Empresas de Musk terão beneficiado de milhares de milhões de dólares governamentais
Estamos familiarizados com o império de Elon Musk e acompanhamos o crescimento da fortuna que tem acumulado, ao longo dos anos, por via das várias empresas que encabeça. Agora, uma reportagem revela que o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) ter-lhes-á atribuído pelo menos 38 mil milhões de dólares em contratos, subvenções, empréstimos e créditos fiscais, ao longo de duas décadas.
Uma vez envolvido na política dos EUA, enquanto líder do Departamento de Eficiência Governamental, com a sigla DOGE, Elon Musk disponibiliza-se (ainda mais) ao escrutínio conduzido pelo público e pelos órgãos de comunicação social.
Por isso, numa longa reportagem, o The Washington Post revela que as empresas do multimilionário beneficiaram de pelo menos 38 mil milhões de dólares em contratos, subvenções, empréstimos e créditos fiscais, ao longo de duas décadas.
Elon Musk e a sua equipa de redução de custos do [DOGE] têm tido a missão de reduzir a generosidade do governo. No entanto, Musk é um dos maiores beneficiários dos cofres dos contribuintes.
Começou por escrever o The Washington Post.
Conforme revelado, o sucesso de Elon Musk dependeu, pelo menos em parte, de investimentos governamentais fundamentais em alturas críticas, nomeadamente, para a Tesla e a SpaceX.
A reportagem do órgão de comunicação social americano procura explorar aquele que parece ser "um paradoxo", na perspetiva de Jeffrey Sonnenfeld, professor da Escola de Gestão de Yale.
Nem todos os empresários a esta escala dependeram tanto do dinheiro federal - certamente nem a Nvidia, nem a Microsoft, nem a Amazon, nem a Meta. Com o DOGE, parece haver um paradoxo. Ele tem sido um grande beneficiário da política industrial nacional, especialmente da política industrial democrata, através de financiamento governamental.
A reportagem aponta que, embora Elon Musk defenda a autossuficiência, o seu sucesso tem-se baseado num modelo que combina investimento estatal e capital privado, numa estratégia que lhe permitiu consolidar a liderança da Tesla e da SpaceX, mas sem os mesmos riscos enfrentados por outros empresários.
Governo dos EUA foi crucial para a estabilidade da Tesla
Relativamente à Tesla, o jornal recorda o ano de 2008, quando a empresa enfrentava sérios problemas financeiros. Na altura, Elon Musk recorreu ao lobby para obter um empréstimo de 465 milhões de dólares do Departamento de Energia.
Este montante terá sido fundamental para o fabrico do Model S e para a compra da sua fábrica em Fremont, na Califórnia. Sem ele, a fabricante de carros elétricos ter-se-ia desmoronado.
Além disso, a Tesla terá conseguido 11,4 mil milhões de dólares em créditos regulamentares pela venda de créditos de carbono a outras fabricantes de automóveis, um fator crucial para a sua rentabilidade em anos importantes.
Apesar de Musk ter criticado os subsídios governamentais aos consumidores, a sua empresa tem sido uma das principais beneficiárias de créditos fiscais para a compra de veículos elétricos.
Desde a sua fundação, a Tesla recebeu, também, milhares de milhões em incentivos estatais e locais, incluindo 1,3 mil milhões de dólares no Nevada para a sua gigafábrica de baterias e 750 milhões de dólares em Nova Iorque para a falida SolarCity, que mais tarde foi absorvida pela Tesla.
Apesar destes lucros, em 2021, Musk transferiu a sede da Tesla da Califórnia para o Texas, argumentando com o ambiente regulamentar mais favorável.
SpaceX tem trabalhado para dominar a corrida espacial
Antes de realizar o seu primeiro lançamento bem-sucedido, a SpaceX já tinha recebido 278 milhões de dólares da NASA, em 2006 e, em seguida, um contrato de 1,8 mil milhões de dólares, em 2008, para transportar abastecimentos para a Estação Espacial Internacional.
O investimento governamental permitiu à SpaceX, criada em 2002, desenvolver o Falcon 9, um pilar da sua atividade atual, e beneficiar de missões de defesa e espionagem para o Pentágono, algumas delas avaliadas em milhares de milhões de dólares.
Ainda que continue dependente de contratos com agências federais, em 2024, a SpaceX gerou 9,3 mil milhões de dólares de receitas com a Starlink, o seu serviço de Internet por satélite.
