Telegram encerra 11 canais de partilha de jornais e revistas em Portugal
Os canais de partilha de notícias de jornais e revistas são muito populares no Telegram e também no WhatsApp. Esta prática, no entanto, é ilegal e viola os direitos autorais. Segundo dados recentes, os meios de comunicação social nacionais registaram perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido a estas práticas.
Agora, o Telegram, depois da pressão ao Governo, o Telegram encerra 11 canais.
O bloqueio em Portugal dos canais de partilha de jornais e revistas no Telegram estava dependente da Inspeção Geral Das Atividades Culturais (IGAC), mas hoje foi conhecida a decisão.
Segundo a Visapress, entidade para a proteção e gestão integrada do conteúdo patrimonial dos Direitos de Autor, designadamente dos proprietários de jornais, revistas e outras publicações periódicas, foram hoje encerrados 11 canais no Telegram que violavam direitos autorais.
Telegram encerra canais de partilha de jornais e revistas em Portugal
Tendo como base a Lei 82/2021 e na sequência do pedido de bloqueio dos grupos e canais efetuado pela entidade à IGAC , a rede social procedeu então ao encerramento destes canais.
Recorde-se que, diariamente, através do Telegram estão a ser "reproduzidos e colocados à disposição do público ficheiros que contêm publicações periódicas, protegidas pelo direito de autor e conexos, o que resulta no enorme prejuízo para os autores das obras".
É certo que o encerramento destes canais é apenas um pequeno passo nesta luta.
Existiam até ontem grupos de Telegram com mais de 60.000 pessoas. Isto representa 60.000 vezes que as obras são vistas sem que seja comprado o jornal ou uma revista o que, para Carlos Eugénio, diretor executivo da Visapress, é um enorme prejuízo para o setor e para a qualidade do conteúdo.
Os meios de comunicação social nacionais contabilizam perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido à partilha de jornais e revistas em redes sociais, segundo dados partilhados recentemente.
Este artigo tem mais de um ano
ja abriram 11 canais novos
kkkkkkkkkkk
É facil basta os donos dos canais migrarem e criarem um grupo na aplicação Signal e esta feito, e avisar ali no telegram que tem outro canal no Signal. Easy..
Como sabem que as 60000 pessoas viram todos os jornais? Podem ter visto as capas tal como acontece nas bancas, isso conta? Entao tb vao cobrar para ver as capas nas bancas??
eu só vejo as capas, depois procura se a noticia online.
+1
Ora aqui está um ponto que ninguém tocou. Eu estava nesses grupos e nunca descarreguei jornal nenhum só ver as capas chegava perfeitamente
Enquanto não fecharem quem faz a partilha, fica tudo na mesma. Só muda o nome do grupo.
Como se sabe quem é que faz a partilha
Malditas empresas que querem ganhar dinheiro com o que fazem. Onde é que isto já se viu? Todos temos direito a ter tudo de borla e a copiar sem autorização do legítimo proprietário!
O pior de tudo é que todos os jornalistas que eu conheço têm acesso a esses grupos.
Ou seja estão todos a contribuir para que as empresas em que trabalham vão à falência e eles para o desemprego
Mereciam era serem apanhados e despedidos.
” Com o que fazem”? Mas os jornais/revistas tem só notícias criadas por jornalistas e investigadores ou estão cheias de publicidade?
A publicidade paga uma parte das despesas, não paga tudo. Sem publicidade, os jornais seriam ainda mais caros. E já agora, já houve o jornal metro, que era gratuito e não era grande coisa. O Destak continua a existir, mas também não presta. É o que dá depender apenas da publicidade.
E os jornais online? Qual é a justificação para ainda não terem fechado?
Têm um custo de funcionamento muito menor.
Então para ti as empresas que criam conteúdos não têm direito a ganhar dinheiro com aquilo que fazem? Então explica-me como é que essas empresas mantêm os postos de trabalho se não lucram com aquilo que produzem? Desde quando é que tu tens o direito de ter tudo de borla e a copiar sem autorização do legítimo proprietário? Mas em que mundo tu vives? Tu trabalhas? Quem te paga como é que lucra para que tu recebas? Enfim… vocês quando falam sem primeiro pensarem, só pode sair cagada.
Mas foi precisamente isso que eu disse… O meu comentário está cheio de ironia. Eu concordo contigo a 100%!
a vida continua caiu um nasce dois
Tranquilo hoje já ha 12, ainda ficou melhor. Obrigado patetas.
Podes partilhar algum dos novos/alternativos por favor?
Obrigado!
Fácil para quem quiser voltar a ter os grupos
Eu recomendo a toda a gente migrar para o Signal, criar grupos lá! É a vossa chance, assim não há hipotese.
Os donos dos grupos que migrem todos para o Signal pois tambem permite criar grupos!
Sigaaa
Qual é a desculpa de propagar o trabalho dos jornalistas sem pagar um cêntimo?
Se calhar os verdadeiros jornalistas até agradecem, pois a ver pelo que as editoras pagam a estes na maioria trabalhadores precários a recibos verdes, se forem reconhecidos pelo seu trabalho talvez venham a ser mais valorizados
Fecharam esse que ja tinha gente a mais mas continuo a sacar do grupo de jornais com menos de 1000 pessoas e tudo tranquilo.
E num café quantas pessoas lêem o jornal sem por isso o comprarem!!!
Ridiculo.
+1
Outro ponto que continua a ser ignorado!
shhh não digas nada senão não tarda muito tens de meter moedinha para folhear o jornal do café
Prejuizo? se não lerem no telegram não compram de certeza. vendas virtuais? para a qualidade das notícias publicadas têm é de pagar para alguém ler. cambada de hipocritas. Meias notícias de capa e quando se lê o interior do jornal é completa desilusão. Estamos no século xxi. só é trouxa quem quer
Felizmente encerram 11 e aparecem mais 20 são aqueles que existem ou mais, eu irei sempre utilizar a informação de borla, a vida é assim, eu escolho onde vejo e como vejo sou livre disso… pagar a esses chul** nunca , cumprimentos
Se a visapress tiver razão, amanhã é que vai ser faturar.
Que gente tão burra, que só se move por protagonismo. Proibir, fechar, etc., nunca foi nem será a solução.
Portanto os media nacionais vão ter uma aumento mensal de 3,5milhões em lucro.
LOL
Não percebo esta gente da visapress….. devem pensar que agora as 60 mil pessoas vai passar a comprar jornais. Se forem como eu nem um compro. E ler o jornal no café tb não se pode? Quem fica a ganhar e o dono do café que assim vou lá mais vezes