Tem uma família numerosa? Já pode pedir desconto no IVA da luz
Face à pandemia que vivemos é necessário que exista um conjunto de ações para ajudar quem mais precisa. Com a entrada de um novo mês, há também algumas novidades como é o caso das novas etiquetas energéticas que a partir de hoje passam a estar presentes nos equipamentos para compra.
Ao nível social, as famílias com mais de cinco elementos passam agora a ter direito a uma redução IVA da eletricidade. Saiba como.
As famílias numerosas (com 5 ou mais elementos) podem pedir, a partir de hoje, a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor. Para tal, basta que comprovem a sua condição de família numerosa. O desconto será ao nível do Valor Acrescentado (IVA) da eletricidade para a taxa intermédia de 13%, relativamente a uma potência contratada que não ultrapasse 6,90 kVA, nos primeiros 150 quilowatt-hora (kWh) consumidos por famílias numerosas no período de 30 dias.
De acordo com a portaria, os agregados familiares com cinco ou mais elementos que pretendam beneficiar do desconto no IVA da luz “devem comprovar a condição de família numerosa junto do respetivo comercializador de eletricidade, mediante apresentação, pelo titular do contrato de energia, de um requerimento escrito”.
Quais os documentos a entregar para reduzir fatura da luz?
Para o efeito, deve ser apresentado um dos seguintes documentos:
- Declarações de IRS recentes
- Cartão Municipal de Família Numerosa
- Declaração da Junta de Freguesia comprovativa do agregado familiar, ou a última fatura do abastecimento de água em nome do titular do contrato de energia, onde conste a aplicação da tarifa familiar da água.
O Governo já disponibilizou um requerimento para o efeito. Pode obter aqui.
O desconto no IVA para famílias numerosas tem efeitos a partir do dia seguinte ao momento da apresentação do requerimento corretamente preenchido, sendo válido pelo período de dois anos. Após os dois anos, é necessário renovar o pedido.
De referir ainda que o carregamento de veículos elétricos em posto de carregamento, a produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade e o fornecimento de eletricidade para iluminação pública são alguns exemplos de casos que não vão usufruir da redução do IVA.
Este artigo tem mais de um ano
Que grande medida!! É só jogar areia aos olhinhos dos portugueses. Então diga-me onde andam essas famílias com mais 5 elementos? Sabemos perfeitamente que as famílias portuguesas já não chegam a esses números há muito tempo. Mas até podem dizer-me que estas famílias existem sim. Mas claro, esta medida atinge apenas uma minoria e claro, não lhes toca (governo) muito no cofre.
Bom dia
E não será preciso o aval do PR, e do PM.
Obrigado
Estas empresas nem um cêntimo de desconto deram aos clientes no covid. Nem as operadoras de televisão. Tenham Vergonha.
Acredito que o desconto é no IVA (imposto) e não na tarifa do fornecedor
Pura demagogia.
O meu agregado familiar é de 6 elementos e a potência contratada de 6,9 para a qual dão desconto deve servir é para o Sr Ministro e a Mulher. Experimente ele ter 6 pessoas em casa ainda que tenham todos os aparelhos de classe A+ para cima e lâmpadas económicas a ver se serve. Nós cá em casa com essa potência tínhamos o quadro constantemente a ir abaixo. A solução foi passar para os 10,35 que convenientemente para o “desgoverno” não dá desconto. Descontos deste só para enganar os eleitores.
Nós somos 5 em casa e com uma potência contratada de 6,9 (com + de 1000kWh por mês) . Tenho 3 servidores (de data center, visto ser da área de IT), um frigorífico americano, outro normal (frigo e congelador), uma arca vertical, máquina de louça 2x ao dia, máquina de roupa, máquina de secar roupa, A/Cs (6 divisões), forno todos os dias, Micrto-ondas, TVs, PCs, etc, etc. Muitas coisas em simultâneo, e o quadro só vai abaixo quando eu sou azelha a mexer na instalação elétrica. Por isso acho estranho ter de aumentar a potência para os 10,35…
basta ter trifasico, e ja foi.
também já tive chatices por causa da potencia no ultimo apartamento que estive, sempre tive potencia de 3,5 e nunca tive stresses, somos 2, no ultimo apartamento em que estivemos quando se estava a usar o secador e tivesse o micro-ondas ou a torradeira a funcionar o quadro ia a baixo, no apartamento atual que estamos nunca me foi a baixo e consigo estar com o secador a torradeira e o micro-ondas a funcionar ao mesmo tempo
Só falta dizer que está tudo ligado ao mesmo tempo e que o quadro de 9.9 aguenta com tudo.
electricidade …. luz é apenas uma das coisas que se faz com ela.
Ainda há gente que vai na lenga lenga da serpente da Índia…
Não vejo porque razão que o família numerosa tenha que ter descontos. Se assim foi constituída, é por algum motivo. Já não bastam as ditas minorias? Uns não fazem os filhos que gostariam porque pensam na sustentabilidade, outros fazem, para depois os que não fazem ajudarem com subsídios e descontos. As pessoas têm é de ter melhores salários, os impostos têm de baixar, a justiça melhorar e as pessoas serem responsáveis.
13% de IVA na energia eletrica?
Até fui ver qual era a taxa que pago e fiquei com pena de quem vive em Portugal.
https://i.imgur.com/IwW3Dws.png
Cuidado com a proteção de dados…
Estão a mostrar um numero de contador, com o qual podemos obter alguma informação…
Esse contador não existe há pelo menos 5 anos. Não tenhas preocupações, há tanta coisa com que te podes preocupar e estás a perder tempo com um contador que nada mostra sobre ninguém!!!
Caro Vitor, esse contador apesar de já não existir, tem a informação ainda guardada na E-Redes. Acredita, porque quem te avisa, teu amigo é 🙂
Não tem, acredita 🙂 aquilo ali já nem plásticos deve ter. 😀
Não existe?
Olha que o meu é igual
Igual não é, pode ser idêntico, porque nenhum tem aqueles dados 😉 Mas aquele de certeza que não existe.
Desconto na luz ou também no restante uso da electricidade?
Este sao mais de 5
https://www.rtp.pt/noticias/economia/familia-amorim-e-a-mais-rica-de-portugal-com-45-mil-milhoes-de-euros-diz-revista-forbes_n1086934
é este tipo de familia que vai beneficiar