Apesar do crescimento, os analistas salientam que o acesso privilegiado ao financiamento governamental permitiu à SpaceX ultrapassar concorrentes como a Boeing e a Lockheed Martin na indústria aeroespacial.
O papel dos apoios do Governo dos EUA
Nos últimos cinco anos, quase dois terços dos 38 mil milhões de dólares de fundos públicos que impulsionaram as suas empresas foram recebidos sob a forma de novos contratos ou incentivos.
Com 52 contratos ativos com agências como a NASA, o Departamento de Defesa e a Administração de Serviços Gerais, a sua ligação ao Governo dos EUA levanta questões sobre o seu sucesso empresarial.
Fonte: The Washington Post
Várias administrações e nunca ninguém falou nada, agora porque é Trump é o fim do mundo…
Não é o fim do mundo mas para lá caminhamos!!!
a crítica não é ao facto de as empresas terem recebido dinheiro do governo, mas há hipocrisia política de Musk relativamente aos gastos do governo numa altura em que ele exerce enorme poder dentro da administração Trump.
Pior ainda quando começam a aparecer conflitos de interesse, com situações em que ele pode sair beneficiado!
Isto!.
Ter de explicar isso ao Rodrigo e’ que e’ o verdadeiro problema.. Ha demasiada gente ignorante ainda..
Isto é que é um comentário do outro mundo.
O problema é que hoje ele tem funções no governo americano e pode haver um claro conflito de interesses.
Até parece aqueles empresários portugueses que antes da Troika faziam fortuna à custa dos negócios com o Estado…
A diferença é que as empresas do Musk resultam e avançam o desenvolvimento tecnológico. Os empresários portugueses avançam a profundidade dos bolsos.
Resultam ? Em explosões e carros que segundo o prometido deviam conduzir praticamente sozinhos há muito tempo , mas estão sempre a ter acidentes estúpidos ? A vida deste sujeito é um grande filme e começa a parecer-se muito com a do chefe gabarolas e mentiroso. E se dois vigaristas tomassem conta dum país como os USA ? Acho que já aconteceu…
as empresas do musk ajudam no desenvolvimento tecnológico ??? pessoalmente, não concordo com essa afirmação, para mim ele apenas é um especulador que vende uma imagem aos seus fieis (por exemplo, os da seita tesla, ou seja, uma sucata com rodas) seguidores, mesmo assim, tenho curiosidade por saber quais são esses avanços tecnológicos, portanto, aguardo pelo seu feedback 😉
Só pode ser a brincar, perguntar o que o Musk trouxe a nível de avanços tecnológicos.
Assim sim
Está explicado o sucesso do empresário da treta.
USAID post.
Gates, soros, zucky, wto, rotchild`s, ta tudo pois USAID diz que sim, dizia que sim, pois a fonte acabou ou esta prestes a acabar.
#DOGE #MAGA #MEGA
Nazi & Krasnov, Lda.
Então mas é tudo no mesmo saco? Créditos Carbono não é dinheiro do governo, logo é irrelevante para o tema.
Descontos na compra de carros é um subsídio dado à pessoa que compra e está ligado ao IRS da mesma, logo mais uma vez ser a comprar Tesla ou Ford ou GM seria exatamente o mesmo.
Os créditos foram pagos na integra mais os respetivos juros, logo foi um investimento do estado, já agora como está o pagamento dos mesmos pela GM?
Contratos em troca de serviços, especialmente os da SpaceX não é subsidies, mas sim compra de um serviço que tipicamente a SpaceX ganha por ser a melhor opção pelo menor custo.
E já agora apoios a implementação de negócios como no Nevada é o pão nosso de cada dia nas empresas e tecnicamente não é apoios diretos, mas sim descontos de impostos.
No Final se forem ver bem subsidios efetivamente falando foi menos de 2 mil milhoes.
Parece-me que não entendes que nem tudo que tem valor é dinheiro vivo.
