Tesla enganou-se nas contas da autonomia do Model 3?
Foi em finais de julho que foram entregues as primeiras unidade do novo Tesla 3, o automóvel mais acessível da marca. Este veículo está disponível em duas versões: uma com bateria standard (Standard Battery) e a outra versão com uma bateria de maior autonomia (Long Range Battery).
A Tesla revelou que com uma bateria Long Range o Tesla Model 3 garantiria uma autonomia de 310 milhas (~500 km)...mas afinal parece que dá mais!
Não é muito comum as empresas revelarem valores abaixo daquilo que conseguem mas... No caso da Tesla, a empresa deu a conhecer que com uma bateria standard o Tesla Model 3 garantiria uma autonomia de 220 milhas (~354 km). Já no caso do veículo vir com uma bateria Long Range a autonomia garantida é de 310 milhas (~500 km).
No entanto, segundo informações da EPA (Environmental Protection Agency), que basicamente faz a homologação dos valores relativamente à autonomia e consumos dos veículos elétricos, a autonomia com uma bateria Long Range no Model 3 é de 334 milhas (537 km). Sabe-se também que este modelo vem com uma bateria de 80 kWh de capacidade.
Como calcula a EPA a autonomia?
Para calcular a autonomia, a EPA usa um procedimento de 5 ciclos para determinar a classificação MPGe. A EPA multiplica o valor ideal em cidade e em autoestrada, de um veículo elétrico, por um fator de 0,7, respeitando as condições ambientais do mundo real, como a resistência do vento e outras variáveis que contribuem para o aumento do consumo de energia. Os valores em cidade e em autoestrada são ponderados em 55% e 45%, respetivamente, antes de serem agregados para cálculo do valor final.
No caso do Model 3 Long Range da Tesla, é considerada uma autonomia de 495,04 milhas em cidade e 454,64 milhas em autoestrada. Usando o fator de 0,7 e a fórmula ponderada o resultado final é 537,2 km.
De acordo com uma discussão no fórum Model 3 Owners Club, a Tesla terá voluntariamente anunciado um valor inferior - algo que as empresas podem fazer de acordo com as diretrizes da EPA. Este valor inferior anunciado ajuda a diferenciar o Model 3 do Model S 100D que garante uma autonomia de 335 milhas (mas o preço é quase o dobro do Model 3).
Por outro lado a empresa também se poderá ter enganado nas contas, algo que não é muito comum, ainda para mais neste caso que não é a favor da empresa.
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Mas ainda tem mais autonomia… caso o vento esteja por trás, é só abrir as portas e navegar.
E temos que contar também com as descidas.
É perfeitamente normal no processo de fabrique haver tolerâncias de +-10..20% em 80 000 Wh esse valor é desprezável.
10-20% é desprezável? Lolol bons limites de tolerância que tu tens…
O que provavelmente aconteceu é que sabendo do desgaste natural das baterias, eles preferiram fazer baterias maiores que o anunciado e sem conservadores na distância de modo a que daqui a um ano cumpra ainda o prometido.
ver código das tolerâncias
Nenhum — — ±20 regra geral em electrotécnica, + a temperatura é muito importante e 75% da eletronica do carro tem +-20% erro, seria muito caro dimensionar com componentes de erros menores.
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_cores_(Eletr%C3%B4nica)
A Tesla está a fazer o que lhe compete não enganar os clientes, o que não falta por ai fabricantes de automóveis a enganar as pessoas com números manhosos.
Se a Tesla acha que colocar uma margem de erro negativa é melhor para a bateria e para as expectativas do consumidor, acho uma boa politica!
Não enganar os clientes ?? …espera por isso, espera…
Como diz o outro:”tu queres é aparecer, pá!”
Mau para a empresa?
Os donos ficam muito mais satisfeitos sabendo que afinal a bateria dá para mais, do que nunca chegam ao que anunciam… como em tantas coisas que se compram…
Isso a meu ver a médio prazo é muito melhor para a Tesla do que se imagina.
É tão meu para a empresa que eu fico com vontade de comprar um
+googolplex
Os outros fabricantes podiam fazer igual, ao inves de dizer que um carro faz 4 L/100km (so eles sabem como) mais valia dizer que fazem 8 L/100km, e na pratica com 6L/100km o consumidor ficava contente
Varias razões para o terem feito.
– aumentar o número de ciclos da bateria. Quando menor for a profundidade de descarga mais ciclos se conseguirá extrair das baterias.
