma dizer: amigos negócios à parte.
Não é segredo de ninguém que a CIA em qualquer governo se mete politicamente em outros países seja qual for o atual presidente.
Quais seriam essas redes sociais?
Uma vez que não há Facebook, Instagram, X, entre outras ocidentais lá?
As que há são as exclusivas deles e 100% monitoradas pelo ditador chinês.
“conferiu autoridade à CIA para concretizar uma operação secreta com o objetivo de influenciar a opinião pública na China, por via das REDES SOCIAIS”
A diferença é que as restantes potências já o fazem há anos e nunca se leu uma notícia que o afirme…
Estamos no meio de uma Guerra e ninguém se dá de conta…
É tipo o estado aprovar leis durante os mundiais pelo verão… Onde estão todos distraídos…