Os créditos de carbono foram dados à Tesla por entidades governamentais por mecanismos criado pelo governo… Sem esses mecanismos a Tesla não iria ter algo (créditos) para vender – dinheiro esse que foi de extrema importância para conseguir sobreviver os primeiros anos. Uma vantagem criada pelo Estado…
Os subsídios dados à compra de carros não deixa de ser dinheiro “perdido” pelo Estado, é aqui que está o cerne da crítica – ninguém está a dizer que a Tesla foi a única beneficiária, estão sim a falar da hipocrisia de andarem a cortar tudo a eito quando o Musk já beneficiou imensa da teta do Estado (dificilmente a Tesla teria crescido da maneira que cresceu sem estes apoios)
“Contratos em troca de serviços, especialmente os da SpaceX não é subsidies”
Os contratos da Nasa com a SpaceX não começaram como um mero contrato de serviço… Houve muito dinheiro e transferência de tecnologia atribuídos à cabeça para a Space X desenvolver os seus foguetões. A Space X só começou a prestar serviços muito tempo depois…
Vamos ver por partes, os creditos só podem ser vendidos porque vederam vens e serviços consideradores verdes, qualquer empresa podia vender esses bens e serviços e beneficiar disso, apoios a eletricos existiam e fizeram sentido numa fase inicial, não fazem nesta fase, já existe paridade de preço, a menos que sejas um noroega que tem como objetivo remover combustiveis fosseis da suas estradas pois prefere exportar todo o petroleo e usar a sua energia eletrica barata.
Os contratos da spacex sempre foi em troca de algo, transferencias tecnologicas como falas são usadas por todas as empresas.
quase nada do dinheiro recebido pelas empresas foi diretamente por ser aquelas empresas, era capital disponivel para qualquer empresa naquele mercado e a prestar aquele serviço ou bem.
rui,
os créditos são vendidos porque os créditos foram atribuídos à empresa por um mecanismo do estado, sendo que o estado permitia essa venda… Eles não apareceram vindos do nada
Não existe paridade de preço entre eléctricos e carros a combustão… Os apoios desapareceram em grande medida porque começaram a ver que as empresas chinesas estavam a tirar grande proveito – o mesmo na Europa! E independentemente da razão porque acabaram o facto é que a hipocrisia do Musk é evidente já que sem esse tipo de apoios do estado a empresa não teria crescido…
“Os contratos da spacex sempre foi em troca de algo, transferencias tecnologicas como falas são usadas por todas as empresas”
meu caro… vires dizer que foi por troca de algo é vazio de significado… Se pagares um milhão de euros por um grão de arroz também é por troca de algo…
Basta olhar para a Boeing que teve um contrato inicial semelhante com imenso dinheiro dado pela NASA à cabeça… e o que é que a Boeing forneceu no fim – pouco mais que nada! O dinheiro era maioritariamente para cobrir o investimento inicial para algo que ainda não existia – era uma política de investimento do Estado, que tinha toda a lógica, mas não deixa de ser contraditória com a política actual do Musk de cortar a eito nos custos do Estado quando ele já aproveitou muito de apoios do Estado…
Já tens paridade sim entre eletricos, mesmo no segmento B isso já é verdade, o Renault R5 e o clio a disel o preço é o mesmo.
megane a gasolina ou eletrico têm o mesmo preço de base.
no Segmento C tens eletricos por 30k e até menos, e poucos a combustivel abaixo disso.
e no segmento D com a existencia do Model 3 é dos carros mais barato do segmento neste momento, logo já existe paridade, tens é pouca empresas europeias a liderar essa paridade…
os contratos para a SpaceX e Boeing para desenvolver e voar as capsulas não podiam ser de outra forma, não havia ainda uma industria desenvolvidade o suficiente para poder chegar a frente com todo o custo.
rui, se houvesse paridade nos preços estaríamos neste momento inundados de carros eléctricos europeus… coisa que não acontece…
Os fabricantes europeus e americanos ainda não conseguem ter carros eléctricos competitivos em termos de preço sem os subsídios! E as vendas da Tesla estão em queda… Acho que perdeste a noção dos preços em que se consegue comprar um carro com motor a combustão.
“não podiam ser de outra forma, não havia ainda uma industria desenvolvidade o suficiente para poder chegar a frente com todo o custo.”
Argumento sem sentido… O mundo capitalista está cheio de exemplos de indústrias e empresas criadas do zero só com investimento privado. Chegou ao ponto de até em Portugal já existirem fundos de capital de risco para financiar novos negócios com grande potencial para obter retorno. O facto é que o sr. Musk fez imenso lobby junto do governo americano para obter os apoios da NASA… é uma coisa que está bem documentada.
Alimentar o que não deve ser alimentado. Ponham o foco em vocês…e não nos outros.
Sentado a ver os USaid e derivados a tenir…vamos ver até onde aguentam sem o dinheiro dos outros, pois trabalhar, está quieto!! Faz lembra uma certa facção de gente que só vive enquanto o dinheiro dos outros existe.
Claro. Agora são dois corruptos juntos.
O Musk sempre teve ajuda governamental e institucional. O charlatão sabe iludir os mais desatentos.