– não criar falsas expectativas. Elimina-se o “ah e tal vocês publicitam 500km mas na prática não se passa dos 450”.
– ter em conta pequenas variações no processo de fabrico.
Não vejo nenhum problema numa marca publicitar uma autonomia inferior ao suposto máximo. É como pagar net de 100Mb e ter 120Mb.
Outra razão pode ser garantir a autonomia em condições extremas. Um Tesla na Rússia com temperaturas negativas não vai ter a mesma autonomia dum Tesla em Portugal com 24º.
Duvido que a EPA tenha testado o carro em -10º….
Eles não testam em Portugal, não há pastel para comprar nem dá para quitar e meter a fazer mais barulho e fumo negro, daí que as vendas serão um par delas 😀 mas sim, tens razão. A Tesla não são as marcas europeias, em especial as alemãs que publicitam 5L/100 mas depois essa média é a descer pinheiros.
A descer pinheiros e com o carro desligado!
não há pastel não… sem haver uma unica loja official e com a officina mais perto para lá do meio de espanha já havia mais de 50 teslas por cá, quando mais agora com loja oficial e oficinas…
Já existe quase 300 em Portugal. Eu sou um orgulho owner de um X P100D 🙂 com um S 100D a caminho
E existe uma oficina em Lisboa, no Prior Velho (na sede da ZEEV) onde a equipa da Tesla está a ser formada e onde nos podemos dirigir em caso de problemas. Também é onde as entregas sao feitas até a abertura do Service Center esperada no inicio do ano que vem.
E qual é o fornecedor que faz isso com a internet?????????
A Vodafone no meu caso …. Desde sempre.
Bom saber que é assim. Pelo menos tem uma atitude contrária à tendência deste mercado, onde nos último anos, como aliás temos fresco na memória, o consumidor é mesmo anganado.
MAs o consumidor foi enganado, como ? Se falas do caso NOX, desde quando há legislação que determine níveis máximos de emissão de NOX ? E de onde vieram as acusações da fraude nas emissões ? Não endeusem a Tesla, que isto é tudo farinha do mesmo saco. Esta história das baterias ainda tem muito para dar. Como vai ser na altura de serem substituídas ? Quanto vai evoluir o preço do carregamento… Há algum estado que abdique da receita dos combustíveis ?? Não sejam ingénuos.
Substituir baterias? quando tiver de substituir uma bateria num tesla já tem o carro a cair de podre. já há teslas com mais de 500000 km e a norma é 7% de degradaçao total. Nao fole o senhor do que nao sabe, muito menos comentar.
Deve ser pq baterias elétricas não podem ou não é recomendado que descarreguem totalmente, sendo assim anunciaram a autonomia um pouco abaixo da capacidade total das baterias, para que os proprietários não a descarreguem totalmente antes de recarrega-las.
Enganou-se ou foi apanhada na curva . .. E os meses de testes contínuos ..servem para quê …
Com baterias a descarregar tantos volts ate ja estou com os cabelos em pe:-)!
Não vejo problema alguma.
Engano acho que não foi, contudo aposto que foi propositado. Em vez de publicitarem 300 milhas e só dar 250 fizeram o que todos deveriam fazer, publicitar 300 milhar e dar 350!
Porquê perguntam alguns?
Reputação da empresa, não criar falsas expectativas, ter uma margem de erro maior o que faz com que automaticamente os problemas de falta de bateria expectável sejam resolvidos por defeito.
Podia ser aquilo que o Bruno Me disse… Ter uma margem de erro para cima .
Ou mesmo podia ser uma ferramenta de marketing .. assim que anunciou o carro , Tesla ficou nos jornais , depois dos carros sairem a Tesla ficará +1 vez nos jornais e no centro do média por ter baterias com mais autonomia do que prometiam.. para que os clientes ficassem em pulgas com o próximo lançamento deles… Que é o camião eletrônico.. isso dará mais confiança aos consumidores.
Poderei ou não ter razão :P… opinião é opinião
Num andamento normal , 120/140KM , qtos KM faz a bateria ? è que o carro é um Ferrari disfarçado 0-100 em 3,5segs , se andares a fundo qtos KM faz a bateria ? è que na realidade estou farto de ver TESLAS ( até se carregam em casa-dizem) , mas só os vejo em ritmo de passeio…..algoi se passa . Não ?